Como Os Franceses Inventaram o Amor

Como Os Franceses Inventaram o Amor Marilyn Yalom

Resenhas - Como Os Franceses Inventaram o Amor

regifreitas 19/08/2021

COMO OS FRANCESES INVENTARAM O AMOR: NOVE SÉCULOS DE ROMANCE E PAIXÃO (How the French Invented Love, 2012), de Marilyn Yalom; tradução Leila V. B. Gouvêa.

Iniciando no século XII e chegando até o século XXI, Marilyn Yalom traça o desenvolvimento do conceito de amor ao longo dos anos, principalmente através de exemplos da história e da literatura francesas. Segundo a autora, os franceses são os criadores do amor como o concebemos hoje, e poucos povos no mundo merecem tal reconhecimento, por serem mestres nas artes românticas e de sedução.

A pesquisa de Yalom se inicia com Abelardo e Heloísa, passando pelo amor cortês e o amor galante do período medieval; desnuda as correspondências entre amantes e os casos de adultérios e traições do século XVIII; passa pelos românticos do século XIX e os relacionamentos emblemáticos do século XX, como Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre; encerrando-se no amor dos tempos atuais, cuja visibilidade se dá principalmente através da produção cinematográfica, mais até do que através literatura - muito embora esta ainda seja um campo privilegiado para as discussões sobre esse sentimento, aos trazer os conflitos que caracterizam nossa época.

Trata-se de um trabalho minucioso de pesquisa. Embora seja um estudo acadêmico, a fluidez do texto, a linguagem acessível e deliciosa conseguem envolver o leitor do início ao fim.

Yara Prado 15/09/2021

Este livro é uma maravilhosa excursão pela história e literatura francesa, com exemplos e explicações incríveis. Aumentei meu conhecimento sobre várias personalidades e descobri muitas outras que com certeza entrarão para minhas listas de leituras de agora em diante. Incrível.