Nada

Nada Janne Teller

Resenhas - Nada

Luciana 23/01/2022

Até onde você vai em busca de algum significado? O significado tem algum significado no final das contas? E o significado só importa se tiver importância para outras pessoas e não somente para você? Que importância tem o que os outros pensam ou dizem?
Livro curtinho, não traz nada de novo, porém são reflexões que sempre valem a pena serem revisitadas.

vica_cavalcante 21/01/2022

muito bom!!!
não consigo descrever o sentimento que eu to sentindo depois de ler esse livro. comecei achando que era um romance, mas fui surpreendida.
esse livro trouxe muitas reflexões, sentimentos e emoções, muito bom! muito bizarro desenvolvimento dos personagens e a evolução da estória, não esperava por esse final.

duda 18/01/2022

um pouco decepcionada
eu achei que era um livro sobre questionamentos filosóficos, só que tá mais para um livro que fala sobre o que as pessoas são capazes de fazer para provar sobre a sua fé e o que acreditam. e por conta disso acabei de decepcionado um pouco, eu queria ver mais o Pierre falando.

acho que o ponto da autora era mostrar o quanto as pessoas podem se assustar com o nada, como seu vazio existencial, e a sua insignificância. e também mostrar os dois lados do extremo um que não dava importância a nada, e um outro davam muito importância para as coisas, e eu acho que tem que haver um equilíbrio entre esses dois.
e é uma história bem fora do normal, muitos momentos são macabros, ainda mais se tratando de crianças.

acho que tem sim algumas partes da história em que você se questiona sobre a vida, mas acho que poderia ter sido muito mais aprofundado.

Natália 17/01/2022

Eu não posso dizer que GOSTEI da leitura. É uma atmosfera densa, a história tem muita violência. Mas foi interessante a experiência, eu queria saber que rumo o livro ia tomar.
É verdade que o enredo tem vários furos na sua construção, assim como os personagens não são aprofundados a ponto de fazer com que eu me importasse com eles. Mas, ao mesmo tempo, acho que a intenção do livro não é ser verossímil. A autora quis passar uma mensagem, fazer com que a gente sentisse determinados sentimentos com a leitura. A história é como se fosse uma parábola.
Eu entendo o desespero dos personagens ao se deparar com o nada, com a ausência de significado. Muita gente faz diversas coisas afim de preencher o vazio existencial, como por exemplo, beber descontroladamente, usar drogas, comprar compulsivamente e até matar. Fazem isso tudo e no fim, nada.

Laryssa Barros 07/01/2022

Bizarro!
Eu me decepcionei muito com esse livro. Não recomendo, o livro se dá ares de importância mas na real é bem superficial e aleatório.

Gabi Gomes 03/01/2022

Qual o verdadeiro significado do significado?
"- É uma perda de tempo - gritou, um dia. - Porque tudo só começa para acabar. Você começa a morrer no instante em que nasce. E isso vale para tudo. "

Eu dei essa nota, por que foi a mais imparcial que eu consegui pensar. Eu sinceramente não sei se gostei desse livro, ou não, não sei nem se eu indicaria ele para alguém ler ou não.
É um livro que te faz pensar, isso é certo, é um livro que te faz refletir sobre o verdadeiro significado das coisas, ou se realmente as coisas tem algum significado ou não. Mas é um livro totalmente fora da caixinha, de longe eu não esperava uma leitura dessas, para fazer a leitura desse livro a pessoa tem que ter estômago, diversas vezes eu tive que parar de ler, dar uma distraída, assimilar o que eu havia lido, para depois voltar a leitura.

Mas é isso...

Refletindo agora, eu até acho que a escritora escolheu essa capa, por que ela não tem significado nenhum para o livro, por que capa mais aleatória que essa impossível.

Mc Brendinha Carvalhão 03/01/2022

Significado se vende?
Não sei muito bem o que pensar, nem o que dizer, esperava uma determinada coisa do livro e até certo ponto recebi essa determinada coisa, mas essas crianças começaram a escalar essa pilha de significados de um jeito... No fim das contas Pierre Anthon é quem tinha razão

Farias 01/01/2022

Um livro realmente a se pensar!!
Depois de ler as exatas 126 páginas, acredito que realmente minhas expectativas foram quebradas. No entanto não curti muito o pensamento e a dissertação que a autora fez porque foi bruto e chegou a um ponto doentio, é fato que minhas opiniões se opõem diretamente a proposta da história, mas não acho que foi uma leitura saudável.

flav 30/12/2021

feito apenas pra chocar, tenta ser profundo e reflexivo mas não passa de um livro doentio com gore gratuito

Camille 26/12/2021

Ônibus sem freio
Eu definitivamente não esperava nada do que aconteceu aqui. Resolvi ler Nada depois de uma indicação, e por mais que o cerne de "discussão filosófica sobre a vida, o tudo e nada" esteja de fato em cada uma das páginas, eu não li a sinopse antes de começar. Por isso nem imaginei que o enredo envolvia um grupo de crianças que, incomodada por um colega que todos os dias gritava sobre a ausência de sentido de tudo, resolveram "provar" que o significado existe. E a ideia vira um ônibus sem freio no meio da neve com todos os assentos lotados.

A leitura foi um mar de altos e baixos, confesso que pulei algumas páginas de descrições explícitas de violência e em determinado ponto pensei em abandonar, mas a verdade é que mesmo com os desconfortos, eu já estava envolvida demais na história. Que percorre um longo caminho de teorias da filosofia, ironias, críticas, deboches e faz a sua mente entrar numa espiral de pensamentos rumo ao nada.

Se eu tivesse que definir esse livro, talvez diria ser um ponto de equilíbrio. Um respiro - doloroso - para quem está muito pra lá ou muito pra cá. Pros desesperados atrás de um sentido e também para aqueles que parecem já ter desistido. Um bom indicador de caminho, mas por favor, apenas pra quem está com a terapia em dia - é sério.

Zack_Newton 20/12/2021

Não sei muito bem o que dizer
Esse livro mudou de rumo tão rápido que me assustou. A escrita é ótima e a história parece, inicialmente, que vai crescer em "significado", mas foi direto ao caos.

Muita coisa ruim acontece, os personagens parecem tão focados no objetivo que ignoram completamente as atrocidades que estão fazendo, tudo para provar o que há de valor pra eles. Cada atrocidade mostra o quão ruim é o ser humano.

Estou digerindo o que aconteceu ainda, e sinto que não será fácil esquecer o que li.

Celeste.Vasconcelo 11/12/2021

Esse livro me fez refletir sobre o sentido da vida, não me trouxe uma resposta sobre isso, apenas mais dúvidas. E talvez seja exatamente sobre isso, buscar qual é sentido da vida,o que a gente acha que dá significado a ela e o que nos motiva a continuar.

Dayanne.abelha 10/12/2021

De 0 a 100 muito rápido
Eu to simplesmente sem nenhuma palavra para esse livro?o que foi isso que eu li???????? As crianças foram de 0 a 100 mt rápido gente! Leiam, não tem NADA que eu possa dizer sobre esse livro, mas que experiência de leitura foda, só leiam!

Livia_Labanca 28/11/2021

Gostei muita da escrita e do desenvolvimento que a história teve, porém ele me assustou demais, é um livro muito forte