Nada

Nada Janne Teller

Resenhas - Nada

Lais544 03/10/2020

Engana-se quem pensa que se trata de um romance, principalmente pela capa, que não tem NADA a ver com o livro, não existe nada minimamente romântico no enredo.
Acredito que a intenção da autora foi nos mostrar o quanto nós podemos nos transformar quando alguém ataca algo no qual acreditamos. Ainda, no quanto podemos nos tornar uma ameaça quando falamos a verdade.
Os questionamentos do Pierre foram minhas partes favoritas do livro, são muito verdadeiros.A escrita é fluída e o livro é bem curto, o que garante uma leitura rápida.
Nada causou muita controvérsia e chegou a ser banido temporariamente na Escandinávia,onde foi lançado originalmente.
almeidalewis 03/10/2020minha estante
Não conheço. ?

Lais544 03/10/2020minha estante
Vale a pena conhecer :v

MissMel 20/09/2023

Esse livro é tão ruim que, por um momento, questionei se existem livros bons.
Esse livro é realmente um desastre. Não existe vestígio de que a autora estava sã quando escreveu isso, sem ofensa.

Tudo começa quando um garoto questiona tudo e decide que nada vale a pena, já que vamos morrer e tal. Os colegas de turma querendo provar o contrário decidem criar a pilha de significados, e foi aqui, meus amigos, que cheguei ao meu ápice.

No começo estava interessante, e a ideia da pilha de significados era realmente muito boa; era algo que não se vê normalmente em livros, e estava gostando do enredo. Mas à medida que o tempo passava, a autora inseriu ali uma violência brutal e horrenda onde não deveria, o que me chocou profundamente. As cenas descritas, a brutalidade das crianças, a imprensa, o Pierre e tudo e todos me irritaram a tal ponto que me questionei se valeria a pena recomendar isso até mesmo para o meu inimigo, e no final concluí que não.

Então, se você deparar com esse livro, aconselho a evitar a leitura, a menos que queira correr o risco de sofrer uma ressaca literária e começar a questionar se ainda existem livros bons depois disso.
mirianbezerra 20/09/2023minha estante
1 estrela por dó mesmo

MissMel 20/09/2023minha estante
É mesmo kkkksssk

Yanne0 20/09/2023minha estante
Apesar da resenha negativa, eu juro q fiquei curiosa ?

MissMel 20/09/2023minha estante
Scrr yanne foge dessa sua curiosidade kkkks para o bem do seu psicológico

RobertaToussaint 20/05/2021

Qual o sentido da sua existência?
"? Morrer é fácil porque a morte não tem sentido ? gritava ele. ? E a morte não tem sentido porque a vida também não tem. Mas divirtam-se!

Sobre o livro: Nojento, repugnante, violento e cheio de gatilhos."

Vou apenas começar dizendo que não tenho nenhum problema com o fato do livro ser sombrio, violento e com niilismo extremo. Eu também não tenho nenhum problema com o questionamento filosófico sobre a vida ter significado ser uma questão importante, embora, eu pessoalmente não entenda o niilismo existencial.

É  um romance descomplicado para os padrões filosóficos, mas suas implicações perturbadoras irão ressoar tanto com adolescentes quanto com leitores mais velhos. Com apenas poucas páginas, Nada,  mostra um olhar arrepiante e inesquecível para a depravação humana e nossa busca desesperada por significado em um mundo sem sentido.
Este é um livro imperdível, juro.

Um dia, Pierre Anthon, um dinamarquês do sétimo ano percebe que nada importa. Ele declara essa revelação ?A Terra tem quatro bilhões, seiscentos milhões de anos, e você vai chegar a cem no máximo! Nem vale a pena se incomodar,? a seus colegas de classe, e sai da escola, passando a residir em uma ameixeira próxima de onde joga ameixas em seus colegas no caminho de ida e volta para a escola.

Ele não pode estar certo, pode? Algo deve importar. A narradora Agnes e o resto dos colegas de Pierre Anthon certamente pensam que sim - e, ainda assim, eles não conseguem se livrar desse fiapo de dúvida. E se apesar de tudo o que lhes foi dito, apesar de tudo em que gostariam de acreditar, nada realmente importasse? Eles têm idade suficiente para ter medo da pergunta, apenas jovens o suficiente para não ter uma resposta.

Eles decidem provar que ele estava errado da única maneira que sabem: pegando as coisas que mais importam para eles e empilhando-as em uma serraria abandonada. O ?monte de significados?, como eles chamam - isso vai mostrar a ele! Mas seu projeto rapidamente sai do controle; os alunos tentam superar uns aos outros exigindo itens cada vez mais valiosos, transformando uma missão honesta em um perigoso jogo de vingança pessoal

Ao focar no drama entre as crianças, Nada, permite que seus temas fervam sob a superfície da história sem perder o ímpeto da trama. Tudo se transforma em uma palavra inefável (sempre quis usar essa palavra rs): "significado". É inerente? Está imbuído? Pode ser vendido? Perdido? Ocupado? Destruído? A busca por respostas custará caro a esses alunos e, no final das contas, pode ser tudo em vão. Pierre Anthon, entretanto, está rindo em sua ameixeira...

Gustavo 28/06/2013

Nada - Janne Teller. (Gustavo Silveira - Blog Leitores Compulsivos)
Assustador e Maravilhoso, este livro desafia a mente de qualquer pessoa sã que se habilite a Le-lo, leia este livro e mexa com seu inconsciente, se emocione e se Surpreenda.

Certo dia, depois de um longo mês de férias, no primeiro dia de aula da escola de Taering, o aluno Pierre Anthon descobre que a vida não faz sentido, ele descobre que Nada importa, que Nada faz sentido e que nunca vale a pena fazer Nada. Pierre Anthon deixa todos seus colegas abismados quando sai da sala de aula dizendo que Nada vale a pena.

No jardim de um antigo sitio de uma comunidade Hippie, onde moravam Pierre e seu pai, existia uma grande Amoreira, uma arvore extremamente grande, alta e velha que se retorcia sobre a cerca com suas amoras enormes, e foi exatamente nesta Amoreira em que Pierre Anthon decide passar o resto de seus dias, atirando amoras verdes em seus colegas que tentam faze-lo descer, ele decide continuar na amoreira, pois ele acaba de descobrir que Nada vale a pena, que a vida é simplesmente Nada.

Os colegas de sala de Pierre tentam convencê-lo a descer da arvore e parar com a palhaçada de dar um de hippie espiritual, mas todos sabem que o que ele dizia era verdade, Pierre estava mexendo com o inconsciente de todos, gritando coisas inacreditáveis e incrivelmente verdadeiras.

Se viverem até 80 anos, terão dormido 30 anos, ido a escola e feito deveres de casa por 4 anos e trabalhado quase 14 anos. Como já passaram mais de 6 anos sendo crianças e brincando, a ainda passarão 12 anos limpando, fazendo comida e cuidando dos filhos, sobrarão no Maximo 9 anos para viver

Os colegas de Pierre pensam e tentam de todas as formas convencerem a Pierre descer da amoreira, depois do fracasso de varias tentativas, Sofie chegou a conclusão que a única coisa que teriam que fazer era: provar a Pierre que algo importa, e isso foi o suficiente para abrirem as mentes das crianças para um plano assustador que mais tarde viraria uma coisa surpreendente.

Os colegas de classe de Pierre decidem fazer uma pilha dotada com os objetos mais importantes de cada um deles, esta pilha vai possuir as coisas mais preciosas de cada uma das crianças, e a cada objeto adicionado, você se surpreendente cada vez mais, com este projeto essas crianças irão mudar a vida de toda a cidade e podemos dizer que também de todo o mundo (agora pra saber porque e como você terá que ler o livro) RS.

Janne Taller foi uma pessoa muito incrível ao escrever este livro, nunca li nenhum livro em toda minha vida que me impressionasse tanto como este, este é o primeiro livro que leio da Janne Teller, mas me impressionou bastante...

site: http://vampleitores.blogspot.com.br/2013/06/resenha-nada-de-janne-teller.html
Bruna Fernandes 28/06/2013minha estante
Eita, quero saber o fiiinal .. Omg omg .

Bruna Fernandes 28/06/2013minha estante
Omg Quero saaber o final . Eita !

Michelle Ladisl 28/06/2013minha estante
Não conhecia o livro, fiquei bastante curiosa em ler!

Beijinhos

Michelle Ladisl 28/06/2013minha estante
Não conhecia o livro, fiquei bastante curiosa em ler!

Beijinhos

Gustavo 28/06/2013minha estante
Oi Michelle, Obrigado pelo seu comentario, que bom que gostou da resenha :)

Gustavo 28/06/2013minha estante
Oi Bruna, pra saber o final você tem que ler o livro rsrs, mas uma coisa eu digo: é surpreendente :) Abraço

Louise 29/07/2013minha estante
Meu AS querido! Linda sua resenha e me deixou com mais vontade de ler este livro!!! =D

Gustavo 04/08/2013minha estante
:) Obrigada Louise :)

Beth 10/09/2013minha estante
Adorei conhecer a história através de sua resenha. Vou experimentar ler e conhecer mais um pouco dela. Beijos.

Dressa Oficial 10/09/2013minha estante
Quero muito ler esse livro :)

Nunca tinha ouvido falar dele

Beijos

Shirlandia 10/09/2013minha estante
Nossa amei a resenha!fiquei curiosa para lê.

jack 10/09/2013minha estante
ótima resenha e gostei muito de conhecer a história, atiçou a minha curiosidade.

Ana Claudia 10/09/2013minha estante
Adorei a resenha, bem explicada. Parabens pela a bela escrita.

Analu 10/09/2013minha estante
Amei! muito interessante.

Michelli Prado 10/09/2013minha estante
Apesar de não conhecer o livro, achei bem interessante...E confesso que fiquei bem curiosa!!

Jess 10/09/2013minha estante
Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas parece ser muito interessante. Sua resenha bem escrita e que me passou um bom ponto de vista, me fez querer lê-lo.

Ingrid 10/09/2013minha estante
Pelo que li parece ser um ótimo livro, muito interessante. Ótima resenha!

RUDY 10/09/2013minha estante
Interessante1
cheirinhos
Rudy

Alice G 10/09/2013minha estante
Gostei da ideia que o livro trouxe sobre o "nada" e os personagens parecem ser incriveis, quero ler

Juh 11/09/2013minha estante
Uaaau que demais, muito interessante esse livro e não deve ter nada fácil os colegas de Pierre o convencerem que a vida vale apena, que por mais que dedicamos tanto tempo a dormir, a coisas que talvez não pareçam interessante, mas é isso que nos faz feliz, é isso que faz a vida valer a pena!!!

Ana 11/09/2013minha estante
Nossa este livro é muito chocante.Tipo: eu li a resenha e cheguei a me arrepiar.No quote que você soltou diz tudo.
Acabei de colocar o livro nos desejados e espero muito poder Lê-lo o quanto antes.

Beijokas Ana Zuky

Keide Leite 13/09/2013minha estante
Tinha visto essa capa e nem me interessei pelo livro, porém sua resenha me deixou interessada.

Keila 14/09/2013minha estante
Linda Capa!! Otima Resenha !!!

Gy 16/09/2013minha estante
É a primeira vez que leio algo sobre esse livro... Parece ser bem interessante...

Beth 17/09/2013minha estante
Estou muito curiosa a respeito desse livro. E lendo a resenha fiquei doida pra ler, pois é de romances assim que preciso nesse momento. Muita distração pra aliviar.

Paula 19/09/2013minha estante
"Nada" nunca ouvi falar desse livro 'o' mas parece ser muito bom, muito bom mesmo hehe :D n tinha visto no blog! *u*

Carol 19/09/2013minha estante
Parabéns pela resenha. Escreve muito bem. :)

Chirlene 20/09/2013minha estante
Muito bom, me deu vontade de ler o livro

Leeh 23/09/2013minha estante
Nossa que forte, fiquei pensando em quanto tempo eu perco dormindo. Tendo em vista que eu faço duas faculdades e que estudei em turno integral toda a minha vida vejo que na verdade não tive vida. Credo, preciso ler este livro para entender o desfecho da estória.
ameeiiiii a resenha escreves muito bem

Belle 24/09/2013minha estante
Tenebroso, mas parece ótimo pra se ler, amei a resenha...
:D

Maristela 29/09/2013minha estante
Não conhecia mas depois que li essa resenha maravilhosa já vou anotar nos desejados e quero muito ler.

Mih 03/10/2013minha estante
Nossa, esse livro deve ser realmente bom. Impressionante, muito obrigada por nos brindar com essa resenha, parabéns.

belinha58 05/10/2013minha estante
Que maldade qdo a histria começa a ficar emocionante vc termina hehehe, sera que Pierre desce da arvore? e quais as PILHAS que irão fazer para animar a cidade?
Terei que ganhar este livro para ler pois a curtiosidade ficou em NADA..........nada li poxa

Laine 07/10/2013minha estante
Resenha Intrigante! Encarar um livro desse? Claro que sim, adoro desafio.

NESSA 08/10/2013minha estante
Nossa quer dizer que o livro mexe com o inconsciente?Que interessante uma leitura desafiadora pela resenha!

Michelle Ladisl 03/11/2013minha estante
Dá uma raiva quando nos empolgamos com a história e ela acaba...hhehhe
Achei super interessante o enredo. Vou procurar por ele!

Beijos

Michelle 03/11/2013minha estante
Acho que assim como o personagem Pierre Anthon, teve uma época da minha vida em que NADA fazia sentido. Gostei da temática do livro, coisa rara que os autores comuns costumam abordar. Entrou pra minha lista de leituras :)

Gabits 21/11/2013minha estante
Da parte em que ele começa a dizer que nada importa e tal, beleza... mas teve um motivo pra ele chegar a essa conclusão?? Ou ele simplesmente acordou um dia e decidiu que nada mais importava? Não entendi...

The Serial Reader 23/11/2013minha estante
Nunca ouvi falar do livro nem da autora, mas a capa chamou a minha atenção, e parece ser uma leitura bastante instigante.

Tania Bueno 03/12/2013minha estante
Hum!! deve ser bem interessante, mais um para minha lista.

Tam 08/12/2013minha estante
Só digo uma coisa: preciso ganhar na mega sena pra ler todos esses livros perfeitos. kkk Otima resenha, com gostinho de "quero ler agora"

Dani Cabral 10/12/2013minha estante
Ai meu Deus, vou falir!!!
Preciso ganhar na loteria!!!

Jess 16/12/2013minha estante
Muito bom espero ler logo o livro!

xx

La Lucena 23/12/2013minha estante
wishlist já!

Paula Barbosa 26/12/2013minha estante
Esse parece ser interessante.

Alberto 29/12/2013minha estante
Gostei da sua resenha. Realmente você conseguiu convencer quem leu isto que vale a pena ler o livro. Parabéns!

Bruna 03/01/2014minha estante
Estou muito ansiosa pra ler esse livro. Essa é a minha meta pra 2014. Já abadonei dois livros o ano passado, pelo motivo de não coseguiram me preender totalmente. Quero muito ler este até o fim. rs

ana carolina 15/01/2021

Gente que surto
No começo eu tava gostando muito do livro, por que é sem sentido e meio brisado e tem umas partes que são tão bizarras que chegam a ser engraçadas, mas depois as coisas começam a ficar estranhas, bem estranhas. A partir daí vem o surto, e o final é totalmente inesperado, pelo menos por mim foi.

Eu ainda preciso pensar nesse livro por que aconteceu tanta coisa que eu ainda estou meio perturbada.

É tão estranho pensar no que mais ou menos 100 páginas conseguem fazer com a sua cabeça, que louco.

A capa não tem nada a ver com o livro.
Manu 15/01/2021minha estante
Meu, eu acabei de terminar esse livro e nn sei nem oq pensar sobre. Tô abaladíssima

Dy 16/07/2021

doidera
gente o que foi esse livro?? a premissa é ótima, pena que a execução não foi tão legal. A pilha de significados tinha tudo para dar certo, porém ao usar muito da violência e extremismo ficou estranho. E o destino de Pierre? esperava mais. Fora que a escrita é um tanto cansativa.

Gustavo | @guh_santtoos 09/05/2021

Essas crionças!
Pierre Anthon, no primeiro dia de aula do sétimo ano, percebe que nada importa, nada faz sentido, portanto, resolve passar o resto dos seus dias numa ameixeira em seu quintal, tentando convencer os colegas de classe que não vale a pena fazer nada. Estes se sentem tão incomodados que resolvem mostrar, a qualquer curso, que algo possui significado. Assim, resolvem construir uma "pilha de significados", tentando mostrar a Pierre Anthon que ele está errado.

O livro começa com uma simples proposta, mas que com o passar das págs vai se tornando uma coisa totalmente macabra... a autora realmente quis chocar o leitor com esse final.

Gente, que crianças são essas?! Cada coisa que acontece no livro, ultrapassa os limites de qualquer crionça.

A capa não ajuda em nada, tipo não faz nenhum sentido, olhando assim parece até um romance clichê.

Bom, não consegui tirar nenhum proveito do livro, nadinha, mesmo se o final tivesse sido diferente eu provavelmente não iria gostar tanto assim.

Você não vai me ver indicando esse livro por aí, diferente do que Karol fez comigo! ?
@ka_and_books 09/05/2021minha estante
???Ahhh! Mais o livro foi curtinho! E agora temos a mesma opinião sobre ele... Obrigada por ser um bom amigo e não me deixar passar raiva sozinha ????

Gustavo | @guh_santtoos 09/05/2021minha estante
Nunca mais me faça passar por isso viu Dona Karol ?

@ka_and_books 09/05/2021minha estante
Tá bom... vou ser mais legal.

mnk0 15/02/2024

Clickbait maior que essa sinopse, impossível
Nojento, perturbador, repugnante, horrível, doente, e inútil.
Não vejo SIGNIFICADO na existência desse lixo que chamam de livro, desrespeito a vida foi publicar uma porcaria dessa. E eu não sei porque eu perdi precioso tempo da minha vida lendo isso, sinceramente

Obs: só não dou estrelas negativas porque o skoob não permite, mas ele merece -10/10

Dry 01/06/2021

"Você começa a morrer no instante em que nasce"
É horrível dizer que gostei desse livro, iniciei acreditando tratar-se de um romance devido a capa, e estar a procura de algo mais leve... Mais o que encontrei aqui foi totalmente o oposto. Esse livro realmente foi inexplicável, forte, e absurdo, eu entendi a mensagem da autora.. sobre correr atrás do vento, e sei que o descontrole na busca pelo significado foi proposital.. apesar de não tornar mais fácil digerir a história. Adolescentes cometendo coisas horríveis, e principalmente o quanto um ser pode influenciar outro a cometer atrocidades..

MitMit 08/08/2020

Chocada
Só isso que eu tenho a dizer chocada , não esperava isso , foi uma grande surpresa pra mim. E so tenho duas coisas a dizer :

1- o povo e doido .

2- Nada.
msarmentovaz 08/08/2020minha estante
deu vontade de ler so pela teu comentário kkkkkk

Julia Lanz Monteiro 08/08/2020minha estante
Mas chocada tipo leiam ou nem percam tempo lendo? Rsrs

Maya 08/08/2020minha estante
Livro que te deixa definitivamente chocado com tudo que acontece

juhmarcks 28/10/2021

????
cada vez que eu penso nesse livro, abaixo a nota que eu acho que ele merece. esperava um livro que me fizesse repensar sobre quais coisas tem valor pra mim e sobre a importância dessas coisas, que agregasse algo ao meu caráter, qualquer coisa positiva, mas recebi surto, personagens irritantes, estupro, assassinato, mutilação, sacrilégio, intolerância religiosa... dei 1,5 pela ideia e premissa serem boas, mas foi MUITO mal executado.

Nath 17/10/2020

lixo radioativo
q merda foi essa? só terminei de ler pq era curtinho
Ellen256 17/10/2020minha estante
kkkkkkk

Edilinda 17/10/2020minha estante
Kkkkkkkkkkkkk

Bia.Ribeiro 21/12/2020

Totalmente bizarro, mas eu adorei.
6/10
As cenas são extremamente pesadas, principalmente porque estamos falando de crianças. Um único questionamento que vai se tornando uma bola de neve cada vez maior e acaba por se autodestruir .É o tipo de livro que eu não recomendaria pra maioria das pessoas ,tem que ter a mente aberta para refletir e para tentar entender uma moral no meio dos acontecimentos cabulosos. O livro divide muitas opiniões, pra mim foi uma leitura válida porque me trouxe uma grande lição de vida, mas cabe ao leitor ler e tirar as próprias conclusões.
Obs: tem vários gatilhos

Nati Sampaio 22/09/2023

Vamos lá: Primeiramente, gostei muito da escrita da autora. Ela escreve de um jeito meio irônico, bastante fluido, e eu particularmente gostei bastante. Li o livro em uma sentada só, rapidinho. Não me choquei tanto com a violência que está contida no livro, como vi que muitas pessoas comentaram que se chocaram. Realmente, há partes brutais, mas foram colocadas ali com um propósito.

Então temos aqui um menino de 13 anos que descobriu que a vida não tem sentido nenhum. Afinal, todos vamos morrer. Todos os colegas de sua turma da escola se incomodam grandemente com suas falas, porque é claro, estão sendo diretamente atacadas por elas, vendo um garoto que abandonou a escola e que os lembra diariamente que a vida não tem sentido. Quem não ficaria meio perturbado da cabeça? Eles percebem que de fato não tem sentido, mas admitir isso seria admitir que não haveria razão para continuarem vivendo. Então, num ímpeto, começam a fazer a pilha dos significados. Eis que aí que a coisa degringola: essa pilha vira nada mais nada menos do que algo que os machucam muito mais do que os alegram. Eles percebem que os significados estão ali, mas ter que abrir mão deles é dolorido, e então vira algo doentio. Começam a se vingar um dos outros, em meio a tanto sofrimento.
Os significados perdem seus significados muito rapidamente. E o ódio que eles sentem se vira somente a uma pessoa: ao menino que os avisou que não há significado algum em absolutamente nada.

O livro é bom; a ideia é muito boa, mas acho que a narrativa se perde em alguns momentos. Coisas que poderiam ser resolvidas de modo mais.. fáceis, talvez? são levadas a últimas consequências, e não acho que houve um desenvolvimento tão grande dos personagens e da própria história para chegarem em pontos tão trágicos.
O que eu achei bacana no livro são as reflexões do significado da vida.

Enfim, uma leitura rápida que pode valer a pena.
Pedro 22/09/2023minha estante
Excelente resenha!
Não é fácil ler personagens niilistas.

LidoLendo 26/10/2018

Show de horrores ou Comportamento Humano?
"Li "Nada" por recomendação de algumas pessoas. Quando vi a capa, quase desisti. Mas foi interessante não ter desistido, uma vez que a história não tem absolutamente nada a ver com a capa. Pela capa, esperava um romance, mas me disseram: "é perturbador". Opa, então vai ser pra mim! :) Gosto de histórias que trazem sensações físicas. Vamos lá!

E foi uma leitura bem peculiar. Livro curtinho, pra ler de uma vez (se vc tiver estômago). Na verdade, as cenas descritas nem me chocaram tanto... mas ver o comportamento do ser humano quando ele detém o poder, é assustador sim. Ver como o ser humano sente prazer em causar a dor no outro somente para amenizar a sua própria dor... São muitas questões éticas e sociais levantadas pela autora. Vai muito além de uma simples tortura ou malvadezas adolescentes.

Sabe aquele filme "Jogos Mortais"? Então, se você assistir o filme somente como um filme de terror explicito com cenas grotescas... ok! É assustador, é fora da realidade, não tem como existir, é perda de tempo... mas se vc assistir olhando para as questões humanas, aí sim é uma outra história.

Encarei o livro como uma fábula mais sombria... com vários elementos e situações inverossímeis... e que me trouxe muitas reflexões e até associações bíblicas.

Como sempre eu viajo nas coisas, né?... Não quero dar spoiler aqui mas creio que gravarei um vídeo pra falar um pouquinho mais sobre ele...

Bem... pela história daria 2 estrelas. Pelas reflexões, daria 4 estrelas. Resolvi deixar no meio: 3 estrelas! mas recomendo que leiam! 128 só... se achar perda de tempo nem vai doer tanto assim...

site: www.youtube.com/user/lidolendo