As virgens suicidas

As virgens suicidas Jeffrey Eugenides

Resenhas - As Virgens Suicidas

sofia 14/01/2024

Não é fácil ler esse, ainda mais ao decorrer quando os meninos vão romantizando cada vez mais as meninas. no geral é uma obra sensível, muito além do que o filme fez
Pedro3440 17/01/2024minha estante
A leitura dele é muito dificil? Tipo a escrita

sofia 29/01/2024minha estante
nao ao meu ver, so os tópicos sensíveis que dá aquela travada, mas a escrita eh tranquila

Synesthesia 13/01/2024

Intoxicante e melancólico
É um livro denso que em grande parte me causou uma melancolia desesperadora, porém a pior parte, com toda certeza, foi a sensação de vazio que o final proporciona o leitor. De fato é uma obra que se lê apenas uma vez, pois a primeira experiência com o enredo intoxicante da deterioração das meninas Lisbon é fato para se experienciar apenas uma vez.

O incômodo não só pelo enredo mas pelo recheio de falas racistas, misóginas e xenofóbicas é um produto não só de sua época mas também um espelho de um livro narrado no ponto ponto de vista duvidoso sobre a experiência feminina.

Cometa Harley 12/01/2024

Onde garotas exaltadas se tornaram invisíveis aos olhos do mundo
4,5 ⭐
Uma obra, infinitos sentimentos.

Esse livro se moldou como um turbilhão de sentimentos em meu âmago: Tristeza, raiva, amor, melancolia...

É profundo, é belo e completamente torturante em certas partes.

O artifício criativo de utilizar narradores não confiáveis, enviesados e até mesmo irritantes, mergulha todas as irmãs em uma atmosfera de mistério e idealização. Em diversos momentos peguei-me pensando o quão desrespeitosa e ilusória se moldou esse ideal construído ao redor de algumas adolescentes.

Afinal, quanto mais alto é o pedestal em que uma pessoa é colocada mais esta é distanciada da humanidade e do trato necessário para com outro ser humano.

Talvez tenha sido isso, a falta latente na vida das irmãs Lisbon, a ausência de um olhar humano para garotas tão angelicais.

carlinhxz 10/01/2024

"Em algumas manhãs acordávamos para um mundo ainda intacto: espreguiçávamos, saíamos da cama e só depois de esfregar os olhos diante da janela lembrávamos da casa que apodrecia do outro lado da rua e das janelas que, escurecidas pelo limo, escondiam as meninas do nosso olhar. A verdade era a seguinte: estávamos começando a esquecer as meninas Lisbon, e não havia mais nada de que pudéssemos lembrar."

Que livro arrebatador.

NFR! 08/01/2024

"Em suma o que temos aqui é uma sonhadora. Uma pessoa sem contato com a realidade. Quando pulou, deve ter imaginado que sairia voando"

Gigi 07/01/2024

As virgens...
Num típico subúrbio dos Estados Unidos nos anos 1970, cinco irmãs adolescentes se matam em sequência e sem motivo plausível. A tragédia, ocorrida no seio de uma família que, em oposição aos efeitos já perceptíveis da revolução sexual, vive sob severas restrições morais e religiosas, é narrada pela voz coletiva e fascinada de um grupo de garotos da vizinhança.

Laís 06/01/2024

Comecei essa leitura com 0 expectativas e consegui me surpreender porque foi pior do que imaginava?
O mais triste é que a história tinha potencial de ser interessante, se entrasse numa pegada mais investigativa ou se servisse como alerta e aviso para o leitor, mas ela é rasa, cansativa e com passagens extremamente misóginas e racistas.
As personagens são negligenciadas o tempo inteiro, e não digo só pela família da trama, mas também pelo autor. Eu, pelo menos, senti isso.
r.reads 07/01/2024minha estante
nossa véi, ainda não tô nem na matade da leitura e já sinto isso tudo. além de cansativo e piegas, o cara perde tempo descrevendo a vida sexual de um muleque que não tô nem aí ao invés de focar e aprofundar na vida e psicológico das irmãs QUE ESTÃO NO TÍTULO DO LIVRO

Laís 07/01/2024minha estante
exatamente!!! isso me incomodou mt, tanto que em muitos momentos fiquei me questionando se o livro era sobre a história das irmãs ou sobre esse sem noção

BiaC3 06/01/2024

Doeeeuuu ô se doeu
Homem não presta mesmo né mds não importa a faixa etária, parece que nascem sabendo como tratar e ver mulher que nem bicho de zoológico

Fernanda2919 03/01/2024

Se tivesse conselho tutelar, nada disso tinha acontecido
Qual a necessidade de detalhar tudo? Sinto que ao comentar sobre as meninas e o grupo de meninos, o autor tinha uma escolha de palavras que tinham carinho pelas lembranças de quem relatava, mas ao falar de todos os vizinhos de forma demasiada, ele se perdia demais. Creio que esse livro estaria perfeito com setenta a cem páginas a menos. Tirando isso, gostei da história, só não entendi como os pais não foram recriminados em nenhum momento.

Carol Azevedo 31/12/2023

?a gente só quer viver. se alguém deixar?
Vontade de entrar no livro e cuidar dessas meninas sabe, dar amor, carinho e pentear o cabelo. até mesmo os meninos que diziam saber tudo delas, os únicos que reparavam nas meninas, não sabiam nada. e igualmente cruel era tratá-las como animais num zoológico, as observando e alimentando cenários imaginários ao invés de ajudá-las.

o livro me incomodou algumas vezes, justamente por essa visão fetichizada das meninas, mas de modo geral gostei da leitura.

mariana 31/12/2023

Vi o filme e fiquei c vontade de ler o livro tambemm tipo na mesma semana
enfim mt interessante mt bom
bjos lux lisbon!

leiladavitoria 31/12/2023

Angustiante
Leitura difícil por conta do tema tão doloroso. As meninas Lisbon nos deixam tão intrigados e curiosos a respeito delas... Muito triste toda a vida que tiveram e o que as levaram até o final. Achei a narrativa muito arrastada em alguns momentos, com algumas descrições MUITO grandes e detalhadas de lugares e pessoas que, ao meu ver, não acrescentavam tanto a história.

val 29/12/2023

Virgens Suicidas
Por ser uma grande apreciadora dos filmes da Sofia Coppola, resolvi ler "Virgens Suicidas" para tentar me colocar no lugar da diretora. No início, estava restrita à praticamente passar o filme na minha cabeça, mas fui mergulhando na leitura e me apegando cada vez mais às cinco irmãs tão misteriosas mas ao mesmo tempo percebidas como figuras de identificação para uma mulher. Eu me identifiquei com elas em certos momentos, com seus gostos e até seu lado esotérico juvenil. Isso me fez gostar ainda mais do livro! Em conclusão, achei que Sofia Coppola fez um ótimo trabalho retratando as Lisbon no filme e fico feliz que eu tenha lido essa história tão intensa. :)