Tempos Fraturados

Tempos Fraturados Eric J. Hobsbawm

Resenhas - Tempos Fraturados

BeatrizFonseca1 12/02/2024

O ser humano do século XX Tinha a necessidade de construir manifestos sobre os mais variados temas, como política, cultura, arte, alimentos,etc,esse tipo de texto é condenado a rápida obsolencia, os starpas são ótimos, porque são engraçados e refletem problemas da nossa sociedade , as artes vivem na corda bamba entre o lucro do capitalismo e o que espira nossa alma, o historiador é o especialista do passado, as artes atuais estão vinculadas a revolução industrial e ao capitalismo, sem a revolução industrial não teríamos música, filmes e o cinema, as esculturas se encontram em crise, a imprensa jornalista e literatura vai continuar no século XX , porque possuem um caráter de esfera pública, o progresso do computador e da tecnologia não poderá acabar com os livros físicos, nem com o cinema e arte , vivemos em uma sociedade do consumo, as tecnologias estão impactando nos direitos aturais das músicas, as esculturas estão cada vez mais fragilizadas e negligenciadas, os críticos da arte não podem julgar uma arte como feia ou bela, isso é subjetivo, vivemos em tempos na qual queremos de preferencia de forma rápida que nos desejos sejam atendidos. A arte era visto como algo mais elevado e mais culto, os seres humanos estão viajando mais e conhecendo novas culturas e novos hábitos , toda via o xenofobismo e as doenças como a também circulam mais e mais rápido, o turismo gera cerca de 12 % a mais de empregos na Europa, o novo século vai provocar mais restrições e proibições devido aos problemas ambientais .
O interesse em viagens, fez surgir programas na tv , sobre varias culturas e os mais variados lugares, na epoca do fordismo até as músicas eram padronizadas , costumar-se associar-se globalização com assimilação da cultura norte-americana, a humanidade criou estratégias para se comunicar com o mundo todo como e-mails, telefone e viagens mais rápidas que duram apenas horas e não meses como no século XX, a hegemonia cultural de alguns países como os EUA tem dimuindo, e uma cultura tem interferido nas outras, existem comidas norte-americanas como a Coca-Cola e o frango-frito que tornam globais, ou sejam todos os países consomem, esportes como futebol, tendem a ser importantes em vários países do mundo, na copa as pessoas se unem para torceram por seus países e se sentem representados, a França tem permitido que pessoas da África entrem em seu território e entrem na seleção e isso tem dado certo, porque a seleção francesa melhorou muito nos últimos anos.
Os festivais musicais tem aumentado muito nos últimos anos, na Inglaterra existem mais de 250 ,os festivais começaram a gerar muito lucro, para vários países e ajudando a aumentar a globalização, a maioria dos festivais ocorrem em cidades de menor porte, as tentativas de se colocar nos grandes centros urbanos só terão erro, a genealogia dos festivais está associado a formas de se expressar politicamente e socialmente no palco, o jazz vem perdendo influencia no âmbito musical, deste o inicio da primeira guerra mundial, em 1918 , a música clássica também tem perdido espaço ,mas deve-se preserva-la, o fim do comunismo interferiu na desvalorização da música clássica , a politica e o mercado estão associadas ao filmes , porque eles decidem quanto vão investir nessa área e escolhem os projetos que querem auxiliar, a questões vistas como morais e imorais estão associadas a política e ao filmes, a política e a cultura cinematográfica estão veiculadas e a ciência não pode se importar com ascptos religiosos, sejam eles islâmicos ou cristões.
Hilter aprendeu da melhor maneira possível, que expulsar físicos e matemáticos, lhe prejudicou no desenvolvimento da ciência e de armamentos na época da guerra ,a cultura é importante para o mercado quando se torna patrimônio da história nacional e quando gera lucros através do turismo , o mercado só se preocupa em lucrar, se de lucro, os políticos vão investir ,mas não podemos ser anacrônicos, porque esse conceito de lucro em cima da arte é relativamente novo.
As editoras de livros, sejam eles novos ou velhos, querem lucrar cada vez mais, na década de 1970 o incentivo e os lucros obtidos pela arte cinematográfica foram extremamente altos , existem decisões não mercadológicas, graças a universidades e fundações públicas, que acabam editando velhos livros, que se tornaram clássicos e tem sua importância social e histórica, entretanto a economia mundial está interferindo no domínio de uma ramo da indústria que estava estabelecido.
Os livros sobreviveram a criação do cinema e dos filmes, mas muitas empresas e indivíduos, estão querendo transformar os livros físicos em livros digitais e as músicas que antes eram gravadas em cds , hoje são reproduzidas em vias digitais, todavia as velhas músicas talvez não sejam ouvidas no futuro, porque elas vão se tornar obsoletas ou meios de transmissão, na internet as pessoas, podem baixar músicas de graça, todavia os artistas perderam na distribuição e vendas de discos, vivemos em uma sociedade que tudo muda muito rápido e está em constate modificação .
Os judeus foram perseguidos e escravizados no século I, pelos egípcios e mortos por Hilter durante o holocausto da segunda guerra mundial , mas esse povo ofereceu mudanças significativas, em vários setores da sociedade , como descobertas matemáticas , contribuições na ciência e na historia, Karl MARX, que construir a teoria marxista de conceitos complexos como a mais valia e a luta de classes também veio de uma família judia , na química houveram nomes de importância que eram de origem judaica e também na medicina, os judeus pouco se envolveram com elementos políticos, como a revolução francesa, todavia houveram ministros e políticos de origem judaica, na Europa.
Os judeus se abriam para a secularização e desmuniram seus traços religiosos, permitido que seus membros casassem com outros grupos, os judeus passaram por varias diásporas e foram obrigados a se adaptar a novas línguas e novos territórios, existiram muitos músicos e pianistas judeus, que ajudaram a desenvolver a música clássica na Europa no século XX e houveram grandes escritores como Kathara, que criou inúmeras obras importantes para a humanidade, o estado de Isael foi construído pelo sionismo que estava impregnado o de marxismo, Eisten revolucionou a ciência da física com suas teorias e sua extrema inteligência, e sua origem também era judaica, embora ele não fosse tão religioso, todavia na área da ciência econômica, os judeus não se destacaram com exerção de Ricardo, os judeus sofreram discriminações e foram perseguidos, mortos e diminuíram fortemente , por isso eles foram obrigados a se mudar constantemente que em 1945,a ONU criou o estado de Israel , os judeus conseguiram sua emancipação durante o iluminismo se século 18, os judeus, que entraram na Alemanha, queriam de fato ser alemães, muitos aprendem o idioma, todavia existia muita discriminação com esses povos, mas eles ainda podiam viver em sociedade junto, com os alemães ate quando Hilter e seu antissemitíssimo exagerado começaram a exterminar os judeus em campos de concentração .

Biblioteca Álvaro Guerra 09/01/2020

O autor mobiliza exemplos de todas as partes do mundo e conhecimento de sobra, numa demonstração cabal de que, no melhor ensaísmo, não existe assunto mais bobre que outro: tudo depende do engenho na apresentação do problema, da aproximação ao objeto, da variedade de pontos de vista, da elegância da exposição e da clareza de ideais. Em todos os quesitos, são poucos os intelectuais da atualidade que podem fazer sombre a Hobsbawn.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535922608

Edirlan 30/11/2015

Um passeio pela Erudição e pela história do fim da sociedade burguesa tradicional
Nesse livro é elencada uma série de palestras transcritas de um dos mais célebres historiadores do século XX. O fio da meada do livro é esboçar como a sociedade européia mudou em termos estruturais e comportamentais, atrelando tais mudanças a conjuntura política e econômica do fim do século XIX e início do século XX. Com sua erudição e capacidade argumentativa, Hobsbawn disserta como a chamada Alta cultura européia foi caindo em desuso, o que legitimou a genialidade do afamado mictório de Duchamps, de como a tradição virtuose musical virou a realidade da produção em massa. Recomendo a leitura, e tal livro é um grande convite a outras leituras sobre sociedade, globalização e cultura de massa.