Peter Pan, Volume 1

Peter Pan, Volume 1 Régis Loisel

Resenhas - Peter Pan

Ângelo Von Clemente 21/08/2020

Brutal
Eu sabia que o conjunto dessa obra muito provavelmente iria me surpreender, mas admito que subestimei (até demais) sua capacidade. Comecei a leitura esperando algo leve, ou que no final das contas fosse algo que acabasse me sendo indiferente; ledo engano esse. Meu julgamento inicial foi limitado, entretanto o choque de realidade aconteceu ainda no vol.1,e foi suficiente para me deixar atônito. Os traços Loisel são simplesmente fascinantes. Gostando ou não, é impossível negar de que são singulares, e muito característicos. São traços brutais, melancólicos, que transbordam de uma realidade cruel e repleta de vícios; as expressões dos personagens vão adquirindo nuances de uma profundidade assustadora; nos é permitido contemplar o que existe de mais obscuro na natureza humana, apenas através de suas feições. Algumas cenas chegam até mesmo a parecer oníricas... Não sei dizer! Fato é que o autor transforma completamente a sua visão sobre a história, e lhe proporciona reflexões de valor incalculável... Jamais se consegue enxergar Peter Pan com a mesma perspectiva de antes! O turbilhão de sentimentos que essa Graphic Novel me proporcionou é indescritível. Logo no início, eu pude desvendar alguns dos principais mistérios relacionados ao alicerce da história, somente com a junção de pequenos fragmentos... A forma como isso se faz, no entrando... O título da resenha define!

Bernardo (@vida.colecionador) 23/12/2020

Surpreendente
A história é livremente inspirada na obra de sir J.M. Barrie, Peter Pan, porém, não se deixe enganar pelo título, essa não é uma obra para crianças. Dito isso, vamos à história. No começo deste primeiro volume, temos a história de uma Londres decadente do século XIX, um lugar tomado pela crueldade, onde os mais fracos não tem vez e a inocência é roubada das crianças.
Peter, um menino que gosta de contar histórias, fantasia uma mãe adorável e amorosa, porém o que vemos aqui é algo bem diferente. O menino é ajudado por um senhor, o Doutor Kundal, que lhe oferece comida e o ensina a ler, o que acabava despertando a inveja de algumas pessoas. Sua mãe é uma pessoal terrível e, após mais um episódio de fúria, obriga Peter a ir comprar mais bebida para ela. Como não tinha dinheiro, ele acaba em uma situação muito constrangedora, ainda mais por ele ser uma criança.

Confira a resenha completa no site:

site: vidadecolecionador.com.br

Paola 03/10/2013

Peter Pan
Peter Pan é uma história há muito conhecida, tanto no livro de J.M Barrie, quanto por filmes e desenhos. Enfim, a imagem do menino que não cresce é pop e bem difundida, e dai você se pergunta, como alguém pode inovar com Peter Pan? Como ele poderia se feito diferente? Mas não preciso responder, porque está HQ é diferente de tudo que você já viu sobre Peter Pan. É uma visão adulta, e brutal de uma verdade que tentamos esconder ao ler o livro original, que Peter é um menino de rua vivendo na Londres do final do séc XIX, com outras crianças amadurecidas obrigatoriamente pela situação na qual estão, sendo expostos a todo tipo de degradação e crueldade.

Leia mais no Blog Uma Leitora:

site: http://uma-leitora.blogspot.com.br/2013/08/peter-pan-hq.html

thomazelle 02/09/2014

Peter Pan
Eu gostei desses livro porque ele fala de um garoto que vive em uma ilha com o capitão gancho, vi o filme dele muito parecido com o livro

Carol 18/08/2021

Sensível e emocionante!
"Se eu tivesse asas, corujinha, eu voaria de estrela em estrela, de aventura em aventura.”

Todo mundo está um tanto que familiarizado com a história do garoto Peter Pan. Eu sempre fui fã do filme da Disney e gosto também das adaptações que vieram depois.

Então, assim que a Editora Nemo (do Grupo Autêntica), me enviou a HQ de Peter Pan para resenhar, fiquei muito feliz e li em um dia. Porém levei uma semana depois que finalizei a leitura para escrever essa resenha. Cada dia uma palavra nova, um sentimento novo, vinham a tona e eu não sabia como expressar tudo que senti lendo em apenas uma texto, mas vou tentar.

A HQ de Regis Loisel é direcionada para o público adulto e conta a história de Peter, um garotinho de uma Londres pobre e miserável, com pessoas peculiares e grotescas (não consegui palavra melhor!). Essa história seria como uma ‘introdução’ para o que eu conhecia da história de Peter Pan até então. Aqui nós vamos descobrir o que leva o garoto a não querer crescer jamais, a questão dos órfãos, a rebeldia, quando ele conhece a fada Sininho, dentre outras coisas que farão sentido, provavelmente, nos outros volumes da série.

Eu diria que para qualquer leitor conseguir aproveitar a leitura, com certeza alguns tabus e a infantilidade do desenho da Disney devem ser deixados de lado. Peter é um garoto que viveu com a maldade e a malícia das ruas, logo ele não é um herói como o esperado. A linguagem que Loisel usa contém uma certa violência, porém que se faz necessária para o contexto e para a crítica ficar mais evidente.

Essa série foi lançada em 6 volumes, e a Editora Nemo decidiu trazer apenas 3 para o Brasil, mas sem perder conteúdo, ou seja, são dois livros por volume. Neste primeiro volume, a primeira parte se intitula ‘Londres’ e a segunda ‘Opikanoba’.

Em Londres, a temática gira em torno de crianças morando nas ruas, inverno rigoroso, prostitutas, abuso sexual, dentre outros assuntos, que são abordados de uma forma que pode chocar quem não estava preparado (assim como eu!). É neste primeiro momento do livro que Loisel conseguiu passar para nós o motivo do Peter nunca querer ser adulto. A forma como isso aconteceu foi bem sensível e emociante, e a leitura já valeria a pena só por este trecho.

A segunda parte é mais fantasiosa do que a primeira, e nela vamos conhecer outros personagens famosos como o Capitão Gancho e toda a tripulação. Essa parte é marcada por aventuras e a superação dos medos e traumas de Peter. Novamente Loisel conseguiu mexer com as emoções em uma cena que é de segurar a respiração e bom .. quando você chega nesta parte, vai saber do que estou falando!

Não é à toa que esta HQ recebeu o prêmio de Grand Prix do Festival de Angoulême, o mais prestigiado dos quadrinhos, em 2003. É uma história que os amantes de HQ’s precisam ler com certeza! (Com mais de 16 anos ok?)

Falando sobre a edição que está impecável. A capa dura, o formato grande e as folhas que são de ótima qualidade garantiram perfeição das imagens e da leitura. A Editora está de parabéns pelo trabalho!

O traço do autor, com uma paleta de cores intensa e as imagens dos personagens são marcantes e muito diferentes do que imaginamos, porém dão um toque especial para essa adaptação que Loisel apresentou.