Água-mãe

José Lins do Rego

Resenhas - Água-mãe

RIAN 18/07/2022

Água-mãe
O romance Água-mãe de José Lins do Rego é ambientado no Rio de Janeiro e foge, portanto, da temática característica do escritor - a sociedade e a região nordestina. Por conta dessa mudança de espaço, a crítica classifica o romance como uma obra não-regionalista e, por isso, de pouca importância na produção reguiana. Ao contar a história de três famílias que habitam a região de Cabo Frio, às margens da lagoa da Araruama, o escritor tematiza o terror do sobrenatural e a força do destino centrados em um lugar específico, provenientes dos malefícios da majestosa Casa Azul, supostamente responsável pelas diversas tragédias que acometem as personagens. O espaço, na obra, é de grande importância para que se crie o clima de mistério que aterroriza a todos. Por isso, o presente trabalho mostra, a partir de teorias sobre essa categoria narrativa, quais os artifícios usados por José Lins do Rego para construí-la e criar a atmosfera que toma a narrativa, o terror que amedronta as personagens de Água-mãe.

Wagner 22/03/2022

TUDO SE PARECE

(…) É o que eu lhe digo, meu caro Marcos, todo esse nosso Brasil é um só. Veja você como este Cabo Frio se parece com o seu Penedo , com a minha Vassouras. E a mesma tristeza, o mesmo ar de bondade no povo. Olhe para as casas, para as ruas, tudo se parece, tudo é da mesma família. (…)

REGO, José Lins do. Água- mãe. São Paulo: José Olímpio,1956.

Carlos Nunes 10/05/2020

Lins do Rêgo fora do Nordeste
ÁGUA-MÃE é o único livro de José Lins do Rêgo que não é ambientado no Nordeste, e sim às margens da lagoa de Araruama, no interior do Rio de Janeiro. É a história de três famílias, de origens e classes sociais diferentes: a família de cabo Candinho, pescador de camarão, a de d. Mocinha, viúva proprietária da Salina Maravilha, e os Mafra, ricaços do Rio que compram a Casa Azul, uma antiga propriedade abandonada que é origem de muitas lendas e superstições locais. A vinda dessa família rica, com seu modo de vida e costumes diferentes e avançados, não é vista por bons olhos pela sociedade tradicional e conservadora do local, dando origem a diversos conflitos. O livro tem muitos personagens que se destacam, mas o ponto de contato das três famílias são suas mães, que sofrem e se consolam mutuamente, irmanadas pelo imenso amor que devotam aos filhos. Livraço! Veja o vídeo no meu canal: https://youtu.be/ouu3ixNZfLI

site: https://youtu.be/ouu3ixNZfLI

Prof. Edivaldo 31/03/2015

A Casa Azul
Romance longo e dos mais aclamados de José Lins. O livro divide-se em duas partes: A Casa Azul e Os Mafra. Romance que trata de momentos bons e ruins de três famílias. O enredo se articula em torno da Casa Azul (que, na verdade, pode ser considerada uma personagem). Dessa casa antiga, no início nos apresentada em ruínas e depois reconstruída pela rica família Mafra, é que partem toda espécie de desgraça e ruína social, segundo as personagens mais velhas (como D. Filipa). A trama envolve uma série de personagens, mas em especial, Dona Mocinha - de origem humilde que, assim como Dona Luísa - de origem bastarda, sofrem com os infortúnios dos filhos. Aqui também são abordados o tema do futebol - com a ascensão e o declínio do personagem Joca, bem como um caso de lesbianismo - fato considerado inaceitável para as famílias daquela época. O livro é escrito numa linguagem popular e com sentenças curtas (assim como os outros romances do autor).

Gláucia 27/08/2011

Água-Mãe - José Lins do Rego
A história se passa na Região dos Lagos fluminense e gira em torno da Casa Azul, temida pelo supersticioso povo local por ter sua história marcada por tragédias familiares. Nunca houve pessoa ligada a essa casa que tivesse tido um final feliz. Até que a rica família Mafra reforma, espanta os fantasmas e passa a dar vida ao lugar malfazejo.
Gostaria de saber por que momento o autor estaria vivendo ao escrever esse livro. As últimas 150 páginas correspondem a um desfiar de tragédias sem igual, descritas de forma ininterrupta em parágrafos compactos que duram mais de uma página, não dá tempo nem de respirar e digerir uma desgraça e já vem a próxima, pior.
Quem tem tendência à depressão ou ao suicídio deve passar longe.