A Abolição do Homem

A Abolição do Homem C. S. Lewis

Resenhas - A Abolição do Homem

@aprendilendo_ 06/06/2020

Resenha de A Abolição do Homem
Com um conturbado inicio, o século XX foi rapidamente engolido por grandes governos ditatoriais os quais massacravam e roubavam qualquer um em seu caminho. O ideal maquiavélico de “os fins justificam os meios” tomou a Europa e talvez o mundo. Alguns homens traiam seus países por medo ou dinheiro, outros, enxergava sua pátria como um deus o qual deveria ser adorado por meio de sangue e violência. Nesse contexto, com sua primeira data de publicação em 1943, A Abolição do Homem, de C.S Lewis, tem como tema a relativização ética e moral do ser humano.

Após receber um livro didático destinado aos jovens do ensino médio o qual tem em si, de forma implícita, uma ideologia empirista, um dos mais influentes autores cristãos dos últimos tempos se propõe a fazer uma crítica direta aos vícios da era contemporânea os quais estão tão presos aos relativismos da forma certa de conduta. À vista disso, com cerca de 110 páginas, a escrita é dividida em três capítulos: Homem sem peito, O caminho e A abolição do homem. E um apêndice o qual reúne regras e valores diversos de religiões. Dito isso, o líquido da obra tem cerca de 80 páginas de uma dura e racional oposição aos subjetivismos.

Por meio de varias divagações sobre as consequências do condicionamento das bases éticas a algo abstrato, o autor não se abstém de longos de desenvolvimentos até demonstrar o porquê de suas conclusões, como, por exemplo, “Criamos os homens sem peito e esperamos deles a virtude e a iniciativa. Zombamos da honra e ficamos chocados ao encontrar traidores em nosso meio”. Dessa forma, há um ataque liquidante através de analogias e contextualizações, além de maneira brilhante, demonstrar o quão perigosa é essa falsa noção de mundo relativo e como ela já afetou e poderá afetar toda a forma de se viver em sociedade.

A Abolição do Homem foi a minha primeira obra de Lewis, li com a intenção de ter um tempo descontraído e sequer olhei a sinopse antes de começar. Ledo engano. Por muitas vezes me perdi e fui frustrado por não compreender bem. Apesar disso, depois de esforço e persistência, as ideias começam a se encaixar de forma mais natural e a leitura toma um novo tom mais ameno. No final, por incrível que pareça ficamos com uma forte vontade de continuar a ler mais sobre o tema. Portanto, apesar do tamanho diminuto da obra, A Abolição do homem é talvez uma das escritas mais complexas de Lewis. Entretanto, essa complexidade justifica-se como necessária, pois ao fim, tem-se um total entendimento daquilo pretendido pelo autor e não sobram brechas teóricas ou argumentos rasos. Como consequência disso, recebe-se um presente de retórica a qual poderá ser usada em diversos momentos ao longo da vida. Um ótimo livro para aqueles em busca de um tema atual e complicado o qual estará sempre, de forma implícita, presente nos debates, sejam eles políticos, religiosos ou familiares.

Para mais resenhas, acesse: aprendilendo.com.br

site: aprendilendo.com.br
almeidalewis 07/06/2020minha estante
Nessa altura creio q sabe que esse foi um dos livros mais preferido de lewis ( se não o mais!)

@aprendilendo_ 07/06/2020minha estante
Sim, com certeza e não é pra menos, há todo um capricho a mais na dialética encontrada na obra. Fora o tema que sempre foi um dos mais abordados por Lewis.

almeidalewis 07/06/2020minha estante
O bom é que sua resenha dá um panorama abrangente que nos auxiliar a decidir por dá uma chance para o livro ou não,?

@aprendilendo_ 07/06/2020minha estante
Obrigado pelo elogio!

Mairim.Oliveira 05/08/2023minha estante
Amei a resenha, estava em dúvida se estava interpretando errado, obrigada

Jandira.Antunes 08/10/2023minha estante
Através da sua resenha, consegui obter um resultado mais eficiente deste livro maravilhoso obrigada

Daniel Chaves 02/03/2024minha estante
No início é difícil de interpretar, o restante parece que tá no início kkkk. Valeu pela a resenha, me ajudou muito??

Patresio.Camilo 27/06/2020

Resenha
Vendo outras resenhas, antes de escrever esta, até me sinto incomodado em escrever.
Pois parece que sou o único que não conseguiu entender este livro.
Penso que ficará pior, porque ler Lewis e fazer inúmeras alegorias (que muitas vezes nem existem) está na moda, e vi muita gente dando faniquito e falado da genialidade contida neste livro.
Que Lewis é genial, isso é inegável, e talvez este livro seja tão mas tão genial, que eu um simples leitor não consegui achar.
Um livro confuso, ideias fora de ordem, que sai do nada para o lugar nenhum. Para mim parece aqueles textos em que se mandam indiretas para outrem. Ou talvez a relatividade falada é tão grande, que o livro ficou totalmente relativo...
Enfim, gostaria de dizer que o livro tornou-se meu livro de cabeceira, mas não vai acontecer isto.
Ou então, falar que vou reler ele. Mas provavelmente não farei isso, vou para outras leituras.
Enfim, a não ser que você seja muito mas muito fã de Lewis e quer ler todos os livros dele, ai tudo bem, deve ler.
Agora se não, procure outro livro dele, com certeza ele tem livros melhores.
Natan 27/06/2020minha estante
Tenho esse livro mas não consegui avançar na leitura justamente por isso. É um livro mt confuso, bem diferente dos outros dele.

Juuh 27/06/2020minha estante
A leitura dele é muito complexa, chega a ser maçante. Estou cristianismo puro, é tanta comparação que ele faz q chega a perder o sentido do que ele realmente quer passar para o leitor, chego a ficar confusa e simplesmente esquecer do que se trata.

Juuh 27/06/2020minha estante
Estou lendo cristianismo puro e simples *

Natan 27/06/2020minha estante
Pois olha, Cristianismo puro e simples é 10 vezes de entender do que Abolição do homem.

Melhor de *

Juuh 27/06/2020minha estante
Não duvido, mas as inúmeras comparações , me cansa

Patresio.Camilo 27/06/2020minha estante
Que bom que achei gente que me entende...
Agora Ju sobre o Cristianismo Puro e Simples, o problema que eles são copilados do Lewis, daí esta falta de ordem que também dificulta para ler.
Porém ainda assim preferi ele que este Abolição...

Juuh 27/06/2020minha estante
Vou tentar ler carta de um diabo a seu aprendiz, acho que vai ser bem melhor.

Adriana 30/06/2020minha estante
Já li Cristianismo puro e simples, peso da Glória e Cartas de um diabo a seu aprendiz, desses três o único que eu consegui assimilar foi o de Cartas, os outros dois passou em branco, definitivamente Lewis, acho que não é para mim.

Paulin 11/07/2020minha estante
Mano, eu acho que você não captou a mensagem central do livro. Sem ofensa!
Eu também não entendi tudo que ele falou lá, discordei de algumas coisas e concordei em varias. Se quiser ter uma explanação um pouco maior sobre o livro, olha a resenha que eu fiz dele. Acabei de terminar. Abs!

Phelip 20/09/2020minha estante
CS Lewis é o autor mais superestimado que conheci, ou a maior fraude.

Mirrael 15/01/2021minha estante
Creio q teve essa visão por ser um livro filosófico/religioso e não de ficção

@biblioteca.da.ju 25/01/2021minha estante
Eu também não consegui, esse não deu, fiquei me sentindo uma jumenta, porque não entendi nada .

Agente K 31/01/2021minha estante
Toda essa dificuldade é em virtude da linguagem bem complexa. Bem comum isso. Mas se você quer realmente compreender o livro em questão, e á fascinante mensagem, requer releitura. Não é fácil. Mas quando se compreende é sem dúvida uma leitura extraordinária. De todo modo se não te edificar, procure outro que te edifique. Só não descredite algo simplesmente por não compreender.

Natha 22/02/2021minha estante
Creio que Não é uma questão de desacreditar o livro, ele não fez isso, até pq ele reconhece a grandeza de Clive ao escrever, penso que ele como outras pessoas tiveram dificuldades com a leitura - porque é uma leitura complexa e difícil - e apenas colocou isso ?

Elizangela 24/03/2021minha estante
#tamojunto Livro chaaaaaato

Kelly.MarAal 06/04/2021minha estante
Também não gostei. Achei um lenga lenga sem sentido. E olha que eu amo o Lewis, mas esse livro não deu não

Lucas.Dill 19/04/2021minha estante
Concordo totalmente, parecia um monte de nada com nada

Tiago 28/04/2021minha estante
Caramba, estranho ver gente que não gostou, acabei de ler o primeiro capítulo e me chamou mais atenção que cristianismo puro e simples. Espero não me decepcionar, mas se seguir como está vou acabar bem satisfeito com a obra

Alinne.Carneiro 07/06/2021minha estante
Eu tive que ler o primeiro capítulo 3 vezes (os outros li duas vezes, além de voltar no livro fazendo anotações) além de ver resenhas e depois discutir com alguns amigos. De fato não é um livro fácil mas de conteúdo admirável... a gente se sente meio burro qndo está lendo a primeira vez

Braulio 14/08/2021minha estante
Não é uma leitura fácil. Pode não funcionar para todos mas para mim funcionou bem o que ele quis passar. Precisa-se ler, anotar, reler e acreditar é há o que aprender nesse texto tão curto mas denso de ideias

Thay 17/09/2021minha estante
Comecei hoje a leitura e sendo bem sincera estou amando...

Nicole.Vasconcelos 19/11/2021minha estante
Comecei a ler hoje e estou gostando. Mas de fato é um tipo de leitura que demanda muito do leitor. Ter que ler o mesmo parágrafo mais vezes e tal.
É o tipo de leitura que mais me agrada, pois desafia meus conhecimentos.

elieltoncastr_ 26/02/2024

Um ensaio a princípio despretensioso (no que diz respeito à motivação de sua existência), mas que logo abre espaço para reflexões fundamentais sobre o ser humano. Gosto da honestidade de suas colocações, de posicionar bem de onde ele parte e de quais são suas limitações.

Diego 31/08/2022

Livro profundo
Trata-se de obra que necessitarei revisar de tempos em tempos.
Assuntos profundos que, confesso, em certos momentos não compreendi 100%.
O capítulo que dá nome à obra é ótimo, com passagens da mais pura ficção científica.
Voltarei a este livro para tentar compreender o que não alcancei nesta primeira leitura?
Idma 31/08/2022minha estante
Tenho a mesma sensação lendo Lewis: livros pra ler e reler! São discussões complexas mesmo?

Lari 31/08/2022minha estante
Achei um dos livros mais difíceis do Lewis, tive a mesma sensação de "preciso reler". Mas é sensacional!

Aryana 02/09/2022minha estante
Gente, eu me senti tão burrinha lendo esse livro ? Preciso reler!

Idma 02/09/2022minha estante
Kkkkk, TMJ, Aryana!?

Paulin 11/07/2020

Uma crítica ao pós modernismo
Já li 3 livros do Lewis e este foi o melhor, e curiosamente o menor, que li dele. O livro é denso, fala de coisas significativamente profundas a acerca da verdade/falsidade, da realidade humana, da objetividade/subjetividade dos valores e virtudes que permeiam as relações humanas.

Como um bom conservador, o autor defende a ideia de que há algo sólido, concreto, indubitável, objetivo e real que precisa ser conservado pelas gerações que se vão passando, no tocante ao que define a essência da humanidade. Critica veementemente as ideologias e projetos modernos, e pós-modernos se você reparar bem (como o niilismo, por exemplo), que anseiam superar, esquecer, apagar, refutar tais verdades do Homem. Para Lewis, apagar essas verdades do Homem fará dele um desumano, daí sua abolição. Mas a ideia de Abolição Humana em Lewis vai além dessa rebeldia moderna contra a Objetividade. Perpassa pela ciência, pela investigação cega, pela busca do incompreensível.

ps: não dei cinco estrelas porque encontrei raros pontos que tive de discordar, não fizeram total sentido pra mim. Lembrando que essa resenha é completamente pessoal.

Clarinha 22/01/2021

Foi o primeiro livro que li do autor e eu fiquei ENCANTADA! Não larguei até terminar. Aprendi muito mesmo e passei dias falando sobre ele pra todo mundo.
Shilton 22/01/2021minha estante
Outro livro de C S Lewis que e bom e Cristianismo puro e simples recomendo.

EdelinCerilo 22/01/2021minha estante
Caso queira descontrair um pouco a leitura, indico as crônicas de narnia é dele também

Clarinha 22/01/2021minha estante
@Shilton, eu quero muitooo, mas tenho que juntar dinheiro kkkk

Clarinha 22/01/2021minha estante
@ÉdelinCerilo, quero muito ler também, tô só esperando a oportunidade de comprar S2

EdelinCerilo 22/01/2021minha estante
A livraria familia cristã está baratinho as crônicas de narnia. Fui comprar numa livraria grande aqui fa minha cidade (Janina), cada livro estava em torno de 40 reais. Na livraria familia cristã está 44,50 todos os 7 livros

SÉRIO?????

Vou no site agoraaaa

Obrigada

Siim, :)

Poliana Calazans 26/09/2012

A sensação que fica é a de que precisarei reler se quiser entender, de maneira satisfatória, as críticas ao pensamento moderno contidas nesse livro. O que compreendi, no entanto, é suficiente para concordar com Lewis e fortalecer minhas crenças.

Que sejamos "homens" de fato, como nunca deveríamos ter deixado de ser.
Camila 18/03/2013minha estante
Senti o mesmo Poliana!

Gloria 02/03/2018minha estante
Concordo, entendi a essência, mas não os pormenores...

Menina Ciria 27/02/2022

Um livro bem denso... profundamente filosofico. Lewis traz para discussão aspectos da moral e da etica humana. Abolir a moralidade comum seria abolir a própria humanidade.

Julia.Gasparetto 05/03/2024

Adorei a forma como Lewis fala de um tema tão complexo, a moral, de maneira tão objetiva e sucinta. é quase inacreditável pensar que ele montou uma tese tão completa em tão poucas páginas.
Caio Vitor 05/03/2024minha estante
Ele tinha esse dom ??

Paloma Lopes 17/04/2021

Confesso que absorvi muito pouco desse livro (outros livros dele que já li me tocaram profundamente).
É uma leitura muito densa, e acredito que seja necessário um amplo conhecimento do contexto para uma compreensâo satisfatória.
Além disso uma única leitura, talvez, não seja suficiente. Futuramente, quem sabe, eu me disponha a relê-lo.
Babi159 21/04/2021minha estante
Eu comecei esse livro ano passado, e parei a leitura por não "estar no clima". É realmente uma leitura densa, que exige bastante. Pretendo retomar quando em algum momento.

Stephanye 08/12/2021

Para reler
?Leitura conclui?da.

Com certeza precisarei ler mais vezes ?A Abolic?a?o do Homem? para dar conta de todos os conceitos que Lewis trata e aborda nesse livro, coisas que esta?o ale?m do meu alcance no momento (principalmente algumas refere?ncias). Mas, torna-se clara a intenc?a?o do autor de defender os princi?pios e a moralidade contra um suposto relativismo moral e entrega a? natureza (impulsos), o que levaria a um controle por certas pessoas, controle baseado na?o em alguma moralidade, mas em desejos.
Segue-se a pro?xima leitura: Os 4 amores.
Aholanda 08/12/2021minha estante
Lewis é bom demais!

almeidalewis 24/03/2022

Educação, bases e rumos da humanidade
Reflexões, análises e críticas ao rumo da base que a educação moderna ( da sua época ) estava tomando. Se faz presente uma comparação entre a educação moderna ( É possível nivelar a realidade externa de acordo como que o ser humano sente ) X Clássica ( Nivela o sentimento de acordo com o Tao )

Tao : origem chinesa uma espécie de ordem harmonia, valores objetivos universais.

O relativismo dos valores em detrimento do Tao ( lei Natural ) tendo por consequência a quebra do consenso, no entanto essa relativização levaria a destruição e ocasionaria na abolição da civilização e do homem ( no caso como nós conhecemos de humanidade ) .sob a ordem natural se construiu a civilização, se chegou até aqui por conta dessa ordem.

Bem não tenho a pretensão de colocar tudo em palavras, pois o assunto é denso de colocar em texto e nem esgotar o assunto/crítica.

Curiosamente o livro escrito nos idos de 1940 parece que foi escrito para essa nossa modernidade contemporânea educacional do presente. É uma obra bastante discutida por educadores e curiosamente foi a obra que Lewis mais gostou de escrever, o próprio referiu isso em uma entrevista.
Kelly Oliveira Barbosa 24/03/2022minha estante
Essa capa ficou linda né.

almeidalewis 24/03/2022minha estante
Muito viu Kelly ??

Victor Leonardo 30/11/2017

Uma das maiores e mais curtas obras de C. S. Lewis, esse livro é um tratado profundo contra o relativismo moral na educação e na sociedade como um todo. Lewis é profético ao descrever os resultados que tal tipo de filosofia traria para o homem. O resultado é o que temos contemplado nas mídias e notícias diárias: a falta de valores objetivos e transcendentes para nortear o ser humano, o que em última análise causa, por fim, a abolição do homem. Vale e pena ler e reler este livro.
tiago_costan 19/04/2020minha estante
Se é tão bom, por que 4 estrelas apenas?

Isis.Miguel 08/11/2020

A abolição do homem
?A abolição do homem? é o segundo livro que li de C. S. Lewis. O primeiro foi ?Cristianismo puro e simples?. Com toda certeza, aquele é muuuuito complexo se comparado a este, mas não deixa de ser uma leitura enriquecedora, como todos os livros de Lewis.

Não tenho dúvidas de que lerei este livro novamente, pois com uma leitura é impossível absorver a riqueza de conhecimento que o livro traz, embora bem pequeno.

Lewis mostrou mais uma vez que era um homem bem a frete de seu tempo.

Excelente!