Nada

Nada Janne Teller

Resenhas - Nada

Eliza.Bedin 25/01/2023

Um dos mais loucos que já li
A capa desse livro transparece um romance, mas não é bem por aí. Terror, suspense, morte, coisas macabras. Tudo isso tem no livro. Muito cativante!

A autora quis nos mostrar o quanto nós podemos ficar irreconhecíveis quando alguém ataca algo que acreditamos. Como podemos nos tornar agressivos. Isso nos mostra como o fanatismo e a ignorância são cruéis.

Qual o significado da vida se o nosso fim é morrer?

Pam 15/01/2023

Péssimo desenvolvimento
Não gostei. Acho que a temática era interessante, mas o desenvolvimento da história eu não curti. Começou sem me chamar muita atenção, mas queria entender o que os personagens fariam para resolver o problema. Mas quando eles foram arrumando idéias absurdas para colocar no sentido deles, pra mim foi ficando demais. Depois ainda tivemos os jornais até do mundo dando créditos naquilo, eu fiquei meio, como eles vão aceitar tudo isso numa boa gente? O final também pra mim ficou meio nada a ver. Os personagens também não me chamou muita atenção, não gostei de nenhum. Definitivamente não gostei do livro.

Maria5084 09/01/2023

Pierre Anthon estava certo
Eu fiquei tão pasma com as coisas que essas crianças faziam que acabei bloqueando meu cérebro para qualquer análise profunda sobre o tão dito significado. Esperava mais até um certo ponto, e quando Pierre se deparou com toda a situação me senti satisfeita pq era o que eu imaginava ser o pensamento de significado que ele tanto dizia. As crianças me irritaram muito, principalmente Agnes, que estava narrando, e é triste, mas até uma realidade, como no final eles não entenderam nada. Tive várias anotações as chamando de burras. E é isso.

brunapcorreia 06/01/2023

Nunca pensei que um livro de tão poucas paginas pudesse ser tão pesado assim, em vários momentos, eu pensei em desistir da leitura por que, eu não aguentava mais as ideias horríveis dessas crianças.
Serio, que crianças perturbadas.
Na hora que pedissem meu tamanco verde, eu já desistiria dessa palhaçada, que só veio pra trazer sofrimento e pra atiçar o pior lado de cada um.
Nam, nem indico, viu?

Bia 02/01/2023

Que loucura foi essa?
A capa não tem NADA a ver com o livro. fico só pensando se essas crianças fizeram isso, imaginem quando cresceram o que vão fazer. Pra o primeiro livro do ano, não foi tão bom assim, era pra mim ter escolhido um mais levinho.

Paiva 31/12/2022

Busca por significado, q apesar de tanta procura acaba sendo NADA!
Significados em objetos, vaidades, inocência, animais, religião, status... tudo isso não justificou o sentido de viver.
Livro insano mas q traduz a sociedade contemporânea.

Nicole 31/12/2022

O surto foi grande
Esse livro me surpreendeu e foi de um jeito bom. Ele é muito louco e tem tantos problemas que acaba fazendo o total sentido. Achei a proposta muito interessante. Gostei bastante de como a escritora construiu essa história, apesar de "loucura" ser a palavra que acredito traduzir a ideia desse livro.

leleticiazardo 30/12/2022

ISSO NAO E UM ROMANCE
Tô blueblue das ideias mas calma que sai alguma coisa dessa resenha.
O livro me surpreendeu muito (até pa a capa não tem NADA A VER com a história), a narrativa é extremamente envolvente, rápida, e é visceral e delicada na medida certa.
Acho que toca em assuntos super sensíveis sobre o que é importante pra gente, sobre como as crianças enxergam o mundo que as cercam e como elas desenvolvem os próprios significados e simbolismos.
Eu poderia falar horas sobre esse livro, mas conteria spoiler. Então acho que por agora, isso basta.
Leia, mesmo se vc n gostar vale a pena.

Bia Canuto 14/12/2022

Nada é uma alegoria da existência humana
Uma história que pode se passar em qualquer lugar do mundo e protagonizado por pré adolescentes. Nada retrata o desespero por auto afirmação e a busca doentia por significado e pertencimento. E em certo momento sobre a hipocrisia midiática. Minha leitura anual desde 2015, sempre encontro novos pontos de vista e aprendizados. E afinal, qual o sentido da sua existência?

Biel 11/12/2022

Medonho e perturbador
Fazia uns dois anos que queria ler esse livro e me surpreendi negativamente com ele. Uma história que começa reflexiva e depois toma proporções absurdas da animosidade perversa dos seres humanos (mas precisamente crianças).
Agora entendi porque esse livro foi proibido em diversos países.

twyla 27/11/2022

pierre anthon se você precisa de ajuda pisque duas vezes
depois que acabei a leitura precisei de um tempinho para digerir. tive algumas diferentes interpretações que vão além do exposto na história, mas uma coisa é certeira: os amigos de pierre anthon precisam de umas sessões de terapia. a história no começo não é muito cativante, a escrita da autora é maçante e eu senti que nunca saía do lugar, até que do meio pro final as coisas foram acontecendo mais rápido, rápido até de mais ?

deixarei aqui apenas três das minhas interpretações, que fazem mais sentido:

01. o livro não é sobre provar que alguma coisa na vida importa, e sim sobre refletir que o "nada" tem significado, o "nada" é alguma coisa, mas a mente humana é limitada de mais para sequer tentar entender. apesar da complexidade, o "nada" existe, e era isso que pierre anthon tentava explicar.

02. sobre não aceitar opiniões que divergem da sua. impossível não pensar nisso considerando a polarização política que perdura no Brasil. ignorantes tentam, por a + b, provar que seu ponto de vista é o correto, fazem coisas absurdas para tentar mudar a opinião de quem pensa diferente, até partir para a violência.

03. a arte, que se tornou um mercado de grande circulação de dinheiro e deixou de ser uma manifestação, de fato, artística. é mais seguro apostar naquilo que é julgado "bom" ou "belo" pelo senso comum, ganhar dinheiro para caramba, do que realmente se expressar e criar obras com algum significado.

deixo meu alerta de gatilho, tem umas cenas bem exageradas e macabras.

spoiler aqui em baixo: um trecho que me deixou levemente deprimida, principalmente pelo fato de que não tenho uma religião e pra mim depois da vida não tem mais nada além do nada ?

"Que significado tinha a primavera se logo o outono chegaria e tudo o que brotava simplesmente murcharia e morreria? Como podíamos nos sentir felizes com as árvores brotando, com os estorninhos regressando ou com a crescente altura do sol no céu a cada dia que passava? Logo tudo se inverteria e seguiria o rumo oposto até voltar à escuridão e ao frio, quando não haveria flor nem folhas nas árvores. A primavera só nos lembrava de que em breve nós também desapareceríamos. Levantar um braço era um aviso de que eu o abaixaria em algum momento e ele se transformaria em nada. Sempre que eu sorria e ria, me perseguia o pensamento de quantas vezes eu choraria com essa mesma boca e com esses mesmos olhos até que, um dia, eles não se abririam mais e, então, outros ririam e chorariam até serem também colocados sob a terra. Somente o movimento dos planetas pelo céu parecia ser eterno, mas nem isso, porque, numa manhã, Pierre Anthon explicou aos gritos que o universo estava se comprimindo e que chegaria ao colapso total, a um Big Bang invertido. Tudo ficaria tão reduzido e denso que seria como nada. Nem os planetas resistiam a tamanho raciocínio. E era assim com tudo. Era insuportável. Suportar. Persistir. Todas as coisas, nenhuma coisa, nada. Andávamos por aí como se não existíssemos."

Jackie! 23/09/2022

Crises existências e coisas perturbadoras.
"Nada importa. Disso eu já sei faz muito tempo. Então não vale a pena fazer nada. Acabo de descobrir isso". "Nada" começa com um garoto de 12 anos tendo sua provável primeira crise existencial, assim quando Pierre descobre que nada faz sentido, ele decide abandonar a escola, escalar uma árvore e refletir sobre a vida, mas infelizmente ele não faz isso em silêncio.
Seus colegas de turma atormentados por suas palavras "É tudo um teatro, tudo é perde de tempo", decidem que precisam provar para ele que a vida tem algum significado. Assim eles se juntam e começam a criar um pilha de significados, entregando cada um algo de muita importância.
Até aí tudo bem! Mas de repente a história deixa de ser uma grande reflexão e começa a ficar macabra. Não dando spoilers, só aviso que o livro contém vários gatilhos e serve muito bem como um anticoncepcional, afinal crianças podem ser perturbadoras.
Por fim, eu terminei de ler com a sensação de que, sim, eu entendi o significado, mas ao mesmo tempo ele não faz sentido, o que me faz questionar se de fato eu entendi, entendeu? Não? Nem eu!
bbiaalcantara 22/01/2023minha estante
3 ?? Será q vale a pena?

Jackie! 22/01/2023minha estante
Eu acho que vale sim, amg. Entrega muitas reflexões, tem um querido amigo meu que amou*

bbiaalcantara 24/01/2023minha estante
Ele está na minha lista, mas qd eu vi q vc deu só 3...

Camila 22/09/2022

Significado do mal
Precisei de alguns dias para pensar no que dizer sobre esse livro. Não foi pelo motivo de ter centenas de gatilhos (é mais fácil dizer qual gatilho não tem). Tudo começa de um jeito sem sentido em busca do tal "significado". Nada. Nada. Nada. Significado e Nada soam de um jeito bem estranho para mim após a leitura.
Eu fiquei me perguntando por horas: "onde está os pais dessas crianças?!"
Crianças que estavam em busca de um significado que ao olhar tamancos verdes não perecem NADA. Senti asco o tempo inteiro e não consegui ter um laço de empatia com crianças tão malévolas. Se quando crianças já são capazes de tais atos, imagine quando crescerem... Consigo entender o motivo do livro ter sido proibido.
As vezes o Nada não precisa ter significado, nem tudo precisa significar algo...
Vanessa.Lago 22/09/2022minha estante
Fiquei interessada

Priscila 18/09/2022

Um livro que engana pela capa
Olhando o livro pela capa, temos a tendência de achar que é um romance, mas passa longe. Aqui temos umas crianças meio loucas que vão fazer umas doideiras pra provar que um colega de turma está errado sobre seja questionamentos. A cada capítulo a coisa só vai ladeira abaixo. É um livro um tanto quanto amargo, mas acho que vale a pena a leitura.

Branca 30/08/2022

Significado
Não sei o que dizer sobre esse livro.
Uma busca amarga? Um significado que não é possível expressar com palavras? Apenas sentindo-o para saber como é. Ou tudo se resume a Nada? Apenas sei que ele está presente em todos.