A Guerra

A Guerra Patrick Ness

Resenhas - A Guerra

Phamela.Suely 08/01/2024

Meu Deus! O livro termina sem terminar, porque a verdade é que ele poderia continuar eternamente, porque o conflito está na natureza do homem. Então o recorte desse conflito em específico ficou ótimo, apesar de deixar com gostinho de quero mais. Além disso, o que o Tood e a Viola fizeram fica pela nossa imaginação. Pra mim eles foram para algum lugar distante de tudo, ondem pudessem finalmente ter paz, depois da tanto lutar por ela e sofrer por ela. Amei o livro! Ótimo encerramento.

Jonathan.Messias 01/11/2023

Comecei essa trilogia em 2013 ou 2014 quase dez anos pra finalizar mds kk depois do jogador número 1 mais um pra conta do geek freak

Brnprado 30/06/2023

Trilogia 10/10
Fazia tempo que eu não lia uma ficção gostosinha assim.
A história toda, dos 3 livros, só vai progredindo e se desenvolvendo muuuuuito bem
Amei demais acompanhar essa aventura com o Todd e a Viola
Infelizmente chegou ao fim, mas amarei pra sempre esses dois

Raysa 10/06/2022

A escrita mantém a qualidade dos dois primeiros livros. A história continua coerente, bem desenvolvida e interessante. Não gostei do final da trilogia mas isso depende do gosto pessoal.

suesu 28/03/2022

garoto novato?
Nesse final da trilogia, confesso que estava com as expectativas muito altas. O autor muda os pontos de vista a cada capítulo buscando gerar curiosidade e isso funciona, mas, devo admitir que demorei um pouco pra engatar nessa leitura.

Todd e Viola evoluíram tanto! É nítido como cada coisa que aconteceu com eles, mudou suas perspectivas e influenciaram em cada decisão que eles tomaram. As vezes eu achava o Todd muito ingênuo, ao contrário da Viola que nunca baixava a guarda, mas acho que isso foi proposital.

O final foi meio aberto na minha visão. Várias perguntas ficaram sem resposta e eu queria ter visto mais, poderia facilmente render mais um livro, mas não torna a história menos satisfatória.

Uma das melhores trilogias que já li, sólida do início ao fim, com um universo bem estabelecido.

Valeska19 08/10/2021

Muita porradaria, muita briga, discussões, essas são só algumas palvras de como descrever esse livro que se chama "A Guerra". "A guerra" é realmente fantástico, tava tão ansiosa que chegasse logo no último livro porque não aguentava mais ver eles sofrerem, li esperando logo que o final chegasse, não porque o livro tava chato, mas sim porque eu queria que eles vivecem logo em paz mas até no final não teve paz, foi tão confuso que eu realmente fiquei triste e como senti falta de um epílogo, que pena que não teve só faltou isso para ser perfeito.

Lucas O. 19/09/2021

A trilogia inteira é muito boa e esse é o melhor livro dela inteira, muitas surpresas e a história flui bem melhor. Patrick Ness é um escritor muito bom que preciso ler mais sobre ele.

MayaraMoeller 02/09/2021

Sensacional. Simplesmente extraordinário. Na minha humilde opinião essa trilogia manteve o ritmo em todos os livros, começou com uma introdução que despertou toda minha curiosidade com esse mundo novo, focou no crescimento dos personagens no meio e finalizou fechando todas as pontas e criando outras e as fechando também.
Esse livro teve ação em todos os parágrafos e achei incrível a intercalação de narração durante as cenas, mais incrível ainda a possibilidade de ver o ponto de vista dos Sparkles e todo o universo que foi apresentado pelos olhos do 1017. Simplesmente maravilhoso.
As mensagens que o livro passa, sobre humanidade, sobre a união da voz dos Sparkles, sobre perdão, sobre remição, sobre perda... impecável.
O final foi algo que eu não esperava, me deixou triste porém foi mais uma ponta fechadinha... Acabou de forma "aberta"? mas tendenciando pra um final que todos nós esperamos e torcemos.
Apesar de ter sofrido MUITO com todo a dor (e foram muitas) e com as mortes (nunca vou superar a dos animais, sinceramente) essa trilogia foi uma das melhores que já li. Vou sentir saudade desse universo.

Dessa 02/09/2021

Garoto novato
Sofri pra terminar esse livro. Parei em vários momentos e depois retornava após ler outros livros porque achei cansativo demais esse. Pensei várias vezes em pular da metade pro final só pra saber o final mesmo... Looooooongo, o inicio achei lento demais, depois as coisas não se resolviam, a mudança de perspectiva em todos os capítulos praticamente com a mesma cena foi o que mais me cansou, e foram 3 perspectivas diferentes pois nesse livro, além da Viola e o Todd, tem a perspectivas dos Sparkles que nos deixa confuso tb no inicio até que pegamos pelos os nomes e ligamos com as pessoas... as reviravoltas não me causaram nenhum impacto, o menino era ingênuo demais... pra falar a verdade, só sofri com Angharrad. (E pra terminar o livro) :D Achei que o final deixou a desejar apesar de ser condizente dom a história. Senti falta da interação dos novos humanos ( os que estavam chegando com a nave) com os Sparkles, com o ruido, com o novo mundo ...
Os 2 primeiros livros foram bem bacanas, o mundo criado pelo autor muito legal, os personagens cresceram demais nesses 2 primeiros livros.
Enfim, de forma geral, foi uma leitura positiva se penso na série como um todo. Acho que vale a leitura, é uma ficção diferente e vale pelo mundo que o autor criou e seus personagens. Não gostei apenas do último mas cada leitor tem seu ponto de vista e desejo de verdade que todos gostem !

Valena.Monteiro 09/08/2021

Como o próprio nome do livro já diz "A Guerra", é uma guerra entre os humanos e os spackle, em busca do novo mundo, em buscar de uma utopia. Confesso q no começo desse terceiro livro eu ñ estava gostando muito, mas aparti q fui avançando a leitura começou a fica empolgante. Esse é um livro de ação e aventura, em q todo o momento esta acontecendo alguma coisa por personagens resolverem. Gostei muito desse livro, e o tanto q eu vou senti saudades desse trilogia, mds livro muito bom.

Poliana 29/05/2021

Uma trilogia 5/5
Que trilogia incrível, tudo que foi discutido durante esses três livros e sem ficar divagando e divagando é digno de 5 estrelas. No entanto esse livro em específico e precisamente o rumo que um importante personagem teve me deixou um pouco decepcionada. Devo pontuar também em como em nenhum momento o livro se tornou monótono, esses personagens são tiveram paz um minuto sequer. Um prato cheio pra quem gosta de ação e aventura.

Letícia Barreto 09/05/2021

Um livro que precisa ser lido
Não tem como ler o último volume desta série incrível e não falar sobre ele.
Conheci a trilogia por "Mundo em caos", traduzindo e produzido por uma editora diferente, mas ler "A guerra" não diminuiu em nada a experiência incrível que é ler 3 livros significativos, bem escritos e apaixonantes.
Especialmente neste livro vemos um pouco mais dos incríveis "Sparkles", a terceira voz (ou a voz do 1017) agrega ao livro de uma forma gigante e faz o leitor realmente entender um pouco mais sobre o núcleo narrativo dos da trilogia e os segredos do Novo Mundo.
Viola e Todd também não decepcionam. Neste livro é ainda mais notória a evolução deles como personagens e como pessoas. Todd mostra o homem que ele é desde que deixou Ben e Cillian, provando que as confusões e as inseguranças humanas são partes de nossa evolução. Viola transparece sabedoria e visão, sua contribuição em "A guerra" é tão bonita quanto em qualquer um dos outros 2 livros.
Sobre o autor, o considero um gênio. Criar um planeta como o narrado e explorando todas as possibilidades que a física e a biologia exploram é algo lindo de se ler. São debates de toda a espécie humana na terra sobre seus dilemas e [d]entendimentos posto em 3 livros de ordem narrativa.
Por fim, essa é uma trilogia que vale a pena ler e se encantar. Obrigada, Patrick, por essa maravilhosa história. ??

Skyllar 08/04/2021

Chaos Walking, vol. 3 é encerrado com chave de ouro.
A Guerra, o último livro da saga Mundo em Caos, é tudo de mais perfeito que existe e eu não poderia imaginar outra coisa.

Uma das minhas sagas prediletas ?

Todd e Viola, mais uma vez, são espetaculares como protagonistas. Sou admiradora deles. Tendo que coordenar povos diferentes e tentando ter o controle da situação, eles são dignos de liderança e sabedoria.

Uma batalha já estava travada e isso graças ao David Prentiss (prefeito/presidente) e a Sra. Acoyle, no qual quero dar um ênfase específico nesses dois: eles são poderosos e o ar de magnificência que eles exalam, suas falas e ações, é grandioso. E eu jamais poderia esperar todos os altos e baixos que construíram a Guerra entre os spackles, nem mesmo poderia cogitar a possibilidade dessa união para que a paz seja conquistada.

Para mim, foi tudo inesperado, desde o início da trilogia até o final dela. Tudo tão bem alinhado e condizente, a motivação, as perguntas e respostas, cada lado teve seu propósito para colaboração nessa guerra. E que guerra!!!

Eu preciso falar sobre a narração do spackle: é a coisa mais linda que eu já li. O modo que é retratado o céu, a terra, o retorno e a fonte, é inexplicável. É tão lindo e puro. O sentimento que é se passado através das palavras na narração de um spackle é esplêndido, magnificente. Era tão transparente e genuíno que eu sentia a emoção em todas as palavras, devo dizer que foi algo que mexeu bastante comigo.

Sentir tudo o que os personagens transmitem em palavras é um ponto chave que Patrick Ness entende muito bem e arrasa.

É impressionante a forma que todos os personagens apresentados têm uma finalidade para a trilogia e por mais que alguns não apareçam tanto, e para aqueles que são considerados personagens principais, todos eles, são tão significativos e bem escritos. Perfeitamente escritos.

Surtei tanto por esse livro e chorei tanto também, principalmente pelo final. Nada poderia deter as minhas lágrimas de tanto que elas caíam. ?

O final é aberto, mas diz tanto do futuro do Todd e da Viola. Eles lutaram todo esse tempo e o mínimo que poderíamos querer é que eles tenham amor, paz, conforto e evolução, e se eu tenho essa opção de escolha, é assim que o livro acabou. O fim de algo é apenas um novo começo.

A relação do Todd e da Viola só confirmou que eles são os maiores do mundo. ?

Por Todd e Viola, eu dou a minha vida e eu vou dizer: eu morro de amores por esses dois. A relação deles é tão linda, apaixonante. O amor que eles sentem um pelo outro é mais forte do que qualquer coisa nesse universo e esse é o meu conceito favorito. Enfim, tudo por Tiola.

Foi uma honra acompanhar essa aventura, esse caos. Me sinto lisonjeada por ler essa obra de arte. ?

Citações do livro:

? ?? Mas salvá-lo teria uma consequência mais grave? ? Bradley pergunta, com cuidado, porém sério, tentando me fazer ver. ? Pense cuidadosamente agora. A primeira coisa que você faz em qualquer lugar é lembrada para sempre. Define todo o futuro.?

? ??Você sentiu a emoção quando nós os perseguimos subindo a colina ? o prefeito diz. ? Eu notei. Ela brilhou em seu Ruído como uma fogueira. Todos os homens no exército sentiram a mesma coisa, Todd. Você nunca está mais vivo do que em uma batalha.
? E nunca está mais morto depois dela ? eu digo.
? Filosofia ? ele sorri. ? Eu não sabia que você era filósofo.

? ?Nos observando. Observando a Terra.
Me levanto para encontrar o Céu.?

? ?Você já viu muito, até demais, mas nem é um adulto ainda. Você nunca viveu com a Terra. O coração da Terra lamenta ser tarde demais para salvar o Fardo...?

? ?Que eu não estava só.
Mas, antes de eles fazerem tudo isso, houve choque, houve desgosto, houve horror, houve vergonha.
Aqui finalmente estava a Terra. E ela tinha medo de me tocar.?

? ?Depois ele me viu com olhos de um guerreiro, de um general e líder.
Eram os olhos do Céu.
E eles olhavam para mim como se me reconhecessem.?

? ?Os olhos da Terra veem os clarões e sentem a dor e depois morrem como um fogo em extinção...
E eu escuto o Céu enviar imediatamente um comando de retirada.?

? ?Eu encaro Todd. Estou olhando para ele fixamente.
Mas não o escuto.
Não escuto nada.
Pensei que fosse apenas o horror da guerra que o traumatizou, que o chocou e o deixou meio nublado, mas isto é diferente. Isto é quase silêncio.?

? ?A Terra olha profundamente dentro de si mesma para encontrar o novo Céu e não há rejeição por parte do escolhido. A vida passada acaba e deve ser deixada para trás, pois a Terra precisa que o Céu a proteja e o Céu não pode ter outra coisa além da Terra.?

? ?Será que odiamos tanto o paraíso que queremos nos certificar de que ele seja um monte de lixo??

? ?Mas eu coloco a mão em sua nuca...
E ele diz:
? Viola?
E eu me aproximo dele.
E beijo sua boca.
E sinto como um...
Finalmente.?

? ?? Nós queríamos paz! ? Bradley grita para o Céu, enquanto vemos as bombas caírem quase sem efeito, exceto pelos pobres spackles debaixo elas. ? Esta é a ação de um homem!?

? ?Eu estava errado. Os homens não podem ser transformados. Eu sempre serei quem eu sou. E você sempre será Todd Hewitt, o garoto que não consegue matar.?

? ?Que coisa triste são os homens. Não conseguem fazer nada bom sem ser tão fracos que acabam estragando tudo. Não conseguem construir nada sem destruir tudo depois.
Não foram os spackles que levaram a gente pro nosso fim.
Foi a gente mesmo.?