Teoria da Norma Jurídica

Teoria da Norma Jurídica Norberto Bobbio

Resenhas - Teoria da Norma Jurídica

Dalton 29/12/2023

Teoria da Norma Jurídica
Leitura introdutória e indispensável para o entendimento da norma no Direito. Tive que ler apressado por causa da faculdade, e por isso não pude aproveitar completamente este clássico de Norberto Bobbio, mas é uma leitura indispensável para todo estudante de Direito.

Vinicius39 05/09/2023

Mínimo para o estudante de Direito
Livro didático e analítico, acredito ser até de um difícil compreendimento em acompanhar um raciocínio que se iniciou no começo do livro ou capítulo até o seu final.
Mas fora a dificuldade, não há outras objeções.

mxavier 10/12/2022

Resenha "Teoria da Norma Jurídica" de Norberto Bobbio
Por algum motivo decidi incluir as leituras da faculdade na minha meta de leitura desse ano. Para o bem ou para o mal, não tenho mais tanto tempo quanto tinha antes da faculdade começar, uma nova vida, em outra cidade, demanda tempo para adaptação. De todo modo, livros que os professores da faculdade passam, continuam sendo livros e preciso lê-los, na maioria das vezes, com celeridade.

Teoria da Norma Jurídica, na verdade, foi uma excelente surpresa, se eu não estiver sendo exagerado. Depois de algumas leituras enfadonhos em outras matérias, e outras de difícil compreensão, este veio para mudar minha concepção. Bobbio entrega um clássico do mundo jurídico, e essencial para todo estudante de Direito, que não é tão difícil de compreender como muitos outros materiais.

Foi com Teoria da Norma Jurídica que senti que estava realmente tendo uma Introdução ao Estudo do Direito. Foi com este livro que compreendi muitos vieses desse Direito que a tudo e a todos rege. Bobbio, apesar de algumas vezes entrar em repetição densa, entrega um livro essencial para todos aqueles que desejam entender melhor o sistema jurídico.

Ericles Santos 22/03/2022

Didático
A didática de Norberto Bobbio sempre chama a atenção. Não é diferente na Teoria da Norma, onde trata com especificidades sobre a norma jurídica (enquanto distinta e imersa ao ordenamento jurídico).

Lari 02/02/2021

Excelente!
O livro possui uma linguagem supreendentemente clara e bem didática (o que é difícil em livros do âmbito jurídico). Dado que é uma obra considerada clássica para o Direito, é uma leitura indispensável. O autor faze análises e apontamentos muito importantes e interessantes. Recomendo!!

Tiago.Carneiro 21/04/2020

Teoria da norma jurídica
É um livro relativamente curto, e trata-se um curso sobre a estrutura da norma jurídica ministrado por Norberto Bobbio a seus alunos.

A cada capítulo, Bobbio firma seu entendimento sobre determinada característica da norma jurídica, e passa a analisar as teorias mais relaxantes de sua época, as quais versam sobre o assunto em questão. O autor explica de forma didática, e de forma elegante faz apontamentos sobre as fraquezas das teorias analisadas.

Extremamente importante para quem começa seus estudos na área do direito, dado que é um livro relativamente fácil de se compreender, e introduz ao leitor vários conceitos importantes da ciência jurídica. Recomendo muito.

TalesVR 24/06/2019

Clássico acessível
Resolvi fazer algumas leituras que deveria (deveria mesmo?) ter feito antes e tive alguma surpresa ao ler esse do Bobbio: como ele escreve fácil, muito recomendável para o iniciante na arte jurídica, se possível um dos primeiros. Dependendo do que você já sabe pode ser um pouco maçante, pois ele destrincha tópico por tópico do que está sendo abordado.

Muito boas as conexões que ele faz com a linguagem e filosofia; muito do que li aqui já havia lido em outros livros sobre outros temas mas que foram compilados nesse curso de forma mais acessível para o estudante.

Norberto Bobbio é tido como um clássico na área jurídica e não é para menos, formou muitos juristas com os seus escritos então obviamente eu recomendo a sua leitura para todas as horas.

Ricardo 02/07/2012

Cansativo mas ainda assim um clássico
Este livro do Bobbio é considerado um clássico e compõe a primeira parte do seu curso Teoria Geral do Direito, a segunda parte é a Teoria do Ordenamento Jurídico, onde ele discorre sobre a classificação das normas jurídicas e as diversas espécies de normas. A parte que mais me interessou foi a distinção entre o Direito Natural, Positivismo Jurídico e Realismo ademais os outros temas achei demasiado cansativos e extremamente detalhados.

Viky.Lorenna 17/04/2010

Lendo e...
Detestando...
Esse cara faz um atentado violento a minha inteligência!
Tenho a impressão de que ele está ensinando a estrutura jurídica para uma criança de 4 anos!
Entediante!