Doutor Sono

Doutor Sono Stephen King
Stephen King

Resenhas - Doutor Sono

Kauã 28/10/2020

"... Até que você durma."
Stephen King ressalta nas notas e agradecimentos o medo de ele escrever essa "continuação" e os motivos que o levaram a escrever, mas mesmo já no início vi que foi bom sim ter essa continuação.

Doutor Sono com certeza é mais fluente que "O Iluminado", não quer dizer que é melhor, mas a leitura desde o início foi muito agradável, a tensão e o medo dos personagens me fizeram com que lesse mais do que eu havia planejado antes e quando não lia continuava pensando no que ia acontecer com eles.

King cria uma atmosfera muito sombria e interessante nesse livro, e como sempre os personagens são bem complexos, Abra, por exemplo, acompanhamos desde seu nascimento (literalmente) até ele começar a receber ajuda de Dan.

Uma coisa muito interessante e importante no desenvolvimento de Dan são as reuniões dos Alcoólicos Anônimos, que lemos algumas vezes.

Com o tempo Dan e Abra se encontram e aí que o livro toma um rumo maior e grandioso, e deixo de dizer que Dan é o protagonista, depois de Abra entrar em cena várias vezes e com certeza é minha personagem favorita. E o Verdadeiro Nó, que são os vilões dessa vez, não achei que tanta coisa mas foi muito bom também acompanhar eles pela perspectiva de Rose.

Enfim, não vou dizer mais nada para não estragar tanto a experiência de quem está lendo, então se você tiver receio de ler por achar que King vai estragar toda história construída em O Iluminado, pode ficar tranquilo (a)!

Sequeira 04/05/2021

primeiro livro de terror e do king
a história é muito envolvente, a premissa é muito interessante
senti falta de romance mas as amizades e a ação sobrepuseram-se a isso
Lindinalva.Maria 04/11/2021minha estante
Bom dia!
Ele é uma continuação do " ILUMINADO". Ambos devem ser muito bons.??????

Sequeira 04/11/2021minha estante
bom dia, eu soube isso depois de ler o livro ??

Emilia 07/07/2023

Prende o leitor , nas últimas páginas não queria parar de ler. Maravilhosa a superação do Dan em relação a bebida e a seus traumas
Blasfemya 07/07/2023minha estante
Siim. Infelizmente ele pegou o vício do pai, mas diferente dele, conseguiu superar e não tornar isso um peso na própria vida, tomando um caminho diferente

Leyd 27/02/2020

A corajosa sequência do best-seller de 1977 começa com um prólogo habilmente comprimido sobre o final de O Iluminado. Descobrimos em Doutor Sono, que Dan Torrance, o garotinho que via pessoas mortas no Hotel Overlook, agora está crescido. Infelizmente, ele se tornou um alcoólatra que entra em brigas de bar e rouba mulheres viciadas com quem dorme.

Dan finalmente decide se redimir consigo mesmo depois de descer do ônibus em uma pequena cidade em New Hampshire, e começa a ir às reuniões da AA e a trabalhar como porteiro noturno no hospital local. Os talentos sobrenaturais de Dan, suprimidos pela bebida, agora permitem que ele ajude as pessoas a morrerem pacificamente, o que o leva a ser apelidado de Doutor Sono. .

Enquanto isso, Dan começa a receber mensagens telepáticas de uma garotinha. Quando Abra - cujos poderes incluem telecinesia no estilo Carrie - completa 13 anos, ela descobre que está no cardápio de degustação do ‘Verdadeiro Nó’, um grupo itinerante que vive em trailers e torturam paranormais até a morte, para que possam comer seu "vapor” e se manterem vivos e jovens.

King muda o ritmo alternando entre perspectivas, introduzindo novos significados a velhos rostos, e vice e versa. Com isso, Abra passa a ter destaque como o novo ‘’Danny Torrance’’ , e Dan agora ocupa a posição de treinador experiente de Abra, ou o novo ‘’Dick Hallorann’’ enquanto ambos confrontam ‘O Verdadeiro Nó’.

Embora existam momentos de banalidade, e um desfecho previsível, o romance está finalmente preocupado com um horror mais maligno e familiar, não de demônios e fantasmas, mas do vício. Enquanto o ‘Nó’ luta violentamente para conseguir sua vitalidade, e Dan enfrenta situações lamentáveis de seu passado bêbado, King investiga a dura realidade de abuso e excesso.
Se você está esperando O Iluminado parte II, esteja ciente de que, além do excesso de publicidade em torno desta sequência, há uma história excepcional gritando para ser lida.

site: https://www.instagram.com/p/B8rI0PRjr05/

Henrique.Amon 18/01/2022

O contador de histórias conta sobre Dan
Acompanhar Danny Torrance (agora Dan) em sua jornada de crescimento e redenção é extremamente cativante, para dizer o mínimo.

Continuação de "O Iluminado", o livro traz um tom diferente da obra que pretende ser sequência. Não encontramos aqui um horror psicológico, mas um suspense de qualidade.

E de excelente qualidade.

Fui tomado por inegável apego aos personagens logo nos primeiros capítulos, desde Abra Rafaella Stone até O Verdadeiro Nó, liderado pela figura vilanesca de Rose O'Hare, a Cartola.

A história fluiu deliciosamente bem durante toda a leitura, sempre com crescente temor pelo bem estar dos personagens que tanto marcam a experiência. Torcer por Dan e Abra é inevitável depois de um tempo, acredite.

As páginas passaram. Os capítulos acabaram.

E eu não percebi.

Acredito que toda boa experiência deva ser assim.
samuca 18/01/2022minha estante
Cara, to ansioso como nunca para reler O Iluminado e começar Dr Sono haha Mas vou fazer como combinamos vou começar a ler O Cemitério hj.. depois de acabar esse livro começo com O Iluminado e Dr Sono. Vou controlar minha ansiedade kkk

Henrique.Amon 18/01/2022minha estante
Ansiedade completamente apoiada! É tão bom que não tem um melhor que o outro. Vai de gosto pessoal a avaliação, porque é insanamente bom.
Cemitério, estamos aí.

graci 03/05/2023

Um continuação digna e respeitável
O que o King entrega nessa continuação de ?o iluminado? é DESCOMUNAL! Que livro bom!!!! Li com muito receio pq o iluminado é um dos meus queridinhos da vida, mas não tenho nenhum arrependimento. Fiquei meio confusa do embate final mas nada que atrapalhou a imersão na leitura. Mesmo o estilo de escrita do King ser bem vagarosa (ele constrói tudo muito bem e sem pressa) a leitura não é de forma alguma arrastada. A gente se importa com cada personagem! Adorei os antagonistas, realmente são assustadores! Amei reencontrar o Danny, Dick, Wendy, Overlook, até a véia esquisita da banheira kkkkkkk e quanto ao final? Nem sempre o king acerta (tem a fama de nem sempre saber encerrar histórias - discordo com excessões kkkkkk sou cadelinha demais desse homem) mas nesse final ele acertou em TUDO! Leiam sem medo ??

Dem 25/11/2021

Excelente continuação!
Que continuação perfeita! Foi vício do começo ao fim! Só queria ficar lendo e não queria que acabasse! Um show de escrita do mestre! Quem ainda não leu, não sabe o que está perdendo. Mas leiam O Iluminado primeiro senão fica boiando um pouco!
Nota 11/10!

Diego.Rates 31/08/2022

Uma continuação diferente e bastante interessante
Para começar, tenho que dizer que "O Iluminado" foi uma das minhas leituras preferidas desse ano, se não a preferida, então a missão desse livro era complicada em um nível pessoal; "Como ele poderia ser melhor que o anterior?". E a forma que ele abordou essa questão foi não tentando ser melhor que o antecessor, mas sim expandir conceitos elaborados lá e prover uma continuação a história de alguns dos personagens.

O início desse livro é bastante chocante e inesperado e consigo ver a intenção do autor, ao nos mostrar as cenas e situações que nos mostrou. A narrativa aqui funciona com a alternância entre grupos de personagens que gradualmente vão se interconectando e em alguns momentos da trama isso acaba atrapalhando um pouco do fluxo da narrativa, especialmente por eu não estar emocionalmente envolvido com alguns dos personagens, mas quando a narrativa toma mais tração, isso deixa de ser um problema muito notável e o livro é bastante estranho em um bom sentido, que o torna bastante único, lembrando em alguns momentos a forma que Neil Gaiman constrói suas narrativas. Uma boa leitura e mais um livro excepcional de Stephen King.
Dani 31/08/2022minha estante
Amei esse livro, foi o livro que me fez voltar a ler, depois de um intervalo de anos

Duda Gaglianone 07/03/2022

Cabeças de Vapor lá vamos nós
Fiquei com saudades da minha experiência lendo O Iluminado, virou um dos meus livros favoritos dele, e por "Doutor Sono" ser uma continuação ainda vamos ver alguns personagens que conhecemos no Hotel Overlook e como os eventos acarretaram na vida do Danny agora como um adulto. Eu fiquei muito feliz de acompanhar essa jornada e não me decepcionei nem um pouco de ter lido, com certeza é uma das continuações de livros incríveis que vale a pena!
Abelita.Azevedo 07/03/2022minha estante
Eu amei muito!
Livro ótimo!

Samuel 14/03/2022minha estante
A wendy e o halloran estão nesse livro?

Duda Gaglianone 14/03/2022minha estante
Eles aparecem só no comecinho e por meio de flashbacks!

Silveira 20/04/2022

De volta ao overlook?
Bom, não é segredo para ninguém que o mestre King é o melhor em descrições, ambientação, desenvolvimento e ele consegue prender a atenção até o fim, tudo além disso é pura rasgação de seda para falar mais do mesmo: King é o melhor.

Agora, a historia... Eu particularmente, não acredito que 'O iluminado' precisava de uma continuação, teve um bom final, mesmo que tenha ficado "em aberto", essa obra foi boa para revisitar o Overlook, a família, antigos personagens queridos, mas os novos vilões não parecem tão fortes se vemos o "oponente" deles, e não sou a maior fã de protagonismos.

Mas bem, o livro é qualidade King, só a história que parece mais uma nostalgia do próprio autor, a uma obra querida, do que uma continuação. É isso...

lilly 15/05/2023

Não esperava nada, mas entregou tudo
Confesso que comecei a leitura achando o livro muito parado, mas do meio para o fim, meus amigos, que obra.

a forma como o King te faz emergir na história e entender o ponto de vista do vilão, te levando a se interessar, é impressionante. durante o livro todo só queria saber sobre o Verdadeiro Nó.

a Abra pra mim foi uma personagem que amadureceu muito durante o desenvolvimento do livro, fiquei impressionada.

já as partes do Dan, especialmente no começo, me cansava. não estava interessada na sua história de reabilitação. conforme a leitura passava que fui me afeiçoado mais a ele, começando a entender o real motivo para o autor ter contado sua história.

só não dou 5 estrelas por causa do começo que achei parado e pelas partes que eu sentia que o Dan e a Abra se aproximavam de maneira forçada, mas no final foi explicado melhor o porquê do vínculo tão forte entre eles.

Bruhxs 25/01/2021

O teto do mundo estava vazio.
Grande clássico, sequência digna do grande "O Iluminado". No início, acreditei que seria uma leitura cansativa, mas com o decorrer da leitura, percebi que estava diante de uma grande obra. Stephen, retratou Dan fazendo jus a sua história, sem dúvidas é um livro emocionante. Anos após, esperar por uma continuação, Doutor Sono, chegou para fechar com chave de ouro.

jusousan 18/01/2021

Doutor Sono
Comecei 2021 muito bem. Doutor Sono acabou sendo um dos melhores livros do King, na minha humilde opinião. Além de me envolver por completo, Doutor Sono conseguiu ser melhor que O Iluminado. Personagens bem desenvolvidos, estória continua, clímax sensacional e uma boa conclusão. Acabei favoritando. 5 estrelas pra mim!

Erica 31/01/2021

Amei
Gostei muito de saber o que aconteceu com Danny e como ele viveu após o trauma no Overlook.

Tuts 26/06/2021

Muito bom!
Na minha opinião,o Danny/Dan Torrance é o melhor personagem do King. Eu adoro ele desde o O Iluminado.

Nem sei por onde começar a falar desse livro. Simplesmente é incrível. A história é muito boa,o protagonista Dan junto com a personagem iluminada que entra a Abra funciona muito bem,orna fantasticamente no enredo. Tudo é muito fluido,King não enrola em nada e é muito interessante como o autor consegue colocar o personagem em uma trama COMPLETAMENTE diferente da trama do livro anterior,tanto que eu raramente associava os dois romances.

Quanto a figura vilanesca,representada pelo grupo de vampiros psíquicos Verdadeiro Nó,mais emblematicamente pala Rose Cartola,simplesmemte um dos vilões mais fodas e interessantes que o King já criou. Medo dessa mulher entrar na minha mente rsrsrs.

Ação,tiro,porrada e bomba o livro todo. Não tem monotonia nenhum momento,e é incrível pq o livro tem quase 500 páginas.

O final não é nossa que maravilha mas é bem satisfatório.

O livro termina com uma frase bem engraçada do King no posfácio :

?Quando estiver andando nas estadas americanas observe esses trailers. Nunca se sabe quem está dentro. Ou o quê.?

Recomendo muito!