Grande hotel abismo

Grande hotel abismo Vladimir Safatle




Resenhas - Grande hotel abismo


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Romeu Felix 16/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Grande hotel abismo" é uma análise crítica da teoria do reconhecimento, empreendida por Axel Honneth, um dos principais teóricos contemporâneos da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. Safatle faz uma leitura rigorosa da obra de Honneth, destacando suas principais contribuições e limitações, ao mesmo tempo em que propõe uma reformulação da teoria do reconhecimento a partir de uma abordagem que envolve filosofia, psicanálise e literatura.

O livro está dividido em seis capítulos. No primeiro, Safatle introduz as principais ideias de Honneth e sua crítica à "teoria da justiça" de John Rawls, defendendo que o reconhecimento é o fundamento ético e político de toda a vida social. No segundo capítulo, Safatle analisa as três esferas do reconhecimento propostas por Honneth: amor, direitos e solidariedade. Ele destaca a importância do amor como a esfera fundamental do reconhecimento, na qual se desenvolvem as relações mais íntimas e intensas de cuidado e reciprocidade. No entanto, Safatle também questiona a centralidade dada por Honneth à esfera dos direitos, argumentando que ela pode levar a uma visão formalista e abstrata da justiça.

No terceiro capítulo, Safatle retoma a questão do amor, agora a partir da obra de Jacques Lacan, mostrando como a psicanálise pode enriquecer a teoria do reconhecimento e ajudar a compreender as relações de poder e dominação presentes nas relações interpessoais. No quarto capítulo, o autor volta-se para a esfera da solidariedade, criticando a forma como Honneth a entende, como um ideal abstrato de cooperação e intercâmbio de valores, sem levar em conta a dimensão do conflito e da luta de classes.

No quinto capítulo, Safatle propõe uma reconstrução da teoria do reconhecimento a partir de uma leitura crítica da obra de Friedrich Nietzsche e seu conceito de "vontade de poder". Para Safatle, o reconhecimento só pode ser entendido a partir de uma perspectiva agonística, em que as lutas e conflitos entre diferentes forças e interesses são vistos como constitutivos da vida social. Por fim, no sexto capítulo, Safatle recorre a exemplos literários para ilustrar sua teoria do reconhecimento como uma ética do combate, em que os sujeitos se engajam em lutas por reconhecimento e emancipação.

O livro de Safatle é uma leitura provocativa e instigante da teoria do reconhecimento, que busca superar suas limitações e propor uma visão mais crítica e complexa das relações sociais. Ao entrelaçar filosofia, psicanálise e literatura, o autor oferece uma abordagem interdisciplinar e original, que convida o leitor a repensar suas próprias concepções sobre a ética e a política.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR