O Filósofo Autodidata

O Filósofo Autodidata Ibn Tufail, Abubácer, Abentofail

Resenhas - O filósofo autodidata

Linhares 19/03/2022

Um homem sozinho em uma ilha deserta, que vai aos poucos descobrindo elementos da natureza, de sua essência e de um ser superior, o criador de tudo

Eu gostei do livro, mas pelo fato de ter chegado a leitura com a expectativa muito alta, achei um pouco abaixo do que eu esperava. As referências ao Alcorão me encomodaram um pouco também, mas nada que comprometa a leitura.

O livro tem também seus pontos altos, como perto do final, onde parafraseando o protagonista, "Que tipo de ser humano é você que desde o acordar até o adormecer não faz nenhuma obra que não seja para proveito de si mesmo". Um Verdadeiro tapa na cara.

Rubens Chaves 31/12/2021

Os que é mais perigoso, os questionamentos ou a falta deles?
Ibn Tufayl é um escritor do Sec. XII, além de filosofo ainda estudava astronomia e medicina. Escreveu esta obra em um momento em que se começava a questionar sobre o perigo da filosofia na manutenção das crenças e dos costumes. Um livro filosófico, disfarçado de romance, que atravessou os séculos e inspirou varias obras clássicas como Robson Crusoé, Tarzan.

O livro conta a história de Hayy Ibn Yaqzan, uma criança que cresce em uma ilha deserta, isolado da Humanidade, criado por uma gazela. Sozinho, Hayy questiona tudo o que ver e também aquilo que não pode ser tocado, ouvido, cheirado, saboreado ou visto. Assim, ele chega a descobrir quase todas as verdades. Mas no final, o mundo civilizado poderia ensinar algo a este selvagem? Ou seria o contrario?

? Aquele que quer a verdade sem véus, deve procurar esses segredos por conta própria e fazer todos os esforços para obtê-los. ?
?Se estas palavras só tiverem como efeito fezer-te duvidar daquilo em que acreditas por uma tradição herdada, já seria de bastante proveito; pois, quem não duvida, não examina; quem não examina, não percebe; e, quem não percebe, permanece na cegueira e na confusão.?

A filosofia é algo inerente à natureza humana e os questionamentos, para aqueles que querem ouvir a verdade, acabam, por fim, levanto-os a unidade com o Ser necessário.
Recomendo, assim, a leitura. Que esse livro faça com que Deus te assista com uma inspiração vinda dele, assim como o fez para mim.
Michela Wakami 01/01/2022minha estante
Feliz ano novo, Rubens!????

Rubens Chaves 01/01/2022minha estante
Feliz ano novo com muita saúde, paz, felicidade e muitas leituras para vc e sua família também. Que seja um ano abençoado para todos nós. Fica com Deus!!

Michela Wakami 01/01/2022minha estante
Obrigada! Te desejo o mesmo, para você e a sua família! Amém !
Fica com Deus, também!

Nina 28/11/2021

O ser humano é fruto de si mesmo e da vida.
Um livro para quem tem olhos para ver, para quem tem ouvidos para ouvir, para quem tem consciência para ler.

A história de Tufayl, Yaqzan, mostra um ser humano solitário, vivendo em uma ilha, e que por experiência e observação vai descobrindo a essência de si mesmo e de vida.

Um livro que não é só uma bela história de aventura e formação da identidade de um indivíduo, mas também mostra a jornada humana em busca de respostas para a vida.

Belíssimo, profundo e obscuro em muitos momentos.

O próprio autor nos adverte ter deixado algumas coisas cobertar por um finíssimo véu, de tal maneira, que somente alguns poucos verão a versão mais velada da história.

Recomendo para quem quer refletir sobre o significado da vida, sobre como podemos conhecer a nós mesmos e tudo ao nosso redor.

Recomendo para quem tem espírito de aventura e que quer encontrar a própria realização.

A história de Yaqzan é muito inspiradora para nossos próprios passos.

Gab 16/07/2021

Sabedoria Árabe de Ibn Tufayl
Em o Filósofo Autodidata encontramos a história de Hayy Ibn Yaqzan que desde a mais tenra idade se encontra sozinho numa ilha e passa a ser alimentado por uma gazela que havia acabado de perder sua cria.
Com o passar dos anos ele vai descobrindo uma série de situações e busca uma explicação para sua vida.

PerrudVini 23/03/2020

Livro excelente e uma viagem por uma filosofia de vida
O livro, apesar de ser um conto filosófico, é extremamente profundo e aborda questões diversas, de teologia a física natural.
Ademais, ele ainda é muito poético e trata de filosofia de uma forma mais "terrena".
Tento não dar spoilers aqui, mas no link fixado tem uma resenha minha que abordo a filosofia do livro, um fichamento apontando pontos importantes da leitura.

site: https://medium.com/certame-%C3%A0-bellona/a-busca-por-deus-de-ibn-tufayl-teologia-de-um-solit%C3%A1rio-homem-e36c51cc87ea

Luizgustavo 23/12/2019

muito bom!!!! sem palavras!!!
Livro maravilhoso,livro profundo e sutil ao mesmo,como seria se existisse um livro sobre a vida de adão e seus primeiros dias na terra, seria esse, a descoberta de tudo e até mesmo do uno.

Math 26/07/2010

Essencial
O único escrito vivo do filósofo Ibn Tufayl parte de uma interrogação que desde o período em o texto foi escrito - século XII - já se fazia presente e nos dias atuais se torna ainda mais fundamental: É possível chegar a Deus sem religiões?

Tufayl, em um exercício filosófico e de abstração incrível, nos mostra que Deus está inscrito em cada mínimo ato da vida, e mais, nos prova que é totalmente possível provar sua existência baseado apenas na observação e reflexão do mundo.

Além disso, ao inferir que as decorrências da vida cotidiana e as preocupações humanas com "futilidades" como o acúmulo de riquezas, afastam os homens de Deus, o autor soa mais atual do que quase todas as religiões contemporâneas, as quais se prendem à atos exteriores (não espirituais) como forma de chegar a Deus, sempre em um momento pós-vida.

Em um mundo onde os excessos parecem ser a regra, o livro faz o questionamento sobre as motivações de uma vida levada sem controle e sem objetivo, não poderia a austeridade nos levar a pensar no que realmente é importante?

Texto crucial, principalmente em um tempo onde todos os ataques à existência de Deus se dedicam primordialmente às religiões que tencionam representá-lo. Sem dúvidas a descrição da Coleção Pequenos Frascos não poderia ser mais verdadeira: "Livros transformam. Só alguns são breves. Pequenos frascos."
Yara.Nogueres 07/06/2018minha estante
Math, Comentário muito esclarecedor, ouvi sobre esse livro assistindo à uma palestra do You Tube da filósofa, Lucia Helena Galvão, do site Acropole.org e me interessei. vou ler!