Nada

Resenhas - Nada

Lari 07/06/2022

Meu Deus?
O que foi esse livro?
Eu estou em choque em como a história de desenrolou e com esse final. Também tive várias crises existenciais.
Causa repulsa e ao mesmo tempo curiosidade.
Livro muito pesado, mas muito bem escrito.

Natalia Faria 04/06/2022

o que foi que eu li?
Entrei em um estado de confusão total assim que terminei este livro. Isso porque, criei expectativas de que a narrativa se direcionaria para uma valorização da vida e recebi uma quantidade enorme de absurdos e atitudes chocantes para protagonistas que estão no sétimo ano do colégio. Sem falar que não tem um adulto responsável e nenhuma consequência real para os atos cometidos.

Embora minhas ressalvas, acredito que a história traz muitas reflexões para o leitor, principalmente em relação a busca das pessoas em se encaixar na sociedade e se perderem na importância de ser alguém, ao invés de ir atrás de um significado para sua existência. Também sobre até que ponto pode-se ir apenas para provar um argumento (que nem sempre acredita-se fielmente). Enfim, uma experiência de leitura muito boa, embora não tenha gostado da história em si.

"De qualquer forma, o mais importante era se tornar algo que realmente parecesse ser algo."

romulorocha 12/05/2022

Nada, de Janne Teller - 9,5/10
Um livro muito interessante, que nos deixa pensativos do início ao fim.

Em Nada, Agnes é uma adolescente dinamarquesa que em uma bela manhã, na entrada do colegio, é surpreendida por seu amigo, Pierre, que está em cima de uma árvore de ameixas a gritar sobre a falta de significado das coisas, é que por isso, a partir daquele dia não iria mais perder seu tempo indo a escola ou fazendo coisas, agora ele não faria mais nada a não ser aproveitar o dia em cima da árvore. Após um tempo, incomodada pela atitude do amigo e com a necessidade de provar a ele que a vida tem significado sim, ela e seus amigos decidem juntar coisas significativas para cada um e levar a Pierre na intenção de fazê-lo mudar de ideia. Eles só não imaginariam que esta ideia poderia ir longe demais.

No final, sem spoilers, uma bela mensagem fica: Não se pode vender significados.

Achei muito interessante como a história foi contada, como ela nos envolve e nos faz refletir a todo momento, pois toca em pontos delicados e complexos algumas vezes, como o sentido da vida, sexualidade, religião? isso tudo sob a perspectiva de adolescentes. Recomendo a leitura.

#ResenhasDoRômulo #Nada #LiteraturaDinamarquesa #JanneTeller

sbvrsve 09/05/2022

importância e significado são coisas diferentes
um dos livros mais estranhos que já li, e por isso, não sei dizer se gostei ou não. é difícil até mesmo definir o gênero (ao final, fiquei com a sensação de ler um terror filosófico - nem sei se isso existe). o fato é que é impossível ficar indiferente às reflexões que ele traz, ainda que essas nos sejam apresentadas superficial e exageradamente, quase cuspidas mesmo. além do mais, é extremamente incômodo ler a história do ponto de vista de uma das crianças, principalmente porque se o leitor também não se pergunta qual o significado do livro, fica parecendo que a autora compartilha desse ponto de vista niilista perigoso e cada vez mais comum na nossa sociedade. pra mim, o final extremo representa justamente uma crítica à essa desesperança e passividade diante da vida: enquanto os significados são de fato relativos e subjetivos, a importância deles, sua presença ou ausência, é incontestável e produz efeitos reais a partir da ação. isso vale para palavras quando interpretadas de uma forma equivocada, uma pilha de objetos pessoais, valores morais, ou mesmo a própria vida.

Anny 01/05/2022

Esse livro é creepy
Tudo começou com um livro fofinho em que todas as crianças do 7 ano tentavam encontrar qual o significado da vida quando um garoto, Pierre, diz que "nada" faz sentido. Mas então os pedidos do significado vão ficando cada vez mais mórbidos, de tamancas a corpos! E o final foi um choque, nem sei o que fazer com essa crise existencial em que em lançaram.

leiturasdamafe 01/05/2022

mano, não
eu sei que esse livro quis trazer alguma tipo de significado, mas trás uma brutalidade, violência e ESTUPRO de um forma tratada como besta e sem desenvolvimento algum
não entendi oq ele quis passar e estou com nojo

Cintia.PrAspero 28/04/2022

Com significado não se brinca
Esse livro é brutal, a capa pode até enganar, mas o livro é visceral, violento e cheio de significados. É curto e tem crianças bizarras e um enredo macabro. Curto de ler e cheio de personagens, mas vale a pena.

maviterária 20/04/2022

que brutalidade sem sentido foi essa?
eu não sei se tem todo um significado por trás mas sinceramente? não ficou claro
o livro não começou ruim, pareceu algo poético que iria trazer algum ensinamento e do nada ficou brutal, nojento e sem sentido algum! crianças do 7 ano fazendo coisas malucas a custo de NADA e ninguém parou elas
tem cenas muito fortes com gatilhos fortes por nada, não tem significado algum nisso, eu realmente não recomendaria para as pessoas

ManiMeira 15/04/2022

!
Amei essa vibe aleatória, bizarra e violenta.
Pra mim valeu a leitura mais por acompanhar a história do que achar algum significado ou tirar reflexões disso tudo.

Lili 09/04/2022

Não sei, gostei
Pensei que o livro fosse do ponto de vista de Pierre, que saiu da sala de aula e trepou no alto de uma ameixeira para ficar repetindo que nada importa na vida e incomodar as pessoas com o comportamento e o discurso ? mas não.
Na verdade, o mesmo tem até poucas aparições. O livro se trata do restante de sua classe tentando provar que Pierre está errado e que existem coisas que importam. Para isso, começam uma pilha de significados: uma bicicleta, um sapato, um telescópio... Coisas que significam muito pra eles, mas que as poucos vão se tornando macabras.

Por fim, há uma reviravolta que nos deixa incomodados. Na verdade, da metade pro fim, ato após ato o grupo vai se tornando bizarro. É um livro meio explícito, mas interessante justamente por causa disso. As crianças perderam os limites na busca de seus significados pra depois tudo já não significar mais nada.
E aí?

Louco, bizarro, confuso. Amei

Thaionará 29/03/2022

Perplexa
Não se enganem pela capa, eu pensei que era uma coisa e acabei lendo algo totalmente diferente do que eu jamais li.
É insano
Eu não consigo dizer o que tô sentindo em palavras nesse momento. Mas acho que entendi, acho que assim como a Agnes, mas é bizarro demais pra eu conseguir expressar algo além disso.
Enfim
Não é romance. É tudo o que eu posso dizer.

Taty 26/03/2022

Eu devo ser burra pq não entendi o significado desse livro
A única parte que achei legal nesse livro foram algumas reflexões do Pierre Arthon, de resto eu não entendi o sentido das pessoas fazerem tamanha crueldade umas às outras, me pareceu doentio, principalmente pelo final. Porque em certo momento eu até achei que tudo ia fazer algum sentido no final, e ponderei que se realmente terminasse da forma como eu desconfiava essa leitura seria uma grande perca de tempo, e infelizmente foi o que aconteceu, perdeu o sentido e o fio da meada pra min. Acho que talvez para alguns pessoas especiais e de alto entendimento esse livro seja uma obra de arte, mas a min só deu me uma sensação de tristeza e desesperança ,não tem como chamar de arte. Mas é apenas a minha hulmide opinião.