O Pistoleiro

O Pistoleiro Stephen King
Stephen King

Resenhas - O Pistoleiro

Gustavo 18/05/2020

O mestre mostrando mais uma vez porque é mestre...
O mestre Stephen King não tem o mestre na frente do seu nome à toa. No primeiro volume dessa série de 7 livros, King apresenta-nos o pistoleiro Roland Deschain de Gilead atravessando o imenso deserto atrás do Homem de Preto, atravessando o imenso deserto e sendo desafiado a cada cidade que ele adentra em busca da Torre Negra. Em sua jornada, o pistoleiro encara o seu Ka (destino) juntamente com desafios que o Homem de Preto deixa pelo caminho.
Uma obra completamente diferente do que os leitores de King estão acostumados em relação ao contexto, mas quanto a escrita, o mestre mostra mais uma vez a sua faceta em prender o leitor do início ao fim. Difícil parar de ler. Impossível não ler.
"A escuridão desceu e o mundo seguiu adiante. O pistoleiro esperava pelo tempo do esquema e sonhou os seus sonhos longos com a Torre Negra, que um dia ia alcançar ao cair da noite e desafiar, soprando sua trompa, para alguma inimaginável batalha final." S.K.

Rodrigo.Artioli 16/03/2023

Recomeço....
Revisitando, relendo e relembrando detalhes até então não esclarecidos, a leitura foi mais fluida que das outras vezes... E me empolgou muito enfrentar novamente a saga.

Karla Lima @seguelendo 30/04/2021

@seguelendo
Finalmente estou a caminho da Torre! Segurei minha ansiedade por essa leitura desde que começamos o projeto #LendoKing em 2019, mas tinha um pé atrás porque muitas pessoas falavam que o livro era ruim...

Eu gostei. Bastante, até! Superou as expectativas que eu tinha pelas impressões de outras pessoas.

O livro funciona como uma grande introdução para a série e, nessa proposta, funciona incrivelmente bem. Por esse motivo, eu jamais vou aconselhar alguém a começar a ler King por essa obra. É válido iniciar por outras e só depois iniciar a jornada rumo à Torre Negra.

A narrativa ainda não é a que os leitores assíduos de King estão acostumados e, em algumas partes, nem parece ter sido ele quem escreveu. Essa impressão tem uma explicação: o mestre escreveu "O pistoleiro" quando tinha apenas 19 anos. Mesmo não sendo seu primeiro livro publicado, foi o primeiro que ele escreveu.

Os personagens são apresentados, vamos nos apegando a eles e, no melhor da história, ela acaba. Resultado? Ficamos ansiosos para ler a continuação! Para desvendar esse universo e seus mistérios.

Eu amei a leitura, amei o debate que realizamos sábado passado e mal posso esperar para ler o próximo volume, que será debatido em Abril, no Lendo King!

Ana 12/09/2020

Quem nunca fez m*rda com 18 anos de idade, né?
Na introdução o próprio Steve diz pra você passar um paninho pra ele, porque ele era um jovem bem pretensioso.

E essa obra não passa disso: pretensiosa. A sorte é que o livro é curto, o final empolga e eu já o peguei sem esperar muito, porque todos falam que é o pior da saga. Terminei a leitura pensando "bom, desse peso já me livrei". Que venham os próximos!

site: https://www.instagram.com/_literariana/
Michelle 12/09/2020minha estante
Realmente o começo é bem difícil, mas o segundo é maravilhoso! Estou lendo o último.

ShiroeLangdon 27/08/2020

Leitura casual, mas um portal para uma das minhas sagas favoritas.
O Pistoleiro é o primeiro livro da saga A Torre Negra, e foi um livro que eu peguei para ler despretensiosamente na biblioteca que eu costumava frequentar (peguei esse livro dois anos atrás, quando eu tinha 15 anos).
De início, é uma obra que me deixou curioso pela sua frase inicial: "O homem de preto fugia pelo deserto, e o pistoleiro ia atrás", pois ela estabelecia uma cena, um objetivo, mas não apresentava nenhuma explicação para o que estava ocorrendo.
Você é jogado no universo da Torre Negra sem nenhuma ideia do que está acontecendo, e isso persiste ao longo de todo o livro, mas para mim, isso foi um ponto positivo.
Ao longo da leitura você viaja pelo universo que Stephen King criou, e embora o livro possua uma narrativo relativamente lenta, em retrospectiva o livro possui muito valor.

Se você ler esse livro, saiba que ele não é nem de perto o melhor da saga Torre Negra, mas é um bom passatempo, uma leitura despretensiosa, mas ainda sim um importante portal para o que veio a ser uma de minhas séries de livros favorita.

Se o primeiro livro não te cativar, os outros irão, e as leituras que irão acontecer nos próximos livros validarão o seu """"sofrimento""" com este.
Abrahan 06/09/2020minha estante
Tem minha idade e escreve melhor que eu kkk

Carla 07/07/2020

Iniciar uma série tão bem conhecida de um grande autor como Stephen King tem, por si só, seu peso. E desde o início, a forma que somos apresentados ao pistoleiro e seu jeito de ser, faz com que o leitor sinta vontade (talvez até necessidade de seguir lendo a história).

Thais 23/09/2020

O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás
Essa frase resume bem o livro, o início da história de Roland, o pistoleiro, na sua busca pela Torre Negra.

alice 12/11/2022

"? E qual é o nome dele? ? Legião."
O Pistoleiro é uma "introdução" ao universo da Torre Negra, tive receio de iniciar a leitura por conta das resenhas negativas mas decidi começar e me surpreendi com uma história bem construída, personagens envolventes e um cenário desolador.

Roland vem de uma família de pistoleiros, conhecemos um pouco de seu passado durante sua jornada atrás do Homem de Preto e da Torre, quanto mais conhecia o Roland mais me sentia fazendo parte de sua caçada.

Não imaginei que fosse gostar tanto da leitura mas fiquei completamente imersa nessa história e para mim o diálogo entre o Pistoleiro e o Homem de Preto foi uma das melhores coisas do livro. SENSACIONAL!!

Tô ansiosa para dar continuidade nessa saga ?

Iasmin Morais 14/03/2021

Breves impressões
Talvez, para quem esteja fazendo a releitura, esse livro não seja tão difícil de ser compreendido. Confesso, que na primeira vez que li fiquei um pouco confusa. Mas agora, tudo que foi lido foi se encaixando e a vontade de não largar o livro tomou conta de mim. Esse primeiro livro é a chave principal para entender os próximos. Apesar de alguns acontecimentos serem claros, outros são cheios de enigmas - que serão esclarecidos nos próximos livros. No mais, essa série de King é diferente de tudo que já li.

Thi 11/10/2021

Estava procratinando para iniciar a saga. O Pistoleiro foi uma leitura difícil, onde o livro fica realmente interessante nas últimas 80 páginas. Dizem que o segundo, faz esse primeiro valer a pena... um bom livro.

Caio 19/11/2021

Alguns dizem que esse é um dos livros mais fracos do King. Provavelmente eu também seria uma dessas pessoas se não fosse por um simples detalhe. Foi o primeiro livro do King que eu li. Até então eu só tinha lido Machado de Assis, José de Alencar e Euclides da Cunha. Tudo por “indicação” da professora de português, cobrando um resumo para tirar nota. Não estou aqui dizendo que esses autores são ruins, eu não conseguia ler nenhum deles sem um dicionário do lado, isso tornava a leitura sofrível e arrastada na época e só evidenciava a minha ignorância. Um dia ela nos passou a tarefa: Leiam Memórias póstumas de Brás Cubas e façam um resumo de tantas páginas para entregar valendo nota. Chegando na biblioteca da escola fui informado que todas as cópias do Machado de Assis estavam emprestadas. Eu já ia saindo dando graças a Deus por não ter que ler nada no fim de semana. A moça da biblioteca que também era professora de português me falou: Por que você não escolhe um outro livro?
Na época eu não questionava as ordens dos professores. Hoje sei que foi uma sugestão, mas entendi como uma tarefa. Passeie pela pequena sala da biblioteca e vi: O pistoleiro. Peguei o livro porque gostei da capa. Chegando em casa, eu larguei o livro pra lá. Joguei bola, brinquei na rua (na minha época era normal). Quando chegou a noite resolvi começar a ler. Sentei na cama, abri o livro, tomei um gole de café (Hoje isso é um ritual pra mim) e comecei a ler. Bem, como já aconteceu com a grande maioria dos leitores aqui... Olhei pela janela e o dia já amanhecia. Não percebi a passagem do tempo. Descobri ali que um livro era uma máquina do tempo, a cura contra o tédio, o contador de história que estava no meu lar ao meu dispor com um simples abrir de páginas.
Essa resenha está virando uma história... Enfim. Terminei o livro achando que era a melhor coisa que tinha lido na vida. Ainda continuo com essa sensação, mesmo depois de anos passados e de muitos livros lidos. Por isso esse livro é 5 estrelas. Mas se pudesse dar 10 assim seria. O King e o livro O pistoleiro tornaram-se muito importantes na minha vida.

Roberto.Vasconcelos 18/07/2022

Saia... Rip david
Bom, difícil acreditar que o king escreveu esse livro. A história já começa como se o leitor já soubesse o que está acontecendo e porque... é como se o king tivesse cortado umas 100 páginas de introdução da história e como vai intercalando com lembranças do pistoleiro vc fica meio que boiando a maior parte do livro. Ele normalmente foca muito em apresentar os personagens mas aqui ele solta o roland na história e fdc ... Agente só descobre que o nome do pistoleiro é roland porque lá na frente um personagem chama ele assim... Tipo isso nem parece o king. Gostei da parte final quando Roland encontra o homem de preto porque deu uma ideia da grandiosidade do que vem pela frente. Enfim uma história bem confusa, poderia ter sido melhor mas também me deixou curioso para os próximos.

Rafael163 14/10/2022

O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás.
Todas as pessoas que já leram este livro sempre dizem "o primeiro é ruim, mas vale apena ler por causa do resto da saga", se este for o pior da saga, bom então eu vou amar os outros. Talvez pelas críticas negativas eu tenha começado a ler com a expectativa muito baixa, o que provavelmente contribuiu para eu ter gostado tanto deste livro.

@paternohilario 01/07/2020

"O Homem de Preto fugia pelo deserto e o Pistoleiro ia atrás " nada mais a declarar. :D