Os últimos dias de Krypton

Kevin J. Anderson

Resenhas - Os Últimos Dias de Krypton

Fernanda 16/07/2013

Resenha: Os Últimos Dias de Krypton
Resenha: Nesse final de semana fui ao cinema conferir o filme “O Homem de Aço” o qual eu estava muito ansiosa para ver, e não sei se minhas expectativas estavam muito em alta, mas eu realmente me decepcionei, não tanto com a história, mas pelas próprias cenas expostas. A razão de eu ter lido “Os Últimos Dias de Krypton” na sequencia, foi justamente para tirar as minhas impressões negativas da história, mesmo sabendo que os dois não tem uma ligação maior, apesar de citar alguns personagens em questão. Nada melhor do que ler um livro de um ator bom naquilo que escreve e Kevin J. Anderson escreve ficção científica de uma maneira subjetiva e ao mesmo tempo deslumbrante. O que mais me interessou na hora de escolher esta leitura foi a curiosidade para desvendar a aventura criada pelo autor, diante de um mundo tão conhecido e conflituoso. É um universo repleto de questionamentos de fãs e afins, e mesmo que saibamos seu desfecho, esta narrativa em particular, extraiu um ambiente ilimitado de possibilidades arrebatadoras. Este livro mudou meus pensamentos e me surpreendeu mais do que poderia sequer imaginar.

“Apesar disso, o mistério por trás da existência de outras estrelas e planetas sempre intrigou Jor-El. Por não ser capaz de desobedecer às leis, não importa o quanto as restrições pudessem parecer frívolas, ele foi buscar caminhos que as contornassem. Porém, as regras não podiam impedir que ele viajasse em sua imaginação.” Pg.15

A história é tão rica de detalhes, personagens e cenas que acredito que deveria ser lida uma, duas e até três vezes seguidas para poder entender cada complexo intrincado nos acontecimentos. Logo no começo somos apresentados a uma extensa lista do elenco de personagens, como o conselho Kryptoniano até antigas figuras históricas, expressando um dinamismo maior em relação a trama. E o que parecia ser mais um complemento da famosa história do Super Homem se tornou um enredo irreverente e criativo, diante de novas visões e qualificações. Pode-se dizer que não há um personagem central especifico, pelo fato de haver tantas personalidades peculiares, ou se não, é mais viável dizer o obvio, que Krypton é a base de tudo, e consequentemente faz parte de sua totalidade ser o centro de cada ação realizada.

“– Que experiência fascinante. – Quando a encarou, com os olhos azuis e cintilantes, parecia estar enxergando Lara de um jeito que jamai alguém havia enxergado. – Você salvou a minha vida. Mais do que isso, você me salvou de ficar preso para sempre naquela...Zona Fantasma.” Pg.26

Jor-El era um visionário cientista ansioso e curioso pelo desconhecido, apesar de manter um certo receio sob o além-mundo. Seu trabalho desafiava os limites da atmosfera e apesar de tudo, ele desenvolvia cada ato praticamente sozinho. O que lhe dava incentivo para continuar sua jornada ampla das descobertas era justamente a curiosidade cientifica, que apresentava um ar cuidadoso, suntuoso e clássico. Já seu irmão, Zor-El, que morava em Argo City, era o oposto dele, mesmo que mantivesse o mesmo jeito de querer descobrir as coisas, ele tinha uma personalidade mau-humorada e egoísta. No caso dos irmãos, a implicância sempre fora gerada justamente pelo motivo de um querer superar o outro. Já sobre o governo, é possível definir sua composição como uma sociedade repressora e temerosa pelo desconhecido e também pelas novas tecnologias. Talvez esse tenha sido o primeiro erro para a provável destruição de todos.

“Mesmo na amada Argo de Zor-El, a maior parte dos Kryptonianos estava muito acomodada, tinha poucas ambições e ligava muito pouco para o mundo à sua volta. Eles haviam se esquecido do sabor estonteante do perigo. Zor-El, por outro lado, achava divertido se colocar em situações arriscadas – pelo menos quando era cientificamente necessário.” Pg.44

Diante de tanta genialidade – ou loucura – o destaque segue para o relacionamento singular de Jor-El e Lara. O modo como os dois se conheceram foi muito hilário e descontraído. Lara era excepcional e idealizadora, repleta de sonhos e disposta a seguir seus objetivos de modo característico e enigmático. Sua melhor qualidade era a determinação para seguir em frente e não desanimar ou se limitar diante de qualquer obstáculo. No decorrer da narrativa, conhecemos além dessa relação, dias tranquilos e dias de caos iminentes sobre notáveis intensos e prospectivos, como por exemplo, o general inconstante, Zod e o androide Brainiac.

É, sem dúvida nenhuma, uma obra completa e personificada, completa para os fãs dessa natureza.

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/07/resenha-os-ultimos-dias-de-krypton.html

Welliton.Moreira 18/09/2023

A destruição de Krypton: Lágrimas e Redenção
O livro "Os Últimos Dias de Krypton" de Kevin J. Anderson é uma obra-prima da ficção científica que nos transporta para o planeta Krypton antes de sua devastadora destruição. Com um enredo envolvente, personagens cativantes e um mundo ricamente desenvolvido, este livro oferece uma visão profunda e emocionante do lendário planeta natal do Superman.
A história começa com a introdução de Jor-El, um cientista kryptoniano que está em uma busca desesperada para salvar seu mundo. O autor habilmente pinta um retrato vívido de Krypton, descrevendo sua cultura avançada, tecnologia extraordinária e a complexa sociedade que prospera sob a sombra de seu destino inescapável.
Os personagens são o coração da história, e Kevin os torna tão reais que você não pode deixar de se relacionar com eles. Jor-El é um protagonista cativante, cuja busca desesperada para encontrar uma solução para a instabilidade planetária de Krypton é comovente. Sua jornada o leva a conhecer outros personagens notáveis, como Zod, o general militar ambicioso e perigoso, que desempenha um papel crucial no destino de Krypton, e até mesmo a rápida aparição de J'onn J'onzz, também conhecido como Caçador de Marte, acrescentando uma dimensão extra ao universo DC Comics. A maneira como esses personagens interagem e evoluem ao longo da narrativa é uma das forças do livro.
O enredo é repleto de reviravoltas emocionantes, mistério e ação. À medida que o planeta Krypton enfrenta sua iminente destruição, a tensão e a urgência aumentam, mantendo os leitores à beira de seus assentos. O autor também explora temas como a ética da ciência, o destino e as consequências das escolhas individuais, tornando a história ainda mais envolvente e reflexiva.
Uma característica notável do livro é a forma como ele se conecta ao mito do Superman. Ao explorar as origens de personagens icônicos como Jor-El e Zod, "Os Últimos Dias de Krypton" acrescenta camadas de profundidade ao cânone do Superman, tornando-o mais rico e complexo.
Em resumo, "Os Últimos Dias de Krypton" é uma obra-prima da ficção científica que oferece uma visão fascinante e emocional das origens de Krypton e dos personagens que moldaram o destino do Superman. Com personagens envolventes, um enredo cheio de ação e reflexões profundas, este livro é uma leitura imperdível para fãs de Superman e amantes da ficção científica. Kevin J. Anderson nos presenteia com uma jornada literária que nos faz acreditar que, mesmo nos momentos mais sombrios, a esperança pode prevalecer.
Opinião como leitor:
Eu achei a história incrível, eu consegui entender muito mais sobre o Superman e sobre como a kriptonita chegou à Terra junto com Kal-el. Eu senti falta de uma personagem em questão, “Kara Zor-el”, por isso tive que ir mais a fundo e pesquisar por mim mesmo o que aconteceu com Zor-el e Argo City. Argo City era uma das cidades mais avançadas de Krypton antes de sua destruição. Nos quadrinhos, foi salva da destruição de Krypton graças a uma cúpula protetora. Argo City flutuou pelo espaço por muitos anos até encontrar seu fim devido à falta de recursos. É lá que Kara Zor-El, a Supergirl, nasceu e cresceu.
Referências: Você que deseja também ler este livro que eu recomendo demais, pode encontrar informações detalhadas sobre Argo City e sua história nas histórias em quadrinhos da DC Comics, particularmente nas histórias relacionadas ao Superman e à Supergirl. Alguns títulos recomendados incluem "Supergirl Vol. 7: Girl Power" e "The Supergirl Archives Vol. 1," onde as origens da Supergirl e de Argo City são exploradas.

Diana279 08/09/2020

Perfeito
Simplesmente perfeito, é incrível conhecer a fundo a história de Krypton, saber como aconteceu e o que levou a destruição do planeta, ver como as pessoas podem ser facilmente enganadas quando estão em situações alarmantes a ponto de apoiarem um ditador irracional (essa parte lembra muito a terra, quando uma parte do planeta foi, "governado" por Hitler). As descrições das cenas são tão boas que te fazem imaginar perfeitamente tudo que está acontecendo, desde conversas, a objetos nas cenas. Recomendo demais!!!

Marcos Kleber 20/06/2013

Dos quadrinhos para as livrarias...
Antes de ler qualquer história sobre o "Super" , todo fã fica com receio de que destruam a imagem do grande herói. E este livro , honrou a história do legado de Krypton.
Os fatos se passam nos últimos meses que antecedem o fim de Krypton e o envio de Kal-El a Terra.
É fascinante acompanhar como se dá o relacionamento entre Lara e Jor-El ( pais do Superman) e todo empenho do mesmo em salvar seu amado planeta, mesmo encontrando uma descrença por parte dos governantes e do implacável General Zod.
O livro também apresenta com primor personagens que farão parte da história de Kal-El na Terra.
Para quem acredita que este livro é meramente comercial, esta enganado. O livro é bem formulado , sua leitura flui de forma rápida , porém sem se perder.
Embora o livro não se assemelhe à uma história em quadrinhos , o texto é fiel ao que conhecemos a respeito do Superman.
Adorei a capa e a diagramação e não encontrei erros.
Recomendo a todos que são fãs de carterinha como eu , que não percam.
Cleyton 22/06/2013minha estante
Comecei a ler este livro, pois o filme esta chegando e em comentários que analisei, o filme terá ações deste livro em sua história.
Valeu pela dica.

Marcos Kleber 22/06/2013minha estante
Não sei te dizer se realmente terá , mas creio que será um grande filme.
Obrigado pelo contato

Bruna 22/06/2013minha estante
Gostaria de Saber se o Livro se assemelha ao que se conta na série Smallville?

Marcos Kleber 22/06/2013minha estante
Na verdade são mínimas as informações contadas no livro que se assemelham ao que é contado em Smallville. Em geral , é mais fiel aos relatos do gibi do que da série. Pois na serie diversos fatos foram adaptados para surtir maior impacto na audiência . Porém , isto não fez a serie ser ruim. Tanto a série, quanto o livro são adaptações dos gibis.

Carlos 11/08/2013minha estante
Acabei de ler e fui surpreendido positivamente pelo livro. è como vc disse, quem acha que se trata de um livro puramente comercial se engana. Muito bom mesmo.

Márcio Lima 21/10/2013minha estante
No livro existe ALGUMA semelhança com as cenas de Krypton do filme Man of Steel - aquela lua destroçada no céu de Krypton, por exemplo. Mas são poucas.

Guga 09/12/2015minha estante
Estou com muita vontade de ler este livro, obrigado pela dica.

Bia 17/05/2020

Que livro!!! Não esperava gostar tanto assim, me envolvi do início ao fim, não teve uma parte que me fez empurrar um pouco com a barriga, foi totalmente envolvente!

Ação o tempo inteiro, sempre estava acontecendo alguma coisa, cada personagem tem sua própria história e seus motivos.

Realmente não pensei que iria gostar tanto assim, vale muito a pena para todos, até mesmo para quem não curte tanto esse universo!

Amanda1757 06/12/2023

O que aprendi com os alienígena
Somos tão evoluídos tecnologicamente só que com necessidade diferentes a tecnologia deles supre a necessidades dele e a nossa.
Aprender a ouvir antes de julgar
Admiração pelo seus e pelo os amigos é importante ser dita
Acreditar no seu potencial e é nesse livro que tem a descrição mais fofa sobre a terra ?

Demorei todo esse tempo para lê pois leio ele só quando pego condução ?

Sirlei.Santos 20/08/2020

História Espetacular!!!!
Sem dúvida foi uma leitura fantástica!!! Já sou grande fã do Super Man, e ler um livro contando a história de Krypton apenas me tornou mais fã. Muito bom ver o início de todos os personagens, o começo do romance entre Jor-El e Lara, como o Comissário Zod acabou se tornando o General Zod e ver o que levou à destruição de todo um planeta.

Mariano 25/10/2020

Perfeição
Todo fan do Super Man e de quadrinhos deveria ler, este livro conta a gloriosa história da perdida Krypton de uma forma tão magnífica que vc simplesmente não consegue parar de ler, uma história tão detalhada, tão bem contada, com tantas reviravoltas e acontecimentos. Você fica ansioso para descobrir como Jor-El e Lara vão lidar com o Governo Tirânico de Zod e os desastres ambientais

Rafael.Pasqualini 31/03/2021

Na média
O livro conta, como próprio nome diz, os últimos dias da sociedade de Krypton, o então planeta natal do homem de aço.
O ponto positivo é que a leitura nos faz conhecer de maneira mais profunda a família de Kal-El, seu pai, sua mãe, avós e tios. O autor também consegue explorar e mostrar como funcionava a sociedade Kryptoniana em seu auge sob a ótica daquela que viria a ser o pai Kal, o cientista Jor-El. O mais legal é poder conhecer a família de onde veio a grande figura do homem de aço. Nesse contexto todo, temos a figura daquele que iria se tornar o então General Zod.
O ponto negativo, ao meu ver, é que para os fãs de carteirinha do superman, as histórias que se passam no livro já são um tanto conhecidas, algumas já foram apresentadas até em desenhos.
Apesar disso, o livro vale a pena e em demais aspectos não deixa a desejar.

Jamily 23/05/2020

Resenha - Os Últimos Dias de Kripton
OUDK me fascinou de muitas maneiras, entre elas, na riqueza de detalbes - esse é um livro grande e muito detalhado. Não recomendo pra quem está começando a ler agora porque, além de ser grande, tem uma escrita um pouco difícil. Para quem já tem certa experiência de leitura e quer começar a ler livros grandes, eu acho uma ótima escolha, até porque o livro possui capítulos curtos, facilitando as paradas.

Essa obra é tudo o que um(a) fã de DC Comics poderia desejar ler, além dos quadrinhos. Pessoalmente eu comecei a me entreter muito mais com o livro da metade para o final, que é quando a bola de neve começa a crescer de uma maneira absurda! E que livro pra passar raiva: ele aborda política, nosso papel como sociedade, a ignorância e o medo do desconhecido, assim como a descrença na ciência e suas consequências (olha só, parece até a nossa realidade de agora). E gente, cá entre nós, imagina um planeta DESGRAÇADO e azarado: esse é Kripton.

Fazendo uma breve crítica ao filme O Homem de Aço em relação ao OUDK: eu realmente adorei a personalidade e as características de cada personagem presente no livro, por mais breve que fosse a participação dele na obra. O filme me deixou bem decepcionada, principalmente com o Zod. Não darei spoilers, quem leu o livro sabe exatamente do que eu estou falando e como esperávamos que ele fosse bem "mais", e tenho certeza que de você que está lendo ou lerá futuramente vai perceber isso. Sou muito fã da DC, mas convenhamos que ainda precisa melhorar nas suas produções cinematográficas.

Falando em adaptações para o cinema, depois de ler o livro é o que você mais desejará! Poxa, DC, EU SÓ QUERIA UMA SÉRIE DESSE LIVRO, é pedir demais?

Bom, é isso. Esta é a minha segunda resenha e sinto que ainda não sei me portar direito, mas agradeço por lerem até aqui. Até mais!

pmilao 04/03/2015

Enfadonho
Com este livro você descobrirá que Jor-El é tão chato quanto o filho dele, o Kal-El, mais conhecido como o querido Superman, Homem de Aço, Clark Kent.

Não me levem a mal, eu gosto do Superman, mas que ele é chatinho é, vai?!

Bom, voltando ao livro, eu o classifiquei com duas estrelas porque consegui terminá-lo e, acredite, foi uma prova de resistência, mas ele tem mérito.

A história é piegas, talvez funcionasse em formato HQ, mas como uma narrativa de 460 páginas, ficou bem chata, cheia de clichês e coisas inacreditáveis.

A soma de inteligência, ingenuidade e fé no mundo que o Jor-El tem é muito desanimadora, faz perder a graça. Aquela sensação que você tem em Smallville: “Poxa, Clark! Acorda! Faz alguma coisa!” é a mesma no livro. Ou seja, aqui está explicada a chatice hereditária.

A parte meio/final do livro em que tem um pouco mais de ação dura pouco e me irritei mais uma vez quando, de repente, o famoso cientista Jor-El, a 100 páginas do fim, começou a ficar espertinho e usar, de fato, o tão repetido e excepcional talento.

Eu estou enfatizando nele mas o Zod é previsível, a Aethyr que era tão revoltada com a sociedade e se torna uma cretina chata, a Lara e a paixonite aguda que, muito rapidamente, resultou em casamento com o Jor-El. Todos são limitados com personalidades maniqueístas demais: ou é bom ou mal, não tem um desenvolvimento mais equilibrado. E as frases de efeito, então. Ai, credo!

Mas o fim que desencadeia na necessidade de enviar o pequeno Kal-El para a Terra é muito legal, bem pensado. Aquela sensação de uma sociedade que tem vícios como muleta, o museu de grandes novidades é bastante crível e no livro extingue todo um planeta.

site: https://instagram.com/pmilao/