The Secret Dreamworld of a Shopaholic

The Secret Dreamworld of a Shopaholic Sophie Kinsella

Resenhas - The Secret Dreamworld of a Shopaholic

Gleiciane.Marques 22/11/2016

Os delírios de Consumo de Becky Bloom: uma lição de que comprar é bom, mas com moderação é ainda melhor
The Secret Dreamworld of a Shopaholic (2000), de Sophie Kinsella traz à tona o consumismo exagerado de uma forma muito divertida. Kinsella, por ter trabalhado com jornalismo voltado para o mundo das finanças molda uma personagem muito real, e divertidíssima. Para começar, a vida financeira da protagonista Rebecca Bloomwood é um desastre e note: ela é jornalista de uma revista de finanças. No entanto, a personagem treme nas bases quando alguém se dispõe a conversar sobre este assunto. A forma como ela entra em pânico é muito engraçada.
Becky não possui nenhum controle sobre os seus diversos cartões de crédito e, de forma inteligente e ilária, a autora inicia e permeia o livro com as cartas dos credores de Becky. Ela está tão endividada que sua imaginação corre solta nas respostas aos seus gerentes de banco. Uma hora ela diz que a avó está doente, outra vez ela que ficou doente, quebrou a perna, por exemplo. Todas tentativas desesperadas de despertar a compaixão dos credores.
Mas Becky não aprende, mesmo com dívidas até o pescoço ela sucumbe várias vezes às compras. O que torna tudo divertido é a forma como ela pensa, as maneiras que ela tenta justificar o que comprou e como ela descreve seus sentimentos ao comprar algo rende muitos risos. Com certeza ela tem muita imaginação.
Por meio da comédia Kinsella encontrou uma forma de criticar esse consumismo em demasia. Não é ruim consumir e desejar as coisas, mas Becky é um bom exemplo de como é ruim quando se perde o controle. A boa notícia é que esse livro se tornou uma série que vale a pena ser lida.
Li a primeira vez em português e na segunda optei pelo original. Ri horrores mais uma vez. Os delírios de consumo de Becky Bloom entrou para o rol dessas novas categorias de livros. Existe o sick-lit, no caso literatura em que os personagens são doentes ou encaram problemas psicológicos, como em A culpa é das estrelas, Extraordinário e As vantagens de ser invisível. E, ao contrário da melancolia da sick-lit, o chic-lit, no caso The Secret Dreamworld of a Shopaholic, retrata a mulher moderna, com sua vida independente e corrida, cheia de desafios. Embora seja rotulado assim, o livro é divertido e tem uma mensagem importante para dar.
Gleiciane.Marques 22/11/2016minha estante
Oops! Eu quis dizer "hilária".

Caroline Meirelles 08/05/2024

Decepção
Sempre quis ler esse livro, porque sou apaixonada pelo filme e sempre defenderei a lenda como um dos maiores filmes de comédia romântica já feitos. Massss fiquei decepcionada com o livro em si. Nenhum dos personagens me cativou, em especial a Rebecca, que é uma safada o livro todo; chata, entediante e fútil. O filme conseguiu transformar totalmente a personagem e a Isla Fisher deu o sangue. Só continuei lendo, porque queria saber o que ia acontecer no final, mas senti que Rebecca não teve desenvolvimento ALGUM durante todo o livro e ninguém é obrigado a ler uma série de 6+ livros para ver essa tchonga acordar pra vida. Nem pra ser engraçado rsrs enfim, perda de tempo