Como organizar sua vida financeira

Como organizar sua vida financeira Gustavo Cerbasi
David Loades

Resenhas - Como Organizar sua Vida Financeira

Joao.Pedro 30/03/2022

O melhor livro sobre economia que já li
Ele é direto e sem enrolação, de todos os livros de economia q eu já li, este é o que mais me agregou conhecimento. Alguns termos você deve fazer uma pesquisa externa, pois o autor, mesmo explicando certas concepções, ainda fica difícil de entender como: financiamento, cartão de crédito rotativo, empréstimo e consórcio.

Pâmela 21/03/2022

Um manual prático
Cerbasi é um autor pratico e que vai direto ao ponto no que precisa ser tratado. O livro possui linguagem simples e termos devidamente explicados para que os que possuem menor conhecimento a cerca de Finanças, não sofra neste sentido da leitura.

O título entrega o sentido do livro. Sem enrolações e com instruções que podem e devem ser aplicadas ao final da leitura de cada capítulo (se o assunto tem relação com o que você está passando).

Gustavo Cerbasi entrega todos os conceitos e os próximos passos a serem tomados, basta revisarmos e colocarmos estas ações em prática!

Boa Leitura :)

Karla 12/03/2022

Ótimas dicas!
De uma maneira clara e fácil de entender, entrega várias dicas valiosas de como organizar a vida financeira particular e familiar. É um livro deveras relevante e importante! Para quem está começando a estudar a vida financeira e se estruturar, acho quase essencial.

Fernanda L. 10/03/2022

Instrutivo
Para quem está começando a organizar as finanças pessoais, o livro é excelente. É didático e as ideias são apresentadas de forma simples, para leigos.
São orientações gerais para começar entender como organizar a vida financeira. Algumas dicas são EXCELENTES e podem mudar a maneira com que nos relacionamos com o dinheiro.
É um livro para quem está entrando nesse mundo. NÃO É UM LIVRO PARA EXPERTS OU INVESTIDORES! Se você já tem experiência em poupar, investir, organizar seus rendimentos, etc... essa obra não serve para você.
Mas se você está iniciando essa caminhada, assim como eu, acredito que esse livro possa contribuir nessa jornada.
A obra é bem organizada e dividida em capítulos temáticos. Importante dizer que não há aprofundamentos teóricos de cada tópico. O livro não se destina a isso. São apresentadas diretrizes práticas para que hoje mesmo você comece aplicá-las. Gostei muito da linguagem e com certeza, lerei outros livros do autor.

Luanna 23/02/2022

Um livro para todos!
De todos os livros de Gustavo Cerbasi, esse pra mim foi o melhor!

Ele fala de uma forma super acessível sobre uma tema nada fácil (finanças). No livro ele aborda desde a organização básica das finanças até investimentos mais arrojados, fala também questões de IR, dando dicas muito boas pra quem se interessa pelo tema.

Gostei bastante e está recomendadíssimo!!

Luiz.Ricardo 11/02/2022

Financeiramente necessário
O livro "como organizar sua vida financeira" do Cerbasi é uma boa pedida para quem está pensando em iniciar a mudança em como tratar suas finanças.

A obra é um apanhado geral de organização desde o zero até partir para investimentos rumo a independência financeira. Financiamentos, tabela price x sac, formas de crédito, tributação, seguros, tem um pouco de tudo, até daqueles pormenores "chatos" mas que todo indivíduo vai se deparar uma hora ou outra. Então, é melhor saber.

Por ter lido a primeira versão, de 2009, algumas coisas ficaram um pouco datadas, mas acredito que atualizaram na versão de 2015. Cerbasi, por anos de experiência e consultoria, escreve com muita propriedade, com uma linguagem acessível e clara.

É importante salientar que esta obra é apenas um ponto de partida, para aprofundar sobre os demais assuntos, como investimentos em renda fixa, variável e outros, cabe buscar outras fontes.

Aqui você aprende (SPOILERS)

1) Cálculos para um diagnóstico financeiro;
2) Modelo de uma planilha para orçamento familiar;
3) Importância de uma boa negociação nas compras;
4) Relação entre custo crédito x burocracia;
5) Quando e em que condições contrair uma dívida;
6) Estratégias para sair das dívidas que estão fora do controle;
7) Formas de proteção do patrimônio.

Não achei um livro gostoso de ler, pelo estilo "curso de finanças" de ser, mas é muito necessário, principalmente se você está buscando melhorar nessa área da vida.

Leandro 05/02/2022

Muita conta e muito cálculo. Excelente se você quer colocar no papel sua vida financeira em mínimos detalhes e fazer boas escolhas para conseguir sua independência financeira.

Giselaine 13/01/2022

É um ótimo livro
Gustavo traz várias reflexões sobre como organizar a vida financeira, como criar e gerenciar uma planilha de gastos, algumas questões para serem pensadas. Reflexões sobre os motivos para investir e não apenas poupar dinheiro. Não tem muitas informações sobre como ou onde investir.

Roberta.Glenda 06/01/2022

A, B, C das finanças
Muito didático (como um manual mesmo) e extremamente útil para alguns tópicos que faltaram em outras leituras sobre finanças que fiz.

Ni Afonso 05/11/2021

Muito didático e de linguagem acessivel! Aprendi muito e ainda tenho muito a aprender, agora é colocar tudo em prática.

Dady 14/10/2021

Muito bom!
Esse livro é ótimo e contém várias dicas para começar a organizar sua vida financeira. Demorei um pouco para ler por já entender um pouco do assunto. Recomendaria esse livro para iniciantes?

Madeira 29/09/2021

Manual de organização de finanças
Assunto que acaba de ganhar obrigatoriedade no currículo educacional do brasileiro, abordado de forma sistemática e extremamente simplificada! Cerbasi Tem o dom de descomplicar e desmitificar esse assunto que ainda é pouco vivenciado no nosso país. Eu mesmo sou testemunha disso. E olha que pertenço a uma classe de privilegiados em termos de educação/informação! Em suma, um manual prático de organização financeira. Só não leia se vc já é artífice no assunto!

Nicholas.Assis 30/08/2021

Boa referência!
Pra quem está no começo da jornada para se organizar financeiramente o livro apresenta uma boa visão dos aspectos que devem ser levados em consideração, sendo uma boa referência para os próximos passos

Tiago Souza 31/07/2021

Indispensável
Um livro realmente indispensável, linguagem simples, direta e como assuntos pertinentes para quem quer ter ou melhorar sua vida financeira, sem muitas complicações e métodos utópicos. Uma excelente opção.