Navegando em mares conhecidos

Navegando em mares conhecidos Silmara Franco...

Resenhas - Navegando em mares conhecidos

Ana J 31/03/2022

Maravilhoso
Eu amei. Esse livro me fez refletir sobre os nossos valores e a prática deles na internet. Se o bullying afeta as pessoas, porque o cyberbullying é, muitas vezes, ignorado ou tomado como ?menos doloroso? pela população? A diferença entre eles não é somente a forma que são transmitidos (pela internet ou presencialmente) ?? E por que, quando ofendemos alguém online, isso é visto como menos pior do que se tivesse sido olhando cara a cara com a pessoa?? Não são as mesmas ações? Por que os efeitos haveriam de mudar?
Esse livrou me ensinou também o contexto histórico da internet e transmitiu varias curiosidades. Na parte que fala sobre o Hacker e o Cracker, eu vou continuar me referindo ao lado negativo quando falar Hacker, porque a população ja acostumou a associar hacker a algo negativo, então eu posso ser mal interpretada ou compreendida se me referir à hacker no bom sentido e cracker no mau. Mas achei interessante saber a diferença entre eles. Falar de sexting e outros crimes como indução ao ódio é super importante e necessário!
Tomar cuidado com as fake news e sites com informações falsas ou desatualizadas é outro ponto importante que foi introduzido nesse livro.
Li o livro porque o meu colégio mandou, mas gostei muito dele e recomendo bastante! Vale a pena o ler, para refletirmos e até aumentarmos nosso grau de conhecimento sobre a internet, sua origem e consequências.

lissamed 22/04/2022

Navegando em mares conhecidos
Eu li este livro para a escola e eu não achava que iria gostar tanto dele, mas na verdade eu gostei mas do que eu imaginava. Ele é um livro informativo muito bom na verdade, e muito importante para crianças / adolescentes que utilizam da internet diariamente.

Ele traz a história e como utilizá-la ao seu favor, além de ser um livro com a linguagem fácil e muito bem ilustrado que ajuda a compreender melhor o texto. Um livro muito rápido de se ler, dá para lê-lo em 1h no máximo.

Ranger preto 31/07/2018

Página 28 até 38
Nesse trecho do livro, é comentado a Educação e ética na internet, onde explica um pouco sobre o que significa cada palavra dessas e logo após, fala um pouco de como deveríamos nos comportar na internet. Compara um pouco de como era estudar antes e como é estudar agora, e como agora, estudar na internet pode ser fácil, mas também desafiador.
O livro da umas dicas de como a gente deve estudar na internet, e os cuidados que os estudantes devem.

Larissa.Ferreira 05/08/2018

Página 60 até 70
Publicidade digital: antigamente jornais revistas faziam as propagandas, hoje em dia a publicidade está presente em todos os meios digitais.
O primeiro jogo online lançado no Brasil em 1977 se chamava telejogo e Existiam apenas três jogos. O segundo jogo foi chamado de telejogo 2 e nele com tia 10 jogos e com a internet dava para jogar online.
A lan house era uma ótima opção para quem queria jogar e era muito procurada antigamente para quem não tinha internet em casa, hoje em dia são poucas que existem.

Matheus.Bertol 09/08/2018

Página 17 até 26
Um novo mundo é "descoberto" com a invenção das URLs, novos servidores passam a ser utilizados. As pessoas da "geração Z" são aquelas que nasceram após a revolução tecnológica. A geração Y são aquelas que tem mais facilidade a mexer com os novos aparelhos e lidar com novas tecnologias
O primeiro computador digital foi o ENIAC, que pesava aproximadamente 30 toneladas e tinha 5,50 metros de altura.

Vitor.Camargo 13/08/2018

Páginas 70 a 76
As ultimas paginas abordam a questão de ser um Stalker ou seja uma pessoa que persegue uma outra pessoa, que na qual pode apresentar riscos para a pessoas perseguida. Após mencionar este comportamento preocupante aborda o tema das drogas eletrônicas aonde consiste em uma sensação de prazer ao utilizar as tecnologias. Apresenta também um quiz para descobrir que tipo de internauta é você, dividindo-se em três respostas "Cuidadoso", "Desligado" e "Super-responsável". Nas ultimas paginas apresenta que antes de ler este livro eramos leigos nestes assuntos de ser cuidadoso etc, apresentando as referências para escrever o livro.
Páginas 17 a 27
Inicia-se com informações como o Brasil ser o 3º com mais internautas no mundo. Após isso começa um novo capitulo contando como funciona a rede, aonde consiste em você digitar uma URL na barra de pesquisas encontrando o dito cujo no servidor, primeiramente o computador entra em acesso com uma rede DNS, reunindo pacotes para encontrar o endereço pesquisado.
As gerações descritas no livro que são a X, Y e Z são gerações que nasceram já conectadas com a tecnologia, as gerações X foi a unica geração a assistir o homem pisar na la pela primeira vez. Já a geração Y foi a geração do milênio que viveu a ditadura e a queda do bloco comunismo. A geração Z foi a geração em que assistiu a passagem dos anos de 1999 e 2000 também vendo o chamado "bug do milênio" , após esta geração inica-se no ano de 2010 a geração chamada Alpha, rola também por ai a chamada geração T que esta sempre conectada com as tecnologias.

Vitor.Camargo 21/08/2018minha estante
Educação na Internet: este capitulo começa com a desambiguação da palavra educação, logo isso faz-nos entender o que as pessoas fazem na internet seguindo para o próximo tópico sobre ética na internet, fando sobre a origem da ética na filosofia, avisando em que não deve-se divulgar imagens ou fakenews. Educação na internet necessita de muita atenção para não desfocar-se dos estudos. Indica diversos sites de esquis que podem ser bem úteis com pequisas e estudo se usadas com cuidado. Além de explicar que copiar e colar não é pesquisa e sim plágio sendo considerado crime.

39 a 49
Tais paginas iniciam-se com a linguagem da internet que é utilizada pelas pessoas hoje em dia, trazendo a informação de que esta linguagem já é utilizada a muito tempo, dando dicas de como utilizar o "internetês" de forma controlada e aonde não o utilizar. Continua falando sobre a privacidade que é muito importante para a segurança dos internautas e usuários casuais da internet, além de contar sobre a história das redes sociais e dos primeiros Spam, do primeiro e-mail e emoj.

Ranger azul 13/08/2018

1 - 17
A internet surgiu na guerra fria pelos americanos buscando uma forma de comunicação rápida entre as universidades. Com o fim da guerra, a internet começou a se espalhar pelo mundo com outras finalidades. A popularização da internet após certo tempo chegou ao Brasil e você consegue ver sua evolução em dados presentes no livro.

Mayra.Sarturi 14/08/2018

68 à 77
Cyberbullying, é uma prática de agressão moral organizadas por grupos ,contra alguma pessoa , por via Internet. O cyberbullying tem o intuito de ridicularizar, assediar e perseguir alguém de forma exacerbada. Com o aumento das redes sociais ,esse tipo de prática
tem aumentado nos últimos anos, sobretudo, entre os jovens.
Devemos evitar isso; começando a não aceitar convites estranhos nas suas redes sociais, comunicar imediatamente os pais, monitorar os sites acessados e entre várias outras coisas . Pois só dessa forma ,podemos evitar o caso e ficarmos mais protegidos.

Filippo Pizoni 16/08/2018

Páginas 8-18
É apresentado o que a internet tem em comum com a Guerra Fria; algumas curiosidades, como o significado de ?www? e a criação do mouse; mostra o desenvolvimento da internet em relação ao número de usuários do mundo todo e a linha do tempo da internet no Brasil, de 1990 - 2012.

JoAo.Clodoaldo 22/08/2018

Páginas 72 a 80
Finalizando o livro tem um quiz de 7 perguntinhas, para ver que tipo de internauta você é, se é super-responsável, desligadão ou cuidadoso. Lembrando que o que você posta ou diz na internet, por mais que você apague, fica gravado no servidor, e pra termos cuidados os sites em que fazemos pesquisas e compras.