Doutor Sono

Doutor Sono Stephen King
Stephen King

Resenhas - Doutor Sono

Flávia Menezes 13/10/2021

DR. SONO: QUANDO O DISCÍPULO ESTÁ PRONTO, O MESTRE APARECE.
Ao final desse livro, na ?Nota do Autor?, Stephen King fala como ele se sentiu inseguro escrevendo ?Dr. Sono?. Afinal, 36 anos o separava do primeiro livro, ?O Iluminado?, que é um dos livros do King mais aclamado. Eu confesso que por ter ?O Iluminado? como meu livro do King preferido, eu também estava bastante apreensiva em ler essa continuação, mas, antes de começar, eu apenas me esvaziei de qualquer tipo de expectativa que eu pudesse ter, e me deixei ser conduzida para onde a mente do autor quisesse me levar.

?Dr. Sono? não é apenas a continuação de uma grande obra-prima de Stephen King, é a maior lição de vida que alguém poderia receber na vida. Ele se molda ao primeiro livro, e lhe dá ainda mais beleza, mais sentido. Eu cheguei ao final com lágrimas nos olhos, e eu não sabia se estava chorando pelo lado comovente do final, ou se era porque essa história, de uma família chamada Torrance, chegava ao final. Mas como por várias vezes King diz nesse livro: ?Isso importa??. Não mesmo! Não para mim.

Em ?O Iluminado?, eu confesso que não possuía tanta empatia assim pelo pequeno Danny Torrance (Desculpa, velhinho!), até porque meu foco principal era Jack Torrance, que estava ali corajosamente representando todas as misérias e falhas humanas de um homem chamado Stephen King, e toda aquela verdade nua e crua, me impactavam demais. O que me fez pensar bem menos em Danny.

Mas, em ?Dr. Sono?, Danny está crescido e agora é Dan Torrance, e como todo bom personagem masculino adulto de King que se preste, ele é simplesmente fascinante. Dan se tornou um homem com seus defeitos, suas próprias dores, seus próprios erros, e a verdade é que ser adulto não é ser herói, mas é ser alguém que sangra quando se corta. E aquele que havia sido destemido na infância, não o deixou de ser quando adulto.

O mais bonito de Dan Torrance é que entre tropeções e quedas, ele faz o bem. Entre a ira e o vício, ele se volta para as pessoas e é extremamente compassivo com aqueles que ele sabe que merecem seu afeto. Ele não tem medo de amar as pessoas, e lhes prestar todo o tipo de ajuda de que precisam. Quer algo mais belo do que isso?

Mas não é somente o crescido Dan Torrance quem nos conquista nessa história. A jovem Abra Stone, uma menininha que nasce e vai crescendo durante a história, até chegar na adolescência, é uma jovem encantadora, dotada de toda a força e coragem que a juventude empresta aos mais jovens. E a união dos dois foi de muita sensibilidade e emoção.

Ainda há uma parte ?supernatural? nesse livro, e embora eu não tenha gostado tanto desse ?Verdadeiro Nó?, eu confesso que é uma parte divertida, se você souber apreciar. Mas te advirto que não é nada tão grandioso. No início, parecia algo bem interessante, e mais pareciam pessoas saídas de um mangá/anime onde os personagens comem frutas chamadas Akuma No Mi, e se tornam cheios de poderes sobrenaturais. Mas com o passar da história, a coisa pende mais para o lado de uma representação ao estilo King do clã dos Volturi, de Crepúsculo. Mais imaturo, mas é divertido ainda assim, acredite em mim.

?Dr. Sono? é uma história emocionante, que entre suas aventuras sobrenaturais, fala de nossas heranças familiares, e de como podemos, com amor e respeito àqueles que vieram antes de nós, saber conduzir nossas vidas sem necessariamente repetir as mesmas falhas. Mas, para que isso seja possível, é importante compreender que não devemos julgar o que os que vieram antes de nós passaram. Ao contrário, devemos perceber que somos tão fracos e humanos quanto eles, e se olharmos com essa sábia humildade, aí sim, teremos força o suficiente para poder fazer diferente.

E foi isso que Dan Torrance fez. Ele não negou nada do que havia recebido da herança do seu pai Jack, ou do seu avó Don Torrance. Ao contrário, ele os carregava com ele, e sabia que ele também podia se tornar como eles, porque estava tudo ali. Mas ele descobriu que, com ajuda, e com muito esforço, ele poderia escrever uma nova história. Mais bonita e mais forte, fazendo aquilo que os outros, o pai e o avó, não conseguiram.

E como diz o velho ditado: ?Quando o discípulo está pronto, o Mestre aparece?. E Dan Torrance estava pronto para se entregar ao seu Mestre. Tanto quanto esteve pronto para se tornar um Mestre, quando seu discípulo apareceu (na verdade, sua discípula).

Se você leu ?O Iluminado? e tem receio de ler essa sequência, eu espero que agora você não tenha mais. Mas se abra para que Dan Torrance possa ser seu Mestre, e seja apenas um discípulo que está lá para aprender com ele. E eu vou te dizer, esse livro me impactou completamente. E mesmo que tenha sido de uma força diferente do primeiro, foi de uma forma mais madura, mais sábia.

É King, como sua discípula (ou sua leitora fiel, como tanto gosta de dizer), eu só estava pronta, e você apareceu! E esse livro foi fundamental para a minha vida! Obrigada, Mestre King! Love you to the moon and back!

Aaah!!! Só mais uma coisa, por via das dúvidas, se algum dia você estiver percorrendo as rodovias e estradas da América do Norte, procure ficar bem longe dos trailers!!
NayLyra 13/10/2021minha estante
Agora eu estou curiosa pra saber qual será o seu próximo King. ?

Flávia Menezes 13/10/2021minha estante
Nay?já fiz minha escolha?não sei se foi a mais acertada?mas acho que já tenho. ???

NayLyra 13/10/2021minha estante
Curiosa pra saber. ?

Will 13/10/2021minha estante
Uma ótima resenha para um ótimo livro!

Dani 13/10/2021minha estante
Também estou interessada nessa próxima escolha!!!! ?

Flávia Menezes 13/10/2021minha estante
Obrigada, Will! Realmente é um ótimo livro! ;)

Flávia Menezes 13/10/2021minha estante
Dani, já fiz minha escolha???? kkkk Logo mais eu conto! ?

Pedro 13/10/2021minha estante
Mais uma excelente resenha e ótimo aviso no final. Depois que eu li esse livro, nunca mais eu olhei para um trailer com os mesmos olhos...kkkkkk
Fico feliz que você tenha gostando tanto desse livro, Flávia, pois eu o amei em cada página. Eu fiquei bem triste quando vi algumas pessoas criticando o livro por ele ser diferente de O Iluminado. É como se as pessoas quisessem um O Iluminado 2.0, ou seja, mais do mesmo.
Talvez o primeiro livro seja mais impactante, mas Dr Sono não fica muito atrás. Eu até diria que ele é mais bem escrito.
Enfim, parabéns por mais uma análise maravilhosa. ?
P.S.: nunca use uma cartola, por favor...???????

Pedro, obrigada!! :)
Realmente é um livro incrível para quem se permite. Quem não?perdeu! Kkkkk Eu achei simplesmente incrível, e só deixou ?O Iluminado? ainda mais especial!

Pedro 13/10/2021minha estante
Exatamente. Esse livro tornou O Iluminado uma experiência ainda melhor.

Flavio Cardoso 13/01/2022minha estante
Depois dessa resenha fiquei até sem graça de fazer a minha hahahaha
Amei demais sua resenha, não dá pra melhorar!!!
Só acrescentaria à minha, não corrigindo de maneira nenhuma a sua, a parte do Dan ajudando aquele outro enfermeiro partir acompanhado do doutor sono. Amei tanto essa parte que foi aí que chorei hahaha

Dhewyd 25/01/2022minha estante
Li o iluminado... mas assisti ao filme Dr sono no cinema... aí agora matou minha curiosidade de ler o livro ?

Flávia Menezes 25/01/2022minha estante
Sério, Dhewyd! Mas olha, eu já tinha visto ?It? várias vezes, e só depois eu li o livro, mas gostei da experiência apesar de saber muita coisa que acontecia. Mas agora estou curiosa pra ver o filme pra ver se é fiel ao livro. ??

Cecy Jarske 03/01/2024

Doutor Sono
Comecei o ano de 2024 muito bem acompanhada. Que leitura deliciosa! Foi muito bacana acompanhar todo o desenvolvimento de Dan Torrance em Doutor Sono. A sequência veio para completar brilhantemente a duologia...

Vale a pena a leitura! Até breve, King!

Jonas 07/08/2021

Muito bom. Continuação de "o iluminado". Capítulos construídos de maneira que você sempre fica na expectativa do próximo capítulo. Adorei a leitura.

ToniBooks 22/12/2021

Azzie aninhado
Doutor Sono é a continuação de O Iluminando, por isso, logo de início, seria mais adequado, para um melhor entendimento da história como um todo, que o leitor já conheça a citada obra inicial. Feita a sujestão, o livro em comento não destoa das características "kinguianas" - com a devida licença para o neologismo. Um romance psicológico, mais do que de horror. Sem faltar as grandes sacadas do autor em transportar fatos corriqueiros para o universo fantástico que prende o leitor da primeira à última página. Você não conseguirá dormir sem ele.

edilsonjoaquim 01/02/2024

"Doutor Sono"
Ou meu senso crítico é 0 ? bem provável? ou o Stephen King não tem um livro ruim, porque eu amo TODOS. E esse não foi diferente.
Após os eventos traumáticos no Hotel Overlook, Dan Torrance se vê à deriva no mar da bebida, com uma vida lastimável. Mas, ao se mudar para Frazier, New Hampshire, e conhecer uma garotinha, Abra, que precisa de sua ajuda, pois um grupo misterioso está lhe perseguindo, sua realidade muda completamente.
Amei em como foi feita a construção da tensão em torno do Verdadeiro Nó, aos poucos, sem pressa, onde sua rotina, integrantes e atos horrendos foram apresentados ao leitor, isso me fez ficar morrendo de vontade de conhecer mais e mais sobre eles, o que eram, o que queriam. E me pergunto o que aconteceu aqueles que fugiram.
A relação da Abra com o Dan foi um alívio. Assim como o Dan na infância tentava esconder seus dons, a Abra também procura manter suas habilidades longe do conhecimento das pessoas, principalmente de seus pais. E essa amizade entre eles aliviou esse peso de não saber o que havia com ela.
A Abra é uma fofa, inteligente e MUITO corajosa, ela não baixou a cabeça para o perigo iminente.
Também tivemos momentos com o Dick e a Wendy, mas foram poucos, e gostaria que tivesse mais.
Teve uma certa "descoberta" mais pro final do livro que não me desceu, acho que não agregou em nada na história em questão de necessidade, e ficou meio forçado, para mim.

Enfim, achei melhor que O Iluminado. Sim, achei mais dinâmico, e o final me agradou muito, fiquei feliz!

Murphy 20/11/2022

"Chamando o Doutor Sono"
Talvez eu tenha colocado muita expectativa nesse livro, porque adorei "O Iluminado" e achei que a continuação fosse me surpreender, mas achei meio "blé". Fiquei confusa com os personagens (o livro é bem dinâmico, mas confundi muito o nome dos personagens), e achei a história meio corrida.
Achei engraçado que nesse livro, o Stephen King tem uma pequena obsessão pela palavra "putinha", e ele também faz algumas referências ao Michael Jackson (algumas meio sem sentido, mas eu achei engraçadas mesmo assim).
Fiquei meio decepcionada pelo Danny, a vida dele foi de 8 à 80 o livro todo, foi meio deprimente. Esperava um futuro diferente pra ele.
Enfim, pra mim, essa continuação foi mais pelo marketing do que pela história. O enredo é exagerado e sem pé nem cabeça, não tinha muita necessidade de existir, parece que o autor escreveu quando estava em uma tarde entediante, e não tinha nem um projeto planejado.

MariliaOliCosta 28/05/2023

Muito bom relembrar do Overclock, tinha visto apenas o filme antes gostei bastante do livro. .
skuser02844 28/05/2023minha estante
Acho que se perde depois da metade, onde vão atrás da Abra porque ela SUPOSTAMENTE foi vacinada e inalando o vapor dela SUPOSTAMENTE eles seriam curados ?

Lucas 28/05/2023minha estante
Eu AMO D+ esse livro, li no momento certo, tenho um carinho mt grande por ele

y2kdre 28/05/2023minha estante
vale a pena ler? Eu assisti o filme de doutor sono antes de ler O Iluminado e não entendi nada

Lucas_Callisto 15/04/2023

MEDO quer dizer: enfrente tudo e se recupere.
Responsa eim, fazer continuação de um dos maiores clássicos de terror de todos os tempos. 'O Iluminado' não foi somente um grande do King, mas sua influência na literatura e no cinema também é algo imaculado. Porém, de fato, como teria vivido a criança que nos fez conhecer o termo da iluminação, depois de todo aquele sofrimento no Overlook? Stephen respondeu essa pergunta em Doutor Sono.

Fiquei realmente apreensivo, 'O Iluminado' é um dos meus livros favoritos, mas o Stephen não falhou. Gostei do desenvolvimento do Dan, muito bom o início do livro ser com ele ainda criança e no momento pós-traumático. Aquele menininho que andava de triciclo nos corredores do Hotel Overlook cresceu, e sua vida adulta é complicada, mas sua conexão com a Abra me deu arrepios.

O Dan é meu personagem favorito do King, mas não posso falar só dele, a Abra é espetacular! Que criança maravilhosa! E os vilões???? O Verdadeiro Nó são vampiros psíquicos, e sua exploração na estória foi formidável, assim como seus confrontos com a Abra e o Dan. De vez em quando lembro com muita força do filme, me sinto muito feliz ao assistir pois (apesar do final ser diferente - pra variar - e ter outras coisas também) ele é muito fiel, e me deu mais sentimentos pelo ator ser o mesmo do Danny em 'O iluminado'.

Tem tanta coisa que me deixa com um quentinho no coração nesse livro, que listar seria me prolongar demais. A comunicação dos dois, os ataques, os poderes da Abra, as cenas do Dan com os pacientes terminais no hospital, a saudade que eu estava do você sabe o que, o 11 de Setembro!!!! Tem tantas passagens lindas aqui, tantos ensinamentos, tantas cenas marcantes, tanta coisa! Eu amo muito esse livro!

Já estou muito acostumado com a construção da narrativa do King e sua escrita estonteante. A forma de escrever sobre a perspectiva de criança, mágica, como sempre. A mudança de conflito, contrastando entre o passado e o presente do Dan, antes ele enfrentou um lugar, e agora enfrentou pessoas. Sinceramente para mim seria muito impossível superar o Overlook, o Verdadeiro Nó também foi admirável, mas não memorável quanto.

Mesmo com tudo isso ainda está longe de ser um dos melhores do King, mas tudo nele, principalmente a ambientação e as referências, me deu uma experiência imprescindível.

E tudo que me restou foi saudades.

Reinaldo.Souza 12/05/2021

O Que Aconteceu Com Aquele Menino De O Iluminado?
Stephen King escreveu um livro para responder essa pergunta e Doutor Sono é a continuação que a gente não sabe que precisa até ler.

Danny, agora um homem de meia-idade, e Abra, uma garota de doze anos têm suas vidas cruzadas pelo dom da Iluminação e por uma outra circunstância, o Verdadeiro Nó, um grupo de indivíduos que viajam pelo país em seus trailers sem chamar muita atenção, pelo menos para as pessoas comuns.

Logo, Danny e Abra vão descobrir que o Verdadeiro Nó é muito mais que isso, e, que além de quase imortais, se alimentam do vapor exalado por crianças iluminadas quando são torturadas até a morte.

Primeiro que, voltar a ler algo relacionado ao Iluminado já me dá um quentinho no coração. E se você sofreu com o Danny lá no Hotel Overlook, vai se compadecer com um Dan já adulto cheio de traumas e no fundo poço.

Amo que o King soube descrever muito bem os sentimentos de Dan enquanto sua vida estava uma merda. Como seus traumas e fantasmas o afetaram e como viver era difícil para ele, sem falar na herança herdada pelo pai: o alcoolismo. E como a manteiga derretida que sou, chorei várias vezes hahahahaha

Abra, além de jovem, é corajosa, poderosa e determinada. No minuto que ela descobre o que realmente está acontecendo, não pensa duas vezes e se joga totalmente na situação e eu amo personagens assim. Sem falar que a relação dela com o "Tio Dan" é perfeita. Amo demais.

E o Verdadeiro Nó é isso. Um bando de psicopata que você torce para morrer porque te dá arrepios de tão nojentos que são.

Eu amei Doutor Sono, era realmente o desfecho que a gente precisava, mas já quero um volume 3 com o Danny velhinho. Vai que, né? hahahahahaha
Pâmela 12/05/2021minha estante
EU ainda tenho que ler o Iluminado. Depois de lê-lo ai eu compro esse. Talvez ano que vem. King é um dos meus autores favoritos, junto com John Grisham, J.K. Rowling, e Shakespeare.

Pâmela 12/05/2021minha estante
EU ainda tenho que ler o Iluminado. Depois de lê-lo ai eu compro esse. Talvez ano que vem. King é um dos meus autores favoritos, junto com John Grisham, J.K. Rowling, Sidney Sheldon, Tess Gerritsen e Shakespeare

Reinaldo.Souza 12/05/2021minha estante
Eu li Iluminado ano passado, amo ?

ok.

flav 18/08/2020

Maravilhoso
Eu amo Abra e Dan demais, é isso. Comecei a leitura sem grande expectativa e me surpreendi.

Ramon 10/04/2022

Envolvente
Incrível como eu me senti tão envolvido nessa leitura. Revisitar e conceber uma continuação de uma das suas maiores obras deve ter sido um desafio enorme para o King, além de deixar seus leitores fiéis com certa desconfiança. Jack Torrance foi um personagem autobiográfico, King era alcoólatra quando o escreveu. Dan Torrance seguiu os passos do pai, mas nos eventos que seguem Doutor Sono, ele está sóbrio e frequentando reuniões do AA, assim como King nos dias atuais. Talvez seja esse um dos motivos de reencontrar esses personagens, uma atualização literária de si. E funcionou, o livro é uma ótimo suspense sobrenatural.
Junior.Dias 10/04/2022minha estante
E que final, um fechamento para a história de maneira espetacular, como só o King sabe fazer.

Ramon 10/04/2022minha estante
Verdade, o final foi muito bom.

Jess 12/09/2023

Eu amei voltar para esse universo depois de tanto tempo de ter lido o primeiro livro. É muito interessante e uma história bem construída com ótimos personagens.

Abelita.Azevedo 07/03/2022

A Vida é uma roda que sempre volta ao mesmo lugar
Depois que terminei de ler O Iluminado queria mais que tudo saber sobre o meu querido Danny
Em Doutor Sono não só matei as minhas saudades como sofri de novo com agora um adulto Dan mergulhado em problemas e fantamas.

Inimigos tão fortes quanto do Overlook, mas tbm aquilo que eu mas adoro em
King pessoas do bem tão fortes quanto.

Abra Stone tem sua personalidade mas não achei tão cativante quanto Danny
O Verdadeiro Nó é sinistro, antigo e mal isso me deixou nervosa
Leitura maravilhosa!
King perfeito.

(Fiquei tão feliz que o desfeixo é totalmente diferente do filme ?)
Lip 07/03/2022minha estante
Po, mas também se fosse igual o filme eu ia abandonar o livro antes de terminar. Quase todo mundo morreu naquele filme.

Abelita.Azevedo 07/03/2022minha estante
Né?!? Eu cai na besteira de ver o filme logo que comecei a ler
Foi um erro! Hahaha
Mas que bom que foi como o Iluminado né
Final totalmente diferente!

Lip 07/03/2022minha estante
Eu só gostei de duas coisas nesse filme: A Abra e a Rose Cartola, o resto foi todo alterado e não deu relevância pra nenhum personagem que não fosse Dan, Rose, Cascavel e Abra. E no Livro a Cascavel nem tem essa relevância toda que o filme colocou nela.

Tbm gostei muito da Rose Cartola da Abra tbm
Mas lamentei não terem nem tocado no nome da Momo putz ela foi super importante pro desfeixo da historia!

Lip 07/03/2022minha estante
Momo foi fundamental. Foi a revelação do Livro. No filme só disseram que a Lucy tinha viajado mas não disseram o motivo.

Abelita.Azevedo 07/03/2022minha estante
Ela falando com o Dan em italiano foi tão legal ?
Pq cagam tanto em adaptação de livro pra filme né não
Poderiam ter feito uma minisérie como Outsider
( que por um acaso estou doida pra ler )
Já viu?

Lip 07/03/2022minha estante
Eu ja li o Livro, é muito bom por sinal, muito bom mesmo só que não fiz resenha. Mas é top 5 do King pra mim e a adaptação eu ainda não vi, eu sabia que tinha mas ainda não vi, nem sei onde tem pra ver.

Abelita.Azevedo 08/03/2022minha estante
É da HBO cara é muito booaa! Assiste! E me fala depois se tu gostou
Eu estou doida pra ler!
Acho que esse ano só vai dar King na minha lista kkk
Qual é o seu top cinco dele?
Fiquei curiosa ?

gabi 24/08/2022

sou meio suspeita pra falar de stephen king, mas acho que the shining nao podia ter uma continuação melhor. minha leitura dos livros do king sempre fluem bem, e essa nao foi diferente. me apeguei no dan e na abra, e ate no velhinho billy. a construcao do danny pro dan foi muito boa, ele é um dos personagens mais humanos que eu ja li, apesar da essencia "iluminada" dele que tem esse caráter sobrenatural. muito bom e isso

Nernwie 07/01/2023

o king acertou na mosca (mais uma vez)
O iluminado é um dos meus livros favoritos da vida, então ter a chance de ler a continuação dessa história foi uma experiência incrível. Ademais, por ter nascido nos anos 2000 e ter lido o 1° livro bem depois do 2° ser publicado, não fiquei muito tempo esperando para ver o que vinha em seguida, para minha sorte.
É quase impossível não terminar 'doutor sono' de boca aberta, king consegue criar tramas tão envolventes que não te deixam nem dormir de tanta ansiedade. Os personagens são muito poderosos, mas o que mais chama atenção neles é sua inteligência cativante, nenhuma cena é inútil e nenhuma ponta fica solta.
Dan é um dos meus personagens favoritos da vida, e ver a pessoa que ele se tornou depois de tantos anos sofrendo... eu amei cada pedacinho desse livro. Amei a coragem e a bondade da Abra. Amei até os vilões da história, saber o que eles são e entender... o king sempre sabe o que tá fazendo. Além disso, eu amei as cenas do Dan se redescobrindo e se tornando o doutor sono, o que ele faz no asilo é incrível.
Por fim (evitando spoilers), o final foi g e n i a l, saber a relação dos protagonistas, ver os planos do Dan em ação e acompanhá-lo em um momento inesquecível, revendo alguém tão importante para ele, foi absurdamente incrível.
Recomendo muito! Leiam o iluminado e corram para essa continuação, que mesmo sendo lançada mais de 30 anos depois, faz jus a genialidade do King!