O Bebê de Rosemary

O Bebê de Rosemary Ira Levin

Resenhas - O Bebê de Rosemary

Larissa 25/08/2022

Um final bizarro
Apesar dos pesares, esse livro é muito bom! Eu amei ter lido e ter comprado essa edição da Darkside.
Tem horror, terror e suspense. Em meio a realização de Rosemary em ter um bebê, sua gravidez é pautada por muito mistério e interesse de vizinhos. O que a deixa desconfiadissima! Fiquei aflita, apreensiva. Mas não esperava que a trama levasse ao desfecho que teve. Mais não tira o brilhantíssimo desse clássico! O filme é super fiel ao livro!

pl.tai 27/03/2023

Suspense gostoso demais!
Polanski deixou o filme quase idêntico ao livro, não fosse pelo final, quando Rosemary vê o bebê.

No livro temos acesso aos pensamentos dela, à sua intenção: criar o bebê de modo a reverter o que foi feito com ele. Depois do susto, do memorável "o que vocês fizeram com os olhos dele?", ela começa a pensar que, afinal de contas, ela é a mãe, mesmo que ele tenha metade de Satã (credo, rs).

Também temos detalhes da aparência da criança, o que no filme fica em aberto, possibilitando que cada pessoa imagine uma criatura. Na verdade, trata-se de um bebê "comum", que só tem algumas peculiaridades: olhos amarelos com pupilas estreitas, rabo, chifres despontando e garras ? uma graça.

Mas o filme conseguiu sintetizar tudo isso primorosamente na cena final, quando Rosemary olha para o filho pela segunda vez e sorri.

E preciso dizer que a Rosemary do filme é um pouco mais sagaz que a do livro, embora esta seja também bastante desconfiada. Por isso, se eu tivesse de escolher, preferiria o filme.
Joao 28/03/2023minha estante
Fiquei super curioso pelo livro. Amo o filme do Polanski e nunca tinha sentido a necessidade de conhecer o livro

Bruna | @bmartinssss 14/02/2023

Demorei para vim comentar sobre esse livro por que ainda estou processando o que eu senti a respeito. Eu gostei da história, mas achei parada demais e isso me deixou um pouco frustrada. O final foi como eu estava esperando que fosse, mas gostaria de ter visto mais ação. Queria ter sentido mais medo, ficado mais apavorada ao ler a história.

De um modo geral, é uma boa história sim e vale a pena ser lida!

Manu368 08/07/2022

Que??!!
Eu nem sei o que pensa desse livro kkkkk sangue de Jesus tem poder! Tem poder!! Tem poder!!!
Nem tem como falar muito pq não li sinopse e não quero dar spoiler, mais o livro fala da relação da Rosemary com o marido, morando um lugar doidão, e principalmente o bebê coisa mais fofa!!!????????????

Alinesmne 24/05/2022

Ao contrário de "A Profecia", esse livro realmente não tem nada de terror. Talvez um suspensezinho de leve, mas vc fica entretido mesmo tentando ver quando Rosemary vai começar a perceber o que tá acontecendo em volta dela. E o final é ótimo, uma bela reviravolta.
DANILÃO1505 19/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Nirley 20/08/2021

O bebê de Rosemary
Rosemary Woodhouse e seu marido Guy, um ator que luta para se firmar na carreira, mudam-se para um dos endereços mais disputados de Nova York, o Bramford, um edifício antigo de ares vitorianos, habitado em sua maioria por moradores idosos e célebre por uma reputação algo macabra de incidentes misteriosos ao longo da história.

Sem demora os novos vizinhos, Roman e Minnie Castevet, vêm das boas-vindas aos Woodhouse. Apesar das reservas de Rosemary com relação a seus hábitos excêntricos e aos barulhos estranhos que ouve à noite, o casal idoso logo passa a ser uma presença constante em suas vidas, especialmente na de Guy.

Tudo parece ir de vento em popa. Guy consegue um ótimo papel na Broadway, e novas oportunidades não param de surgir para ele. Rosemary engravida, e os Castevet passam a tratá-la com atenção especial. Mas, à medida que a gestação evolui e parece deixá-la mais frágil, Rosemary começa a suspeitar que as coisas não são o que parecem ser...

Eu simplesmente não consegui largar o livro, a leitura te envolve de um jeito SINISTRO KKKKKKKKKKKKKKKK

Francisco240 26/06/2022

Incrível
Descobri o livro através do filme, que da mesma forma tem mesmo ponto forte do livro que a sua narrativa e da forma com que o autor constrói o ambiente no qual a tela se desenvolve e o terror, dúvida e apreensão.
Eu final é simplesmente assustador.
Margô 26/06/2022minha estante
Imagino como se dar a narrativa desse livro...arffff. Quando vi a primeira versão do filme homônimo, fiquei aterrorizada. A segunda versão já foi mais " relax"...rss

Francisco240 27/06/2022minha estante
Só vi a primeira versão de 1968

Margô 27/06/2022minha estante
Viu a melhor! Com Mia Farrow? A direção, salvo engano é de Roman Polansky? É isso?

Francisco240 27/06/2022minha estante
Isso mesmo

Francisco.Martins 18/04/2023minha estante
Não vi o filme antes de ler o livro então tá sendo muito bom nem sei oq imaginar desse final só sei que se encaminha pra algo bem bizarro ao que parece

Francisco 20/03/2021

O filho demoníaco
Rosemary e Guy Woodhouse vivem uma vida feliz em Nova York quando mudam-se para um apartamento vitoriano no edifício Bramford, na Avenida Principal, cuja fama de ser local de acontecimentos sobrenatural e de ter abrigado moradores canibais e praticantes de magia negra o precede e sua proprietária havia falecido há poucas semanas. Ele é ator de pequenas produções cinematográficas e de comerciais ao passo que ela é uma dona de casa.

Após um trágico incidente conhecem Minnie e Roman Castevet, um casal de idosos que moram em seu mesmo andar e passam a intrometer-se na gravidez advinda de Rosemary, pois seu esposo Guy realizou um pacto demoníaco envolvendo seu filho que está por nascer afim de tornar-se um ator famoso. Obviamente que tudo isso é realizado sem o conhecimento de sua esposa.

O grande amigo de Rosemary, o escritor de livros de aventuras Edwards Hutchins tenta "abrir os olhos" de Rosemary para o que está acontecendo e termina em perigo. Entretanto, a ajuda a desvendar os mistérios que a cercam nas pessoas dos Castevet.

A escrita desse livro é fantástica, os diálogos são bem construídos e o enredo é de tirar o fôlego e por essa razão essa é uma leitura recomendadíssima. Se houvessem mais estrelas daria bem mais que cinco estrelas na avaliação.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 30/03/2020

Diferente do que eu esperava...
O livro é meio clichê para os dias de hoje mas, na sua época foi revolucionário, eu não consideraria um terror mas sim um suspense, não vi nenhum elemento de medo na história.
O final é meio decepcionante pois, eu queria saber o que acontece dali em diante sabe? Acho que não foi uma boa idéia parar o livro por ali.

Lady Addams 25/08/2023

Salve os clássicos do terror
Maravilhoso, Ira Levin fez um livro curto, mas é histórico e um clássico no gênero do terror com sua escrita perfeita, envolvente e precisa !!Indico para amantes de clássicos, amantes do terror, amantes do cinema e também para quem precisa retornar o ritmo de leitura.
O livro nos faz refletir sobre os sinais estavam ali, mas você decidiu ignorar. Ainda mais que o leitor levantará a questão sobre o quanto conhecemos alguém e onde está depositada nossa confiança. Essas questões surgiram em minha cabeça já enquanto devorava as páginas dos últimos capítulos.
O enredo é narrado por Rosemary Woodhouse, uma jovem mulher e dona de casa que antes era católica convicta e com uma grande família, agora se considera "agnóstica" e que reside distante de seus familiares que desaprovam o seu casamento com Guy Woodhouse pelo fato do próprio não ser tão religioso e tirar, por algumas vezes, durante o livro sarcasmo com a fé adormecida da esposa.
O casal, por até onde se entende, vivem felizes e com uma vida sadia. Guy é ator de comerciais de tv e deseja a ascensão de sua carreira, enquanto Rosemary é responsável pelo lar. Fato é que ambos divergem em relação a chegada de filhos, maior desejo de Rosemary.
A história do casal segue quando resolvem morar no Edfício Bramford. Rosemary, de imediato, encantou-se com o apartamento 7E e convenceu o marido que ali era o lugar deles. A notícia não foi bem recebida pelo velho amigo do casal Hutch, um homem sábio e bem informado, que revelou ao casal tragédias, a mística e as histórias horrendas e sobrenaturais envolvendo o Edifício, o velho ditado: "quem avisa, amigo é"... No entanto, como todo clássico do terror, os novos locatários resolvem ignorar os "avisos sobrenaturais" e resolvem morar no Bramford.
Foram bem recebidos pela vizinhança, sobretudo por um casal que desde inicio achamos bem suspeito, o Casal Castevet. De início, sentiam-se sufocados com a "boa vizinhança", mas Guy acabou se envolvendo com a amizade, já Rosemary sempre os achou estranhos, porém ignorava a intuição (grande erro!!) e acabava cedendo às investidas.
Rosemary só não esperava, como em um passe de mágica, o marido conseguisse o papel que tanto queria e ainda decide ter o que sempre negou a ela: um bebê. A concepção do mesmo é uma situação de gatilho e horrenda, daqui a senhora Woodhouse já devia suspeitar que boa gente seu marido não era.
A Gravidez era estranha, Rosemary não era validada quando reclamava de incômodos, recebia atenção especial e bastante estranha. Em certo momento, chegou a ligar pontos e procurar o "porquê" dos fatos. Se viu sozinha, abandona e sem uma pessoa se quer para confiar.
O grande êxtase do livro cabe a Parte III. É onde o oculto é escancarado; é também onde Rosemary descobre tudo o que fizeram e arquitetaram com ela. É de exímia excelência do autor a forma como associa o sobrenatural e o satanismo com elementos do catolicismo, fé adormecida daquela mulher que gerou o fruto que tanto repudia e que, ao mesmo tempo, aflora seus sonhados sentimentos maternais. Saudações são feitas ao maldito fruto do ventre e à quem o gerou! É iniciado a nova era, o ano um para os adeptos, através de uma mulher que rejeita a todo momento ter sido "a escolhida".
Salve os clássicos do terror!!

Myllene Felix 26/10/2021

Clássico de respeito
Esse livro é um marco pra mim. Primeiro que foi a primeira leitura coletiva que promovi, segundo que até o momento é meu queridinho do gênero terror.

Sim, eu sei que quando a gente fala que o livro é de terror, as pessoas já se imaginam tomando susto e não conseguindo dormir. Porém, às vezes o livro é caracterizado assim por conter elementos de sobrenatural e mistério, ou até por questões psicológicas. O que eu quero dizer com isso? É que apesar de ser um dos maiores livros de terror da história, não é um livro de causar medo. É uma trama que desperta muita curiosidade.

Vou começar com a única ressalva que eu tenho dessa obra, que é o título. Esse título pra mim é um grande spoiler e acaba comprometendo um pouco a leitura, porque você já tem a certeza de que a protagonista vai engravidar, sendo que ela demora mais da metade do livro pra isso e o enredo pedia um grau de incerteza em relação a essa questão, o problema é que o título já que fez o papel do fofoqueiro!

Sobre o livro em si, só tenho coisas boas pra falar. Ele é objetivo, do jeitinho que eu gosto. Bem ambientado, o autor inclusive parece gostar muito de decoração, porque ele sempre faz questão de detalhar os ambientes. Tem um fator de mistério gradativo, que só vai aumentando e envolvendo mais ainda o leitor a cada capítulo. Tem um grau de dualidade que me encanta muito, em vários momentos você vai poder escolher no que acredita. Amo essa abertura e combina demais com o enredo.

No mais, pra quem deseja conhecer o gênero, considero este o melhor começo possível.

Recomendadíssimo.

Levi.Rodrigues 22/06/2020

De volta ao elemento.
Acho inútil escrever sobre um livro sem dizer o que ele representa para mim. E sei que as pessoas não estão interessadas em minha visão crítica, ou mesmo a subjetiva. O que é mais uma boa razão para dizer o que realmente quero dizer. Deixo análises imparciais (se é que tal coisa exista) para quem se aventura por elas. Se você abriu minha resenha esperando por uma dessas críticas, dou-lhe tempo de fechar. Vá, pode ir, ainda poderá encontrar um milhão delas por aí.

Conheço o Bebê de Rosemary de várias maneiras, a primeira delas é pelo cinema e, embora não tolere o Polansky, o filme é um favorito, em especial pela semelhança integral com o livro do Levin. Ira Levin é um dos meus escritores preferidos. Durante anos procurei por este romance e nunca realmente pude comprar, ou o preço era salgado ou estava esgotado.

Portanto, esse livro é um presente de Dia dos Namorados de minha esposa, ela sabe o quanto eu o queria. Comecei a ler no dia seguinte, vi o filme enquanto lia e terminei sem querer que terminasse algumas horas depois.

É um livro especial para mim de muitas maneiras, de todas as maneiras. Voltar aos suspenses do Levin é me recordar do motivo pelo qual escrevo e como a ficção me encanta. Não importa o quanto eu conheça a história, será sempre bom voltar para meu elemento. Eis aqui uma habilidade pessoal da qual me orgulho, e com a qual li todo este livro, a habilidade de reviver o que já vi tantas vezes como se fosse a primeira vez. O elementar é um relicário e cada um que defenda o seu.

site: https://www.levirodrigues.com.br/

Déborah 25/09/2022

Muito bom!
Terror não é meu gênero favorito, aliás, esse foi o primeiro que eu li - e preciso dizer que gostei muito.

A escrita é realmente muito boa, empolgante, instigante. Você fica o livro todo querendo saber o que mais vai acontecer. Você se irrita com todos os personagens, quer AVISAR pra Rosemary correr dali, fazer algo.

Você percebe que a Rosemary é invalidada a todo momento, decisões, escolhas, tudo é invalidado e isso irrita muito, mas vejo que faz parte do que o autor quis transmitir ao leitor.

E sobre o final? imaginei tudo, menos isso! E ainda deixou meio que ?em aberto?, gostaria de saber o que mais vai acontecer nessa história toda.

O livro é realmente muito bom! Vale muito a pena a leitura.