O ancião que saiu pela janela e desapareceu

O ancião que saiu pela janela e desapareceu Jonas Jonasson

Resenhas - O Ancião Que Saiu Pela Janela e Desapareceu

Lilian 16/02/2024

Divertido
A trama é policial e a história tem crimes e tal, mas a narrativa é divertida, o texto é leve e vai misturando história do mundo todo com a do personagem principal

Agatha.Velasco 11/02/2024

Maravilhoso
"O Ancião que Saiu Pela Janela e Sumiu" é tipo o Forrest Gump da terceira idade, só que com mais aventuras, risadas e um toque escandinavo! Allan Karlsson, aos 100 anos, decide que a casa de repouso não é mais sua praia e se manda pela janela, dando início a uma jornada tão maluca que até o próprio Forrest ia dar um high-five. Com um humor afiado, o autor Jonas Jonasson faz piada até com os momentos mais sérios da história de Allan, transformando sua fuga em uma comédia épica. Prepare-se para rir alto e se encantar com as reviravoltas absurdas na vida desse velhinho fora de série!

Jubs 31/01/2023

O livro conta a história de Karl, um centenário muito doido e simpático. O narrador varia entre o presente e o passado e insere elementos da história mundial.

Aylane Nunes 17/12/2022

Uma saga sem fim ?
Finalmente terminei a leitura que durou quase 1 semana.
Neste livro a trama se desenrola em torno de uma aventura que o ancião passa após fugir da casa de repouso.
O autor conta o passado e o presente do personagem, de modo que o passado mostra situações inusitadas que o Sr. Allan passou para até atingir suas expectativas ao passo que no dia do seu centenário se envolve numa aventura inesperada, terminando por levar outras pessoas consigo.
Confesso que não me conectei tanto quando lia o passado do personagem, o qual basicamente tem questões políticas como pano de fundo. E essa parte foi bastante lenta no quesito entendimento.
O presente , que foi a aventura em si, eu gostei muito mais e por este motivo dei 3 estrelas e recomendo a leitura para quem gosta de encontrar fatos políticos dentro da história e encontrar várias cenas engraçadas.

Hadassa.Santana 16/07/2022

O ancião que saiu pela janela e desapareceu
O ancião que saiu pela janela e desapareceu, conta a história de um idoso de 100 anos que foge do asilo no dia de sua festa. Ao contrário do que achamos quando lemos o título, a história não é parada, muito pelo contrário do que costumamos achar, idosos, nem sempre foram idosos e Alan Karlsson com certeza é uma prova viva disso, enquanto ele foge, a história volta no início da sua vida, e começa contar quem foi Alan.

Com sua vida muito movimentada, passou pela primeira e segunda guerra mundial, guerra fria, criação e queda do muro de Berlim, entre outros acontecimentos. Também conheceu personagens históricos e viveu inúmeras aventuras.
O autor consegue dar uma aula de história de forma leve e cômica.
Vale muito a pena a leitura.

Juliana.Savi 07/12/2021

AMEI! Esse livro foi uma surpresa incrível! Allan Karlsson é um senhor que está morando em um asilo e aquele fatídico dia é seu aniversário de 100 anos. Fatídico dia este em que o Sr. Allan Karlsson decidiu sair pela janela e desaparecer. A partir de então a história do protagonista é apresentada em retrospectiva, como lembranças, em que a vida de Allan interferiu na história mundial. Inúmeros fatos são apresentados de forma magistral pelo autor, combinando a vida de Allan com fatos importantíssimos da história, com uma narrativa fluída, engraçada, divertida e absolutamente surpreendente. Amei esse livro!

Jayme8 09/10/2021

Comecei gostando, mas depois o livro foi ficando muito fantástico, a história era boa,
Mas o autor entusiasmou demais e estragou o livro. Para terminar foi pulando frases, até página. Não vale a pena.

Flávio10 22/06/2021

Bem humorado
Allan (o Forrest Gump sueco) vive uma vida intensa e participa de momentos-chave na história recente. Passando por Franco, Stalin, Churchill..., Allan influenciou o xadrez global com uma dose de aguardente e muito bom humor!! Agora com 100 anos e com a ajuda de novos amigos, ele parte para mais uma aventura!

Lidiane 05/11/2020

Livro muito divertido, dei boas risadas. Alan realmente deve ter umas 7 vidas rs

Nana 31/08/2020

Poderia ter sido bem melhor...
No geral eu gostei do livro! Achei o incio bem melhor do que o final, pois conforme a leitura foi avançando, os capítulos que envolviam o passado de Allan foram se tornando cansativos.
Na minha opinião, as aventuras do momento atual já eram suficientes para um bom enredo, toda aquela enrolação do passado foi desnecessária, irreal e longa demais.
No final, a estória se perdeu e começaram a aparecer eventos tão improváveis que fui perdendo o interesse. Iniciou com 05 estrelas, mas terminou com 03.

Antonio.Junior 02/04/2020

Humor Sueco
A aventura de um ancião centenário que fez parte, e foi decisivo em alguns dos mais importantes episódios da história moderna. Vale muito a pena a leitura.

Leléu Ltd. 30/03/2020

Muito engraçado
Um livro que me fez rir do começo ao fim. A narrativa tem uma riqueza de detalhes que me fez pensar que eu estava "assistindo ao livro" em vez de lendo.

O estoque de piadas do autor parece infinito. São frases e situações engracadíssimas, que me fizeram interromper a leitura várias vezes para rir e me pareceram não perder o brilho, apesar da tradução de um idioma tão diferente.

Um passatempo incrível, com risadas garantidas e a certeza de um apego do leitor com o velhinho e sua trupe.

Biblioteca Álvaro Guerra 25/09/2018

"Uma sátira sobre as relações internacionais do século XX do ponto de vista de um ancião que tudo viu." Library Journal

Site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-01-09197-0

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-01-09197-0

Julhiane 01/02/2018

Cansativo ao extremo
Num primeiro momento o livro me cativou e despertou a curiosidade. Logo, percebi que não era o que eu buscava, muitos relatos políticos e a narrativa se tornando fantástica e cada vez mais inverossímil. Chato, cansativo, terminei pelo simples fato de não gostar de abandonar leituras..