Nada

Nada Janne Teller

Resenhas - Nada

tgrbrc 25/11/2021

que livro ruim
Se a intenção principal da autora era fazer um livro que fica na cabeça por mais tempo que o necessário, parabéns, ela conseguiu. Tem vários gatilhos, do tipo gore (contra animais), intolerância religiosa, uma parte que eu não me lembro muito bem mas tenho certeza de que foi estupro, fora um monte de questionamentos estranhos que às vezes me dão raiva.
Sinto que perdi um tempo precioso da minha vida (horas relevantes em que eu totalmente poderia estar fazendo outra coisa) lendo esse desserviço à humanidade.

Luh 22/08/2020

Perturbador
Eu realmente não sei como começar a falar desse livro.
O primeiro ponto negativo pra mim é a capa, ela não condiz nenhum pouco sobre a narrativa do livro, me parece capa de romance, e de romance esse livro não tem nada.
A obra literária é narrada em primeira pessoa pela Agnes, um grupo de jovens da escola tenta procurar o significado da vida após seu colega de classe Pierre Anthon falar que nada importa, a partir disso, o livro vai ganhando forma.
Não estava esperando por esse desenvolvimento da história, ela tomou um rumo muito bizarro, doentio e repugnante. Apesar de realmente entender a finalidade do livro, eu só consegui sentir, na maior parte dele, repulsa. Alguns questionamentos são válidos realmente, mas até que ponto eles são capazes de ir buscar um significado apenas para a validação de terceiros?
O final eu realmente não estava esperando, fiquei surpresa, e muitas vezes ficava curiosa para saber o que aconteceria.

isabele198 11/02/2022

Não releria
Primeiro que essa capa não tem nada a ver , com nada ! Segundo que eu achei desrespeitoso . Sim me chocou , me deixou sem dormir . sei lá muitos pontos negativos .

Tatianees 26/03/2021

Nada importa
Pensei em variar um pouco a leitura, deixar por um dia os livros policiais/suspense/mistério e de terror e ler algo fofo e inocente.
Pela sinopse da Amazon, o livro Nada da autora Jane Teller parecia perfeito.
Pierre, um adolescente, chega a conclusão que nada na vida vale a pena. Então ele abandona a escola e passa os dias sentado em uma árvore gritando coisas para os colegas de classe, para convence-los de que não compensa fazer nada, já que todos vamos morrer um dia.
Os amigos de Pierre resolvem provar para ele e para si mesmos que há coisas que importam. Eles resolvem reunir objetos que tenham significados para eles. Cada um deve entregar aquilo que mais ama, para que depois eles possam mostrar para Pierre há coisas que importam, que possuem significado.
Até aí tudo bem. Um gesto bonito. Porém aos poucos as coisas vão saindo de controle. Quando um adolescente se recussa a entregar aquilo que mais ama, acaba sendo espancado pelos outros.
A pilha de significados começa com coisas simples: uma coleção de livros, um par de tamancos, uma bicicleta, uma bandeira...
Mas a cada vez que um jovem escolhe o que o amigo deve entregar, os pedidos vão ficando mais absurdos, sinistros e mórbidos.
É impressionante o que os jovens fazem para provar que Pierre está errado. Que há coisas pelas quais vale a pena viver. Há coisas com significados que importam.
Um livro curto, que dá pra ler de uma única vez. Gostei demais dele, mas não recomendo para quem esteja deprimido, pois Pierre é bem convicente em seus discursos sobre nada ter valor e o melhor que podemos fazer pelo futuro do mundo é morrer.

ManiMeira 15/04/2022

!
Amei essa vibe aleatória, bizarra e violenta.
Pra mim valeu a leitura mais por acompanhar a história do que achar algum significado ou tirar reflexões disso tudo.

Edna 09/01/2021

Significados
"Nada"  um livro  polêmico, banido na Escandinávia  onde foi lançado originalmente, chocante e que convida à reflexão muito fortes desde o questionamento à alguns assuntos não debatidos como às suas próprias ideias, algumas  muitas vezes sem crédito algum.

Pierre Anton acha que nada vale a pena e a vida não tem sentido.

"Desde o momento em que nascemos, começamos a morrer. "

A vida não vale a pena! O rapaz deixa a sala de aula, e em protesto com intenção de fazer com que seus colegas de sala se junte a ele, sobe em  uma ameixieira  na frente da escola e lá fica. Os amigos tentam fazer de tudo em vão,  para o tira-lo de lá, então planejam  mostrar a Pierre que a Vida importa: fazer uma  "pilha de significados", e colhem com os moradores objetos que representam algo, vão empilhando em uma velha serraria abandonada,  até o desafio de cada um do grupo, o que sacrifica desafia o próximo.

O livro é curto e vou evitar spoiler mas não pense que se?a apenas uma brincadeira, os desafios impostos uns aos outros vão te chocar, desafios dignos de mentes sombrias, nao basta desapegar de algo que tenha valor mas ñ significado as exigências se tornam grandiosas envolvendo o roubo de caixão de criança desenterrado  no cemitério, até outros atos que  tomam uma dimensão mórbida e os acontecimentos e o final é  arrasador. E se, depois de todos aqueles sacrifícios NADA.

Não se enganem com essa capa. Impressionante, assustador só leiam esse livro.

#Bagagemliteraria
#Bookstagrammer
#Sejaleveleia

Letícia 18/08/2020

Ainda o ser humano...
É um livro curto! pouco mais de 100 páginas, mas como não ando muito leitora demorei bem mais que o habitual nessa leitura. Fato é que fiquei chocada com a história. Não dá para destrinchar muito senão incorremos em spoilers. Mas basicamente a narrativa nos coloca juntamente com um grupo de crianças e elas depois que um colega de classe decide não voltar após as férias para a escola, começam uma saga sobre o que é Nada ou se a vida é Nada a partir da indagação desse colega, Pierre Anthon que não volto mais para estudar.
Uma sucessão de acontecimentos vai nos deixando tensos e angustiados, acompanhando toda a construção/desconstrução do nada, dos significados e significantes.
Uma leitura perturbadora que nos leva a refletir sobre o ser humano sempre!
Eu recomendo a leitura!

Inês 13/11/2020

Com uma temática incomoda, e eventos que levam a acontecimentos difíceis e nos leva a refletir sobre nossas escolhas e em como podemos nos afetar pela opinião alheia.

leticris 07/09/2020

Meu Deus que horror!
O livro começa bobo e depois vai ficando cada vez mais macabro e tem um final frio e horripilante.

Atos e ações de psicopatas foram descritos neste livro.

Pela primeira vez,  e espero que seja a última, não recomendo um livro.

Maxwell.Leal 17/05/2021

O mesmo. Um. Nada
Não fosse pelo seu conteúdo sensível e macabro que o livro apresenta, "Nada" poderia facilmente ser adotado em alguma escola por um professor de filosofia. O livro te obriga a pensar e a refletir, achei muito bom a escrita e a forma como foi intencional a falta de veracidade nos fatos - afinal, são todos crianças. Só consigo dizer que todo mundo é problemático e que "não se brinca com o significado", fica a dica!

"Primavera, verão, outono, inverno, alegria, tristeza, amor, ódio, nascimento, vida, morte. Tudo daria no mesmo." (pág 115)

Joy 29/11/2020

E, embora não consiga explicar o que é,
sei que é algo que tem significado.
E sei que com o significado não se brinca.

Eu tô completamente desestruturada e tem 20min que eu tô chorando sem ao menos saber porquê. Só sei que não é um choro de tristeza. Nada é um livro horripilante que flui de uma maneira mais horripilante ainda, e você se vê preso na estória sem poder parar porque depois de ter lido tudo isso, você precisa saber como acaba. Não posso dizer que não gostei, mas definitivamente escolheria não ler se eu pudesse voltar atrás. E ao mesmo tempo gostei de ter lido, porque apesar de incomodada e angustiada ate o último fio de cabelo, foi um livro como eu jamais li em toda minha vida. E os detalhes macabros vão me assombrar até meu último dia.

Ana 10/10/2020

não importa qual é a sua expectativa para esse livro, ele vai estar BEM distante dela.
achei uma leitura horrível. mas não no sentido de ser mal escrito ou algo assim, longe disso; é que todo o conteúdo dele é feito de coisas incômodas e chocantes.
a questão de significado e propósito na vida também é um ponto delicado pra mim, mas, por incrível que pareça, senti uma paz ao enxergar através da história desses personagens que não existe O Grande E Absuluto Significado Das Coisas. ele vem e vai, nós o construímos e abandonamos. achamos um novo e costuramos ao antigo. e ainda bem.