A luta é minha vida

A luta é minha vida Nelson Mandela, Madiba

Resenhas - Nelson Mandela a luta é minha vida

Tõe Chico 21/12/2012

Mandela: sua luta e seus ensinamentos
“A luta é a minha Vida” reúne textos escritos por Nelson Mandela e por instituições e organizações que ele fazia parte. As primeiras edições são de quando Mandela ainda estava preso, sendo assim também um manifesto pela sua liberdade.
É importante destacar o pensamento libertador e de igualdade expressado pelo Congresso Nacional Africano (ANC) como a teoria revolucionária para mudar a situação do oprimido povo sul-africano e de toda a África. A consciência, a coragem e a força para lutar demonstrada pelo homem que seria, após ser libertado e com o fim do Apartheid, presidente da África do Sul, e por outros importantes líderes é uma energia motivadora para aqueles que ainda hoje lutam por melhores condições para a população, por justiça e liberdade plenas, por igualdade de direitos, por respeito ao próximo e ao meio-ambiente.
Os comunicados, convocações, moções, artigos e pensamentos apresentados no livro demonstram como Mandela e o ANC tinham uma visão para além da questão racial e buscavam a união de vários setores da sociedade na luta contra a opressão. Indianos, mestiços, brancos progressistas e africanos se uniram em ações que visavam esclarecer e organizar população para reivindicar seus direitos, contra as leis excludentes e exploradoras impostas pelo governo sul-africano (alicerçado pelos interesses imperialistas) sob o comando do Partido Nacionalista.
O livro mostra a grandiosidade do pensamento de Mandela, assim como da sua práxi. O que escreveu e disse foi colocado em prática, e essa é das grandes características de qualquer indivíduo. Por isso o nome de Nelson Mandela é o símbolo pra quem pensa, luta e age pela liberdade e contra a opressão ao povo.

Henrique 22/12/2017

Bom para "leigos"
Pra quem já conhece a história de Mandela, o livro não acrescenta muita coisa. Porém, é ótimo para quem quer iniciar suas leituras a respeito dessa figura formidável.