Dicionário de Conceitos Históricos

Dicionário de Conceitos Históricos Kalina Vanderlei Silva




Resenhas - Dicionário de conceitos históricos


5 encontrados | exibindo 1 a 5


Romeu Felix 22/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O "Dicionário de Conceitos Históricos" de Kalina Vanderlei Silva é uma obra que apresenta mais de 400 verbetes sobre conceitos fundamentais da história. O livro busca oferecer uma visão crítica e ampla dos conceitos que são utilizados na historiografia, destacando suas origens e as diferentes formas de compreensão ao longo do tempo.

A obra se divide em três partes principais. A primeira apresenta uma introdução sobre a importância dos conceitos para a história, além de destacar as principais correntes historiográficas e seus conceitos-chave. A segunda parte é composta pelos verbetes, organizados em ordem alfabética, que abrangem desde termos comuns como "Estado" e "Política" até conceitos mais específicos como "Fetichismo da mercadoria" e "Ciclo econômico". Cada verbete apresenta uma breve história do conceito e sua utilização ao longo do tempo, além de uma reflexão crítica sobre as diferentes formas de entendimento. Por fim, a terceira parte é composta por um índice remissivo que facilita a busca por conceitos específicos.

A obra é destinada tanto a estudantes quanto a profissionais da área de história, bem como a todos aqueles que se interessam pelo estudo dos conceitos históricos. Além disso, é uma fonte importante para pesquisadores que buscam uma reflexão crítica sobre os conceitos fundamentais da história e sua evolução ao longo do tempo.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
comentários(0)comente



Osório 09/09/2021

Esse livro, de forma geral, é muito bom, mas tem que ser lido aos poucos, somente como consulta, até porque é um dicionário, com inúmeras palavras e seus significados, mas a forma com que o autor descreve cada palavra e seu contexto histórico, de forma simples, o que facilita seu entendimento.
comentários(0)comente



Carla Forner 10/07/2020

Um guia perfeito para eventos e termos históricos, muito bem embasado.
comentários(0)comente



CrisVieira~ 29/12/2017

Nota: 4,5.
comentários(0)comente



Volnei 13/10/2017

Dicionário de Conceitos Históricos
A intenção do autor desta obra com certeza foi facilitar o estudo da história nos mostrando alguns temas pouco usados no dia a dia. Dai a necessidade de se elabora um dicionário com termos históricos

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



5 encontrados | exibindo 1 a 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR