Dos sumérios a Babel

Dos sumérios a Babel Federico A. Arborio Mella

Resenhas - Dos sumérios a Babel

Jorge Rodrigues de Moraes 26/04/2015

Ao longo de cerca de três milênios, o autor vai nos apresentando o engatinhar de uma civilização suméria, com suas cidades-estado, ao ponto de eclodir em grandes impérios como o dos assírios, babilônios, caldeus, e outras ainda, além de nos estabelecer dentre de outras civilizações que surgiram em regiões próximas onde hoje se situa a Turquia, a Síria, o Líbano, Israel e o Egito. Revela-nos também uma série de reis e uma infinidade de deuses e deusas que, na verdade, parecem ser apenas um “upgrade” de divindades mais antigas.
Importante destacar também a longa evolução dos ideogramas cuneiformes até a primeira escrita alfabética fenícia, que o autor consegue ilustrar através de interessantíssimos exemplos ao longo do livro.
No final de suas páginas, o livro conta ainda com uma tabela cronológica que nos facilita o entendimento das sucessivas dinastias das várias cidades-estado e impérios ao longo do período. Porém, a edição peca por suas horríveis ilustrações em peto e branco e pelo pequeno tamanho de fonte que, no meu entendimento, empobrecem a obra, que por sinal tem um preço um tanto elevado. Mesmo assim, é um livro de fácil entendimento e leitura agradável que não desencorajará mesmo leigos ou curiosos.