X-Men: Deus Ama, o Homem Mata

Chris Claremont

Resenhas - X-Men: Deus Ama, o Homem Mata

1 | 2 | 3 | 4

bwetlejuice 16/04/2024

"não temos opção com stryker, cujas armas são palavras e ideais."

sempre tive curiosidade de ler essa história visto a aclamação dos fãs da equipe, e esta faz jus a qualidade da obra.
escrito na década de 80, o quadrinho se faz extremamente atual ao colocar no plano central de sua narrativa o fanatismo religioso como força motriz de preconceitos. x-men em sua forma mais pura

leitordonorte 02/04/2024

Melhor arco já criado
Fiz a releitura de uma das melhores HQs da história dos quadrinhos e da Marvel. Por mais que hoje soe datada e até ?lacrosa?, essa história foi muito importante em uma época onde a militância era tabu.
Essa é a melhor história dos X-Men, ela mostra toda a essência do que é ser um X-Men e o porque da criação destes personagens e toda representação e importância que eles traziam para uma época onde era preciso gritar pra ser ouvido.
Quem leu essa história lá em 1982 teve uma experiência diferente de alguém que lê nos tempos de hoje, mas ainda assim não deixa de marcar o leitor.

highgarden 17/03/2024

Sempre tive muita curiosidade de ler essa HQ por ser tão aclamada pelos fãs e finalmente pude ler e entender todo o fascínio que existe por ela. "Deus Ama, o Homem Mata" é realmente a HQ ideal para entender a essência do que são os X-Men, uma história que foca menos em grandes embates físicos e mostra uma luta de ideais, com os mutantes sendo marginalizados e apresentados por um "representante do homo sapiens" - e supostamente de Deus - como um exemplo de tudo que as escrituras sagradas abominavam.

Confesso que estranhei um pouco o estilo da arte, que não me apetece muito de forma geral, mas fui me acostumando e até curtindo as ilustrações conforme ia lendo e mergulhando na história. É até piegas dizer isso, mas difícil não falar sobre como uma HQ escrita nos anos 80 ainda é tão atual. Não é uma história que, ao menos hoje em dia, soa inovadora ou inédita, mas que tem um roteiro tão excelente que acho difícil não se ver fisgado por ela e se pegar fazendo analogias aos diversos tipos de repressões que ainda hoje se perpetuam e em como Claremont soube representá-las tão bem através dos mutantes.

A figura de William Stryker é muito bem construída e lembra muito diversas figuras atuais da nossa realidade, gosto muito de como um humano comum traz tantos problemas aos mutantes através de uma ideia a ponto dos X-Men e Magneto, até então adversários absolutos e eles mesmos com ideiais muito diferentes, se verem obrigados a trabalhar juntos por um bem comum. Tudo que acontece afeta tanto os mutantes que até mesmo Xavier se vê perdendo as esperanças, e gosto muito do papel que o Scott, meu X-Men favorito, desempenha no final da história, tanto em seu embate contra Stryker quanto com Xavier.

Enfim, essa HQ representa tudo que sempre gostei nessa equipe e com certeza já é um dos meus gibis favoritos.

Gabriel1994 23/02/2024

O Conflito de uma Raça
Deus Ama, o Homem Mata, certamente é uma das melhores HQs já criadas no universo da literatura em geral.

Uma obra fenomenal que traz uma mensagem sobre intolerância, preconceito e fanatismo religioso que coloca o leitor contra a parede.

Realmente diferente e destoante das edições mensais, a proposta dessa HQ não é padronizar vilões, heróis e sustentar um clichê em formato Graphic Novel, muito pelo contrário, é criar uma certa distância do que o leitor fã dos X-Men conhece e criar uma narrativa que conversa com leitores em geral.

Todos precisam dar uma chance a essa Graphic Novel, sendo fã de X-Men, quadrinhos ou não. A mensagem é necessária.

Certamente é uma obra que atravessa e atravessará gerações.

Chris Claremont e Brent Andersson são brilhantes! As referências e mensagens transmitidas na história são captadas e não fogem com o virar da página ou encerramento da história, continuam na mente, aguçando a reflexão do leitor. É um verdadeiro exercício quanto humanidade essa leitura.

As HQs tinham um selo de censura, as Graphic Novel vieram com uma proposta de serem mais "adultas" e o Chris quebrou a cara de alguns emocionados, quando mostrou que uma revista para "adultos" não necessariamente deve aproveitar desse rótulo para expor nudez e sexualização. Ele colocou problemas reais, que mexem com o leitor adulto.

Quando li a cena em que a membro dos Purificadores atira nas crianças, me espantei e isso foi a conexão que marcou a divisão de que essa história não iria se tratar de uma narrativa convencional... O que deu espaço para a impressão tão marcante que a história veio a ter.

Ao final temos uma entrevista com Chris Claremont e Brent e a entrevista destaque e mais importante, na minha opinião, é a com Chris que consegue dar mais ênfase a importância a narrativa desenvolvida em Deus Ama, o Homem Mata.

Recomendo muito essa história. Você gostando de quadrinhos ou não tendo o hábito de ler esse tipo de literatura, dê uma chance.

Realmente vale a pena!!!

Nota 5/5 favoritado!!!

kaue84 21/02/2024

Deus Ama, mas o Homem Mata
"Uma vez mais o genocídio em nome de Deus. Uma historia antiga como a humanidade"
Deus Ama, O Homem mata seja talvez a minha estoria favorita do grupo de mutantes, a forma metafórica que até hoje se encaixa nos temas de preconceito por religiões que pregam o amor. A narrativa tem uma linha fenomenal e da mais atenção aos diálogos, coisa que é maravilhosa. O personagem com melhor escrita neste quadrinho, para mim, é o scott, o ciclope, que tem monólogos incríveis e com mesmo com pouco tempo de tela tem para mim os dois momentos mais marcantes dessa incrível estoria.
5/5

GabrielACS 11/10/2023

X-Men e os dilemas da atualidade!
Quem ler "Deus Ama o Homem Mata" sem a informação de que a HQ foi publicada em 1982, terá a impressão de que se trata de uma história produzida recentemente para tratar de problemas contemporâneos. A jornada apresenta a luta dos X-Men, aliados ao seu rival habitual Magneto, enfrentando os purificadores, um grupo que prega a eliminação dos mutantes e utiliza métodos para-militares, midiáticos e a manipulação da fé como instrumentos para empreender uma cruzada anti-mutante. O fundamentalismo religioso, o racismo e outras questões sociais relevantes são tradizas ao leitor por este clássico dos X-Men, razão pela qual a sua leitura é mais do que recomendada.

Felipe1503 12/08/2023

Os heróis temidos e odiados pelo mundo que juraram proteger
O que dizer? História mesmo sendo antiga, traz uma crítica super atual ao preconceito e intolerância que as minorias sofrem apenas por serem diferentes aos olhos de uma sociedade fanática.

Oceano 01/08/2023

Como pode uma história de mais de 40 anos ainda ser tão atual? X Men: Deus Ama, O Homem Mata é um retrato do discurso intolerante de muitos pastores evangélicos, principalmente contra a população LGBTQIA+, disfarçados sob a pompa do rosto de Stryker, com uma mensagem maravilhosa e pacifista (pacifista demais na minha opinião). Em tempos duros para pessoas diversas, é necessário se agarrar à esperança de que um dia as coisas vão mudar.

JhulianoCesar 06/06/2023

Quem são os verdadeiros monstros, afinal?
Um dos motivos que fez Stan Lee criar os X-Men foi justamente fazer uma alusão aos preconceitos existentes no nosso mundo real, narrados nas HQs através dos mutantes. E aqui vemos um grande exemplo disso.
Por mais que os X-Men já tenham enfrentado inimigos super poderosos, aqui em "Deus ama, o homem mata" vemos um inimigo bem diferente do tradicional. O homem.
Aqui, o grupo formado por Professor Xavier, Tempestade, Wolverine, Ciclope, Noturno, Kitty Pride e Colossus, com uma ajuda do Magneto, serão vítimas do pastor Willian Stryker, que com o seu grupo, os Purificadores, usarão do nome de Deus para pregar o ódio contra aquilo que é diferente, ou, em suas palavras, "aquilo que não é criação de Deus", fazendo com que lembremos inclusive de alguns pastores bem conhecidos atualmente...
Enfim, essa HQ é uma boa porta de entrada pra quem quer conhecer mais sobre do que se trata os X-Men, e ao mesmo tempo, é uma história bem pé no chão, pois pode nos fazer refletir o quão perigoso é o fanatismo religioso, e o quão perigoso pode ser a palavra de Deus na boca de quem a usa para pregar o ódio. OBS: Não há problema nenhum termos fé no que acreditamos, mas temos que perceber até onde isso pode ser bom ou ruim.

Henricas14 15/04/2023

Bastante atual
Uma leitura rápida, mas bastante interessante. Os x-men são a referência máxima nos quadrinhos sobre a luta contra a intolerância e o preconceito, já que eles mesmos são vistos como aberrações. Logo, ver esse debate entre a ideologia certa, trazendo esse ar crítico ao religioso intolerante , promove camadas mais profundas sobre esses heróis e aprofunda uma conexão aos leitores que já sofreram essas perseguições alguma vez na vida ...

Acredito que daria pra explorar mais um pouco sobre a história, que se apresenta corrida em alguns momentos, mas aí só é uma observação minha. Em resumo, uma ótima hq que carrega a essência dos x-men!

Hugo Sales 11/04/2023

X-Men em sua essência mais pura.
Se existe uma obra definitiva sobre os X-Men, "Deus ama, o homem mata" é essa obra.

O início chocante e brutal já entrega o tom profundo e pesado da história. Uma abertura e tanto para a trama.

No decorrer, muitos dos debates pregados ao longo de todas as demais séries dos mutantes são realizados com força, profundidade e delicadeza.

Eu diria que é um dos quadrinhos essenciais da Marvel.

Vitor16Hq 31/03/2023

X Men vs preconceito
Só o diálogo final merece uma análise própria, mas a HQ aborda temas que até hoje são relevantes.

A figura do reverendo, se aproveitando do lugar de fala que tem na igreja, para propagar seus preconceitos, é um dos personagens mais odiáveis que já apareceram na vasta cronologia da Marvel, e mesmo o Ciclope tendo argumentos que provam o quão errado é o que ele faz, ele continua se achando um instrumento do senhor.

Uma frase realmente marcante, é quando ele fala sobre sermos julgados pelo que aparentamos ser, e não pelo que realmente somos.

Samuel130 27/01/2023

Deus ama, o homem mata!
Os X-Men sempre foram uma ótima representação sobre como diversos tipos de preconceitos afetam os grupos e indivíduos. Nessa obra em específico podemos ver a intolerância religiosa, racismo, eugenia e em maior evidência, o fanatismo.

É uma ficção, é claro que não existem pessoas com super poderes incríveis e alta tecnologia como na HQ, mas a representação que a obra se propõe é baseada na realidade, numa dura e triste realidade, (*SPOILER*) as primeiras páginas são duras em nos apresentar crianças mortas de forma cruel e penduradas em um playground por conta do preconceito, do fato de serem quem são, quantas vezes vemos ou lemos no jornal pessoas, crianças mortas vítimas do racismo, homofobia, intolerância religiosa, capacitismo, etc.

Amo os X-Men por sua representação da realidade de forma sincera, com bons diálogos e nos fazendo refletir (saudades de quando eram assim kkkk).

Fernanda2416 25/12/2022

40 anos depois e essa HQ segue atual.
É X-Men vs um fanático líder religioso que usa seu programa de TV para pregar contra a comunidade mutante, chamando-os de crias do demônio.

Difícil não identificar diversas situações parecidas nos dias atuais. Faço questão de reler essa hq todo ano, e infelizmente todo ano ela segue sendo cada vez mais atual.

1 | 2 | 3 | 4