O Sonhador

O Sonhador Pam Muñoz Ryan

Resenhas - O Sonhador

Juliane 12/01/2022

sobre amadurecimento
é uma delícia ler esse livro. conta sobre neftali, um garoto sonhador que queria ser escritor, mas o pai não gostava do lado artístico do filho. a gente vê como o neftali vai evoluindo, entendendo como o mundo funciona e ficando mais forte pra lutar pra ser quem ele é.

também fala sobre a luta dos povos originarios, aborda de forma muito delicada o machismo e o racismo, nada aqui foi romantizado. essa leitura foi incrível, tem alguns poemas super tocantes no livro e a escrita dele é muito gostosinha de ler!!!!!!

é uma biografia ficcional sobre o poeta pablo neruda!

Gio 31/12/2015

O Sonhador
Nunca imaginei que uma biografia poderia ser escrita de uma maneira tão simples e encantadora! Há algum tempo eu não lia um livro tão sutil. Em O Sonhador somos transportados para outro mundo, um mundo com mais cor, sentimentos e esperanças. Um mundo livre para sonhar. O mundo de Pablo Neruda. O livro narra a vida do poeta, focado mais em sua infância, na busca pela beleza das palavras, os conflitos familiares, seus próprios conflitos e o dilema entre seguir seus sonhos ou suas obrigações. Parece que o autor escolheu com todo cuidado cada palavra pra provocar encanto nos leitores. A leitura é tão gostosa que vai rapidinho e nem vemos o livro acabando. É ótimo pra quem gosta de Neruda e pra quem quer gostar.

site: https://www.instagram.com/p/g3XAfayt-n/?taken-by=monlivre

Estefane9 09/05/2023

É bom
Eu amei! Uma das melhores leituras!!
Tem alguns poemas incríveis e tocantes, a escrita dele é boa!
Eu amei, super recomendo!

genyfr 24/12/2022

Julguei mas amei
Esse é um livro que adiei a leitura por causa da capa...Quando decidi ler me arrependi por não ter começado antes. O protagonista é uma criança de 11 anos, curioso e aventureiro ele vê coisas simples da vida como algo precioso. Seu sonho é ser escritor mas seu pai é contra, então ele começa a ler e escrever escondido. Eu recomendo por ser uma leitura rápida e descontraída.

Nathy Bells 02/08/2013

Quem dera todas as biografias fossem escritas da maneira suave e encantadora como a de Pablo Neruda.

Neftalí, um menino adoentado filho de ferroviário, orfão de mãe, que passa a boa parte do tempo viajando em um mundo paralelo onde formas, seres, e letras ganham vida fazendo companhia durante os dias que fica de cama e até mesmo quando vai a escola.

Seu pai é rígido e não aceita que seus filhos cresçam com sonhos triviais, todos eles serão médicos, administradores... reprimindo qualquer ato que os levem para outro caminho.

Boa parte da narrativa é sobre a infância de Neftalí e as discussões com o pai para conseguir escrever o que sentia e via para as outras pessoas lerem. Esse episódios somados a seus sonhos fazem com que ele enfrente seu medo do pai e já ajudar o tio no jornal local, e alguns anos depois entre na faculdade e escreva para um jornal maior.

Quando comecei a ler o livro e vi que o menino simples e sonhador chamava-se Neftalí e não Pablo, fiquei meio confusa mas logo aceitei a ideia de que a autora usou outro nome para brincar mais com a vida do escritor. Foi uma grande super saber que na verdade Neftalí era o verdadeiro nome de Pablo e que ele mudou seu nome ainda na adolescência para poder publicar seus poemas sem que seu pai soubesse.

Pablo não escreveu seus poemas apenas para os intelectuais, eram para todos que estivem de coração e ouvidos abertos para sentir o que suas palavras expressavam...

O sonhador é uma leitura rápida, fácil e prazerosa que nos faz ver por um anglo mais juvenil história de um poeta consagrado.
"... suas asas batendo com o mesmo pulso, os corações dispostos a sentir tudo que pudessem sonhar." (Pág. 200)

Nina Lua 25/10/2022

Colecionem palavras, chaves, pedaços de natureza e de mundo
?Podem olhar - só há uma coisa perigosa para vocês aqui : poesia?
Neftali era muitas coisas
Neftali era um descobridor
Neftali era sim um fanático
Neftali era poesia
Neftali era poeta
Neftali era um sonhador
Neftali era Pablo Neruda.

?O sonhador? é um dos livros mais cativantes que eu já li, cada palavra, cada linha, cada trecho mais especial que o outro.
Esse livro é como uma chave para mim, que abriu a porta para uma nova visão de mundo. Uma visão onde ainda há esperança.
A história de Pablo Neruda, nos trás compaixão e o desejo de colecionar cada palavra contida nesse livro.
Nina Lua 04/02/2023minha estante
O livro que deu origem uma das minhas tatuagens ???

Helo 14/06/2023

O sonhador
Para mim esse livro não é nada demais, não faz meu estilo digamos assim, mas foi uma leitura bem fluida e que de certa forma prendeu a minha atenção mas nada em específico que me faça GOSTAR do livro

Leandro 31/01/2024

Poético
Adorei conhecer de forma lúdica e poética pequenos detalhes da infância e adolescência de Pablo Neruda. Uma leitura rápida e gostosa.

Ilana ð 21/03/2020

É um livro muito lindo e inspirador! Faz você pensar muito sobre vários assuntos e ensina a ter um olhar diferente sobre as coisas. Eu ameeei!

Tah_baddauy 25/12/2020

Delicado, cativante, ótima leitura pra fechar um ano nada leve.

cams 28/09/2021

?o fogo nasce das palavras? ou são as palavras que nascem do fogo??

confesso que me surpreendi com a forma que o livro te envolve do começo ao fim.
sabe aquela leitura leve e gostosa? então, foi assim que aproveitei cada página.

as ilustrações dos poemas deixam mais divertido e te transportam cada vez mais para a história.

Giovana 29/12/2022

Um livro leve e encantador
O Sonhador é um livro espetacular, inspirado na vida e obra de um grande poeta chamado "Pablo Neruda" esse livro, a cada página, se torna extremamente cativante. Sua história flui de uma forma tão boa, a leitura é fácil e rapida, as ilustração e acontecimentos são encantadores, é um livro que mostra bastante uma questão de problemas familiares, e eu sei que muito se identificariam com Neftalí.

Leiam O Sonhador e viajem nesse livro encantador

Thayna.Pollheim 24/05/2023

Baseado na infância e obra de Pablo Neruda
Livro extremamente sensível baseado nas memórias da infância de Pablo Neruda. Boa parte do livro traz uma reflexão profunda sobre o menino (Neftalí - Pablo Neruda) não corresponder às expectativas do pai. Essa quebra de expectativa nos faz refletir sobre nossa própria jornada, que há sempre alguém esperando que sejamos algo que muitas vezes não podemos corresponder por não sermos essencialmente formados pelas peças que trariam o resultado desejado à essas pessoas. Neftalí foi uma criança genial com o dom da arte. O livro me fez admirar ainda mais o poeta e refletir sobre o que esperamos dos outros e o que esperam de nós. Outras muitas lições podem ser tiradas da leitura desse livro, no entanto, essa foi a que mais se encaixou pra mim.

Mônica 24/01/2024

Ganhei o livro há varios anos e ele acabou meio esquecido na prateleira por bastante tempo. Não tinha me chamado atenção a princípio, e fui adiando a leitura. Em 2023 resolvi finalmente tirar da estante, e embora não tenha entrado pra lista dos meus preferidos, com toda certeza foi uma boa surpresa. A escrita é fluída e a história envolvente. A leitura é fácil, daquelas em que as páginas vão passando e nem se percebe.