A canção no tempo, V.2

A canção no tempo, V.2 Zuza Homem de Mello
Jairo Severiano

Resenhas - A Canção no Tempo - Vol.2

Luis 10/01/2010

A outra Era de ouro da MPB.
É estranho que a maioria dos pesquisadores carimbe no período que abrange o começo século XX até 1957, notadamente o espaço de tempo enfocado no primeiro volume dessa obra fundamental, o rótulo de "era de ouro" da MPB. Essa classificação deveria se estender no mínimo até o fim dos anos 70, é o que mostra o volume 02 de "A canção no Tempo". A partir de 1958, com o advento da Bossa nova, saem os vozeirões privilegiados e os temas grandiloquentes, dramáticos ou profundamente populares (caso do samba e do seu "primo", o samba canção) e entram as interpretações contidas , susssurradas ou coloquiais, cantando temas mais amenos e solares. Essa transição culminou com o desenvolvimento de outros movimentos (Jovem Guarda, Tropicália), fomentados pela febre dos festivais, que acabaram formatando a diversidade espantosa da nossa música. Em um espaço de duas décadas, surgiriam artistas que revolucionariam a MPB : Roberto Cralos, Erasmo Carlos, Chico, Caetano, Gil, Bethânia, Elis, Raul Seixas, Mutantes, Paulinho da Viola. Como deixar essa turma de fora de uma suposta época de ouro ?
Zuza Homem de Mello e Jairo Severiano contam bem essa história.
Manuella_3 21/02/2017minha estante
Adorei suas observações, Luís.

Josi 01/12/2012

Maravilhoso para os curiosos, ainda mais os da historias das nossas canções, ótimo material de pesquisa,recomendável para amantes da musica em geral!