Laços de sangue

Queria Estar Lendo 17/08/2013

Só mais um - Laços de Sangue
Só mais um: Laços de Sangue
Link oficial da resenha: http://tinyurl.com/m4vndzp

Em clima de liberação do primeiro trailer de VA, adivinha o que apaixonada pelos livros da Richelle Mead resolveu fazer? Isso mesmo, resenhar Laços de Sangue, o lançamento da editora Seguinte (cujo conteúdo eu já havia lido antes, sinto muito, não consigo esperar). Nessa releitura, me apaixonei mais uma vez pela trama cheia de suspense e de reviravoltas interessantes criada pela ruiva linda da minha vida, e mais uma vez cai na espiral Sydrian (já que nesse livro não temos Romitri para morrer de amores).

Deixem-me tentar resumir a história para vocês. Laços de Sangue é o spin-off da série Vampire Academy; ele segue Sydney Sage, a alquimista a quem fomos apresentados durante um dos livros da série VA. Após os acontecimentos de O Último Sacrifício, Sydney está lidando com toda a pressão dos alquimistas em cima de si, visto que violou regras ao ajudar vampiros, e é então designada para uma missão que pode salvar sua carreira e impedir que seja jogada numa espécie de reformatório alquímico (um lugar que assombra seus pensamentos). Sua missão consiste em acompanhar a irmã de Lissa Dragomir, Jill, até uma escola em Palm Springs, onde ela deverá ficar escondida. Por que é perigoso? Porque rebeldes estão tentando matar a jovem Jill para impedir que Lissa continue no trono.

Sydney se passará por estudante, assim como Jill e seu guardião, Eddie. Durante a trama, vemos a postura de Sydney mudar em relação aos vampiros, pois eles talvez não sejam tão ruins quanto ela tinha imaginado. Principalmente em relação à Adrian Ivashkov, um Moroi que vai acabar mexendo com os sentimentos da senhorita Sage. Além de todos os outros problemas, algo está errado com tatuagens misteriosas que vem circulando entre os alunos daquela escola, algo mágico e perigoso; e possíveis ataques a vampiros sugerem que alguém os está caçando... É muita dor de cabeça para uma só alquimista.

Ok, talvez tenha sido um grande resumo, mas tudo que está ai está na sinopse, então não é spoiler. Se você achar que é spoiler, sinto muito, então você não leu VA e não deveria estar aqui. Vamos à resenha então?

Dona Richelle mais uma vez atacando com sua incrível habilidade de nos confundir. Você acha que sabe quem é o vilão? Você acha que sabe o que está acontecendo? Não sabe mais. Está errado. É algo totalmente contrário, sua mente vai virar de ponta cabeça. É basicamente assim que me sinta da primeira vez que li Laços de Sangue, e a sensação voltou com essa releitura. Ainda que eu soubesse o final, a ansiedade para chegar até ele e os momentos em que detalhes importantes se destacavam sob meus olhos forma impressionantes mais uma vez.

Eu realmente amo a narrativa da Richelle; é muito rica em detalhes e em sensações, construída pelo ponto de vista da Sydney que é menos impulsiva e durona que Rose, mas nem por isso menos incrível. Sydney é uma ótima protagonista à sua maneira; confesso que senti falta das tiradas da Rose e de seu humor inabalável, mas lá estava Sage com sua racionalidade e seu jeito de ser toda inocente e sensata. O que, aliás, contrasta perfeitamente com o jeitão de Adrian Ivashkov, outro personagem apaixonante da trama. Não só daí, é claro, tenho lá minha crush pelo Adrian desde o segundo livro de Vampire Academy. SANTO HOMEM LEGAL, MINHA GENTE!

"...naquele segundo, de repente, tive um insight sobre o mistério que era Adrian Ivashkov. As pessoas não acreditavam nele com muita frequência. Todos tinham baixas expectativas em relação a ele, por isso ele agia da mesma forma [...] Também percebi de repente que, por mais improvável que fosse, Adrian e eu tínhamos muito em comum."

Sarcástico e bem humorado, ligeiramente maluco das ideias (culpa do espírito), mas que, durante o decorrer da história, se esforça para ser alguém melhor. Ele realmente dá o melhor de si para ser forte e para ajudar Sydney, agindo maduramente em vários momentos do livro. Um orgulho, esse senhor Ivashkov, um orgulho!

Temos Jill e Eddie, personagens antigos e muito queridos também (apesar de eu ainda não gostar da Jill por motivos de ela ser meio Lissa da vida, sei lá), e aparições especiais de Rose e Abe Mazur (ESSES LINDOS DA MINHA VIDA) no comecinho da trama. Novos, como Lee e Micah, vem para incrementar esse acervo de ótimos personagens. O que a Richelle faz de melhor, em minha opinião, é criá-los. Não é nem pela história em si que eu me atraio nos livros dela, mas sim nos seus filhos. Eles são muito bem caracterizados e direcionados e, ainda que não gostemos de acontecimentos envolvendo alguns deles, não dá pra deixar de amar a ruiva (menos a Bianca, aqui do blog. Ela conseguiu deixar de amar a ruiva .-.)

"- Acho que o amor é sempre uma causa nobre - disse a ele. Eu estava falando de maneira objetiva, é claro. Nunca tinha me apaixonado, então não tinha referência para avaliar. Com base no que eu tinha observado em outras pessoas, achava que devia ser algo maravilhoso... mas, por enquanto, estava ocupada demais com o trabalho para reparar naquela ausência. Eu ficava imaginando se não devia me sentir decepcionada com aquilo. - E acho que você ainda tem tempo de sobra para fazer outras coisas nobres."

O desfecho de Laços de Sangue foi excelente. Teve ação e revelações na dose certa e deixou um mistério para a continuação, O Lírio Dourado, que serve apenas para os nossos nervos explodirem. Damn you, Richelle! Ah, e Sydrian... Bem, nesse livro tivemos pouco deles, mas foi-me garantido que mais e mais virá nas continuações. EU QUERO MAIS DESSE CASAL, MEAD, PELO AMOR DE DEUS!

Enfim, é isso. Recomendo Laços de Sangue loucamente. É um ótimo livro misturando intrigas, romance e muito mistério!

____________________________________

Esta resenha foi feita por Denise Flaibam, membro do blog 'Só mais um', e a reprodução integral ou parcial da mesma é proibida. Plágio é crime.

Só mais um
angie 18/09/2013minha estante
A Richelle tem o dom de sempre nos deixar agonizando pelo próximo livro...uma necessidade urgente, premente, incontrolavel...eu quero o próximo.

Natalia597 27/04/2014minha estante
Acabei de ler VA e estou louca para começar a saga da Sydney. Parece tão incrível!!

O que é VA

Queria Estar Lendo 06/03/2021minha estante
Sigla abreviado Vampire Academy, que é a série que vem antes dessa!

Série de livros?

Nubya 01/08/2021minha estante
Sim, é uma série de livros. Se passa antes dessa série, mas vc não precisa ler VA pra entender essa

Naty Araujo 08/08/2022minha estante
Amei

Analu. 30/09/2021

Releitura: Adrian...e se eu te der meu coração?
É um livro bem gostoso de ler apesar de não ter nada muito surpreendente. Acaba sendo mais uma introdução da Sidney nessa nova missão, fazendo novas amizades e o Adrian se recuperando do coração partido. Mas ainda sim um bom incio para série deixou VA pra trás e me divertiu muito, principalmente com os diálogos do Adrian ??

A única coisa que incomodou foi o preconceito da Sidney com os vampiros que teve horas que ficou muito insuportável, mas de resto tudo muito bom! Estou ansiosa pro desenvolvimento dela e do Adrian...aguardando os refrescos.

Manuh. 24/04/2022

Uma "continuação" mais que bem-vinda!
A nova perspectiva dada a história dos Moroi, Strigoi e Dampiros pela visão de uma Alquimista e humana faz a história ser completamente diferente da série da Academia de Vampiros. Torna tudo mais amplo e consegue ser tão chamativa quanto a série original, e essa "continuação" promete muito. ???

Pluto 28/03/2021

Que livro INCRÍVEL, no início achei que não iria ter tanta ação, mas depois o livro foi ficando ainda melhor, e quando me vi estava acabando o livro. A autora consegue fazer com que nós-leitores- fiquemos próximos dos personagens, sentimos tudo que Syd sente.
Amei conhecer um pouco mais da Sydney, logo em Vampire Academy conseguimos ver que ela é uma personagem com bastante história, e até agora só está me surpreendendo.
Senti saudades da Rose, coisa que é inevitável, mas não é algo nos faz perder a magia pelo livro.
Nat 28/03/2021minha estante
Verdade, eu senti muita falta da Rose, rs.

Pluto 28/03/2021minha estante
A gnt sente mt falta??

Gabi 31/03/2021minha estante
Syd perfeitaaaaa! Muito feliz que você tá lendo ????

Grazi 31/03/2021minha estante
Adorei o que você escreveu!!! ?

Pluto 31/03/2021minha estante
@gabi perfeita dms aaaaa to amando conhecer sobreeee

Pluto 31/03/2021minha estante
@grazi aaaaaaaaaa obg????

Tania 10/03/2021

Spin off da série Academia de vampiros. Nesse livro temos Sidney, a alquimista, Adrian e outros personagens que nos foram apresentados em academia de vampiros. Achei um livro bonzinho, mas não me apaixonei pela história e nem pelos personagens assim como me apaixonei por Rose e Dimitri. Não pretendo ler os outros livros da série.

LidosdaCris 21/01/2023

Essa série ela é um spin-off de Academia de Vampiros, possui 6 livros.

Adorei acompanhar o Adrian e a Sydney eu gostei muito de voltar para esse universo que a Richelle criou contando novas histórias dos personagens secundários.

Gostei muito das aparições da Rose e de outros personagens, principalmente o pai da Rose.

Sofia.Hellen 19/06/2020

Confesso que eu estava bastante preocupada de ter um livro narrado e focado na Sidney, eu gostava dela em Academia de Vampiros, mas não tinha certeza se o bastante pra levar um livro todo.
Mas até agora foi maravilhoso, muito bom ver que as pontas soltas que ficaram em " Último sacrifício " estão sendo esclarecidos aos poucos.
Nesse spin off temos Sidney, Jill, Eddie, Adrian, e algumas participações especiais como Abie e Rose. ( No final do livro também temos a chegada de Sônia Karp e do meu bebê Dimitri Belikov)
A história em si e muito boa, Sidney está tentando manter Jill segura porque alguns Moroi que se opõem ao governo de Lissa estão tentando matá -la para tirar Lissa do trono ( por conta daquela lei), e chegaram a conseguir mas ela foi ressuscitada por Adrian, agora é beijada pelas sombras e tem um laço com ele, o que no começo eu achei meio bosta mas no decorrer do livro vai ficando bem interessante, por conta dos vícios do Adrian refletirem nela ( Cigarro bebida e sexo)
Estou amando a interação de Adrian e Sidney, já estou shippando muito.
Estou encantanda com a saga Bloodlines.

Bianca | @estanteliiteraria 12/11/2020

Uma boa introdução
Sydney foi muito prejudicada por ajudar Rose em Academia de Vampiros, foi mal vista no meio dos alquimistas por ajudar uma vampira. Porém, agora ela tem a chance de mudar essa situação ao receber a missão de cuidar de Jill, irmã de Lissa Dragomir, rainha dos vampiros. Além dela, temos o dampiro, Eddie, que é o guardião de Jill e Adrian que possui motivos escusos para estar nessa missão.

A missão de Sydney é manter Jill segura. A única informação que recebeu é que a garota foi atacada por ser irmã da rainha e que nem todos os Moroi estão felizes com a nova monarca. A questão é que Lissa só pode governar por ter uma parente de sangue viva, com a morte de Jill ela poderia ser destituída do cargo. No entanto, além de cuidar da jovem, Sydney acaba se deparando com assassinatos que estão acontecendo em Palm Springs, cidade na qual foram enviados, e também com um grupo de pessoas que fazem uma tatuagem muito semelhante às dos alquimistas. Seu instinto investigativo acaba falando mais alto e acaba descobrindo fatos que não esperava.

A muito tempo não leio nada da autora, mas desde que soube que Adrian seria o protagonista dessa série me vi obrigada a lê-la. Além do mais, amo o universo vampiresco que a autora criou. E apesar de muitos anos terem se passado, mesmo percebendo que a narrativa não é feita para a minha idade atual, acabei gostando bastante do enredo. Tiveram vários plots que para mim pareciam óbvios, mas que ao mesmo tempo instigava o leitor a confirmar se realmente era aquilo que estava pensando. Como uma pessoa desconfiada, desconfiei de tudo e todos, então foi difícil não acertar quem estava por trás de tudo.

Fica claro assim que começamos a leitura que um dos maiores dilemas de Sydney será romper com todos os preconceitos que tem sobre os vampiros. Ainda mais sabendo que os alquimistas não a veem com bons olhos por sua simpatia com a raça. Durante o livro e acredito que por toda a série veremos a personagem numa corda bamba, sendo julgada por acreditar que os vampiros não são tão ruins como os alquimistas pintam.

Esse primeiro livro é uma introdução para os enredos dos próximos livros, então é normal ter uma história mais parada. Conhecemos um pouco de cada personagem e já conseguimos nos conectar com eles. Agora é só esperar o que virá pela frente e estou mais do que ansiosa por isso.
kaliny.jeovana 12/11/2020minha estante
Espero que esses livros sejam melhores de academia de vampiros. Estou sendo torturada ao ler aura negra, mas a esperança é a última que morre

Bianca | @estanteliiteraria 15/11/2020minha estante
Não lembro como foi minha leitura de Aura negra, faz muitos anos que li. Mas amo muito AV também

Marcelo.Mendes 12/05/2021

O que dizer???
Sempre que eu pensava em ler esse universo criado pela Richelle Mead, a primeira coisa que vinha na minha cabeça era aquela adaptação de 2014 de Academia de Vampiros, juntamente com a péssima experiência que tive quando assisti. Achava muito boba aquela história de Strigoi, Moroi e Dampiros. Só que paguei com a língua depois de ler "Laços de Sangue", pois finalmente percebi todo o potencial possível desse universo. Com personagens legais, uma escrita viciante e com uma reviravolta beeem inesperada, "Bloodlines" é um começo animador.

Certamente um lado bom desse livro é a dinâmica que a Richelle desenvolveu entre os vampiros e os Alquimistas. Toda informação a mais que a Sage dizia sobre a organização dos alquimistas, mais eu ficava feliz em desvendar o mistério sobre eles ? principalmente sobre como eram feitas as tatuagens de Lírio. Por falar na Sage, ela é uma personagem que eu adorei acompanhar durante a leitura; ela é uma mulher forte que aguenta todo aquele peso de carregar o fardo de ser a alquimista nas costas, além de ter um senso de proteção que abrange até quem ela não deveria, como a Jill e Adrian.

Adrian é outro personagem que meu deus, só pela misericórdia. Ele é um cara baladeiro que adora encher o saco da Sydney, mas que carrega dentro de si uma tristeza grande. Eu consegui me apegar muito nele por essa personalidade meio doida, ele é um cara que estou ansioso para ver o desenvolvimento nas sequências.

Por fim, o único ponto que me incomodou foi as duas tramas principais que a história segue: a das tatuagens alquimistas na escola humana, e dos assassinatos dos "caçadores de vampiros". A primeira achei bem chatinha, achava que a segunda tinha um potencial maior (o que se mostrou que real nos últimos capítulos) de desenvolvimento do que a primeira. De qualquer forma, foi uma leitura muito gostosa, ansioso para o próximo!

"As maiores mudanças na história aconteceram porque as pessoas foram capazes de se livrar do que os outros lhes diziam para fazer."

Isisrang 08/05/2021

Mundinho Sydney e Adrian
Eu TIVE que ler esse spin off pois simplesmente fiquei obcecada por academia de vampiros e arrisco dizer que talvez tenha visto mais potencial ainda em Laços de Sangue! Personagens incríveis e bem desenvolvidos, eu amo esse livro!!!! Recomendo!

savanaoak 03/04/2021

Sinto que os próximos livros serão muito agitados
Tive uma impressão que Laços de sangue é em boa parte um livro introdutório, achei arrastado até os 50% mas depois que deslanchou você não consegue mais parar de ler, são tantos mistérios para resolver e entender, mal posso esperar para ler o próximo.

Sassenach 30/01/2022

"De uma maneira estranha, uma imagem do quadro Amor de Adrian me veio na cabeça. Pensei no traço vermelho torto, rasgando o meio da escuridão, dilacerando-a. Ao olhar para Jill e sua dor inconsolável, de repente entendi a arte dele um pouco melhor."

Thata 29/03/2021minha estante
Não sei se você já deu sequência a leitura dos outros livros, mas sobre os pontos que você observou: é justamente sobre isso! Eu terminei a série inteira e ouso falar que Sydney e Adrian não decepcionam em (quase kkkkkkk) nem um momento! O amadurecimento deles é muito notável.

A forma como a Sydney encara seus preconceitos e enfrenta o que tiver que enfrentar, é louvável. Claro que isso não acontece da noite para o dia e o Adrian tem um papel essencial nisso ? além da própria história e fantasmas que ele carrega ?, é isso que eu mais amo nas histórias da Richelle, você começa num ritmo lento e quando vê já está envolvida demais para parar. As coisas evoluem de forma tão natural e gostosa.

Enfim, eu só queria fazer esse adendo mesmo rs.

ORDS 29/03/2021minha estante
Parei na metade do quarto livro e apesar de já saber a construção de história da Richelle, ainda me surpreendo.
Sydney não é nada mais como esse relato e tô pra dizer que ela evoluiu mais em 4 livros do que Rose em 6. Bom demais, irmã.

Miki 12/02/2020

Só avisando que a "saga" Academia de Vampiros antecede (esse é um spin-off)
Não sei, é um sentimento que vem instantaneamente, depois que eu li esse livro, toda a vez que eu olho pra capa/lombada me vem um quentinho no coração. Talvez seja só comigo, já que minha amiga não tem essa sensação.

Bom esse livro é o primeiro de uma série de seis livros.
A maioria dos pontos de vista são de Sydney Sage,uma alquimista, que sai em missão para proteger a irmã da nova rainha do mundo vampiro(moroi)

(Gente isso ajuda, tipo real ajuda, eu realmente n fasso a menor ideia)

Maria Clara 05/11/2020

O livro é interessante, temos uma continuação pra série, com personagens que já conhecíamos (Jill, Eddie, Sidney, etc)
Desde o início percebemos a pressão que a Sidney sofre pela família dela, pra ser perfeita. As crenças dela sendo colocadas em jogo.

Obs: Adrian é um bebê