A Turma

A Turma Alissa Grosso

Resenhas - A Turma

Juliana Tavares 13/04/2021

Que sensação foi essa ao ler esse livro????
Livro completamente misterioso, vi muitos leitores criticando a história pôr não estar entendendo bulufas e foi EXATAMENTE isso que me prendeu nessa história, não consegui parar de ler até entender tudo, e finalmente o baque!!!!
O final foi meio decepcionante, o livro estava cheios de gatilhos, problemas e situações que ainda estavam pairando pelo ar, e do nada veio um "FIM".
Fora isso, que história minha gente?!!!!
belacrcruz 13/04/2021minha estante
vale a pena???? tinha começado a ler, mas a leitura não fluiu e acabei parando... :(

Bruna 30/05/2021minha estante
Exatamente isso! Dá primeira vez que eu li pensei em desistir várias vezes porque tava tipo: "?????", mas valeu a pena ir até o final, NÃO DESISTAM!

Tatiane.Nogueira 10/05/2023

Fofo
No começo é um pouco confuso mas nada como continuar lendo o livro para saber se realmente vale a pena , eu digo vale muito a pena ler

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Yara Prado 06/09/2022

Um livro surpreendente, sem dúvidas. A autora conseguiu me manter confusa durante quase toda a primeira parte, inclusive me deixando quase odiar um ou outro personagem para depois virar a mesa e me deixar chocada. Muito bom.

Fabiana 26/06/2021

Excelente
Há muito tempo não lia uma história tão surpreendente, tão bem estruturada, tão boa.
Não tem como não querer ler o mais rápido possível pra saber o que essa turma fará e como cada uma das garotas agirá. No decorrer da história casa personagem vai ganhando mais notoriedade sem apagar a importância dos demais personagens.
Não é mais uma história teen, não é só mais uma intriga e picuinha de adolescentes no ensino médio, é muito mais profundo e interessante, muito interessante.
Até que Alex ganha espaço e tudo, absolutamente tudo.
A autora ganhou meu coração com esse livro, uma história rica, coerente, comovente, surpreendente e que te prende do início ao fim
Amei e recomendo!

Ana Luiza 11/05/2013

Hanna é a garota mais popular da escola. Linda, inteligente e amigável, todos a amam, desde professores a alunos. Apesar de ser gentil com todos, Hanna tem um seleto e variado grupo de amigas. Suas quatro melhores amigas: Olivia, Gilda, Patrícia e Sheila, são completamente diferentes uma da outra. Olivia, a amiga mais antiga da Hanna, é uma garota sarcástica, que sempre tem uma resposta na ponta da língua, e está interessada em um atleta da escola. Gilda é a mais arredia de todas, está sempre mal humorada e não entende porque a Hanna a escolheu, já que não faz o tipo “popular” como a amiga. Patrícia também não entende o que a Hanna viu nela, já que é uma garota muito tímida, sem nada de especial e que adora fotografia. Sheila, diferentemente das outras, não foi escolhida pela Hanna. A garota se mudou durante o segundo ano e, como era popular em sua outra escola, logo se anexou a garota mais popular do lugar, Hanna. Apesar de suas diferenças e conflitos, as garotas são amigas unidas.

Com a chegada do último ano, as garotas percebem que Hanna está um pouco diferente. Seu namorado, o estranho e pouco popular Alex, também parece estar percebendo mudanças em sua namorada. Hanna está muito nervosa e melancólica por esse ser seu último ano na escola, ela tem medo do que virá depois, afinal, a rotina de garota popular que leva é a única vida que ela conhecesse.

“Se Hanna Best pretende fazer uma saída, então fará do seu jeito. Nunca fui de me esconder ou ficar nas sombras. Não faz sentido começar agora. (...) De uma forma ou de outra, terei de ir embora, mas não será silenciosamente. Eles saberão. Não terão escolha.” Hanna (Pág. 110)
O comportamento de Hanna também chama a atenção dos outros alunos quando uma lista de convidados bem estranha é divulgada. A garota é conhecida por suas festas, mas, para essa, alunos nada populares foram convidados e alguns muito populares foram deixados de fora. Todos comentam sobre a estranha lista de Hanna, e alguns até ficam bravos, inclusive algumas de suas amigas. Conforme o ano vai passando e outras festas, com convidados cada vez mais incomuns, também acontecem, as garotas começam a se desunir. Hanna está cada vez mais estranha e as outras meninas começam a nutrir sentimentos pouco amigáveis em relação a ela.

“Odeio ela. Se eu não fosse tão covarde, simplesmente me livraria dela de uma vez por todas, para me libertar e viver minha própria vida. Tenho medo. Tenho medo da Hanna e tenho medo de ficar sozinha, sem ela.” Olivia (Pág. 143)

Sheila está cansada de ser ofuscada pela Hanna e planeja tomar seu posto de garota mais popular. Olivia também não suporta mais o comportamento da melhor amiga e também planeja acabar com sua popularidade. Patrícia, por ser um ano mais nova, não sabe como será sua vida quando a Hanna e as outras se formarem e tenta descobrir quem é sem a Turma. Gilda parece não se importar muito com as mudanças nas amigas, mas, quando tem uma conversa esclarecedora com Alex, acaba desejando o namorado da melhor amiga. Na verdade, todas as garotas da Turma parecem se envolver com Alex, exceto Hanna. Enquanto a garota fica cada vez mais distante do namorado, Sheila acha que ele é a chave para a destruição de Hanna, Olivia começa a repensar seus sentimentos quando ele se diz apaixonado por ela, Gilda acha que ele é seu destino e Patrícia começa a se apaixonar por ele por causa de sua personalidade tão estranha quanto à dela.

“Foi por isso que ela criou a turma, e a gente sempre esteve lá pra ajudar. Mas não se pode ser criança pra sempre. Quando você se torna um adulto, as pessoas esperam que você consiga se virar sozinha. A Hanna não sabe ficar sozinha.” Gilda (Pág. 244)

Conforme a Turma vai se desunindo, as coisas, assim como as garotas, ficam cada vez mais confusas. Todas começam a se envolver cada vez mais com Alex, o que gerará mais confusão. Entretanto, é justamente o garoto que guarda a resposta para tantas perguntas. Alex é único que sabe do mais profundo segredo de Hanna que, de certa maneira, acaba sendo revelado. Uma face completamente nova da inatingível Hanna mostrará que, até mesmo a garota mais linda, popular e, aparentemente, feliz, pode ser vítima de uma infância difícil e da sua própria mente.

“Minha namorada, a perfeita Hanna Best, não era tão perfeita assim. A garota mais popular do colégio possuía problemas que iam além dos desvios de personalidade considerados normais.” Alex (Pág. 208)

“A Turma” é um livro envolvente e surpreendente. Dividido em duas partes, a primeira é narrada pelas garotas e a segunda por Alex. O começo foi meio confuso, já que a cada um dos pequenos capítulos é narrado por uma garota diferente. Entretanto, conforme aprofundamos mais na história e em cada personagem, fica mais fácil perceber quem é quem. A autora conseguiu, em sua excelente narração em primeira pessoa, transmitir as características distintas de cada garota, o que foi muito importante para a trama. Apesar de tão diferentes, todas as garotas tinham, no fundo, um pouco da Hanna, o que é essencial para entender como todas elas estão relacionadas, o que só é possível quando o segredo da Hanna é revelado.

Algo que me agradou bastante foi o modo como a autora deixou pequenas pistas, por assim dizer, durante a primeira parte do livro, o que nos intrigava a ir adiante. Conforme avançava na história, cada vez mais curiosa sobre o que viria a seguir, fiquei imaginando qual seria o segredo da Hanna e fui surpreendida quando ele foi revelado, ao mesmo tempo em que percebi que ele estava ali o tempo todo. O que quero dizer é que toda a trama é bem amarrada, cada pequeno detalhe é essencial para a história. A autora soube narrar os fatos e criar personagens de uma maneira que nos intrigasse, mas que fizessem sentido na história como um todo.

Todos os personagens possuem características próprias e papel na trama, destaque, claro, para as garotas da Turma e, posteriormente, para Alex. De todos, a que menos me agradou foi Sheila, achei-a muito antipática, uma das principais características da personagem. Olivia também não me conquistou muito, sua personalidade não era tão marcante quanto a das outras. Gilda foi uma personagem interessante e adorei seu jeito mal humorado, de quem não se importa com nada, mas que no fundo revelam uma garota como outra qualquer. Patrícia foi a minha segunda favorita, com a qual mais me identifiquei, por causa de sua personalidade tímida, artística e meio deslocada. Mas sem sombra de dúvida, a Hanna foi a favorita, que despertou em mim todos os tipos de sentimentos. Confesso que no início a odiei, seu jeito de garota popular e modo como tratava o Alex me irritaram. Entretanto, o modo como tratava as amigas e todos os conflitos que estavam escondidos por debaixo da sua superfície de garota mais popular da escola, fizeram com que eu acabasse amando a personagem. Hanna é uma garota complexa e, ao mesmo tempo, simples. Todos os problemas, por mais profundos que sejam, são apenas reflexos de uma garota que queria as mesmas coisas que qualquer outra. Hanna queria ser feliz, queria deixar o passado conturbado para traz e ser alguém completamente diferente. Ao mesmo tempo em que queria ser a garota linda e popular, queria ser a garota tímida e frágil, mas que é profundamente amada. Hanna queria, como todos nós, ser é amada e feliz. Então, é impossível não se identificar e se encantar pela personagem. Outro personagem que adorei foi Alex. Como a Hanna, não gostei dele no início e seu comportamento me deixou confusa. Entretanto, na parte dois, narrada por ele, percebemos o quanto ele é doce, atencioso e apaixonado pela Hanna. Alex é uma cara sensível, que apenas queria o melhor para a garota que ele amava. Mas, como a Hanna, ele também estava confuso, também queria ser amado e feliz. O que, ele só conseguiria ao lado dela.

A editora fez um bom trabalho com o livro. A diagramação estava boa, assim como a tradução, mas não entendi porque mudaram o nome das garotas. Originalmente, elas são: Olivia (único nome mantido igual), Zelda (Gilda), Nordica (Patrícia), Shelly (Sheila) e Hamilton (Hanna). Confesso que os nomes são estranhos e os da nossa edição soam bem melhor, mas achei meio estranho a editora modificar o nome das personagens. Outra coisa que a tradução deixou passar foi um trocadilho com o nome “Gabriel”, o atleta que Olivia gostava. Os personagens usam o nome em expressões como “dar uma Gabriel” que, honestamente, não fizeram nenhum sentido em português. É possível entender as frases pelo contexto, mas o trocadilho perdeu o sentido, então penso que poderia ter sido excluído. A capa do livro é bonita e combina perfeitamente com a história.

“A Turma” é uma história intrigante, tocante e surpreendente. Apesar do início aparentemente bobo e juvenil, o livro guarda uma trama inteligente e bem amarrada que, além de nos emocionar, nos faz refletir e perceber em nós um pouco de cada personagem. Amei cada um deles e, assim como a história, eles ficarão na minha cabeça por um longo tempo. Agradeço a editora pela oportunidade de ler o livro e espero ver outras obras da autora por aqui, Alissa Grosso já me conquistou. Recomendo “A Turma” para todos, principalmente para quem gosta de tramas completas, aparentemente simples, mas que guardam personagens reais e cativantes e histórias maravilhosas.

Autora da resenha: La Mademoiselle

Mari 13/09/2020

Quase abandonei o livro pelo fato de ser muito confuso no começo, mas eu estou feliz por ter dado continuidade. Adorei cada detalhe da história, e me surpreendi com o plot twist que é revelado no meio da narrativa.
Não consigo entender como esse livro não fez sucesso.

Psychobooks 20/05/2013

www.psychobooks.com.br

- Premissa e primeiras impressões

"A Turma", da autora Alissa Grosso, conta a história da Hanna e suas quatro amigas, Gilda, Olivia, Patrícia e Sheila. Hanna é o centro das atenções, como se fosse a Abelha Rainha do colégio, e tudo gira em torno dela e das festas que dá no decorrer do ano.
Esse é o último ano para elas juntas na mesma escola, e será um ano cheio de surpresas para todas conforme os dias vão passando e as meninas se veem envolvidas em intrigas.

Como peça chave de todos os acontecimentos, está Alex, o namorado de Hanna, que ninguém consegue entender muito bem como fisgou a garota mais popular da escola. Ele é tímido, desengonçado, mas Hanna o idolatra.

Assim conhecemos a turma e começamos a entender o que move cada um dos seus integrantes.

De início parece uma história corriqueira sobre popularidade no colégio e dúvidas sobre faculdades e términos de namoro. Mais a frente o livro se mostra bem mais complicado do que isso. Mas primeiro vamos à:

- Narrativa e desenrolar do enredo

A narrativa escolhida por Alissa foi a em primeira pessoa, pelo ponto de vista de todas as meninas e mais à frente pelo ponto de vista de Alex. Vamos conhecendo as características de cada uma delas e seu papel n'A Turma de Hanna. Hanna escolhe todas suas amigas a dedo, todas se sentem deslocadas por ali estarem e ao mesmo tempo honradas e ofuscadas pela personalidade forte e impositiva da líder do grupo.
O livro é divido em duas partes: Parte 1 "A Turma" e Parte 2 "Alex".
Nessa primeira parte do livro, os acontecimentos vão se desenrolando aos borbotões, sem muito sentido.

As meninas estão em aula, mas nem tudo é mostrado. O foco fica mesmo na parte social da vida delas e na lista de convidados que Hanna monta a cada festa. A escola gira em torno desses convites, bem como "A Turma".

Essa primeira parte eu achei realmente enfadonha, com alguns acontecimentos se atropelando. O foco do livro apenas na parte social tira um pouco o gosto da leitura e a intriga entre as meninas, percebida por inúmeros pontos de vista, fica um pouco confusa.
Alex flana durante essa primeira parte e não entendemos bem quais são suas motivações, até que ele revela tudo na segunda parte do livro, mas o sentimento de estranheza não me largou mesmo assim.

- Surpreendente, mas raso

Em dado momento, há uma reviravolta fenomenal na história, que infelizmente não foi bem-aproveitada. A autora a aborda de forma rasa e sem muito nexo. Há uma preocupação constante em reviver fatos para que entendamos alguns pontos, mas sinceramente achei tantas explicações desnecessárias, já que a grande revelação do texto fala por si só.
Houve a tentativa de surpreender o leitor e depois desenrolar a história por outra abordagem, mas sinceramente, acredito que faltou mais pesquisa à autora.

- Vale a pena, Alba?

É um livro morno, de leitura rápida. O assunto abordado é interessante, mas longe de tocar o leitor. Uma boa história, mas nem um pouco marcante.
Recomendo, com parcimônia.

"Nós, sim, que somos dignas de pena, pois o fim do ensino médio significa o fim da turma, e, para suas integrantes, isso significa o fim dos poderes aparentemente divinos de Hanna sobre nossas vidas. (...)"
Raquel Moritz 03/09/2013minha estante
Nossa, super concordo. Estou terminando de ler ele agora e achei um saco justamente nos mesmos pontos que você citou: é muito, muito, muito raso. Parece um livro de briguinhas sociais, e lá no final tem o real 'problema' (que colocou o livro na lista de sicklits). Achei fraquíssimo.

Alba 10/09/2013minha estante
Oi, Raquel!
Bem isso que senti, mesmo... A ideia foi tão boa, porque não encurtar aquele começo e se prolongar no final =/
Beijos!

Jen 08/06/2021

Interessante
Estava precisando de uma leitura rápida e leve para me tirar da ressaca literaria, e esse livro foi uma boa pedida. No começo, parece ser apenas uma história como já vimos algumas vezes: a turma popular do colégio americano, garotas que se odeiam, mas fingem que são amigas. No entanto, o plot twist faz a história ter o seu diferencial. O ruim é que, depois do plot twist, a história tenha perdido um pouco o ritmo.
Mesmo assim, ainda indico a leitura.

Sofia463 27/11/2021

hello
esse livro não e meu favorito o
plot foi muito bom mesmo realmente me deixou chocada o final não foi o melhor achei meio chato,esperava mais.

Jessica1248 23/08/2023

Devorei o livro de uma vez só...
Quando comecei a ler já sabia sobre que assunto se tratava, então me prendeu desde o começo e não consegui parar.
Se comparado a outros livros do mesmo estilo, é bem mais leve... então achei fofinho.

Duda 24/09/2021

bom
eu gostei muito da escrita
muito fluida mesmo
a historia me surpreendeu
não esperava por um tema desses
eu fiquei muito confusa achei que o alex estava doido ou drogado kkkkkkkk
enfim
é um BOM livro

Karen 27/01/2023

Amei
Li esse livro a alguns anos, mas foi um livro em que me conectei muito, não consegui parar de ler, e foi uma das primeiras vezes ( se não a primeira) que eu não consegui largar o livro. Como não tinha também como imaginar o plot foi uma surpresa incrível. Entendo que é difícil de entender em alguns pontos, mas só continue que tudo dará sentido. Não sei se seria um livro que me faria gostar tanto se eu relesse novamente. Mesmo assim tem um lugar especial por poder ter sido o primeiro livro como mencionei. Só não acho que isso seria meio que possível acontecer, não entramos na mente da pessoa. Só não aguentava o nome Gilda kkkkkkkkkk nome de véia kkkkkkkkk mas amei.