As Virgens Suicidas

As Virgens Suicidas Jeffrey Eugenides

Resenhas - As Virgens Suicidas

Maria 22/04/2024

As Virgens Suicidas é um livro que você espera que coisas vão acontecer, e elas acontecem. O que esperava dele era uma visão muito fútil de suicidio e como o autor não soube trabalhar nele. Tentou fazer um pouco de suspense, mas acho que vários possíveis motivos estavam bem claros. Os protagonistas, nesse caso, a dinâmica dos protagonistas, é meio confusa; não se sabe se o garoto que está falando foi citado no livro, se ele era um personagem à parte, nem se eles se revezavam na hora de contar a história. O que quis dizer é que ficou confuso e não passou o que o autor quis passar, e essa é uma outra coisa que me incomodou nesse livro. Sim, a arte não precisa ter significado necessariamente e ela também pode ter significados variados, mas, o que um homem já velho quis trazer com garotas de 14 a 16 anos se suicidando, também falando sobre a vida sexual de uma delas, é inexplicável. Voltando aos protagonistas: não existe uma personalidade no grupo. A personalidade deles é gostar das meninas e com alguns ou outros tendo uma característica apontada, mesmo assim não possuindo personalidade. E, pelo visto, também não tinham sentimentos, pois eles presenciaram todas essas tragedias como se fosse uma notícia no jornal sobre uma pessoa que você não conhece; porém, eles tinham uma ?consideração? pelas garotas. O que eu interpretei é que o autor quis passar realmente a questão que todos já esperavam o suicidio das outras 4 irmãs, ao mesmo tempo que quis fazer um suspense (e ainda por cima, no final, quis enfiar uma ?paranormalidade?, pois ele realmente não tinha nenhum motivo para ter matado a primeira irmã), coisa que ficou completamente bagunçada.
Em resumo, o que o livro diz é que homens não entendem mulheres, muito menos quando eles nunca foram uma menina de treze anos.

hanwstyles 19/04/2024

Profundo, me deixou muito pensativa sobre tudo. Amei o livro chorei bastante mas é incrível e vale muito a pena ler a história das meninas Lisbon

Surrender_Nih 19/04/2024

Tragédia familiar e obsessão masculina
Eu esperava algo completamente diferente do que foi, de fato, esse livro e isso me frustrou um pouco. Foi uma leitura arrastada no começo e só fui me animar com o final.

É muito triste acompanhar toda a jornada das meninas Lisbon em meio ao abuso parental e perceber que ninguém faz nada. Os vizinhos não estão nem aí e os adolescentes que tanto as admiram só sabem fetichizar as meninas com comentários de cunho sexual que chegam a ser bizarros. Como mulher, foi um livro um pouco desconfortável de ler.

Não tenho nada contra narrativa documental, mas achei a caracterização das coisas levada a um nível extremo. Às vezes eram 5 ou 10 páginas contando da vida de alguém que não era o foco da história, eu tava lendo para saber da Lisbom e não dos vizinhos ou de como um menino virou pegador com a puberdade. O foco nas meninas se perdia e o livro acabava perdendo o sentido, o que quase me casou ressaca literária.

Os motivos pelos quais elas se suicidaram chegam a ser óbvios quando o livro chega ao fim, mas mesmo assim não há essa conclusão nas últimas páginas. O livro termina parecendo uma poesia, com palavras bonitas, mas não vi muito sentido. A numeração das provas também perde o sentindo quando nada é mostrado, podia ter feito um recurso mais interessante com isso.

Enfim, o livro não é ruim, o plot é sensacional e te deixa curioso o suficiente para ir até o fim. Todavia, acho que podia ter sido executado de uma forma melhor. Apenas minha humilde opinião, mas me frustrei pois esperava ter um 5 estrelas favoritado aqui.

Aryta.Mancini 17/04/2024

Ótimos personagens, narrativa e enredo excelentes. Amei!
Antes da era do streaming, quando a gente tinha que esperar um filme passar na televisão e torcer para conseguir assistir no horário disponível, eu vi um trecho bem pequeno de ?As Virgens Suicidas? (baseado no livro de mesmo nome) e, um bom tempo depois, quando finalmente tive a oportunidade de assistir, resolvi que ia ler o livro antes.
Mas, em algum lugar da minha cabeça esse pensamento se perdeu, até que, mais de uma década depois, eu finalmente comprei o livro (me mantendo fiel ao fato de ainda não ter assistido o filme).
Achei a história incrível. É diferente de quase tudo que já li. Tem uma doçura na narrativa que contrasta com os fatos narrados.
Aliás, em todo o livro, você pode ver que ele é recheado de dicotomias. A família Lisbon inicialmente transmite uma imagem de ordem e caos, as meninas são vistas com certa admiração e estranheza, os acontecimentos acabam se revelando para a vizinhança como chocantes, mas, de certa forma, também banais.
Acredito que o autor foi muito feliz em escolher como narrador um personagem que é a personificação dessa sucessão de opostos, pois, ao mesmo tempo que guarda certa distância das meninas e da família Lisbon, se vê extremamente ligado a elas, de forma que quando também utiliza como ferramenta na narrativa partes do que seriam ?entrevistas?, consegue trazer falas de pontos de vistas diferentes, enquanto, ao preencher algumas lacunas, ou comentar sobre o que ouviu de terceiros, oferece sua própria percepção.
Eu amei a leitura do começo ao fim.

maria 08/04/2024

As virgens suicidas
Amei veyr.
a história é realmente pesada, mas mt bem escrita. apesar de n ser explícito da pra entender um pouco tudo oq elas fizeram...
a narrativa foi nt bem construída e a história é realmente mt boa.
o sentimento que elas demonstram me lembrou mt escort de chase atlantic.
quero assistir o filme agr

Sunny12 06/04/2024

Meninos nunca vão entender
Esse livro é muito mais do que só o que todos esperam com o título, ele mostra uma visão totalmente diferente da vida das garotas;
uma visão que não é bem compreendida nem pelos narradores da história, mas que, de certa forma, é totalmente compreendida pelas meninas que leem isso.

Cecilia, Lux, Bonnie, Mary e Therese são protagonistas que eu nunca vou esquecer

Emilly505 06/04/2024

Sensação de desespero
Essa bomba seria muito mais legal, fluída e envolvente se não tivesse tanta descrição, eu ficava maluca de ter que ler tanta descrição e por isso demorei tanto tempo pra terminar, esse livro me deixou numa baita ressaca literária e eu só terminei porque estava realmente curiosa.
silviasssantana 19/04/2024minha estante
Senti exatamente o mesmo! O escritor desperdiçou a boa ideia.

KRYS NUNYS 03/04/2024

DECEPÇÃO
Comecei a leitura com muitas expectativas. A história tinga tudo para ser bia. Mas que autor ruim. Do nada o foco muda. História paralelas que não tem nada a ver colocada ali somente para ter mais páginas.. Não tem conclusão o motivo das meninas terem se matado não existiu. Até a poeira do chão da casa teve mais foco.

Surrender_Nih 19/04/2024minha estante
Concordei com tudo na sua resenha, senti o mesmo!