Doutor Sono

Doutor Sono Stephen King
Stephen King

Resenhas - Doutor Sono

Fernanda Coelho 15/06/2023

A VIDA ERA COMO UMA RODA QUE SEMPRE VOLTAVA AO MESMO LUGAR!
5 ?? + ??

Quando li ?O Iluminado? não acreditava que ?Doutor Sono? pudesse supera-lo, mas é do King que estamos falando, não é? E pelo pouco que conheço do autor ele consegue surpreender. E sim, ele surpreendeu e superou todas as expectativas.

Sempre vi o menino Danny como uma criança doce e de coração puro. O novo Danny, o Dan em ?Doutor Sono?, não era mais aquele menino. Os traumas que o Overlook causaram, acarretaram muitos problemas em sua vida, sendo os que mais detestava em seu pai: a bebida e o que ela era capaz de fazer.
Poderia ter se entregado e jogado a culpa em seu histórico familiar? Poderia, mas não, ele foi forte e fez história e King foi incrível ao tratar da força de vontade, superação e o lado humano de Dan.

O que falar da menina Abra?
Que menina doce.. Quanta força, determinação e coragem.
Que dupla incrível!
Desde o primeiro contato já existia muito afeto e conexão entre eles e foi lindo de viver essa história que de nada assustadora tem.
Foi muito mais uma lição de vida!

Sem dúvidas, ?DOUTOR SONO? virou meu favorito da vida!

E não esqueçam: UM DIA DE CADA VEZ.
Pedro 15/06/2023minha estante
Excelente resenha!
?????

Joao634 15/06/2023minha estante
Ótima resenha Fernanda! Gostei mesmo, eu não sei se já assistiu a adaptação de Doutor sono...mas se ainda não assistiu acho que você gostaria de dar uma olhada, o livro sempre será melhor mas não custa nada dar uma olhadinha na adaptação ?

Obrigada, Pedro!

Obrigada, João!
Eu não vi nenhum dos dois, acredita? Estou doida pra ver!

David 15/06/2023minha estante
Ainda não li esse, mas pra você ele superou O Iluminado?

Joao634 15/06/2023minha estante
Fernanda acho que você vai gostar da adaptação de "Doutor sono", eu assisti a adaptação antes de ler e já amei a Abra de imediato!

Fernanda Coelho 15/06/2023minha estante
Sim, David! Pode ler, vale muito a pena!

Fernanda Coelho 15/06/2023minha estante
Vou assistir, impossível não amar a Abra.. né, João?

Joao634 15/06/2023minha estante
Impossível mesmo, ela é uma menina muito corajosa e junto ao Dan então se forma uma dupla daquelas, amei muiitoo

Carol 16/06/2023minha estante
Fernanda que resenha maravilhosa!!! Com certeza será o próximo que lerei!

Fabio 16/06/2023minha estante
Parabéns pela lindíssima e sincera resenha, Fernanda!
Fico feliz em saber que para ti, "Doutor Sono' entrou para o rol de melhores livros!
E só parar te animar, tenho certeza, que muitos o King, entrarão no pareô contra "Doutor".... It, Novembro de 63, Sob a Redoma, Dança da Morte, Quatro Estações.. e a lista segue kkkkkk

Flávia Menezes 16/06/2023minha estante
Gostou mesmo não é, Fê? Mas também?como não se encantar com a Abra! Que menininha fantástica! Sem contar que não tem como não se divertir com esse povo do Nó. Essa ?sacada? do King foi muito certeira. E sobre essa descrença nesse, depois de ?O Iluminado?? senti o mesmo, e me surpreendi como você. Que livro! E Fê? bela resenha! ???????
PS.: e boa mudança! ??

A lista só cresce, Fabio! Kkkkkkkk obrigada pelas indicações

Obrigada, Flavia!
Vou casar e estamos de mudança rsrs ????

Fabio 16/06/2023minha estante
Parabéns pelo matrimônio Fer!!!??????

Flávia Menezes 16/06/2023minha estante
Que delícia isso, Fê! Uma mudança assim é a melhor coisa do mundo! ? Desejo muitas felicidades pra vocês dois, Fezinha!!! ?????

Fernanda Coelho 16/06/2023minha estante
Ahhhh muito obrigada, Flávia e Fábio! ????

Flávia Menezes 13/10/2021

DR. SONO: QUANDO O DISCÍPULO ESTÁ PRONTO, O MESTRE APARECE.
Ao final desse livro, na ?Nota do Autor?, Stephen King fala como ele se sentiu inseguro escrevendo ?Dr. Sono?. Afinal, 36 anos o separava do primeiro livro, ?O Iluminado?, que é um dos livros do King mais aclamado. Eu confesso que por ter ?O Iluminado? como meu livro do King preferido, eu também estava bastante apreensiva em ler essa continuação, mas, antes de começar, eu apenas me esvaziei de qualquer tipo de expectativa que eu pudesse ter, e me deixei ser conduzida para onde a mente do autor quisesse me levar.

?Dr. Sono? não é apenas a continuação de uma grande obra-prima de Stephen King, é a maior lição de vida que alguém poderia receber na vida. Ele se molda ao primeiro livro, e lhe dá ainda mais beleza, mais sentido. Eu cheguei ao final com lágrimas nos olhos, e eu não sabia se estava chorando pelo lado comovente do final, ou se era porque essa história, de uma família chamada Torrance, chegava ao final. Mas como por várias vezes King diz nesse livro: ?Isso importa??. Não mesmo! Não para mim.

Em ?O Iluminado?, eu confesso que não possuía tanta empatia assim pelo pequeno Danny Torrance (Desculpa, velhinho!), até porque meu foco principal era Jack Torrance, que estava ali corajosamente representando todas as misérias e falhas humanas de um homem chamado Stephen King, e toda aquela verdade nua e crua, me impactavam demais. O que me fez pensar bem menos em Danny.

Mas, em ?Dr. Sono?, Danny está crescido e agora é Dan Torrance, e como todo bom personagem masculino adulto de King que se preste, ele é simplesmente fascinante. Dan se tornou um homem com seus defeitos, suas próprias dores, seus próprios erros, e a verdade é que ser adulto não é ser herói, mas é ser alguém que sangra quando se corta. E aquele que havia sido destemido na infância, não o deixou de ser quando adulto.

O mais bonito de Dan Torrance é que entre tropeções e quedas, ele faz o bem. Entre a ira e o vício, ele se volta para as pessoas e é extremamente compassivo com aqueles que ele sabe que merecem seu afeto. Ele não tem medo de amar as pessoas, e lhes prestar todo o tipo de ajuda de que precisam. Quer algo mais belo do que isso?

Mas não é somente o crescido Dan Torrance quem nos conquista nessa história. A jovem Abra Stone, uma menininha que nasce e vai crescendo durante a história, até chegar na adolescência, é uma jovem encantadora, dotada de toda a força e coragem que a juventude empresta aos mais jovens. E a união dos dois foi de muita sensibilidade e emoção.

Ainda há uma parte ?supernatural? nesse livro, e embora eu não tenha gostado tanto desse ?Verdadeiro Nó?, eu confesso que é uma parte divertida, se você souber apreciar. Mas te advirto que não é nada tão grandioso. No início, parecia algo bem interessante, e mais pareciam pessoas saídas de um mangá/anime onde os personagens comem frutas chamadas Akuma No Mi, e se tornam cheios de poderes sobrenaturais. Mas com o passar da história, a coisa pende mais para o lado de uma representação ao estilo King do clã dos Volturi, de Crepúsculo. Mais imaturo, mas é divertido ainda assim, acredite em mim.

?Dr. Sono? é uma história emocionante, que entre suas aventuras sobrenaturais, fala de nossas heranças familiares, e de como podemos, com amor e respeito àqueles que vieram antes de nós, saber conduzir nossas vidas sem necessariamente repetir as mesmas falhas. Mas, para que isso seja possível, é importante compreender que não devemos julgar o que os que vieram antes de nós passaram. Ao contrário, devemos perceber que somos tão fracos e humanos quanto eles, e se olharmos com essa sábia humildade, aí sim, teremos força o suficiente para poder fazer diferente.

E foi isso que Dan Torrance fez. Ele não negou nada do que havia recebido da herança do seu pai Jack, ou do seu avó Don Torrance. Ao contrário, ele os carregava com ele, e sabia que ele também podia se tornar como eles, porque estava tudo ali. Mas ele descobriu que, com ajuda, e com muito esforço, ele poderia escrever uma nova história. Mais bonita e mais forte, fazendo aquilo que os outros, o pai e o avó, não conseguiram.

E como diz o velho ditado: ?Quando o discípulo está pronto, o Mestre aparece?. E Dan Torrance estava pronto para se entregar ao seu Mestre. Tanto quanto esteve pronto para se tornar um Mestre, quando seu discípulo apareceu (na verdade, sua discípula).

Se você leu ?O Iluminado? e tem receio de ler essa sequência, eu espero que agora você não tenha mais. Mas se abra para que Dan Torrance possa ser seu Mestre, e seja apenas um discípulo que está lá para aprender com ele. E eu vou te dizer, esse livro me impactou completamente. E mesmo que tenha sido de uma força diferente do primeiro, foi de uma forma mais madura, mais sábia.

É King, como sua discípula (ou sua leitora fiel, como tanto gosta de dizer), eu só estava pronta, e você apareceu! E esse livro foi fundamental para a minha vida! Obrigada, Mestre King! Love you to the moon and back!

Aaah!!! Só mais uma coisa, por via das dúvidas, se algum dia você estiver percorrendo as rodovias e estradas da América do Norte, procure ficar bem longe dos trailers!!
NayLyra 13/10/2021minha estante
Agora eu estou curiosa pra saber qual será o seu próximo King. ?

Flávia Menezes 13/10/2021minha estante
Nay?já fiz minha escolha?não sei se foi a mais acertada?mas acho que já tenho. ???

NayLyra 13/10/2021minha estante
Curiosa pra saber. ?

Will 13/10/2021minha estante
Uma ótima resenha para um ótimo livro!

Dani 13/10/2021minha estante
Também estou interessada nessa próxima escolha!!!! ?

Flávia Menezes 13/10/2021minha estante
Obrigada, Will! Realmente é um ótimo livro! ;)

Flávia Menezes 13/10/2021minha estante
Dani, já fiz minha escolha???? kkkk Logo mais eu conto! ?

Pedro 13/10/2021minha estante
Mais uma excelente resenha e ótimo aviso no final. Depois que eu li esse livro, nunca mais eu olhei para um trailer com os mesmos olhos...kkkkkk
Fico feliz que você tenha gostando tanto desse livro, Flávia, pois eu o amei em cada página. Eu fiquei bem triste quando vi algumas pessoas criticando o livro por ele ser diferente de O Iluminado. É como se as pessoas quisessem um O Iluminado 2.0, ou seja, mais do mesmo.
Talvez o primeiro livro seja mais impactante, mas Dr Sono não fica muito atrás. Eu até diria que ele é mais bem escrito.
Enfim, parabéns por mais uma análise maravilhosa. ?
P.S.: nunca use uma cartola, por favor...???????

Pedro, obrigada!! :)
Realmente é um livro incrível para quem se permite. Quem não?perdeu! Kkkkk Eu achei simplesmente incrível, e só deixou ?O Iluminado? ainda mais especial!

Pedro 13/10/2021minha estante
Exatamente. Esse livro tornou O Iluminado uma experiência ainda melhor.

Flavio Cardoso 13/01/2022minha estante
Depois dessa resenha fiquei até sem graça de fazer a minha hahahaha
Amei demais sua resenha, não dá pra melhorar!!!
Só acrescentaria à minha, não corrigindo de maneira nenhuma a sua, a parte do Dan ajudando aquele outro enfermeiro partir acompanhado do doutor sono. Amei tanto essa parte que foi aí que chorei hahaha

Dhewyd 25/01/2022minha estante
Li o iluminado... mas assisti ao filme Dr sono no cinema... aí agora matou minha curiosidade de ler o livro ?

Flávia Menezes 25/01/2022minha estante
Sério, Dhewyd! Mas olha, eu já tinha visto ?It? várias vezes, e só depois eu li o livro, mas gostei da experiência apesar de saber muita coisa que acontecia. Mas agora estou curiosa pra ver o filme pra ver se é fiel ao livro. ??

Marcos 08/12/2022

Doutor Sono
Danny Torrance está perdido na vida! Em dado momento, ele encontra com uma garota iluminada, Abra, que está sendo visada pelo Verdadeiro Nó. Após muitos anos como alcoólatra, e sendo ?forçado? a enfrentar uma bando de vampiros de vapor, Danny se reencontra na vida.

?A vida era uma roda que sempre voltava ao mesmo lugar.?

Aqui vemos o futuro do Danny Torrance.

Danny se tornou aquilo que mais repudiava. Estava perdido e no fundo do poço. Em determinado momento, o ?acaso? faz ele se estabilizar, e conhecer Abra.

Nesse período, Danny trabalha em um asilo ajudando pessoas no fim da vida? o que acarreta a alcunha de Doutor Sono.

Percebe-se que mesmo após tantos erros, após um passado que corrói o personagem até a alma? Danny teve sua redenção, uma segunda chance, que o personagem agarrou com força.

O que me incomodou um pouco, foi o fato do Verdadeiro Nó não ser tão ameaçador quanto se espera. A forma como a maioria deles morreu, foi relativamente fácil e prático.

No mais, todos que me conhecem sabem que eu tenho as minhas ressalvas com ?O Iluminado?, mas é ótimo pescar as referências do mesmo, principalmente quando se chega na reta final do livro.

?Doutor Sono? é uma homenagem bonita e realista ao personagem do Danny Torrance, vale demais a leitura!
Michelle.Gandolfi 08/12/2022minha estante
??

Marcos 08/12/2022minha estante
O livro é muito bom Michelle ??????????

PatrAcia44 11/12/2022minha estante
?????

Marcos 12/12/2022minha estante
É livrãooooo Paty ????????

PatrAcia44 12/12/2022minha estante
Ah pronto, lá vai eu querendo comprar ??

Só vai Kkkkkkkkkkkkkkk vale o preço Kkkkkkkkkkkkkkk

PatrAcia44 12/12/2022minha estante
Ixi, dar uma pesquisada antes, quem sabe não encontro uma promoção né

Mas esse não está caro viu ? Já a Dança da Morte? lamentável ikkkkkkkkkk

PatrAcia44 14/12/2022minha estante
Ah então vou ver pra comprar ?? nossa imagino mesmo.

Marcos 14/12/2022minha estante
Compraaaaaa e espero que você goste da leitura kkkkkk senão eu saiu queimado Kkkkkkkkkkkkkkk

PatrAcia44 19/12/2022minha estante
Hahaha blza, depois que eu comprar e ler eu te conto o que achei ?

Marcos 19/12/2022minha estante
Fechou Paty! Espero que goste ?????

Gustavo Rodrigues 10/02/2021

King nunca erra.
Nesse livro S.K conta um pouco mais da história de Dan Torrance, ou Danny, que agora já é adulto. Tudo está indo bem mal, até ele conhecer Abra, uma criança iluminada que precisará da sua ajuda pra sobreviver.

Senti um pouco de dificuldade pra engrenar na leitura no início porque o livro vai contanto três histórias que são, até então, distintas. Vamos acompanhando a vida de Dan Torrance, de Abra e de um grupo de pessoas chamado Verdadeiro Nó.

Aos poucos as histórias começam a convergir de uma maneira muito crível, sem nada forçado, e o livro vai te conquistando. A trama é mais complexa, quando comparada a do livro anterior, mas King comanda tudo com maestria.

Ao meu ver, o ponto alto de Doutor Sono é o aprofundamento maior nos poderes que a Iluminação proporciona aos que são contemplados em tê-la. Isso já foi bem abordado em O Iluminado, mas aqui é ainda mais. Se achávamos Danny especial, Abra veio pra provar que o dom da iluminação pode ser ainda mais forte.

Se leu O Iluminado e gostou, Doutor Sono torna-se imprescindível. Não leia procurando o mesmo terror do livro anterior, mas sim uma trama complexa e bem trabalhada. Como disse no título, King nunca erra.
Ani 10/02/2021minha estante
aaaaai quero ler

Gustavo Rodrigues 10/02/2021minha estante
Leia, vale a pena. Não é melhor que O Iluminado, mas vale a pena demais!

Catarina42 10/02/2021minha estante
Curiosa

Eline 10/02/2021minha estante
Realmente é uma resenha, parabéns

Lauro.Luis 11/12/2021minha estante
Esse livro é muito bom, uma pena que o filme não contemplou a história como em O Iluminado.

Lauro.Luis 11/12/2021minha estante
O Iluminado é uma obra prima assim como Carrie. Deste modo não dá para comparar, mas é muito bom. #literaturadomedo no Instagram.

Rita.Beatriz 20/01/2022minha estante
Achei sua resenha muito boa. Eu comecei a ler o livro esperando o mesmo clima, mas depois fui entendendo que são obras totalmente distintas.
Do meu ponto de vista, até aqui, se não fosse o personagem principal e a iluminação que ele tem, seriam obras desvinculadas.

Ary 24/10/2022minha estante
Esse é livro único ?

Manuela 30/12/2022minha estante
Achei que ia ser ruim mas é perfeito , tlvz até melhor que iluminado ????

Gisele241 26/07/2023minha estante
Ele é perfeito ?

Abelita.Azevedo 07/03/2022

A Vida é uma roda que sempre volta ao mesmo lugar
Depois que terminei de ler O Iluminado queria mais que tudo saber sobre o meu querido Danny
Em Doutor Sono não só matei as minhas saudades como sofri de novo com agora um adulto Dan mergulhado em problemas e fantamas.

Inimigos tão fortes quanto do Overlook, mas tbm aquilo que eu mas adoro em
King pessoas do bem tão fortes quanto.

Abra Stone tem sua personalidade mas não achei tão cativante quanto Danny
O Verdadeiro Nó é sinistro, antigo e mal isso me deixou nervosa
Leitura maravilhosa!
King perfeito.

(Fiquei tão feliz que o desfeixo é totalmente diferente do filme ?)
Lip 07/03/2022minha estante
Po, mas também se fosse igual o filme eu ia abandonar o livro antes de terminar. Quase todo mundo morreu naquele filme.

Abelita.Azevedo 07/03/2022minha estante
Né?!? Eu cai na besteira de ver o filme logo que comecei a ler
Foi um erro! Hahaha
Mas que bom que foi como o Iluminado né
Final totalmente diferente!

Lip 07/03/2022minha estante
Eu só gostei de duas coisas nesse filme: A Abra e a Rose Cartola, o resto foi todo alterado e não deu relevância pra nenhum personagem que não fosse Dan, Rose, Cascavel e Abra. E no Livro a Cascavel nem tem essa relevância toda que o filme colocou nela.

Tbm gostei muito da Rose Cartola da Abra tbm
Mas lamentei não terem nem tocado no nome da Momo putz ela foi super importante pro desfeixo da historia!

Lip 07/03/2022minha estante
Momo foi fundamental. Foi a revelação do Livro. No filme só disseram que a Lucy tinha viajado mas não disseram o motivo.

Abelita.Azevedo 07/03/2022minha estante
Ela falando com o Dan em italiano foi tão legal ?
Pq cagam tanto em adaptação de livro pra filme né não
Poderiam ter feito uma minisérie como Outsider
( que por um acaso estou doida pra ler )
Já viu?

Lip 07/03/2022minha estante
Eu ja li o Livro, é muito bom por sinal, muito bom mesmo só que não fiz resenha. Mas é top 5 do King pra mim e a adaptação eu ainda não vi, eu sabia que tinha mas ainda não vi, nem sei onde tem pra ver.

Abelita.Azevedo 08/03/2022minha estante
É da HBO cara é muito booaa! Assiste! E me fala depois se tu gostou
Eu estou doida pra ler!
Acho que esse ano só vai dar King na minha lista kkk
Qual é o seu top cinco dele?
Fiquei curiosa ?

Lip 07/03/2022

Doutor Sono, que história linda !
Em Doutor Sono, King dá continuidade a essa história, contando a vida de Dan, agora um homem de meia-idade, e Abra Stone, uma menina de doze anos com um grande poder. Assombrado pelos habitantes do Overlook Hotel, onde passou um ano terrível da infância, Dan ficou à deriva por décadas, desesperado para se livrar do legado de alcoolismo e violência do pai. Por fim, ele se instala em uma cidade de New Hampshire, onde encontra abrigo em uma comunidade do Alcoólicos Anônimos que o apoia e um emprego em uma casa de repouso, onde seu poder remanescente da iluminação fornece o conforto final para aqueles que estão morrendo. Ajudado por um gato que prevê a morte dos pacientes, ele se torna o Doutor Sono. Então Dan conhece Abra Stone, uma menina com um dom espetacular, a iluminação mais forte que já se viu. Ela desperta os demônios de seu passado e Dan se vê envolvido em uma batalha pela alma e sobrevivência dela.

Minha opinião: Eu subestimei o King, não achei que essa continuação depois de tanto tempo seria boa, nem um pouco, achei até que seria mais pra "encher linguiça" do que outra coisa. Só que era o King e eu fui mais uma vez surpreendido pela sua incrível escrita mesmo depois de já ter lido inúmeras obras do Mestre.

SPOILER AQUI : Acabei gostando mais do Livro (óbvio) do que o filme (mais óbvio ainda), porque o diretor ou roteirista sei lá, mudou muita coisa importante da Obra original e que não fez sentido lá. Tanto que a viagem que o King dá para justificar do porque Abra chamava Dan de "Tio Dan" foi cortada do filme.

Fora que uma grande parte dos personagens do Verdadeiro Nó que são super relevantes no livro, no filme só estão lá pra dizerem que estão, porque não fedem nem cheiram. Acho que a única coisa boa do filme foi ter mudado a Etnia da Abra, porque aquela criança do filme arrebenta em todos os sentidos ! Ela é uma excelente Abra Stone.

Sobre o enredo, eu gostei de como o King conduziu as conversas de Dan com Abra, como se ele fosse alguém que quer fazer mal a ela mas que a gente sabe que não e ele mesmo sente medo ao ver que tem gente que ela conhece passando e ele não quer ficar junto dela.

OUTRO SPOILER AQUI : Outra coisa super importante pra trama do Livro é o AA, que no filme não passa de algumas reuniões mas não passa disso. No livro Dan passa 10 anos sóbrio até encontrar Abra e seus amigos Billy, Casey e Dr John Dalton o ajudam nessa empreitada porque sabem que ele está limpo. Casey nem tanto mais os dois mesmo.

OLHA SÓ MAIS UM SPOILER : não curti quase nada da adaptação (somente a atriz da Abra e a Atriz da Rose Cartola), não curtiu a bobagem que eles fizeram com alguns personagens, inclusive mataram o pai e o Billy que no livro já é um idoso de mais de 70 anos. No filme o Billy morre com um tiro num lugar que ele nem foi no livro. Fora que mataram o Pai da Abra e ele nem em casa estava com ela no livro. Até o "personagem principal, o Dan morre nessa bosta de filme e na Obra original ele não chega nem perto de morrer.

Enfim, curti muito o livro, o fato de que o poder do Dan ser lindo é incrível. O que faz ele ter a alcunha de Doutor Sono é espetacular. Vale muitoa pena e se tornou um dos meus livros preferidos do King.
Abelita.Azevedo 07/03/2022minha estante
Terminei de ler hoje! E meuuu que bom que o filme não tem nada a ver!
Eu sou completamente apaixonada pelo Danny! Mas não fiquei entusiasmada pela Abra
Como sempre os detalhes que King nos dá são um deleite
Nossa eu fiquei tão entusiasmada quando o Verdadeiro Nó começou a morrer! Hahaha
Um ótimo livro né

Flávia Menezes 07/03/2022minha estante
Lipe, que delícia de livro esse, não é? Eu também fiquei muuito surpresa com uma continuação tão boa assim. E me encantou também. E assim como você, mais uma vez fiquei frustrada com um filme baseado em uma obra do King. Acho que só a versão nova do ?IT? que se salva mesmo! ??

Lip 07/03/2022minha estante
Isso eu concordo com você, Abelita. A Abra do filme foi perfeita mesmo sendo descaracterizada mas eu vi a menina do filme como ela. Mas eu curti muito a Abra poderosa do livro também.

Lip 07/03/2022minha estante
Flavia, esse livro se tornou um dos meus preferidos. Foi incrível ler e não sei porque demorei tanto tempo pra ler. Pior que o filme não é ruim, pelo menos não todo ruim mas ele da relevância pra quem não tem a tira relevância pra quem deveria ter, ex da Conchetta que é super importante pra história e foi cortada, aliás nem aparece. E descaracterizar o Verdadeiro Nó como velhinhos pra colocar gente totalmente aleatórias que não valeram de nada foi muito ruim.

Abelita.Azevedo 07/03/2022minha estante
Sim Lipe! A Abra do filme foi muuito boa! Não conseguia pensar em outra lendo o livro
Poderosa sim e muito, depois que a gente descobre o "parentesco" só pensava como ela parecia com o Jack
E eu tinha pavor dele! HAhah

Lip 07/03/2022minha estante
Eu gostei que ela tocou o terror no Verdadeiro Nó quando ela quase 2 mil km ou mais se eu não engano conseguiu perceber a Rose. O pavor que o Corvo sentiu eu tive que rir porque amei essa parte kkkk

Kkkkkk
Eles ficaram com medo real!
Eu amei quando ela telefonou e chamou a Rose Cartola de covarde kkk
A bichinha era corajosa

Lip 07/03/2022minha estante
Eu achei engraçado a Lucy quando descobriu que Abra provocou a Rose, eu morri de rir kkkkkkkk

Marco 25/11/2014

Doutor Sono...muito sono.
Brincadeiras a parte, não posso deixar de demonstrar o quão descontente fiquei já no meio da leitura.
A continuação do maior livro de horror/sobrenatural já escrito, não chega nem aos pés do que foi prometido. Enquanto o "Iluminado" possuía personagens cativantes, clima claustrofóbico que nos fazia temer por suas vidas e ainda conseguia deixar marmanjos olhando sobre os ombros durante o processo de leitura (sim eu confesso), Doutor Sono nos deixa bocejando boa parte do livro.
Nessa continuação, seguimos Danny Torrance (o garoto sobrevivente do ocorrido no Overlook) por várias fases e idades de suas vida, de forma contínua. Ele ainda é assombrado pelos fantasmas e pelas experiências horríveis ocorridas no Hotel e acaba por tomar o mesmo caminho do alcoolismo que atormentou seu pai (Jack Torrance). Se instalando em uma pequena cidade de New Hampshire e ciente da decadência de sua vida, Dan começa a frequentar os Alcoólicos Anônimos e trabalha em um asilo na cidade como "Doutor Sono". Auxiliado por um gato,ele ajuda idosos com seus dons paranormais de "iluminação" na passagem da vida para a morte. É ai que uma garotinha com dons maiores do que Dan surge na trama da história, cruzando seus destino com o "Verdadeiro Nó" - um grupo quase imortal que se alimenta da "iluminação" de crianças que possuem dons paranormais.
Quando fiquei sabendo que haveria uma continuação sobre a vida de Dan Torrance, fiquei com receio de ler, pois não queria que minha experiência com "O Iluminado" fosse estragada. E é dai que mesmo depois de ler, posso tirar isso como ponto positivo: a continuação não estragará seu antecessor pela falta de uma conexão plena e essencial, bem como pela desvio no tipo de trama que a história tomou.
O início do livro e suas primeiras 100 páginas são impressionantes. O sentimento para fãs da obra antecessora - ao entrarem em contato com os primeiros anos de Dan Torrance após experiência traumática - será indescritível de prazeroso. O problema do livro começa quando a história de Dan se cruza com Abra Stone e o Verdadeiro Nó. A primeira acaba sendo mais uma criança estereotipada de Stephen King, e o segundo (os vilões da trama), não assustam nem criança de 4 anos. Exato, o Verdaeiro Nó é até "simpático".
Muitas pessoas não gostam de Stephen King, adjetivando-o de ser prolixo. Eu sempre achei suas descrições sua maior qualidade. E é o que falta em Doutor Sono. Situações mais cruéis poderiam melhor ser trabalhadas em prol do Verdadeiro Nó (como ele quase sempre faz), a fim de criar vilões mais repugnantes e assustadores que nos façam temer pela vida de Dan e Abra. Sem contar ainda, o fato de que o trabalho de Dan como "Doutor Sono" no asilo, é pouco explorado pelo autor.
Outro ponto negativo, é exatamente o que me dava receio e que provou ser uma das maiores falhas do livro. O livro poderia conter personagens diferentes e uma trama que nada tenha a ver com O Iluminado, que ele ainda seria a mesma coisa, pois da página 100 para frente, embarcamos em uma "aventura" que mais foca no lado sobrenatural das personagens principais, do que no clima agonizante e aterrorizante do primeiro livro.
As páginas finais ainda contém uma dose de emoção e uma conclusão mais do que satisfatória (excetuando-se uma descoberta digna de novela mexicana), com uma cena que poderia trazer lágrimas a fãs de "O Iluminado".
O grande ponto positivo a se destacar, é o próprio Dan Torrance. Mesmo na vida adulta, continua sendo um dos personagens mais carismáticos e idolatrados por mim como fã de King. Fãs do livro antecessor não se decepcionarão com o homem que ele se torna.
Para concluir, posso dizer que enquanto "Sob a Redoma", teve como maior qualidade ser muito curto (sim, um livro de 900 páginas foi considerado curto por seus fãs, pois queriam muito mais), "Doutor Sono" tem isso como maior defeito. Senti falta das habilidades descritivas de King, tanto para criar situações como para criar personagens mais marcantes. 400 e poucas páginas não foram suficientes e criaram uma leitura "light" e insatisfatória demais.
Uma pena.
Wilker Chaves 25/11/2014minha estante
Gostei muito da sua resenha e concordo com tudo o que você falou. Achei a criação do verdadeiro nó o ponto mais fraco do livro. O bom é que podemos não criar uma relação totalmente estabelecida com o primeiro livro, que, diga-se de passagem é uma obra prima do medo também. Foi bom saber o que houve com Danny nos anos que se seguram ao eventos ocorridos no Overlook. Abra era "poderosa" demais para enfrentar um inimigo tão, tão, como eu posso dizer? Estranho como o verdadeiro nó. Infelizmente é um livro razoável mesmo.

João Vyctor 04/12/2014minha estante
Achei a primeira parte do livro bem chata também, muito arrastada.Achei algumas coisas bem forçadas também. Mas no geral gostei do livro.

geo 19/01/2015minha estante
Gostei do livro. O King descreve bem a vida de um alcóolatra e assim como em O Iluminado, a importância do comportamento dos pais na criação de um filho. Dan cresceu como pai sendo que por ser iluminado teve uma chance de redenção. Quando chegou a Frasier cheio de medo e dúvidas ao olhar para o prédio do asilo Helen Rivington House Tony está lá e diz: ëste é o lugar certo". Foi muito bem escrito. O terror psicológico sofrido por Abra é bem interessante. O ponto fraco que eu acho é que a batalha foi relativamente fácil no final e não houve nenhuma baixa nos "bonzinhos". King sempre mata um personagem que a gente gosta, foi assim em It, Duma Key, Desespero e o Apanhador de Sonhos.

Mona 30/01/2015minha estante
Parabéns pela excelente resenha !!!!

Clau 27/04/2015minha estante
Quer saber mais sobre O Verdadeiro Nó leia Salem então. Eu gostei da trama e eu não esperava algo como O Iluminado até porque o mestre disse que não seria igual. O S. K. não só escreve horror/suspense e sim histórias cativantes, então não esperam que seja a mesma coisa, porque nenhum livro é igual o outro.

Madalena oliveira 28/04/2015minha estante
Sempre fui contra a continuação de "O Iluminado". Pensei que o King estava sem ideias pra lançar uma continuação do que eu considero um dos melhores livros de terror/suspense que já li
A verdade é que tenho muitos livros para ler na minha lista e quando era criança/adolescente lia demais esse autor, e desde minha enorme decepção com "A Coisa", aos 17 anos, resolvi deixá-lo de lado.
Quando soube que sairia o "Dr. Sono", já havia decidido não ler, como citei na minha resenha para o livro "Celular".E sua resenha só corrobora a minha decisão. Prefiro ficar somente com o livro original na memória, que eu li aos 14 anos, e me impactou muito na época.

Guilherme1004 19/09/2019minha estante
Discordo plenamente.

Mary Baratela 30/01/2024

MEDO quer dizer: enfrente tudo e se recupere
Eu terminei esse livro com o coração quentinho e aliviada pelo desfecho. Fiquei com medo de ser igual da adaptação cinematográfica.
Eu amei tudo sobre esse livro, a forma que é desenvolvido, começando quase de onde parou O Iluminado, com o Danny criança ainda enfrentando os seus demônios. Ele adulto, já no fundo do poço, repetindo alguns erros do pai e depois se reerguendo com a ajuda das melhores pessoas que poderiam ter cruzado sua vida. Além do emprego no asilo, que salvou tanto Dan quanto seus pacientes da escuridão, juntamente com o seu ajudante Azzie.
A Abra é uma personagem incrível, com poderes extraordinários e que acaba cruzando o caminho do Verdadeiro Nó, um grupo de sádicos com intenções diabólicas e que não perdem por esperar pelo seu destino.
É incrível ver a conexão entre Abra e Dan, que no final é revelado maior do que a gente pode imaginar. Eu até tive um palpite sobre isso, só não achei que iria acertar kkk.
É notável a evolução e também algumas mudanças na escrita do King entre O Iluminado e Doutor Sono, afinal os livros foram escritos em épocas diferentes, e mesmo assim o autor ainda consegue te prender e te imergir na história, de uma forma onde é possível sentir as emoções dos personagens.
Os dois livros são espetaculares, mais a vibe entre eles é bem diferente, e isso se torna um ponto super positivo para as obras. Eu me arrisco em dizer que gostei um pouco mais do sucessor, mas ambos são igualmente ótimos.

E pra finalizar, eu ressalto a nota do autor, que não poderia faltar:
"Deixe-me encerrar com uma palavra de aviso: quando vocês estiverem nas estradas e rodovias da América, fiquem de olho nesses trailers.
Nunca se sabe quem eles levam. Ou o quê."
Fabio 30/01/2024minha estante
Que resenha fantástica, Mary!?
Esse livro realmente e vale uma resenha impecável como a tua!
Parabéns, querida!!??

Rafael Oliveira 30/01/2024minha estante
E a resenha saiu, obrigado Skoob ?

Rafael Oliveira 30/01/2024minha estante
Gostei da resenha, animou mais para a leitura ?

Mary Baratela 30/01/2024minha estante
Saiuu finalmente, depois de 3 meses sem conseguir postar ???? kkkk
Já vamos colocar na sua lista desse ano, Rafa ??

Mary Baratela 30/01/2024minha estante
Muito obrigado pela atenção e carinho de sempre Fabio ??
Esse se tornou um dos meus favoritos do King ??

Já tá na lista ?

Fabio 03/02/2024minha estante
E não tem com ser diferente, né Mary?. A construção de personagens desse livro é absolutamente incrível!???

Jotinha 18/02/2024

O mestre não decepciona!!
O que falar sobre esse livro? Talvez de romance do século, ou de melhor obra do King. Nesse livro ele conta o que aconteceu com a vida de Danny anos depois, com ele dessa vez dividindo o protagonismo com uma garotinha tão especial quanto ele. A jornada deles até o fim, vencendo o Verdadeiro Nó, foi cativante, emocionante, mas uma coisa a se perceber é que eles não tiveram dificuldade nenhuma, o que explícita o poder enorme que a Abra tem. Talvez a menina seja meio psicopata por sorrir em momentos de perigo, mas mesmo assim é muito bom ler esses momentos. Provavelmente esse é o meu livro do ano!
Iris.Reis 18/02/2024minha estante
Meu Deus... Eu amei o Iluminado, preciso ler esse

Rech_ 19/02/2024minha estante
Amo Doutor Sono, mais ainda do que o Iluminado, muito bomm

Jotinha 19/02/2024minha estante
Dr Sono é bem melhor que O Iluminado, com certeza

Iris.Reis 19/02/2024minha estante
Depois da panfletada de vocês, vou ter que colocar na TBR desse ano kkkkk

Pedro3635 21/02/2024minha estante
To adiando essa leitura a meses. Mas me deu uma baita vontade ler agora kkkkk.

Jotinha 22/02/2024minha estante
Leia amg

Rick Finch 22/01/2018

"(...) Porque o passado passou, embora defina o futuro."
E mais uma leitura chega ao fim. Eu nunca vou parar de agradecer ao King por ter escrito este livro, e aí vai o porquê:
Doutor Sono é uma obra prima. Fiz questão de ler O Iluminado só quando já tivesse a continuação, pois sabia que iria ficar com a estória na cabeça -e não estava errado. Porém muitos amantes dos livros do SK, ficaram inseguros em ler esta continuação porque O Iluminado é um grande clássico e, talvez, uma continuação do livro só deturpasse a imagem que temos dos personagens e de todo o resto. E a resposta é sim, o protagonista de O Iluminado, Danny Torrance -agora Dan -não tomou o caminho que eu esperava. E isso foi parcialmente bom.
Dan herdou os vícios do pai: é um alcoólatra violento. É um homem que está no fundo do poço e passando pela fase mais sombria de sua vida. Um incidente fatídico acontece quando ele está sob o efeito da bebida e, a partir daí, Dan Torrance tenta tomar um rumo na vida. Sim, ele vai tentar, mas não sabe se irá conseguir. Dan se muda para uma nova cidade, onde, depois de muito tempo, reencontra seu amigo de infância: Tonny. Há algo ali e ele sente aquilo. Há alguém ali, uma menininha recém nascida chamada Abra Stone que lhe deixa mensagens no quadro negro do asilo onde começa a trabalhar -e é desse trabalho que ele recebe o apelido de Doutor Sono, título do livro - e reformular sua vida. A garota tem uma iluminação extremamente forte, mas ambos só se encontram depois de anos, nos quais Dan tenta ficar sóbrio com a ajuda de seus amigos e das reuniões de um grupo de Alcoólatras Anônimos, enquanto Abra cresce em sua família feliz, cada vez mais cheia de poder.
Uma seita de demônios vazios intitulada O Verdadeiro Nó que se alimenta de crianças iluminadas, consegue captar os poderes de Abra, e isso desencadeia uma teia de batalhas psíquicas, guerra em sonhos, troca de corpos e/ou mentes e o encontro de Dan com Abra. Dan ajudará a jovem garota temperamental a sobreviver, enquanto Abra fará de tudo para proteger a família. O Verdadeiro Nó, entretanto, está cada vez mais faminto e sua líder -Rose, A Cartola -tomara a perseguição a Abra como um assunto pessoal, pois a menina a desafiara.
Dan Torrance é um personagem que aprende a amadurecer ao decorrer das páginas. Abra Stone é uma bomba de adrenalina e rebeldia, uma garota que te fará exclamar várias vezes "meu Deus! Não acredito que ela fez isso!" e até mesmo Rose, a grande vilã do livro, te conquistará com suas contradições, angustias e medos.
O livro é tão incrível que não tenho palavras para descrever o quão incrível ele é. Todos os personagens -não só os que mencionei acima -são intensos e você sentirá tudo o que eles sentirão: o a esperança, o medo e a fome. Com toda a certeza esse é um dos melhor livros do SK que já li (e eu não li poucos).
Caique.Nascimento 22/01/2018minha estante
Eai mano, gostei muito da sua resenha, me pareceu mais interessante (e convidativo) que a Sinopse.
Agora, me desculpe falar de Iluminado, mas já parou pra pensar no que aconteceu no dia em que Jack e Al, supostamente atropelam uma bicicleta infantil? Esperei que fosse revelado em algum momento, mas não aconteceu. Abraços.

Rick Finch 22/01/2018minha estante
Caique eu acho que esse incidente foi para mostrar os problemas de Jack para com a bebida (não me lembro se ele estava bêbado) ou para mostrar que ele não é um ser humano de todo ruim. Acho que não era relevante na obra, por isso King não estendeu o acontecido. Porém seria bom saber mais sobre isso.

Rick Finch 22/01/2018minha estante
(Quando digo que é pra mostrar que ele não é um ser humano de todo ruim, me refiro ao fato de que ele, após o incidente, transformar aquela bicicleta em um de seus fantasmas. Culpa por ser como é)

Caique.Nascimento 22/01/2018minha estante
Entendi, vc falou dessa maneira, e me fez pensar o quanto essa bicicleta alimentou o ceticismo do Jack em relação ao sobrenatural do Hotel.

Edicarlos.Donizeti 20/07/2018minha estante
Acabei de ler o livro e achei muito bom, não, não podemos comparar as histórias porque são muito diferentes, concordo que o verdadeiro nó deixou a desejar um pouco, mais no geral, a história é muito boa, adorei a Abra, gostei do rumo que a vida do Dan tomou, gostei da força dele para lidar com as dificuldades, acho que para entender melhor o livro tem que ler o Iluminado e para aproveitar esse ótimo livro, não pode comparar as duas histórias.

Clara 25/10/2022

THE BEST - FAVORITADO?
Eu não tenho palavras?
Até hoje, esse é o melhor livro do King que já li, com toda certeza.

Em Doutor Sono, nos vamos acompanhar a vida adulta de Dan Torrance, depois do ocorrido com sua família no Hotel Overlook. Vamos acompanhar suas fraquezas, seus medos, sua forma e sua vitalidade, da forma mais genuína. Seu destino acaba se cruzando com o de Abra Stone, uma adolescente de poder extraordinário e eles vão viver uma aventura de tirar o fôlego.

O plot É, SIMPLESMENTE, O MELHOR. Eu tenho que dizer que eu gostei mil vezes mais desse livro do que de O Iluminado. Meu Deus. Acompanhar o crescimento de Dan, sua forma se esvaindo e ele ajudando Abra é incrível, mágico. E eu preciso concordar com o King que em Doutor Sono é onde vamos acompanhar a verdadeira história da família Torrance!!!

FAVORITADISSIMO ???
Letícia 25/10/2022minha estante
ansiosa p lerrr

João Farias 25/10/2022minha estante
Se eu acho ?O Iluminado? uma obra prima? então já sei que vou adorar esse. Add na lista agoraaa!!

Clara 25/10/2022minha estante
O Iluminado é com certeza uma obra prima, mas esse é a família Torrance em essência. É simplesmente incrível acompanhar a história de Doutor Sono. Eu tenho certeza que você vai achar extraordinário, assim como eu achei. Leia, por favor!!!!!

Clara 25/10/2022minha estante
Eu estou impactada com esse livro, de verdade!!!

Felipe Ogawa 29/10/2022minha estante
Eu compartilho de todos os seus sentimentos haha

Craotchky 06/06/2016

REDRUM
"- Abaixe a voz - disse Dan, sem se virar. - Você está na presença da morte."

Sabe o que eu esperava de Doutor sono? Não sabe? Pois é, nem eu.

Vou logo dizendo que este é o quadragésimo livro que li do autor. A primeira parte do livro inicia somente na página 51. Bem, então o que vem antes? Nas páginas anteriores, precedendo essa primeira parte, vem "Questões preliminares", título bastante sugestivo, diga-se de passagem. Essa é uma parte importante pois nela King relembra, de forma curta e rápida, os últimos acontecimentos narrados em O iluminado.

Assim, passa pela vida atual de Wendy e Danny Torrance e relembra personagens centrais da primeira história. Desta maneira o autor faz uma eficiente conexão do livro de 1977 com Doutor sono; o leitor é inserido nesse novo livro e fica pronto para a sequência. Steve logo destrói Danny, o menino, e apresenta Dan, o adulto, e emprega nele sua aparente capacidade ilimitada de construir um personagem complexo e completo, único, singular. Conhecemos então Dan Torrance, o adulto, que de herdou do pai,

"A única coisa que Jack Torrance gostava mais do que um gole, era uma dúzia de goles."

além de péssimas memórias, uma queda pela bebida. Vemos um Dan alcoólatra, frequentador de bares, e dado ao sexo casual com a primeira que lhe aparecer pela frente. Aliás, a vontade de beber persegue Dan por todas as páginas, até o fim, assim como as terríveis lembranças do Overlook.

Somos então apresentados aos demais personagens, com atenção especial para Abra Stone, A iluminada, que dividirá o protagonismo da história com Dan. Posteriormente conhecemos o Verdadeiro Nó, um grupo, ou talvez uma seita, que será relevante na trama do livro, e a sua líder, Rose, a cartola.

"A América era um organismo vivo, as artérias eram as rodovias, e o Verdadeiro Nó corria por elas como um vírus silencioso."

Muitos acham Steve prolixo, e para ser honesto comigo mesmo, tenho que concordar que por vezes, várias vezes, em muitos livros, ele é; sobretudo nos menos famosos. Porém, em Doutor sono ele é direto e em nenhum momento notei partes desnecessárias. Notei, pois, um Steve mais moderno citando livros contemporâneos tais como: Jogos Vorazes, Guerra dos tronos e (quase não acreditei) Crepúsculo. Até na era tecnológica ele se aventurou: conexão 4G, iPhone, Angry birds, Facebook...

As últimas 150 páginas são eletrizantes. Boas surpresas acontecem e reviravoltas também. O final é Okay. O livro é excelente e merece os elogios que vem ganhando. Enfim, ao meu ver, já foi uma atitude corajosa de Steve dar continuidade depois de mais de 35 anos após a publicação do livro antecessor. Sem falar que O iluminado é um dos livros mais adorados dos fãs e essa continuação foi um risco e tanto...

"Gostei de encontrar Danny Torrance de novo e seguir suas aventuras. Espero que você também. Se este for o caso, leitor fiel, estamos bem."
Ana Paula Sinueh 06/06/2016minha estante
Então quer dizer que eu não preciso reler O Iluminado para entender o Doutor Sono? Faz muito tempo que li o primeiro e achava que não lembraria da história...

Craotchky 06/06/2016minha estante
Exatamente. Pode ir para Doutor Sono sem repassar as páginas de O iluminado. Diria até que nem é necessário ter lido O iluminado para ler este. São livros bem diferentes.

Ana Paula Sinueh 07/06/2016minha estante
Obrigada pela dica! E parabéns pela resenha.

Craotchky 07/06/2016minha estante
Capaz : )