A Grande Degeneração

A Grande Degeneração Niall Ferguson

Resenhas - A Grande Degeneração

Cristiano 03/12/2023

Meh...
A leitura é cansativa e, por vezes (algumas várias, talvez), o autor se foca tanto nos Estados Unidos e na Inglaterra que parece que o mundo inteiro gira em torno deles fazendo com que a análise da "grande degeneração" seja apenas destes Estados, não parece condizer com os demais países do mundo ocidental.

Beto 12/04/2021

O que explica a decadência ocidental?
Se você leu "Civilização", uma das grandes obras de Niall Ferguson, deve ter ficado curioso sobre como o autor revisitaria suas próprias considerações finais, afinal, a conclusão do livro é recheada de "micro previsões" para os dias atuais e é interessante compará-las com o que ocorre hoje, já que ele foi escrito no início da última década.

Publicado em 2012, "A Grande Degeneração" é um complemento das ideias de "Civilização", já que este, após explicar como o Ocidente se descolou do Oriente em termos de desenvolvimento nos últimos 500 anos, comenta em suas páginas sobre como esse "gap" ficou mais estreito, o que se torna o mote daquela obra.

Ao longo de "A Grande Degeneração", Ferguson separa quatro pontos principais - que envolvem, basicamente: o endividamento público, o excesso de regulamentação, o estado de Direito (ou de juristas) e a "falta de presença" da sociedade civil -, os quais serão os responsáveis por explicar a queda do Ocidente nos últimos anos, tanto no campo econômico, quanto no civil.

É claro que, depois de eu te contar os pontos acima, você provavelmente pensou em outros inúmeros fatores que estariam levando à decadência ocidental (principalmente no famoso campo cultural), contudo, o plano de Ferguson não é fazer uma obra gigante sobre esse fenômeno, mas demonstrar uma concisa tese sobre a grande degeneração do Ocidente - afinal, devemos lembrar que a expectativa após o fim da Guerra Fria é que tudo só iria melhorar.

Nesse âmbito, o livro é perfeito e representa tudo o que há de melhor em Ferguson: um background teórico incrível - representado nas notas de menção -, uma escrita atraente, argumentos perfeitamente apresentados e que se encaixam, e uma narrativa bem construída que é capaz de capturar problemas que a literatura tradicional no campo da história e da economia costuma deixar passar.

"A Grande Degeneração" é um livro que, mesmo curto, possui uma carga de explicações densa, tornando-se fundamental para entender um pouco mais das crises ocidentais que passamos hoje. A cada livro que passa, a obra (como um todo) de Ferguson se mostra cada vez mais necessária, e o autor continua marcando seu nome como um dos grandes de sua geração.

Tiago.Carneiro 06/04/2020

Para refletir
Trata-se de um livro que expõe a fragilidade econômica dos países ocidentais frente aos expoentes asiáticos (com protagonismo para a China), que nas últimas décadas encurtaram a distância econômica, como um piloto de fórmula um, que se aproxima cada vez mais, de forma que se torna impossível para aquele que está na frente ignorar seu competidor.

O autor se propõe a analisar aquilo que ele chama de "4 caixas pretas" da sociedade ocidental, a saber a democracia, o capitalismo, o estado de direito e as sociedades civis, com o objetivo de obter pistas sobre o que de fato fez a economia ocidental minguar nos últimos anos.

Trata-se de um livro de 2013, e é interessante observar esse período entre a crise das hipotecas, de 2008, que afetou todo o mundo, com uma iminente crise, que assombra o mundo, agora em 2020, cuja qual só poderemos mensurar quando a poeira causada pela pandemia do COVID-19 baixar. Niall Fergunson é um grande escritor, e com certeza recomendo a leitura do livro em comento.

Malanovicz 24/10/2018

Já sou fã do Niall Ferguson
Já tinha lido dele Civilização e tinha assistido à série A Ascensão do Dinheiro.
E tive a oportunidade de assistir a palestra dele na UFRGS ano passado. :-)
Ele parece ser sempre bem didático na sua exposição de argumentos.
E creio que acerta muito na análise das "caixas pretas", as principais instituições.
O argumento central é idêntico ao dos autores do Por que as nações fracassam.
Ainda bem que ele dá os créditos certinhos. hehehehe
Senti falta de ele tratar um pouco mais dos impactos no "povão",
em especial os microempreendedores e mesmo trabalhadores empregados.

janio33 17/09/2016

O Ocaso das Intituições
Nesse livro, Ferguson analisa como a auto-desvalorização da cultura ocidental, a relativização de nossos costumes e o declínio das instituições que construiram nossa sociedade, estão implodindo o ocidente de dentro pra fora. Não é um compêndio simplesmente conservador, mas foca também em questões econômicas e principalmente culturais do decadente ocidente.

Guilucas 11/01/2015

Interessante!
Bom livro! Escrito pelo Niall Ferguson, um historiador / economista da linha institucionalista. Debate questões e temas atuais e discute as razões para a letargia das economias ocidentais, com enfase maior no Reino Unido e nos Estados Unidos.

Marcelo 17/11/2015minha estante
Quero ler o livro para ter uma ideia clara dos argumentos de Ferguson, mas toda vez ouço esse discurso de "desigualdade social", minhas reservas a esse tema e suas propostas de solução equivocada, assim como o próprio conceito de desigualdade sempre vêm à tona.