Clarices

Clarices Luciana Bollina

Resenhas - Clarices

Rafa 05/05/2013

Resenha - Clarices - Luciana Bollina
Clarices possui uma narrativa interessante, misturando prosa e poesia, é o tipo de livro que você lê numa tacada só e sente àquele êxtase no final.

Clarices, quantas Clarices há em você?

Clarices conta a história de Clarice, uma jovem artista plástica, que está começando sua carreira bem agora, ela faz bem seu papel, vive sozinha, mas está faltando algo em sua vida. (Aparece uma carta). Quando ela conhece o jovem Gabriel, acontece uma paixão a primeira vista, os sentimentos dela se transformaram em um turbilhão de coisas, que ela só conseguia expressar em suas telas. Descobriu que ele é poeta, e o mesmo fez um pouco pra ela bem na hora do "Oi, tudo bem?". Ela ganha um livro dele, escrito por ele, tem um e-mail dele lá. Felicidade. Ela não vê a hora de ler tudo e mandar um recado para ele sobre o que achou do livro e talvez "declarando toda sua paixão" ardentemente.

O livro contém uma melodia entre os diálogos que nos faz suspirar a cada parágrafo, a prosa que Bollina usa é sensacional, confesso que algumas vezes confundi com a escrita de Clarice Lispector. Eu torci para que tudo desse certo para Clarice, o romance com Gabriel estava dando certo, como nem tudo é flores na vida de Clarice, aparece Virgínia, uma personagem que vai fazer pirar a cabela dela, ela acha que Gabriel talvez tenha um caso com Virgínia, até o final a história não conseguia me ater em descobrir toda a verdade e tudo se desenvolve muito bem e rápido... Leitura fácil.

Sobre a personagem principal, eu simplesmente a adorei. Na verdade adorei todas as facetas de Clarice, teve uma hora que não conseguia reconhecer se ela era quem estava falando ou se era um personagem extra da personalidade de Clarice, seus sonhos bem difusos me confundia com a realidade, mas não era sua invenção, era criação. Isso foi o mais me chamou a atenção no livro. Eu poderia criar várias Clarices na minha realidade também, uma Clarice apaixonada, preocupada, artista, talvez cheia de fé, um pouco sortuda. Ela escreve muito bem, eu não conseguia largar aquelas palavras criadas pela personagem tão singela. Eu queria me aprofundar mais nessa história.

Acabei me maravilhando com uma história dentro desta história, na verdade foi um convite de Gabriel que a fez ir ao Teatro, ela foi e eu vi e ouvi a história linda, que só lendo para você saber...

O trabalho editoral da Philae está de parabéns, mesmo não conhecendo muito bem o trabalho da mesma, em Clarices vi tudo perfeitinho, a capa combina bem com a história e a diagramação combinou muito bem com a leitura prazerosa.

Acredito que a autora quis nos fazer refletir sobre como temos tantas oportunidades de nos auto-conhecer e jogamos tudo fora sem perceber, eu senti que o amor verdadeiro está dentro da gente, temos que buscar sermos melhores a cada dia e fazer do nosso dia-a-dia um pouco melhor com mais poesia e amor.

Camilla 23/12/2020

Amor & Arte
Clarice é uma artista plástica de 19 anos, que almeja viver um grande amor, e possui a mania de escrever cartas destinadas a ninguém. Um dia conhece Gabriel, um escritor admirável que conquista o coração de Clarice com sua poesia e filosofia.

A paixão parece ser mútua, até que Clarice vê Gabriel com outra moça, paralelamente sua família aparece em meio a conflitos que faz com que Clarice perceba a vida de uma maneira diferente. Um romance encantador, cheio de poesias belíssimas, cartas apaixonantes, e personagens tão reais, que tive a sensação de estar vivendo este livro tão singular e ao mesmo tempo abrangente.

Notei uma certa semelhança entre a Clarice de Luciana Bollina, com a Clarissa de Érico Veríssimo. Pois ambas, são inicialmente imaturas, mas com o passar das páginas e reviravolta nos acontecimentos, transformam-se completamente.

A mistura que a autora fez entre as várias formas de arte foi deslumbrante. Ela conseguiu envolver de forma excepcional pinturas, teatro, poesia e filosofia. Os capítulos são breves, o enredo é amável, a narrativa é prazerosa, a diagramação é linda, os diálogos são poucos, mas flui bem. Em suma, Clarices é um livro maravilhoso, romântico, poético e com doses perfeitas de reflexão.

Kel Costa 22/06/2013

Clarices - Luciana Bollina
Nota: 4,5

Clarices é um livro adorável de se ler que possui uma personalidade própria, com um enredo simples, mas enriquecido através das palavras. Há um teor todo poético e filosófico impregnado nessas páginas, acho que até pelos próprios personagens serem artistas e Luciana também, o que a levou a contar a história deles com tanta sensibilidade.

Eu adorei Clarice por ser uma jovem ainda muito nova e com momentos de altos e baixos, daqueles que todo mundo tem quando duvida de si mesmo. Mas por outro lado, quando ela se sente segura, mostra que é uma pessoa corajosa, que pode ser independente e responsável. E ela ama demais o que faz. Já li diversos livros com personagens que trabalham com artes, mas Clarice tem um quê especial que não sei explicar direito. Ela parece viver intensamente cada trabalho que faz e, claro, Luciana coloca isso de uma forma que o leitor quase respira o mesmo ar carregado de emoções de Clarice.

É um livro tão interessante que, devo dizer, não possui muitos diálogos. Às vezes eu passava 3 ou 4 páginas sem encontrar um diálogo sequer e por mais incrível que isso pareça, não me incomodou nem prejudicou a leitura. Logo eu, que gosto tanto de diálogos rs.

Eu adorei os personagens, a forma como eles foram desenvolvendo a relação, tudo. Mas o que me conquistou muito mesmo foi uma determinada parte do livro, onde Clarice e Gabriel vão ao teatro. Veja bem, Luciana é atriz, então não me surpreendeu a riqueza com a qual escreveu esse momento. Uma peça de teatro que foge da normalidade, do convencional, feita para chocar as mentes mais fechadas ou inspirar as preparadas. Só sei que Discurso dos Seios é uma peça que eu adoraria assistir.

Recomendo o livro para quem gosta de romances. Não dá mesmo para se decepcionar com a leitura.

>> Link da resenha: http://www.itcultura.com.br/2013/06/clarices-luciana-bollina/

Tamires 28/10/2013

Resenha postada no meu blog: Garota Indecisa
Assim que a Lu disse que aceitava minha parceria a alegria foi geral, afinal de contas a Lu não é apenas autora ela é uma artista, e ter uma parceira artista é chique demais ( in love

site: http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

Thaynara 05/11/2013

Resenha:
O livro é um romance, que conta a estória de Clarice, artista plástica e que vive desse seu trabalho. Em umas de suas idas para a locadora, encontra um jovem chamado Gabriel que vende poemas, ela lê um deles e logo se sente atraída pelo jovem que acabara de conhecer.
Ela se sente confusa, já que nem conhecia Gabriel e já logo se apaixonou?. O livro não é clichê, o que é bom, além de tratar de assuntos familiares, já que ela está tendo alguns problemas com a irmã mais nova e com a mãe, que não supera a morte do marido.

Ao receber o livro, logo passei na frente de outras leituras, é pequeno então a leitura acaba sendo rápida e leve, uns dos romances mais lindos que já li. Estou cada vez mais me surpreendendo com leituras nacionais.
Como podem ver na foto, marquei várias partes com post-its (amo! haha)

A capa foi bem trabalhada, essa ilustração deu uma cara diferente ao livro, que ainda possui no meio das frases, trechos de cartas que Clarice escreve sem remetente, emails.

O único ponto que não gostei do livro foi que em alguns momentos a leitura se torna um pouco confusa, ainda mais que em grandes parte é feito em terceira pessoa. Mas isso pode ser diferente conforme o leitor.

Alguns Quotes:
"(...) E o amor só nasce dentro de um espaço vazio que está pronto para ser preenchido. (...)" Pág 21.

" - Não viver. Ser vítima das circunstâncias. Morrer vivendo é a pior coisa que pode acontecer a alguém." Pág 59

"Ensinar é aprender e aprender é ensinar a nós mesmos. (...)" Pág 124

site: http://livroscombolinhos.blogspot.com.br/2013/10/autora-parceira-e-resenha-clarices.html

Jéssica 26/11/2013

O livro nos conta a história da jovem Clarice, com seus 19 anos e que vive de seus trabalhos artísticos, onde a arte é o ar que ela respira.

Clarice acaba conhecendo o autor Gabriel, que vende seus livros na rua e o clima entre eles logo aparece. Os dois sentem uma conexão e nossa protagonista fica encantada com as poesias dele. Eu, como fã de poesia, certamente me interessaria por Gabriel e só quem realmente entende e ama poesias sabe o que ela pode fazer com uma pessoa.

''O amor só nasce dentro de um espaço vazio que está pronto para ser preenchido."

Gabriel é um eterno poeta e adora livros, teatros e artes. Ele é um encanto, misterioso e maravilhoso, onde sua doçura e sensibilidade encanta qualquer leitora.

O livro tem uma narrativa diferente de outros livros de que já li, onde Luciana Bollina descreve a trama de uma forma apaixonante e poética, na qual usa muito de expressões românticas e encantadoras.

O livro quase não tem diálogos e sou uma leitora que prefiro histórias em que os personagens se interagem muito e que tenha bastante diálogos, mas em Clarices eu não me importei tanto com isso. No começo eu me incomodei com essa falta, mas ao longo da narrativa eu fui apreciando a leitura e aos poucos fui entendendo o significado do livro ter poucas falas e essa descoberta foi bem intensa pra mim.

Clarice é um mulher como qualquer uma de nós, onde tem seus anseios, dúvidas, mágoas, problemas na família, mas gosta de ter sua independência e liberdade de ser quem ela quiser.

Quando eu estava lendo o livro sempre me fazia pensar em obras, pintores e poetas, deve ser o fato da escritora ser atriz e está sempre interagida com o teatro e com obras.

"Existem mistérios que só nós mesmos podemos decifrar."

Clarices é um livro cercado de romantismo, paixão e os personagens principais são bem descritos, onde eles são carregados de uma magia intensa.

Quotes:

''Alguns nascem para escrever livros, outros para lê-los e outros para sê-los.''

''Eu tenho meus quadros, minha arte...Eu acho que meu propósito é algo forte demais para mim.''

''Não tenho medo. Tenho limites. E isso é o que me dói.''

site: http://www.leitorasempre.com/2013/11/resenha-clarices-luciana-bollina.html

Marri 06/01/2014

Primeiramente devo dizer que eu amei esse livro. Sempre fui fã de livros de romances, e com certeza esse entrou para lista dos melhores.

Bom, o livro se trata de uma garota chamada Clarice, que, como todos quer descobrir o amor. Quer viver o amor. Ela tem 19 anos e é artista plástica. Quando derrepente em uma tarde qualquer, ela o conhece – Grabiel – e se apaixona de modo repentino pelo rapaz, escritor. Será ele a grande oportunidade de conhecer o amor que ela sempre quis ?

Aos meus olhos, Clarice demonstrava muita ingenuidade em relação a se apaixonar. Mas, conclui que, “olhar de fora” ou “ler de fora” os pensamentos de uma pessoa apaixonada é muito fácil julga-la como ingênua! Já parou para analisar como todos nós em algum momento da nossa vida nos tornamos ingênuos, perante uma paixão ?! (Eu admito que já fui muito ingênua, como ainda sou, quando estou apaixonada). Cheguei a finalidade de que, todo ser humano é assim. Nós lutamos, choramos, sentimos ciúmes, raiva, inveja egoísmo e muito mais coisa que entram nessa pacote chamado: paixão. Já li muitos livros de romance, mas, especialmente esse livro, retrata exatamente a cada ponto como ficamos ingênuos perante o sentimento “amor”. Eu poderia me perpetuar na escrita maravilhosa desse livro.
Resenha Completa no blog :

site: http://alma--literaria.blogspot.com.br/2013/12/clarices-resenha.html

Biula 17/01/2014

Clarices: Encantadoramente romântico :)
Hoje eu quero falar a vocês sobre um livro que me deixou absolutamente encantada! E não é exagero! Clarices é prosa, é poesia, é arte! Pequeno em páginas grande em sentimentos! Se eu conseguir colocar em palavras quero deixar a vocês minhas impressões a respeito deste livro lindo!

Clarices me foi enviado pela escritora e parceira do blog Luciana Bollina, a sinopse me chamou a atenção e eu entrei em contato com a autora propondo a parceria e ela aceitou. A minha intenção era começar a ler Clarices em janeiro mas o Natal foi um dia preguiçoso no qual eu fiquei somente em casa, peguei o livro para dar uma folheada e não consegui largar enquanto não cheguei a ultima palavra!

Mas porque a resenha só saiu agora? Vocês devem se perguntar isso, não é mesmo? Mas Clarices me deixou em uma tremenda ressaca literária, foi um livro no qual eu pensei, eu digeri por dias e dias. E eu estive absorvendo a história, só consegui escrever sobre ele hoje.

Como dito na dito na sinopse, Clarice tem 19 anos é artista plástica e anseia encontrar o amor:

"Olhar de coruja, curiosa, atenta a todo movimento. Rosto jovem, liso, refletor de luz, discreto. O nariz não é pequeno, nem grande, é forte, diferente. O cabelo muda a cada seis meses, mais ou menos. Não gosta de estabilidade em nada que se refere a ela, a não ser a financeira. Mas essa também não acontece, ela é astista plástica."

Clarice escreve cartas a seu amor que ainda não existe. Eu nem acreditei quando li isso, porque eu sempre fiz isso! Antes de encontrar a pessoa que hoje amo, sempre escrevia poemas (não cartas) a um amor desconhecido que um dia eu encontraria. Eu realmente fiquei pasma quando vi que mais alguém teve a mesma ideia (mesmo que em um livro).

Pois bem, Clarice escreve tais cartas, mas um dia ela conhece Gabriel, um poeta que estava a vender seus livros no meio da rua, livros que ele mesmo tinha escrito e produzido, livros artesanais.

"Clarice não conseguia se mexer. Estava diante de um homem, corajoso que recitava poemas para quem quisesse ouvir. Poemas de sua autoria. É claro que ela já havia visto outros desses poetas de rua antes, mas é que este despertava nela o desejo. Ele tinha alguma coisa que a chamava e chamava."

Clarice leva o livro para a casa, e ao final do livro tem um email para contato com o autor! Ela se sente muito nervosa, quer fazer contato com ele, mas não quer transparecer que anseia por isso. Ela consegue esperar três dias então manda a ele um email com seus sentimentos sobre os poemas, em como ela leu e releu a profundidade daquelas palavras, como devorou como quem sente uma tremenda fome.

Mas para sua infelicidade, ao ir a uma livraria ela avista por entre as prateleiras Gabriel com uma moça linda, imponente, com uma presença forte. Clarice perde o chão! Ela jamais poderia competir com aquela mulher pelo amor de Gabriel.

Um dia voltando de uma locadora, Clarice abre sua caixinha de correio e encontra nada mais nada menos que a resposta de seu email escrito a mão por Gabriel! Ele quer encontrá-la! Ela fica eufórica, manda outro email, um encontro é então marcado! Ela se sente esperançosa. As coisas estão mudando. Ela entenderá quem é Gabriel, conhecerá seus sentimentos, e conhecerá de fato quem é a mulher, a qual tanto temeu que pudesse levar embora seu amado, Virgínia, seu nome.

Clarices para mim é um livro que mostra o resultado de uma busca de auto conhecimento por parte de Clarice. Ao decorrer do livro ela enfrenta seus medos, encontra em si uma mulher forte, decidida que pode lutar e vencer obstáculos que a vida coloca diante dela.

A poeticidade do livro é quase palpável! Um livro que poderia nos ser contado quando estivéssemos de olhos vendado (como numa experiência descrita no próprio livro, leiam e entendam hahahá) para que pudéssemos sentir as palavras!

Eu bebi este livro, eu comi, me embriaguei destas palavras! Clarices foi um romance simples e puro. Perto da realidade. O contraste dos problemas familiares de Clarice com a sua luta pelo reconhecimento em sua profissão e a busca pelo amor, nos aproxima da história. Faz sentir como se nossa própria história pessoal pudesse virar livro.

"Alguns nascem para escrever livros, outros para lê-los e outros para sê-los."

Leiam e sintam! Não dá pra descrever a beleza deste livro em palavras. Leiam e sintam! Leiam e sintam!

site: http://sibipapoliterario.blogspot.com.br/

LetíciaBaldez 13/11/2014

[Resenha] #Clarices
Clarice é uma jovem pintora que escreve cartas para seu amor. Um amor que ainda não se materializou em sua vida. Ela estava colorindo a parede de sua casa, mas ainda não estava satisfeita com os resultados. Sentiu que a pintura não estava conseguindo passar os sentimentos que ela almejava.

Alguns dias depois ela foi até uma locadora, ansiosa para alugar um filme leve que a entretece. Desejando entender o que não tinha resposta e querendo a companhia silenciosa de um livro ou um bom filme.

“No fundo ela queria entender alguma coisa e saía atrás de livros e filmes. Queria saber quem ela era. Queria entender o mundo”.

Ao sair da Locadora se deparou com um homem com roupas despojadas, que a parou e perguntou se ele poderia falar com ela. O homem era Gabriel autor independente que estava vendendo seus livros de poemas e achou que Clarice gostaria de ouvir de sua boca um dos poemas criado por ele.

Gabriel recita seus humildes versos, que tocam profundamente na alma de Clarice, que fica estagnada pelos versos e logo em seguida engata em um papo que responde suas perguntas e ao mesmo tempo a enche de dúvidas.

Ao finalizar o assunto Clarice vai embora, mas não tira o desconhecido estranho e charmoso Gabriel de sua mente. Ela tenta voltar no mesmo horário posteriormente para tentar reencontrar o escritor e expor seu ponto de vista a cerca do livro dele que ela comprou e logo foi embora.

Mas ao ver Gabriel conversando com Virgínia uma linda mulher ela se dá conta de que nem sempre o que se espera é o que se realiza. Ela começa a substituir uma professora em uma turma de artes e aos poucos vai percebendo o quanto gostou da experiência. E em meio a novos sentimentos por Gabriel, ela está sem paciência para lidar com a irmã que anda agressiva e sem limites.

“Morrer vivendo é a pior coisa que pode acontecer a alguém”.

Clarice vive tentando encontrar a verdade que tanto necessita para seguir em frente, mas será que a verdade é algo que ela esperou? Ou tudo não passou de uma peça pregada pelo destino?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bom BIBOUSS, o livro é bem interessante. Gostei muito de alguns pontos do livro que me deixaram curiosa, como o aparecimento repentino de Virgínia e as brigas incessantes com a irmã que a acusa de se intrometer em sua vida, deixando-a furiosa.

Eu fiquei com muita antipatia da irmã de Clarice, a Cláudia me pareceu ser uma rebelde sem causa, mas no fim eu entendi seus motivos, mas mesmo assim achei exagero.

Ao passo que os protagonistas eram muito parecidos, ambos gostavam de aproveitar a arte, a música, bons livros e peças de teatro. Fiquei ansiosa para saber como seria o desfecho da estória.

“Era hora de crescer. Hora de não se entregar a medos. Hora de pegar as rédeas”.

O livro é relativamente fino, demorei dois dias para terminar de ler, mas devido a Faculdade e estudos tenho lido mais lentamente. A capa é muito interessante e misteriosa, as folhas são amarelas e a diagramação é simples. Não encontrei erros significativos na estória. O livro possui um narrador heterodiegético, pois não participa da trama.

site: http://sobangulos.blogspot.com.br/2014/11/resenha-clarices.html

Simeia Silva 02/02/2015

Livro lindo, com uma sensibilidade palpável.

Resenha

“Cada traço, cada cor, tudo estava em seu devido lugar. Representava sua vida, seu coração, sua alma.” pg. 55

Clarices é uma garota de 19 anos, ela é artista plástica e vive sonhando com o dia que conhecerá seu grande amor.

Um dia, enquanto pintava a parede de seu quarto, ela resolveu de última hora que iria sair para espairecer um pouco, no meio do caminho ela entra em uma locadora, e é lá que ela conhece o Gabriel e se encanta por ele no mesmo instante.

Gabriel gosta de escrever poesias em manuscritos, e nesse dia ele mostrou para Clarices um de seus textos, ela então leva um deles para ler em casa, e assim que termina a leitura, ela percebe que tem o endereço do e-mail de Gabriel na parte de trás do manuscrito, e resolve enviar um e-mail falando sobre o que sentiu ao ler a poesia dele.

E é nessa mensagem que pude perceber que ela já estava caidinha por Gabriel, pois ela citou a todo momento as imensas qualidades do poeta, e sobre os escritos dele, pouca coisa Clarices citou.

Algumas horas depois, após Clarices enviar o e-mail para Gabriel, ela resolve dar uma volta, era domingo e ela não tinha nenhuma inspiração para pintar, estava achando tudo que fazia bem infantil e monótono, e foi nessa caminhada que ela ao entrar em uma livraria e ir na parte de livros de teatro, percebeu uma garota rindo e se divertindo atrás de uma prateleira, ao olhar novamente ela percebe um homem ao seu lado, e para sua sua surpresa, esse homem era seu amado Gabriel, ele parecia feliz e bem empolgado, pois parecia dizer segredinhos para a moça e mostrava estar se divertindo muito.

Clarices ficou estupefata, não era possível que ele tivesse uma amante. Meu Deus!!! Ela nem havia pensado na menor hipótese de Gabriel ter uma namorada!!!!

Clarices ficou arrasada, beirando as lágrimas. Será que ela perderia seu amor? Poxa, nada havia começado ainda. Será que ela teria visto mesmo Gabriel com outra garota as gargalhadas? Gabriel teria lido o seu e-mail? Acho que não, ela havia enviado o e-mail a poucas horas... somente o destino poderia dizer o que aconteceria mais pra frente na vida desses dois.

Com o desenrolar da história, conhecemos mais a fundo um pouco da história de Clarices na sua vida familiar, nem tudo na vida dela é um mar de rosas. Há conflitos familiares que ela precisa contornar, sua rusga com sua irmã Cláudia(no começo eu não entendia o porque das duas não se darem bem, mas depois percebi o porque de toda agitação entre as duas), etc.

O livro foi contado em terceira pessoa, e o que mais me surpreendeu é que o livro não é necessariamente um romance em si. O livro se interpõe entre um romance, um livro de poemas e um livro com somente um conto, onde a vida de Clarices nos é apresentada, e onde podemos perceber seus momentos de alegria, tristeza, o seu anseio pelo amor perfeito, a sua conturbada família e principalmente o amadurecimento de Clarice ao longo das páginas.

“É ridículo amar? Não, foi ridículo você ter pegado um filme dramático para complementar o seu dia. Uma frustração que será compensada com lágrimas sobre uma vida interpretada por um ator!” pg. 46

Como a autora tem a arte, teatro e o mundo artístico em geral no seu cotidiano, ela conseguiu colocar muito bem tudo isso na história de uma forma simples e encantadora, onde você se vê envolvido por cada capítulo que a Lu escreve e descreve com total maestria.

Se você curte histórias nesse contexto poético irá amar o livro de paixão. Mas você querido leitor, que não tem muita intimidade com o gênero, dê uma chance que você poderá se surpreender, está aí uma maravilhosa forma de você entrar no universo da poesia, dos contos, sem se traumatizar com uma leitura ruim.

O livro é maravilhoso, poético, que nos ensina muitas coisas e que tem a leitura super fluida e objetiva.

Quanto a diagramação do livro, eu achei a capa super fofa e tem tudo a ver com a trama do livro, a achei bem teatral e poética. Dentro do livro achei tudo bem delicado e simples, mas maravilhosamente bem feito. As folhas são amareladas e grossas, e as letras em tamanho bom para leitura.

Beijokas e até a próxima

site: ateliedoslivros.blogspot.com.br

Amanda Mazzei - Expresso de Ná 06/02/2015

Apaixonante e Poético
Clarice quer ser menina e ser mulher. Ela é doçura e certeza. Mas também é medo e dúvida. Tem o hábito peculiar de sempre escrever cartas pra alguém. Cartas pro seu amor. Mas quem é o seu amor, Clarice? Ninguém. É um amor anônimo e misterioso que ainda não existe, mas que consegue confortá-la ao ser seu confidente.

Sendo uma jovem adulta, artista plástica, que vive das suas pinturas e das aulas na faculdade em que substituí uma amiga, ela não sabe muito sobre estabilidade. Mesmo assim, foi da forma mais corriqueira e banal que ela conheceu aquele que talvez fosse o dono de todas as cartas. O seu amor, o seu confidente. Poderia ser ele, o anônimo?

Escolhendo um filme na locadora, ela é abordada por um rapaz meio esquisito. Ele simplesmente começou a falar com uma estranha sobre um livro que tinha feito, e até recitou um de seus poemas. Dizia que o autor apresentar um trabalho que ele mesmo escreveu, com as próprias mãos seria uma experiência mais única e diferenciada. Queria que Clarice lesse, e ela o levou. Ficou totalmente encantada com o livro, é verdade, porém ficou três vezes mais com o autor dele. Eles conversaram, filosofaram, e ela se sentiu voando. Era alguém próprio para ela, alguém que dividia alguns prazeres e enriqueceria seus momentos. Devorou tudo naquele manuscrito no mesmo dia (ela me lembra alguém!) e esperou mais algum tempo pra mandar um email para Gabriel, contando que tinha achado. Sim, ela não queria parecer desesperada, ou algo do tipo. A Clarice tem várias preocupações acerca dessas coisas.

“Voando é que se percebe. E voar não é como correr. Pé ante pé, se impulsionam os músculos que fazem correr e voar sobre o chão. Não tenho asas. Só voo com o pensamento”.

Se apaixonou pelo rapaz dos poemas artesanais, e esperava muito por uma oportunidade de vê-lo novamente. Gabriel sequer tinha respondido o email ainda. Talvez estivesse sem tempo, ou não quisesse papo com ela. Quem é que sabe?

E resolveu ir até a livraria. Clarice sempre gostou de livros, mas dessa vez eles não trouxeram boas coisas pra ela. Dando uma espiada mais longe, ao reconhecer uma certa voz, ela viu Gabriel com uma mulher muito bonita. Ela brilhava, cegava, fazia Clarice quer ser ela desesperadamente. Cabelos macios, pele impecável, corpo escultural, e uma alegria no olhar. Clarice acha que os pegou num beijo. Acha que Gabriel está com a tal moça impossível de se competir.

E não é que ela veio falar com Clarice, que estava lá, escondidinha, fingindo que não conhecia ninguém? Virgínia era muito simpática. Puxou um assunto qualquer, e conseguiu deixa pra convidar a estranha pra assistir sua peça de teatro que estava em cartaz. Poxa, e ainda é atriz? Concorrência muito desleal.

Clarice não gostava desses joguinhos, e muito menos de ficar nesse estado deplorável por algo que ela nem sabia se era verdade mesmo. Mas se sentia apagada, sem cor ou brilho, sem sal, sem qualquer coisa que a tornasse a sua individualidade interessante. Se sentia apenas mais uma por aí. Ficou um pouco louca. A visão da mulher perfeita, da sua rival, aparecia em todos os lugares. Nos seus sonhos, nos seus pensamentos, em tudo!

Então, o belíssimo correio traz uma carta. Uma carta de Gabriel. Que rapaz mais poético... E pensar que Clarice não acreditava nem que ele responderia. Cartas são algo muito mais sentimental e romântico que os emails frios. Gabriel quer vê-la, e até aparece na exposição da moça. Logo naquele dia tão especial, que ela era uma dama em orgulho e vermelho. Ela se sente muito feliz em ver as coisas progredindo, mas vai precisar lidar com o grande mistério de Virgínia (perfeita demais pra ser real), Jéssica, uma aluna que a ensinará muito, e sua irmã menor Claudia que está explodindo por dentro. E pior: consigo mesma.

"Ela estava seduzida por sua verdade e seu amor, visível em sua expressão. Mas tinha um ponto de interrogação no meio da testa e uma babel de pensamentos tagarelantes em sua boca, disposta a argumentar sem saber por onde começar."

Um livro pra terminar com suspiros. E mesmo pra suspirar durante a história. Pra se apaixonar e pra refletir. Amantes da poesia, filosofia, teatro, e romance, este livro é pra vocês. Clarices me encantou com sua simplicidade complexa de 142 páginas. Confuso, não? Mas é isso que se percebe ao ler. Clarice é uma mulher de 19 anos se descobrindo. Ao mesmo tempo que é uma, é várias. Ao mesmo tempo que ama, hesita. Ao mesmo tempo que ri, complica.

Pois o mesmo vale pra nossa linda narração, que é um misto de prosa, poesia, filosofias e belos diálogos (que apesar de poucos, são perfeitamente encaixados). O mais bonito é que o romance é muito bem trabalhado, mas não é o centro da história. O nome do livro, Clarices, tem seu significado. É sobre como uma pessoa pode ser várias. E relaxe que não estamos falando no sentido de falhas de caráter ou ocultação das reais intenções (comumente chamada de falsidade). Ser várias é ser complexo. O mundo é um circuito de complexidades, e nós também somos assim. Daí vem a individualidade do ser humano: Em ser ao mesmo tempo que uma Clarice amante, uma Clarice insegura, e uma Clarice protetora, uma divertida, outra um pouco mais triste, uma Clarice adulta e uma criança, tudo na mesma Clarice. Somos produto daquilo que vivemos, e vivemos muitas coisas diferentes.

''Clarice é seu nome. Ela não gosta de ter só este, mas gosta dele. Procura identificar-se com tudo que pode. Quanto mais ela se identifica com as coisas do mundo, mas ela será capaz de amar estar viva.''

O romance é doce, belo, com a leveza de um brisa e a força de um furacão. Acredito que vocês vão se apaixonar pelo Gabriel, assim como eu me apaixonei! O ambiente é São Paulo, e as cenas do cotidiano da Clarice são lindas. A minha preferida foi de longe a ida do casal pra assistir a peça Discurso dos Seios. Tem uma história dentro da história, e por ela eu também me apaixonei! Eu diria que é fichinha pra Luciana, por ela ser dramaturga, mas isso não tira o mérito de jeito nenhum. Vocês percebem muito bem quando eu fico obcecada por um livro, e Clarices vai ser meu queridinho por um bom tempo.

Resenha de http://www.expressodenarnia.com/2015/02/clarices-de-luciana-bollina-e-tambem.html (entrevista com a autora também)

site: http://www.expressodenarnia.com/2015/02/clarices-de-luciana-bollina-e-tambem.html

Paullyanne 12/02/2015

Garoliterary indica
Clarice é uma jovem de 19 anos uma completa artista plástica e professora substituta em uma faculdade, Clarice vê inspiração em cada detalhe de seu dia, ela escreve cartas para o seu amor ( que por acaso ainda não encontrou).

Certa vez Clarice cansada de pintar sua parece sai para pensar um tanto na vida e resolve ir a uma locadora (alugar filmes) e chegando lá conhece Gabriel (jovem e independente escritor) logo que ele apresenta seu trabalho e recita suas poesias ela se interessa e adquire o exemplar, indo ansiosa para casa ler aquelas lindas e profundas poesias de Gabriel, no fim do livro o autor deixa seu email, para possivel conversa, reclamações e sugestões.

Ao escrever o email para Gabriel, Clarice descobre o quão apaixonada está e enviou rapidamente um email ao autor.

Gabriel demorava muito a responder até que Clarice resolve espairecer em uma livraria, ao chegar lá ela ouve uma voz conhecida e quando olhou para ver de onde vinha ela avistou Gabriel conversando com uma mulher linda, e logo Clarice se sentiu incapaz de disputar o coração dele com aquela (Deusa).

Logo Virgínia a mulher que estava conversando com Gabriel veio puxar assunto com Clarice que estava tentando ser invisível naquela livraria fingindo que não via nem falava, Virgínia simpatica que só falou que era atriz e até a convidou para vê-la atuando uma vez, isso só fez Clarice se achar ainda mais inferior a Virgínia.

Após todo esse episódio terrivel, Clarice fica triste, sem sal e vendo aquela mulher em todo canto (sonhos e alucinações), porém o correio trás algo que a tirará dessa solidão e tristeza, uma carta de Gabriel querendo vê-la.

Será que o casal ficará juntos? Será que tudo dará certo na vida dessa jovem artista? Só lendo o livro pra saber rs.

A diagramação do livro é boa só achei a fonte um tanto pequena (relevem tendo problemas de visão) O livro é dividido em tipo crônicas e é vem delicado, a capa é uma fofura, o nome as cores tudo lindo. Um livro leve para ler em um fim de semana.

Parabéns a autora!

site: http://garotaliterary.com