Cinco Anos Cristiane Broca

Resenhas - Cinco Anos

Bruna Ermida 21/04/2021

Amei
Durante todo o livro me perguntei sobre os meus próximos anos e me vi mais perdida que a Ângela. A história é muito envolvente. Terminei super rapidinho pq é aquele tipo de livro onde você não tem vontade de parar. Já estou empolgada para ler o segundo

Anaté Merger 25/01/2014

Para pensar...
"Onde vai estar daqui a cinco anos?" A pergunta que da título ao livro é forte e nos leva a pensar tanto quando a personagem principal que vê os seus cinco anos passarem e serem vividos com dor, aprendizado, alegrias e um amor que ela precisa de tempo para descobrir que existe. "Cinco Anos" é um romance, uma versão de "Cinderela" inteligente e divertida, que se lê rapidamente e com emoção. Para todas as idades, para quem acredita no verdadeiro amor, para quem está passando por fases difíceis de perda e principalmente para quem tem fé no futuro e nas escolhas do coração.
Cristiane 27/01/2014minha estante
Obrigada pelo belo depoimento, Anaté. Fico feliz que a história tenha entrado em seu coração. Que os seus próximos cinco anso sejam de muito sucesso, alegrias e realizações!!!

Janaina Vieira - Escritora 24/07/2013

O amor e suas diferentes manifestações.
Quando comecei a ler esse livro, tive a feliz surpresa de constatar que estava acompanhando o nascimento de mais uma talentosa escritora! O livro captou a minha atenção desde o início, mostrando que ela sabe narrar uma boa história e conduzir o leitor pelo universo criado.

Outro ponto da maior importância: para mim, livros precisam conter mensagens que levem a alguma reflexão. Do contrário, são apenas leituras passageiras, que funcionam somente como distração e nada mais. Claro que esses livros têm um papel a desempenhar, principalmente para ajudar a formar leitores. Mas, como eu já passei dessa fase há muito tempo, realmente prefiro leituras mais compromissadas com o ato de pensar sobre o mundo e a vida.

Bem, a história de Angela é surpreendente! Primeiro, porque ela é um tipo de pessoa que nos dias de hoje se torna, certamente, mais rara a cada instante. Ou seja, pessoas que amam sua família a ponto de colocar seus interesses pessoais em segundo plano. Segundo, porque seus conflitos afetivos são muito mais comuns do que se imagina, especialmente no século em que vivemos, quando é cada vez mais difícil expor a alma e as emoções por inteiro sem que haja o enorme risco de se ferir.

Toda a história é um delicioso e profundo mergulho em sentimentos e emoções reais, cujos ecos e desdobramentos cada um de nós é capaz de reconhecer.

Adorei! Recomendadíssimo!!!

Lina DC 27/07/2013

Emocionante!
"Cinco anos" é um livro que emociona o leitor aos poucos, nos pequenos atos dos personagens. É uma trama que vai se construindo conforme os protagonistas amadurecem, conscientizam-se sobre os seus sentimentos e sonham. Ângela é uma jovem de 21 anos que tem como ambição um emprego estável no único jornal da cidade de Aparecida. Mas essa ambição se dá graças ao amor que tem pelo seu pai, o seu Francisco, que já se encontra com a saúde debilitada. Um dos traços mais marcantes do livro é o relacionamento da protagonista com seu pai. O amor entre os dois é palpável e ambos não poupam esforços para fazer o outro feliz, de modo que às vezes, o objetivo de um não é compreendido por outro.Na disputa pela estabilidade Ângela irá auxiliar uma equipe de jornalistas e entre eles encontra-se Marcos. A amizade entre os dois desenrola-se, e Marcos faz a perguntinha que dá nome ao livro: Onde você se imagina daqui a cinco anos?

"Meu prazo acaba hoje, e só agora percebi que o maior erro que cometi durante esse tempo foi ter escolhido o medo ao invés da coragem". (p.335)
Se pararmos para pensar é uma pergunta simples, que deveria ser facilmente respondida por qualquer um, mas na verdade não é tão fácil assim. Mesmo quando elaboramos planos e metas, não contamos com o inesperado.
E os nossos protagonistas também não. E é observando o quanto eles trabalham suas dúvidas e anseios, mantendo os seus valores e reavaliando algumas decisões é que vamos nos apaixonando pelos dois.
Ângela me cativou desde o primeiro instante. Marcos foi ganhando aos poucos a minha confiança e mesmo assim durante o caminho, fiquei indecisa sobre ele.

"A primeira queria um amor maduro, palpável e duradouro, queria abrir o coração e dar espaço para que alguém cuidasse dela, mas tinha uma dificuldade imensa com relação a isso. A segunda era livre, reconhecia sua dificuldade em se relacionar e se sentia confortável a respeito, sem sentir necessidade de agradar ninguém, nem provar nada a si mesma. As duas faziam parte de uma só, e enquanto uma era ela naquele momento, a outra era quem gostaria de ser". (p.153)
A escritora nacional Cristiane Broca trouxe em sua obra "Cinco Anos" uma história de amor, perdão, recomeço e integridade.
Alguns personagens secundários como a melhor amiga de Ângela, a Malu roubam a cena em alguns momentos com pequenos atos que despertam os nossos corações.
Em relação a revisão, diagramação e layout quero dar os parabéns a Ases da Literatura. O cuidado dado à obra, os detalhes na numeração, a escolha da fonte, o cabeçalho, todos esses detalhes somados contribuíram para enaltecer ainda mais a obra. A capa é simples, porém representa claramente o teor principal da obra.

Cristiane 28/07/2013minha estante
Que linda resenha! Amei! Você soube captar bem o sentido da história e isso me deixa muito feliz!
Obrigada Carolina!!!

Lina DC 25/02/2014minha estante
Oi Cristiane, tudo bem?
Fico tão feliz quando recebo o feedback do escritor e ele me diz que eu consegui entender os seus objetivos.
Aguardo ansiosamente para ler suas próximas obras ;)
Bjkas

LAPLACE 24/08/2013

Cinco Anos - Cristiane Broca
Cinco Anos foi o melhor livro que li em 2013 até então e um dos que mais gostei de todos os livros que já li. A começar pela belíssima capa, feita por Hugo Breves, e o excelente trabalho com a obra em geral, feito pela escritora Lycia Barros e sua equipe. Cinco Anos foi a escolha certa para ser o primeiro livro a ser lançado pelo selo Ases da Literatura.

A trama, bastante envolvente, foi muito bem amarrada e nos deixa ansiosos por voar pelas páginas para saber o que vem a seguir. É emoção a cada capítulo, quando pensamos que não podemos mais ser surpreendidos, nos deparamos com algo que tira o nosso fôlego.

Ângela, a protagonista, é carismática e possui uma forte e contagiante personalidade. Ela é cativante e batalhadora, é difícil não ser tocado pelo sincero amor entre ela e seu pai, o senhor Francisco, outro personagem que com certeza conquistará muitos corações. Ela (Ângela) também é a responsável pelos momentos mais hilários do livro, nos proporcionando boas risadas.

Já Marcos, apesar de também nos garantir bons momentos de descontração, é um personagem profundo e complexo. Atormentado por seu passado, ele nos conquista de uma forma diferente. Enquanto Ângela é aquela pessoa com quem simpatizamos logo de cara, Marcos nos carrega para a tempestade que é sua mente - em meio aos seus diversos conflitos internos -, que ele enfrenta na busca por se adaptar às reviravoltas de sua vida.

Esse é um grande ponto do livro, essas batalhas de nosso dia a dia, principalmente as inesperadas que nos obrigam a entrarmos no campo de guerra sem estarmos devidamente preparados. Você pode não ter passado pelo mesmo problema que os personagens, mas eles o farão refletir sobre algo parecido que já viveu. O livro reflete bem como reagimos diante desses casos, nossos sentimentos, os planos que traçamos e como eles podem ser arruinados, assim como um novo e melhor que pode surgir na próxima curva.

É isso que torna Cinco Anos um livro único, são personagens reais - com qualidades e defeitos como nós - enfrentando situações do cotidiano. É um livro que vale a pena ser lido ainda nesse ano de 2013, e ao terminá-lo será a sua vez de se perguntar:

Onde você se imagina nos seus próximos cinco anos?
Michele Mourão 24/08/2013minha estante
Vc partiu meu coraçao laplace....ja quero chorar porque não tenho o livro...já que ce vai na bienal compra um pra mim e me manda de presente...olha que bacana ...vc e um fofo laplace e um genio....hahhahaha

Cristiane 24/08/2013minha estante
Que lindo! Dá para ver que você mergulhou fundo nas emoções dos personagens. Espero que as reflexões trazidas por eles tenham sido positivas em sua vida e que seus próximos cinco anos sejam repletos de alegrias e realizações!!!!

Leninha Sempre Romântica 27/01/2015

Adoro histórias que me fazem suspirar, e Cinco Anos foi um livro que fez isso comigo, não só suspirar como também me emocionar, chorar, me irritar e me apaixonar. Cada vez mais eu sinto o dom dos autores nacionais, gente como somos bons! Como o autor nacional tem talento, sabem escrever, impressionar e trazer um turbilhão de emoções e sensações.

Sabe aquelas histórias que te pegam e deixam com aquele gostinho de quero mais?! Pois é! Nesse enredo você vai encontrar tudo: Romance, drama, traumas do passado, alguns vilões que passam pela vida de muitas pessoas, um amor filial tocante e muitos sentimentos contraditórios.

Cristiane Broca foi uma revelação para mim, ela consegue escrever com a doçura de quem já amou e ama muito e sabe como enfrentar as adversidades, coloca sentimentos palpáveis no papel, faz o leitor se envolver, torcer, ter vontade de dar uns tapas em alguns personagens em certos momentos e beijos em outros.

Falando da trama em si só posso falar que amei. Em alguns momentos tive que segurar o choro — mentira, não deu para segurar —, pegar um copo com água para engolir o nó na garganta e não descer do salto perdendo toda a minha compostura. Todas as amarras do enredo com dramas e conflitos foram muito bem elaboradas, vale a pena conhecer os protagonistas, todos têm um charme único, e uma inocência latente.

Ângela é uma protagonista que faz o leitor se apaixonar, ela tem tanto sentimento guardado dentro de si, tem tanto para dar que é difícil não se envolver em sua vida, seu grande amor pela família, principalmente pelo pai é de cortar o coração. Ela é capaz de tudo, até mesmo de adiar seus sonhos, para vê-lo feliz.

Marcos é o macho alfa preferido de toda mulher. Confiante, transbordando testosterona e vigor faz qualquer dama se apaixonar. Ele só tem um defeito, que pode ser o pior de todos num homem, não se deixa envolver, leva a vida e os relacionamentos como uma grande brincadeira, sem levar nada nem ninguém a sério.

Dois personagens que se completam desde a primeira página, mas que transitam em cinco anos de desencontros e muitas reviravoltas.

Acredito que essa é uma história que vai fazer até o leitor mais durão se desmanchar. Cada página é regada com sentimentos que fazem o coração sentir a falta de um batimento, é tanta emoção, tanto carinho... É notável que o passar dos anos fazem os personagens amadurecerem e é fácil compreender seus sentimentos, suas atitudes e tentar aceitar, mesmo o que parece burrice. [risos]

Uma leitura deliciosa que flui maravilhosamente. Cristiane Broca faz a magia acontecer, pega o leitor pela mão e coloca dentro do livro, não tem como escapar depois de iniciada a leitura, que, diga-se de passagem, eu recomendo fervorosamente.

PS: Se eu fosse a autora escreveria a história paralela sobre Eduardo, eu iria adorar saber mais sobre a vida desse "homem perfeito".

site: http://www.sempreromantica.com.br/2015/01/cinco-anos-cristiane-broca.html
Cristiane 02/02/2015minha estante
Amei muito sua resenha, Leninha! Obrigada por todas as suas impressões e também pelo carinho!

Faces EM Livros 07/04/2015

O romance conta a estória de Ângela, uma jovem bem atrapalhada, mas com grande potencial e capacidade profissional. Em virtude do seu pai, muito idoso, ser doente, ela se desdobra entre cuidar dele e trabalhar. Desorganizada quanto à questão de horários, a moça quase sempre chega atrasada no trabalho, e sua gerente fica furiosa quando isso acontece. Com todas essas características, mesmo não sendo pra lá de ajeitada, a moça é uma guerreira, uma menina mulher que desde cedo assumiu responsabilidades e tenta cumpri-las.

Com muitas dificuldades, ela vive uma vida simples e pacata. Não tem anseios em relação ao seu futuro, até tenta planejar, mas a instabilidade da saúde de seu pai acaba impedindo-a. Com a vinda do Papa para o Brasil, Ângela é escalada para assessorar um famoso jornalista, o Marcos. Enquanto está na cidade, a moça se vê em uma fria, pois graças à sua desorganização, recomenda que ela se hospede no mesmo hotel do jornalista. Com isso, ela tenta amenizar a grave situação de Ângela, que seria uma possível demissão. Não tendo escolha, a jovem acompanha o homem e sua vida muda completamente.

Com a ajuda de Marcos, Ângela tem a oportunidade de aprender e crescer como profissional. A personalidade de ambas as personagens acabam se completando, o que acarreta em uma admiração profunda entre Marcos e Ângela, até os dois embarcarem em um romance verossímil, único e divertido. Imagina, a Ângela, desengonçada e desorganizada, Marcos um cara altamente perfeccionista. Será que dá certo? O romance pode ser tido como clichê, mas em minha opinião, não tem esse aspecto. Os protagonistas têm personalidades fortes e ambivalentes, o que torna ainda mais interessante, pois o conflito não chega a irritar, mas dá uma vontade enorme de devorar todo o livro.

Algo positivo é que os personagens vão amadurecendo ao decorrer das situações, a autora nos permite ter essa percepção de acordo com a construção da trama. A escrita é fluida, suave, intrigante e avassaladora. É daqueles livros que entram para lista de favoritos. A diagramação é perfeita, olhei pagina por pagina e não constatei erros. O cuidado da Cris é tão divino, que a cada capitulo somos cativados com uma frase de grandes autores. Quanto a capa, é bela, só o Marcos que não é parecido com o moço da capa, mas a Ângela, tem os traços característicos de jeito menina e garra de mulher.

Na contra capa, somos indagados com uma pergunta bem reflexiva: ”Onde você se imagina daqui a cinco anos”? Portanto, recomendo o livro para os romancistas de plantão, e todos os leitores que gostam de personagens profundos, que chegam a ser reais.

Agradeço a Cris, em nome do blog, pela confiança e por disponibilizar um exemplar com todo carinho. Espero que daqui a cinco anos, eu mesma possa responder essa pergunta e compartilhar com você.

site: http://www.vicioemlivros.com/2014/09/resenha-cinco-anos-cristiane-broca.html
Cristiane 27/04/2015minha estante
Obrigada pela linda resenha, flor! Bjs!

Cris Coelho 17/07/2013

Simplesmente lindo!!!
Bom Cinco Anos é o romance da minha amiga Cristiane Broca... Ele é muito mais lindo do que eu imaginava... Um romance que todos apaixonados de plantão devem ter em sua estante. Os personagens são fofos demais e o cenário é maravilhoso!!! Cada trecho que eu lia imaginava a cena, o lugar.... Simplesmente lindo!!!!
É um livro que nos fazer rir, chorar, ele nos faz refletir sobre as decisões que tomamos ao longo da nossa vida... Enfim, ele fala de amor que é o que há de melhor nesse nosso mundo!!!!
Cristiane 17/07/2013minha estante
Que lindo, amiga! Bom saber que Cinco Anos te fistou de jeito!!!!

Marcia Lopes 28/07/2013

Cinco Anos
Em Cinco Anos conheci pessoas incríveis e especiais... Ângela, Sr Francisco, Marcos, Edu, Malu, Melinda... sofri com suas dificuldades, chorei com suas perdas e traumas, me diverti com as pilhérias. Enfim aprendi que na vida devemos estabelecer metas a curto e a longo prazo, mas sempre se fortalecer e estar preparados para as mudanças do destino. Muitas coisas podem acontecer em cinco anos, como também pode não acontecer nada, algumas dependem de sua própria escolhas e atitude diante dos percalços!

A leitura desse livro foi muito especial pra mim. É uma história que fala de amor, amizade, respeito e limitações.
Durante a leitura chorei em várias cenas: Quando Sr: Francisco toma uma decisão que abala a estrutura de Ângela, quando a vida lhe tira sua única razão de seguir em frente, quando a vida lhe presenteia com algo inesperado... E quando enfim ela já sabe onde quer estar por mais cinco anos.

E apesar de muitos choros, Cinco Anos está longe de ser uma história triste, deprê... É que seus personagens são incríveis e as cenas são carregadas de ternura e as situações vividas pelos mesmos nos leva a reflexão, o livro é muito mais que um enredo.

E preciso dizer que me senti em casa, os lugares eu conheço muito bem, Aparecida do Norte, Avenida Paulista, Rua Oscar Freire, Parque Ibirapuera... E isso foi bem bacana, porque conhecendo você vê e não só imagina! rs

E é isso aí pessoal é uma linda história de amor e vida. Vale muito apena ler eu indico!

site: https://www.mundoliterando.com.br/

Cristiane 29/07/2013minha estante
Que linda!!!! Essas resenhas tem superado muito minhas expectativas e ao mesmo tempo estão me mostrando o quanto Cinco Anos está tocando os corações dos leitores! Não me aguento de felicidade ao ler uma resenha tão linda quanto essa!!!

Drik Ramiro 07/08/2013

Não quero esperar nem cinco meses para ler outro livro de Cristiane Broca.
Sinto-me abençoada quando abro um livro e o autor me transporta para dentro da história. Não só pelo fato de ser uma obra nacional, mas por transparecer o gosto pelo aquilo que ele faz e o faz muito bem. O que comprova que temos exímios e talentosíssimos escritores nacionais.
Que as cincos estrelas que dei ao livro Cinco Anos, se multipliquem em outras vezes em cinco para vários quesitos. Um deles é a autora ser genuinamente nacional em seus escritos. Uma das coisas que mais aprovo nos autores da nossa terra. Incluem-se a diagramação e capa, maravilhosas. Um livro que tem sustância. Daqueles que você pega e diz:
- Vou comê-lo! – Logo de cara. E se dá por feliz, porque valeu se jogar na leitura.
Parabéns à Editora e toda equipe que tornou essa maravilha real, partindo de um talento inigualável da autora.
Considerações à parte, vamos à história.
Cristiane Broca, logo de cara chama o leitor ao pulsante cenário da trama de sua protagonista, em uma leitura gostosa e que nos aprisiona no transcorrer dos mil e oitocentos e vinte cinco dias desse romance.
Em Suma:
Ângela Barros, uma jovem de vinte e um anos, estagiária no Jornal Vale Impresso da cidade de Guaratinguetá, que entre tantas intemperes em sua vida, está passando por difícil processo seletivo concorrido, onde trabalha. Ela precisa ser efetivada. Parte dessa necessidade é atender a outras constantes: um pai doente, muitas dívidas e a incerteza do amanhã. Seu senso de realização abrange conseguir concluir cada dia de sua vida. Não que ela não tenha sonhos, mas a realidade à porta, não lhe permite que eles passem do que são.
Até que ela conhece o renomado jornalista Marcos Andrade. Um solteirão convicto, cético no amor que analisando a bagunça que é vida da garota guerreira e divertida, a faz refletir o que ela estará fazendo dali a cinco anos. Pois é perceptível a sua falta de foco, segundo ele. Entre as possibilidades que acenam no horizonte de Ângela, estão as escolhas difíceis e penosas que a vida lhe reserva: olhar para si construindo metas realizáveis, se jogando ao desconhecido ou se doar para o que julga mais importante no momento? Difícil medir força com o realismo, ainda mais quando as chances de conseguir cem por cento da metade que se idealiza, é um tiro no escuro.
Minhas Impressões:
Nessa história não há a ilusão do tudo cor-de-rosa, mesmo quando se mora em uma casa simples, é assalariado e tem que se matar um leão por dia; com a perda de uma mãe, restando-lhe um pai de saúde debilitada, sendo estagiária e tendo um parco salário. A autora se esmera na realidade e isso é dinâmico. Então é fácil se identificar com partes da história ou mesmo lembrar quem alguém próximo passou por algo parecido. Adoro quando pessoas com dilemas verdadeiros e tão à mão fazem parte de um romance. Nada de cerquinha branca. Mas conte com a contemplação de diálogos inteligentes, interessantes, descrição sucinta e com uma pegada divertida das aventuras da atrapalhada Ângela. Você se tornará fã do pai dela, Seu Francisco. Quase morrer de tétano com o fusca “gracinha” dela. E se prepare para conhecer a figuraça da Dona Sônia. Se irritar e se apaixonar por Marcos Andrade. Apostar em Eduardo. Assassinar Nicole Simão e Melinda e talvez perdoá-las...
Soluce um choro entrecortado com o amor incondicional e abnegado da personagem por seu pai. Sua vida de luta e um tanto desorganizada é palco da realidade de tantas Ângelas neste mundo. E notável como o mundo precisa de pessoas com o altruísmo e entrega delas. Ela tem muitas escolhas a fazer e nenhuma opção que se refira aos seus sonhos, que não seja sobreviver a mais um dia e curtir o tempo de vida de seu pai.
Uma tremenda reviravolta no decorrer de uma verdadeira lição de amor, afeto, respeito, senso de responsabilidade de jovens e princípios que hoje em dia, muito pouco ou quase nada são exaltados em nossa sociedade.
Cinco anos não é só mais um romance, e sim uma história de carne, osso e sentimentos que nos faz soluçar, estremecer, expectar, sorrir e torcer para que Ângela ao longo do tempo proposto tome a decisão correta. Sem, contudo, perder o melhor da vida: o amor.
E até o próximo livro da autora. Eu daqui, fã de carteirinha, vou bisbilhotando ansiosamente o que ela está a escrever. Que venham muitos romances como este, Cris.
Adriana Ramiro.
Cristiane 19/12/2013minha estante
Que resenha mais linda. Eu aqui, passeando pelas resenhas já feitas e me deparo com um depoimento tão bonito sobre o meu livro. Espero que muitas pessoas ainda o leiam e que quando o fizerem, sintam a leitura como a querida Adriana Ramiro.
Um grande beijo, flor! Em 19/12/2013

Zilda Peixoto 27/11/2013

Cinco Anos
Ninguém me segura quando decido declarar meu amor por uma determinada obra. Então, preparem-se para uma chuva de confetes porque hoje a ocasião é propícia. Vou tentar segurar a emoção ao descrever o quanto foi maravilhosa a minha experiência com Cinco Anos, de Cristiane Broca. Tive o prazer de conhecer o seu trabalho através do conto "Amor antes do fim". O conto fez parte da antologia “O último dia antes do fim do mundo” publicado pela editora Ases da Literatura. Cris Broca também escreveu um conto chamado "A Nova Sofia" que fez parte da coletânea Não é só por 20 Contos, organizada pelo escritor Marcos Bassini e distribuído gratuitamente para download pelo Skoob (baixe aqui). Devido a estrutura do gênero as narrativas são bem curtinhas, porém percebe-se imediatamente o talento da autora com a escrita.

É bem característico da autora construir personagens que lutam bravamente para superar grandes desafios e, isso torna sua narrativa ainda mais cativante.
Com uma escrita fluída e impecável, a autora nos encanta com seus personagens marcantes e com um enredo apaixonante.

Cris Broca sabe como poucos escrever um bom romance, mesmo que ele apresente os temíveis clichês. Ainda que a história seja clichê e o enredo não seja tão inovador é possível surpreender-se com sua narrativa. Uns dos fatores que contribuem para este sucesso está no fato da autora conseguir estabelecer um elo entre a realidade e a ficção propriamente dita. Pois a verossimilhança está presente desde a construção dos personagens até a temática escolhida.

Obviamente que todo romance possibilita que ocorra esta comparação, contudo é preciso talento para construir uma narrativa coesa.
Outro aspecto que fez toda a diferença foi a familiaridade da autora com o ambiente narrado. Cinco Anos é ambientado na cidade de Aparecida, cidade natal da autora e, em Guaratinguetá cidade onde reside atualmente. Desta forma foi possível que Cris Broca construísse um enredo fiel as características da cidade. Já tive a possibilidade de conhecer ambas as cidades há alguns anos e posso dizer que cada traço descrito e narrado pela autora corresponde exatamente com o descrito no livro.

No primeiro momento confesso que fiquei um pouco irritada com a imaturidade da personagem principal. Ângela é uma jovem muito desorientada. Seu jeito desleixado e desorganizado é irritante (tenho sério problemas com pessoas desse tipo..rs). Fora esse descontentamento, Ângela merece todo meu respeito. Ângela é uma moça muito jovem e que carrega a responsabilidade de cuidar de um pai doente. Sua vida é uma correria total. Devido a saúde instável do pai, ela não planeja absolutamente nada na sua vida. Vive sua vidinha simples sem grandes pretensões até o surgimento de Marcos, um jornalista muito bem sucedido que surge para tirá-la literalmente da zona de conforto. Marcos chega a pequena cidade de Aparecida para fazer uma cobertura sobre a visita do Papa ao país e, Ângela fica incumbida de assessorá-lo durante sua permanência na cidade.

O mote de Cinco Anos parte de uma simples pergunta: Onde você se imagina daqui a cinco anos? Esta é a pergunta que servirá de ponto de partida para uma grande transformação na vida de Ângela.

Uma das coisas que mais me chamou atenção foi a construção evolutiva dos personagens. Cris Broca descreve com muita desenvoltura a história de dois personagens que aparentemente não têm nada em comum. Apesar da profissão em comum, a personalidade de Ângela e Marcos são totalmente distintas e, é exatamente por isso que a narrativa funciona. O jeito desorganizado e despojado de Ângela equilibra o jeito sisudo e perfeccionista de Marcos, pois a química entre os personagens é necessária para que a história flua bem. É bem desagradável ler um livro até o fim tendo que aturar personagens temperamentais e inconsequentes. Não é o que ocorre durante a narrativa de Cris Broca. Apesar dos inúmeros percalços que os personagens têm de enfrentar, ambos evoluem e amadurecem ao longo da narrativa. Ponto extra!

Cinco Anos é um livro que transborda amor. Ele é apresentado nas suas mais diversas representações. Ainda que seja o amor entre os personagens principais o grande destaque do livro, foi o relacionamento entre Ângela e o pai foi o que mais me emocionou. O livro ainda abordará sobre a importância do perdão.

Preciso dizer que não só me encantei pela construção da narrativa como fiquei completamente apaixonada pelas citações feitas ao longo do livro. Citações de Fernandao Pessoa, de Willian P. Young em A Cabana e tantas outras referências de músicas do grupo Legião Urbana. O que mais desejar num bom romance? Playlist perfeita? Sim! Citar Tempo Perdido e Vento no Litoral é para dilacerar com qualquer coração, meu povo! E tem muito, muito mais!

Quero agradecer imensamente a Cristiane por nos presentear com uma personagem guerreira, determinada e impetuosa como Ângela porque pelo amor de Deus, basta de mocinhas tontas na literatura. Apesar da pouca idade, Ângela nos passa credibilidade. Como vocês devem ter percebido pouco falei de Marcos. E não foi por acaso porque nada tenho a acrescentar a seu respeito. Marcos é um personagem bem “bolinho de chuva”: bonitinho, gostosinho, mas totalmente previsível. Sem recheio. Ele poderia facilmente ser apenas um personagem secundário. Não é que eu não me simpatize com ele. Isso não é verdade! O fato é que esperava mais dele. No mínimo um pouco mais de atitude. Acredito que isto se deve a sua caracterização frágil e anêmica representada na capa do livro. Quando me desprendi deste pequeno detalhe consegui apreciá-lo um pouco mais.

A única coisa que me desagradou e, isso acontece praticamente sempre foi a escolha de imagens fotográficas na capa do livro para representar os personagens. Isso é extremamente pessoal. Na minha idealização Marcos não tem aquela fisionomia. Na verdade, me simpatizei muito mais com o Marcos da descrição do livro do que com a imagem apresentada na capa. Enfim, isso é apenas uma questão de gosto e aceitação. A edição do livro está impecável.

Cinco Anos é um livro cheio de fortes emoções. Leitura fácil e que nos prende desde o primeiro parágrafo. Recomendo a todos que curtem um bom romance. Recomendo também baixar a playlist completa aqui. É pra se apaixonar de vez e nunca mais esquecer esse nome: Cristiane Broca.

site: http://www.cacholaliteraria.com.br/2013/11/resenha-cinco-anos-cristiane-broca.html

silvanasartori 20/01/2014

‘’Ângela não era pessimista, porém, a vida havia lhe ensinado cedo a se preparar para o pior. Era nos piores momentos que encontrava sua força e tinha a fé renovada. Enquanto tudo estava bem, o medo de cair a impedia de andar. ’’

‘’A cada vez que caísse se levantaria , e a cada vez que chorasse, secaria as lágrimas e seguiria em frente’’

Primeiramente quero começar essa resenha dizendo que CINCO ANOS foi uma das melhores obras que li nesse ano de 2014, pois ao iniciar a minha leitura eu já me sentia praticamente envolvida logo nas primeiras páginas com a personagem Ângela Barros, uma jovem de 21 anos que estava fazendo estágio e concorrendo a uma vaga de emprego em um Jornal de Guaratinguetá-SP, mas que apesar das suas dificuldades em conseguir conquistar sua chefe, ela era uma garota muito esforçada e que queria muito mostrar que era digna daquele emprego para poder principalmente dar uma vida melhor para o seu pai Francisco e também para poder melhorar sua condição financeira que não era muito boa.

‘’Queria ter uma família algum dia, mas a sua prioridade no momento era crescer na carreira e cuidar de seu pai. Desejava ter estabilidade para proporcionar a ele uma velhice melhor. ’’

Então em um dia de trabalho, quando o Papa estava presente na cidade, Ângela teve a ideia de ir fazer uma filmagem de sua vinda à Basílica de Nossa Senhora de Aparecida e assim tentar impressionar sua chefe e levar uma gravação para pelo menos tentar amenizar um pouco seus atrasos no jornal, até porque ela mesma sabia que não fazia nada daquilo de propósito.

Mesmo tendo seus motivos, ela infelizmente acaba se atrasando para o serviço mais uma vez e assim tendo a impressão que sua contratação estava ficando a cada dia mais distante, principalmente porque Andréa era bem exigente quando se tratava de horário.

‘’A Andréa vai cuspir fogo com mais esse atraso, pensou, sabendo o quão frágil era sua situação no jornal. Ela assumia que era desorganizada, mas não irresponsável. ’’

Impaciente, sua chefe lhe olha com cara de poucos amigos, mas Ângela lhe dá um BOM MOTIVO para ter se atrasado e então lhe entrega a câmera onde ela havia feito à gravação naquele dia.
Enquanto ela aguardava ela retornar e fazer a verificação do material que ela tinha conseguido, ela se deparou com o Jornalista que havia vindo de São Paulo: Marcos Andrade.

‘’Andréa voltou, disse que usaria a filmagem de Ângela e que gostaria de receber o texto ainda naquela noite. ‘’

Após ficar a sós com sua chefe, ela ficara sabendo que nesses dias de visita do Papa, ela e o Jornalista Marcos passariam a trabalhar juntos e que ela teria que dormir no Hotel onde sua equipe estaria, pois ela não queria mais aturar atrasos e queria muito que Ângela estivesse bem cedo no local.

‘’ Isso é problema seu – Andrea afirmou autoritária – Não vou arriscar que você estrague tudo se atrasando. Vá com ele e providencie tudo o que a equipe precisar, ou estará na rua antes do fim do mês e sem recomendação alguma da minha parte!’’

‘’Ângela bufou como uma criança que recebe um castigo e a encarou.
- Não vou estragar tudo, você vai ver – afirmou e saiu andando. ’’

Ângela logicamente não ficou muito feliz com aquilo de ter que dormir fora e largar o seu pai doente sozinho em casa, mas era uma ordem e ela tinha que seguir para não perder a única oportunidade que ela estava tendo de poder ter um emprego definitivo, principalmente porque era um trabalho que ela realmente gostava. Naquela atual situação não tinha nenhuma escolha a não ser aceitar.

Mas o pior ainda estava por vim, pois quando Marcos Andrade e Ângela se encaminham para o Hotel, eles ficam sabendo que não há mais quartos para hospedagem e então o Jornalista pede para que a recepcionista coloque-a no mesmo quarto que ele.
Deixando-a completamente constrangida com a situação.

E com esse pequeno detalhe não tão desagradável assim, acontece muitas reviravoltas, pois ela nem imagina que tudo que ela viveria a partir daquele momento faria uma grande diferença em sua vida, porque além do livro ser extremamente maravilhoso é também muito divertido em algumas situações.

=================
Na minha opinião:
=================

Cinco anos é um livro que vai conquistando o leitor pouco a pouco, pois além da história ser bastante envolvente, também tem personagens que nos encantam a todo momento.
Cada um tem uma maneira de te conquistar.

Cristiane Broca além de escrever muito bem, sabe criar personagens muito marcantes e nos faz vivenciar tudo que esta acontecendo, e por isso, fiquei admirada pelo modo que essa história foi desenrolando, pois na verdade eu nunca havia me sentido tão envolvida com uma leitura como eu fiquei por essa obra.
Principalmente por ter conseguido me transportar para dentro da história me fazendo sentir cada sentimento da personagem Ângela e também seus momentos de dificuldade em relação não só com sua grande preocupação com o seu pai, mas também com sua vida pessoal que mesmo tendo altos e baixos, soube passar por cima de tudo para poder ter uma vida feliz e madura com o passar dos tempos.

Mas sinceramente eu fiquei ENCANTADA pelo cuidado que ela teve ao passar para o papel os sentimentos de AMOR que Ângela tinha o tempo todo com o seu pai Francisco, pois quando a gente tá lendo, a gente consegue sentir o que a autora está querendo passar através da sua personagem .
É algo ÚNICO e sem explicação.
Isso para mim foi uma lição de vida, até porque me ensinou a dar valor nas pessoas que mais amo e estão perto de mim e também saber aproveitar cada momento ao lado delas, pois não sabemos como será o dia de amanhã.

Enfim....

Mas também tenho que confessar que me peguei várias vezes sorrindo e suspirando nos momentos dos AMORES de Ângela, principalmente porque a Autora deixa bem claro o AMOR entre todos os personagens envolvidos.

Um livro surpreendente que me tocou profundamente do começo ao fim.
Um livro que com certeza terei o prazer de reler novamente para poder vivenciar mais uma vez esses sentimentos maravilhosos que pude sentir a cada página virada.

E por isso, tenho que ressaltar que a CAPA DO LIVRO a todo instante me deu referência aos personagens, pois toda hora me pegava olhando em algumas partes da história, porque sinceramente eu acho que escolheria as duas pessoas da capa para fazer um filme sobre essa obra (risos)
Por isso, tenho que dizer que a OBRA É DIGNA mesmo de um filme e tenho que parabenizar também o CAPISTA dessa obra e principalmente a editora ASES DA LITERATURA pelo o ÓTIMO trabalho de diagramação.

Encontrei alguns errinhos bobos, mas foram bem poucos.
Mas não deixei de FAVORITAR esse livro por ele ter me tocado lá no FUNDO DO CORAÇÃO e por isso, peço para todos darem uma oportunidade para essa obra, pois eu falei pouco nessa resenha simplesmente para não estragar o ENCANTO que ele transmite. LEIAM !!!

Livro mais do que RECOMENDADO. PERFEITO DEMAIS !!!!

site: http://lovereadmybooks.blogspot.com.br
Cristiane 29/01/2014minha estante
Linda resenha. Ela ambienta bem o leitor no início da trama e deixa em aberto que virá depois :)

Ana Karla 08/02/2014

“Onde você se imagina daqui a cinco anos?” Essa é a pergunta que vai direcionar o enredo deste livro maravilhoso.

Bem mais que um simples romance, Cinco Anos é um livro que convida à reflexão. Com uma trama bem amarrada e com protagonistas muito bem construídos é um livro que envolve e emociona, e por meio dele somos levados a refletir a respeito das escolhas que tomamos ao longo de nossas vidas e de como essas escolhas acabam refletindo em nosso futuro.

Recomendo muitíssimo a leitura!
Cristiane 08/02/2014minha estante
Obrigada, Ana Karla, pela linda resenha! Que a história de Cinco Anos permaneça para sempre em seu coração. Um grande beijo!!!

Ana.Faria 18/04/2014

Um romance bem contado
O livro "Cinco Anos" conta a história de Ângela, uma jovem jornalista que luta pela saúde e bem-estar do pai e, ao mesmo tempo, por uma importante vaga de emprego no jornal local. Nessa jornada ela conhece Marcos, jornalista bem sucedido e muito simpático, tendo a oportunidade de trabalhar junto a ele na cobertura da visita do Papa à Aparecida (SP). Ângela e Marcos ficam amigos, mas o interesse de um pelo outro aumenta e acabam tendo alguns momentos de romance. A ideia era que tais momentos fossem sem compromisso e aleatórios, todavia o destino lhes apresenta novidades bastante inesperadas. São cinco anos da vida dos protagonistas contados em 349 páginas muito bem escritas e elaboradas. A qualidade literária da autora impressiona pelo fato de ser seu primeiro romance publicado. A estética do livro é impecável, capa e miolo lindos. É o tipo do livro que se começa a ler e não se consegue mais parar, pois cada capítulo deixa o gostinho de quero mais e, não fosse pelo corpo vencido pelo sono da madrugada,é bem provável que o leitor devoraria a história sem intervalos. Parabéns à autora Cristiane Broca e que venham mais obras para presentear seus leitores que provavelmente serão fiéis.

Cath´s 29/05/2014

Resenha Cinco Anos.
Ângela é estagiaria no jornal Vale Impresso e está passando por um impasse: sua chefe só irá contratar uma das estagiárias, ela ou Lúcia. Acontece que Ângela acaba sempre se atrasando, pois vai dormir tarde depois de cuidar seu pai doente.
Ela sabe que a chance de ser efetivada não é alta, sua chefe até a “emprestou” para uma equipe que veio cobrir a chegada do Papa. E é assim que ela conhece Marcos Andrade, um jornalista famoso.

Em poucos dias eles acabam desenvolvendo uma amizade, que termina em Marcos fazendo a seguinte pergunta para Ângela: Onde você se imagina daqui a cinco anos?
Ela não sabe o que responder, mas fica com essa questão na cabeça e decide tomar certas atitudes para melhorar sua vida. A partir daqui o livro contará os acontecimentos desses próximos cinco anos.

Fiz a leitura desse livro em um dia, foi bem leve e ao mesmo tempo lhe faz parar e analisar: onde você se imagina daqui a cinco anos? E se você não gostar da resposta à essa pergunta, ainda dá tempo de mudar, como a protagonista do livro fez.

Podemos ver que por mais planejamento que tenhamos, às vezes, e muito provavelmente, a vida vai te dá uma rasteira e você terá que se reorganizar do nada. O livro é cativante por isso, você acompanha a história da protagonista nos bons e maus momentos.
Claro, também temos um romance, e nele você consegue ver a evolução dos personagens ao decorrer do livro e como temos que deixar certas mágoas do passado se quisermos nos abrir a novas experiências.

Achei uma leitura rápida e prazerosa, a edição tem letras grandes, então é bom para ler até com pouca luminosidade (o que para alguém que adora ler a noite como eu é muito bom). Quanto à capa, ela retrata os personagens do livro com as características passadas na história.

Pessoalmente, identifiquei alguns traços dos personagens, sou medrosa devido a determinados fatos, como a Ângela e tenho uma história ruim com meu pai biológico, como o Marcos. Possivelmente você encontrará algum traço em comum com um dos personagens também.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2014/05/resenha-cinco-anos.html
Cristiane 02/06/2014minha estante
Linda resenha, Cah! Fico feliz que tenha gostado do livro. Obrigada!