Tigres em Dia Vermelho

Tigres em Dia Vermelho Liza Klaussmann

Resenhas - Tigres em Dia Vermelho

Ju Romero 08/06/2020

Julguei pela capa e acertei.
Conheci o livro vendo os últimos lançamentos da Intrínseca na época e me apaixonei pela capa. Só li agora em 2020 e amei. Contado através de 5 perspectivas, você vai juntando as peças da história que permeia os anos entre 1945 e 1969. Um romance diferente, muito curioso, com uma história que prende a atenção e personagens interessantes. Indico muito!

Ananda Sampaio 03/08/2013

Uma narrativa genial
O romance de estréia de Liza Klaussmann demonstra o poder de inovação na maneira de narrar um história. Intricada, sensível e inteligente toca em pontos interessantes da natureza e comportamento humano. Surpreendente, a escritora consegue prender o leitor e não pelo uso de fórmula cansada, mas porque constrói personagens convincentes, reais e antagonicos. Não sabemos ao final do livro quem é vilão e quem é vítima. A vida parece uma cadeia de ações e reações todos nós atingimos, nós machucamos mutuamente.Mesmo sem querer. Essa autora promete.
Luana 22/11/2014minha estante
Fiquei com vontade de ler! :)

LivMessias 07/04/2015minha estante
Ótima resenha! Realmente, a narrativa é inovadora e Liza promete! Excelente livro!

Ed 29/12/2015minha estante
O livro é ótimo e a capa maravilhosa.. Amei.

Thais645 28/10/2021

Personagens complexos, não maniqueístas
Eu achei esse livro fantástico. A complexidade dos personagens é muito humana. Na visão de casa um, conseguimos ver o lado da história deles, sem julgamentos maniqueístas. Muito bem escrito e cativante.

Chris 20/09/2020

Um Dos piores livros que já li. Arrastado demais. Levei mais de 5 anos para terminá-lo.

Sueli 14/07/2016

Tigres em Dia de Vermelho
Um romance intenso, vigoroso, onde os cinco protagonista se revesam para descortinar cada etapa dos acontecimentos que culminaram em um final desconcertante e muito factível. Adorei, principalmente, pela escrita despudorada e verdadeira das mazelas humanas.
Comprei pela capa belíssima e me apaixonei pelo conteúdo.
Ivanete.Bampi 14/07/2016minha estante
Também comprei pela capa e nome, mas ainda não li rs, agora vou me animar e colocar na frente da lista.

Sueli 14/07/2016minha estante
Ivanete, tenha paciência, ok? É uma autora que não nos concede nenhum privilégio durante a leitura. Eu espero que você aprecie tanto quanto eu.
Bjs

Keylla 14/07/2016minha estante
Adoro livros com temática da Segunda Guerra. Já desejei-o!

Sueli 14/07/2016minha estante
Keylla, a segunda guerra é mencionada muito rapidamente. Espero que isso não impeça você de ler esse romance.
Bjs

Semiramis 14/07/2016minha estante
Olha, super curiosa =D

Sueli 15/07/2016minha estante
Semiramis, é um livro instigante, e que vale a pena ser lido.
Bjks, querida.

Victoria 18/07/2016minha estante
Esta capa lembra muito a de Cem Verões. Me deu vontade de ler!

Sueli 19/07/2016minha estante
Victoria, não li "Cem Verões", mas se ele for tão bom quanto "Tigres em Dia de Vermelho", acho que estou perdendo uma excelente leitura. Tomara que você goste.
Bjks

Victoria 02/09/2016minha estante
Pelo que já li em suas resenhas, acredito que vá gostar: http://www.skoob.com.br/livro/431011ED488273

Beijos!

Sueli 02/09/2016minha estante
Obrigada, Victoria. Vou conferir!

Márcia Rodrigues 16/02/2018minha estante
Há tempos comprei este livro e ainda não li. Sempre deixando para depois na minha enorme lista.

Sueli 21/02/2018minha estante
Espero que você aproveite a leitura tanto quanto eu, Márcia.

LivMessias 25/04/2018minha estante
Liza Klaussmann me surpreendeu e teu comentário sobre o livro só reforçou minha admiração por essa obra. Também não li Cem Verões como Victoria sugeriu, mas fiquei curiosa pela similaridade das capas. Já lesse?

Mylenarg 21/07/2021

Leitura gostosa!
Eu relutei pra ler esse livro, ele tava na minha estante aguardando a vez dele e eu sempre colocava outro como preferência, até decidir começar a ler e já me apaixonei de cara, a escrita é maravilhoooosaaaa e faz realmente a gente viajar em todos os momentos citados. Único problema é que o livro gira em torno de basicamente nada, como se estivesse apenas mostrando a rotina dos personagens, só no finalzinho que começa a ter um foco! Mas, a viagem que ele proporciona vale muito a pena! Pelo menos me senti muiitooooo bem com a leitura!!!

Limão 28/12/2021

Drama familiar
A maneira como a autora escreve é simples e fácil, ela conta a história sob o ponto de vista de vários personagens durante um período de 20 anos, começando na segunda guerra. As vezes eu me perdia nas idas e vindas do presente para o passado, ou quando eles lembravam algo e não era usado aspas ou itálico, indicando uma conversa na memória do narrador? mas não tirou o brilho da trama. Acho que poderia ter se aprofundado um pouco mais nas tramas individuais, certas coisas ficaram claras, mas parecia raso?

WBN 05/03/2014

A vida de duas primas norte-americanas e sua família cheia de mistérios
'' As casas são assombradas
Por camisolas brancas.
Nenhuma é verde,
Nem roxa com bainha verde,
Nem verde com bainha amarela,
Ou amarela com bainha azul,
Nenhuma delas é estranha...
Ninguém vai sonhar
Com caramujos e orangotangos.
Só um ou outro marinheiro velho,
Bêbado dorme de botas,
E pega Tigres
Em dia vermelho

Desencanto das dez horas,
Wallace Stevens
Tradução:Paulo Henriques Britto ''

O primeiro romance da jornalista norte-americana Liza Klaussmann, ''Tigres em Dia Vermelho'' (Editora Intrínseca), conta a envolvente história das primas Helena e Nick. Elas foram criadas em uma charmosa casa de praia na ilha de Martha's Vineyard e, paralelamente ao fim da Segunda Guerra Mundial, elas iniciam os preparativos para adentrar o mundo adulto e se casarem. Se separando uma da outra pela primeira vez. Helena irá se mudar para Hollywood, onde seu noivo a espera, enquanto Nick embarca para Flórida onde se juntará ao marido, Hughes, um jovem oficial que estava servindo as forças armadas em Londres. ♥

Para as duas, que cresceram passando os verões na Tiger House, aproveitando os dias quentes e as noites regadas a bebidas e banhos de mar, o mundo parece cheio de possibilidades. Contudo, Nick e Helena percebem que a realidade não corresponde ao que sonhavam, e, com o passar dos anos, as viagens para Tiger House assumem uma nova obscuridade. Pois à beira da década de 60, a filha de Nick, Daisy, e o filho de Helena, Ed, fazem uma descoberta sinistra, que rouba a aura de felicidade da ilha e lança os corações da família às sombras.

O livro se desdobra em camadas, pois é narrado a partir de cinco perspectivas ~ quem nos conta a história são as duas primas, Helena e Nick, seus filhos, Ed e Daisy, e ainda o marido de Nick, Hughes. Essa opção interessante de narrativa que a autora escolheu dá a nós leitores diversos panoramas das situações decorrentes durante a leitura. Já que, como leitor, você acaba entrando na mente de cada personagem e obtêm distintas opiniões sobre o que eles pensam um do outro.

Desconstruindo os personagens

Nick nos é apresentada como uma mulher forte que ama seu marido e que, em um primeiro momento, nem queria ter filhos, mas que se propõe a ser mãe quando descobre que talvez seu casamento não seja lá essas perfeições todas e mesmo com a maturidade, ela não deixa de arrancar suspiros onde quer que vá.

Hughes, marido de Nick, esconde alguns segredos, mas quando chega a hora de contar a sua versão dos fatos até que dá um caldo de galã e garanhão da parada, além disso, é um pai muito carinhoso e um tio tremendamente preocupado com o sobrinho.

Daisy, filha de Nick e Hughes, é a mocinha determinada da história que tudo que queria era a atenção de Tyler, o moço paquerador da ilha que vive de olho na mãe dela.

Helena, é a prima que vai te deixar querendo esmurrar a parede muitas vezes, pois os acontecimentos na vida matrimonial dela não são nada perfeitos, mas pior que isso é que ela encara o fato como uma tramóia da prima ''para controlar a vida dela'' e não se dá conta das loucuras e devaneios do marido. Sem contar que há algo de muito errado em Ed, seu filho, e ela vê a estranheza do garoto como uma ''força que ela não teve para lidar com o mundo''.

Ed, é realmente o mistério da história ~não é atoa que sua narração é a última~, desde que ele e Daisy fazem a descoberta de algo horrendo na ilha, tudo muda e você começa a reparar que ele tem um Q de '' Dexter Morgan'', mas calma que nada se revela tão simples assim. Algo que você só consegue saber de Ed é que ele tem um carinho muito especial por sua prima e que seria capaz de ir além do que se imagina para que as pessoas ao redor não a machuquem.

Bem, particularmente, achei um livro muuuuuuuuuuuito visual. Certeza que se fizerem filme vai ser daquele de ir para premiações e tal. O universo de épóca que ele revela e constrói é muito bem detalhado pela escritora e nos deixa querendo mais a cada página virada. O enredo de tão atraente te deixa em choque com os acontecimentos e os personagens são muito bem arquitetados e , inclusive, o playlist de leitura dessa vez foi totalmente inspirado nas músicas que foram citadas no livro! Pois a ''NICK" é uma amante do bom e velho JAZZ!!! Dá play ai!

Ficha Técnica
Tigres em Dia Vermelho
( Liza Klaussmann)
(Intrínseca, 2013, 1 Edição)

Por fim, é bom dizer que Tigres em dia vermelho é uma estreia e tanto, pois é um romance permeado de mistério, traição, paixão e violência, tudo isso escondido sob a fachada de polidez e riqueza dessa família nada comum.
Com efeito, é um suspense familiar que vai te deixar de boca aberta em seu surpreendente e emocionante desfecho. Não é uma leitura que abrange o universo teen, mas sua complexidade é de uma maturidade excelente para ultrapassar barreiras. (Vou esperar pelo próximo livro de Liza na certa)

Vocês podem conferir o primeiro capítulo aqui!(visite o blog)

O livro está nas livrarias de todo o Brasil!

See Ya

B.

Ps: Curtiu: comenta, dá like, twitta e continue visitando o blog!
; )

site: http://www.wannabenerd.net/2013/09/tigres-em-dia-vermelho-liza-klaussmann.html#.Uxdv1vldUZM

Júlia 10/07/2021

Bom livro
É bem difícil dar uma nota baixa pra um livro que me envolveu tanto, mas o final deixou um pouco a desejar. Sendo extremamente crítica, acho que a escrita da autora que por vezes me extasiou com a verossimilhança dos personagens, pecou um pouco na emoção da sucessão dos fatos. Mas sendo crítica mesmo, pq a leitura é realmente deliciosa e envolvente, contada da perspectiva de 5 personagens, o que gosto muito pois novos detalhes se revelam aos poucos sobre as mesmas cenas. Só queria algumas pontas mais bem amarradas no final.
Karina.Rocha 18/05/2022minha estante
Nossaaaa! Finalmente alguém fala que o final nao foi tão bom!

Fabricio~Raito 09/04/2014

Desprazer da realidade
Tigres Em Dia Vermelho é um livro bem peculiar, diferente de muita coisa que já li. É o romance de estréia de Liza Klaussmann e traz um enredo voltado ao drama de duas primas e a perspectiva de suas vidas, com o passar dos anos.
O livro é narrado por cinco visões diferentes, de cinco personagens muito importantes na história. Nick e Helena são primas que cresceram apegadas uma à outra, e compartilharam várias histórias e sonhos juntas. As coisas começam a mudar quando se apaixonam e se mudam para morar com seus amores. Desta forma, uma enxurrada de situações e emoções são colocadas para o leitor, paixão, violência e assassinato, angústias e traições, a frieza da realidade, diferente de tudo aquilo que imaginaram para as duas.
A narrativa de Liza é muito interessante. O livro é dividido em "perspectivas", e dentro de cada perspectiva, existem capítulos, separados pelo tempo. A história narra o passado em um capítulo, no próximo traz o presente, volta ao passado novamente. E tudo é muito fluido, muito natural e torna a leitura interessante. O leitor pode sentir uma certa necessidade de uma linha de raciocínio mais definida, não se sentir tão solto na história. Parece, em diversas vezes, não haver um direcionamento da trama e os detalhes das emoções e comportamentos dos personagens pode vir a ser um motivo para um leve "marasmo".
A edição da Intrinseca, mais uma vez e como sempre falo (é minha editora favorita) é muito boa. Ótima diagramação, gramatura, inclusive da capa. É um livro diferente, que exige uma sensibilidade maior do leitor, para que possa compreender os enlaces e desprazeres que a realidade da vida proporciona.

Lena 25/03/2020

Fora do comum
Tigres Em Dia Vermelho é um livro definitivamente fora do comum. Resumidamente ,ele nos traz um foco na vida de duas primas, Helena e Nick, e o que as circunda em suas vidas que de alguma maneira, sempre falta felicidade e honestidade.
Não existe bem uma linearidade na trama, ela nos leva ziguezagueando por vários anos, por vários pontos de vista, revelando diferentes perspectivas de mesmos acontecimentos, sem nos fazer ficar entediados nessas situações. Encontramo-nos com os filhos das personagens e o marido de uma delas. E por termos, nada simplesmente, cinco pontos de vista na história, a autora escreve alguns deles de forma mais breve e superficial do que outros, o que prejudica na hora de reunir um pensamento concreto na análise do livro, pois ele não é ruim. É intrigante do começo ao fim, nos traz razões e nos traz questionamentos, distorcendo completamente a ideia de vítima e culpado.
Tigres Em Dia Vermelho talvez tenha exagerado na hora da apresentação de tantos começos e muitas vezes de nenhum final. Ele não é um livro que pode ser definido em uma sinopse específica, ele é um livro sobre o inconsciente e a consciência do ser humano em todas as suas formas. Mas foi um pouco too much. Não de um jeito impactante e reflexivo, mas de um jeito incompleto e confuso.
O livro sai completamente da casinha de formas boas e ruins, no final simplesmente sabemos que a história, a trama, com certeza não acaba ali. É um livro real, verossímil e honesto.
Flávia 16/07/2020minha estante
Acabo de ler o livro...
É um livro morno, porque a história circula ali e vamos descobrindo aos poucos, na aparente apatia dos personagens, o que cada um deles sente de fato. No entanto não é um livro raso. Exige análise, ler nas entrelinhas, compreender que algumas coisas fogem mesmo à compreensão.
Vejo tantas verdades não ditas, tantos erros não confessos e não admitidos no livro que fiquei com MUITAS indagações nas últimas páginas:

- quando Ed escuta no rádio o caso do assassino exibicionista e o julga, estaria ele ?falando? de alguém conhecido?

- Helena (ainda em sua versão dos fatos) teria, de alguma forma, induzido o filho a realizar uma vingança que ela também almejava?

- Por que Daisy beija Ed na boca na visita ao hospital????? Existe algo de importante nesse fato?

- Estaria Ed, realmente, incapaz?

... enfim... se alguém compartilhar das mesmas dúvidas ou puder responder alguma delas, eu adoraria discutir!

Higor 24/03/2015

Falsas felicidades; vidas frustradas
“Tigres em Dia Vermelho” é o tipo de livro pouco vendido que você quer que todo mundo conheça imediatamente, e fica se perguntando por que diabos não é um sucesso, quando livros muito aquém são verdadeiros best-sellers. É aí que a gente sabe que não é só porque está na lista dos mais vendidos que são exatamente os melhores.

O livro é diferente do que eu esperava, e até do que a sinopse, que aparenta entregar tudo, e entrega, mas ao mesmo tempo não entrega nada, pois a autora escreve muito profundamente. Para começar, a capa: que capa linda! Sério, aparentam, num primeiro momento, personagens ricos, mas vazios. Conforme a leitura vai fluindo, a gente vê que a capa é perfeita, mas com uma interpretação um pouco errada. O que eles têm de sobra é conteúdo, profundidade!

A 2º Guerra Mundial acabou recentemente, e as primas Nick e Helena estão cheias de expectativas quanto ao futuro, onde se casarão e viverão felizes, não necessariamente para sempre, mas com riquezas e glamour. Não é isso o que acontece. Elas se separam drasticamente, e apenas 12 anos depois que se reencontram, e a relação delas não vai nada bem. Para piorar, os filhos, Ed (de Helena) e Daisy (de Nick), encontram um corpo, que aparentemente não envolve a família, mas está mais ligada que nunca.

Eu não vou conseguir escrever uma resenha a altura, mas devo dizer que o livro é denso, a história aparenta não levar a lugar nenhum, mas a escrita de Liza é tão boa, que você quer ler apenas para apreciar a leitura, mas acaba percebendo que, sim, estamos indo para algo inimaginável. Pode ser uma leitura difícil pelo fato de os capítulos serem organizados por datas, e elas são misturadas. Alguns capítulos são em 1945, e outros pulam pra 1969 pra então voltar a 53, então devemos ter atenção.

Os personagens são maravilhosos. Humanos, bons, maus, ignorantes, inseguros. O livro é como um tapa na cara, de tão reais que são, egoístas a ponto de nos colocarmos no lugar. O cenário, quase sempre ambientado na Tiger House, é limpo, nítido, de fácil visualização.

Por fim, a narrativa é intercalada entre cinco personagens: Nick, Helena, Hughes, Ed e Daisy, e o mais legal é que algumas cenas serão repetidas em todas as narrativas, mas tão bem construídas, que não nos incomodaremos, pois veremos sob os olhos perversos de cada um deles. E que FINAL FOI AQUELE? Vago, mas ao mesmo tempo perfeito.

“Tigres em Dia Vermelho” é um livro sensacional! O melhor ainda é que foi apenas o livro de estreia da autora, e ela já mostrou todo o seu poder. Ansioso para outros livros dela. Sem dúvidas um dos melhores livros do ano.
Junurr silva 12/04/2015minha estante
Parabéns pela resenha, fiquei com muita vontade de ler.
Queria te dizer que quando comecei a ler, entendi o que estava querendo dizer a respeito de um livro maravilhoso não ser muito conhecido e queria te dizer que tive a mesma sensação com o livro "No Escuro" da autora Elizabeth Haynes também da Editora Intrínseca, ele se passa entre dois períodos, e acho que tu deveria ler porque ele realmente é incrível, foi o primeiro livro que me fez realmente querer chorar com os acontecimentos horríveis e ficar com o coração batendo, sabe?
Espero que considere minha indicação e que tenha o prazer de ler os livros desta autora maravilhosa.

Leila Ohana 25/07/2016

A grama do vizinho é realmente sempre mais verde?
Um livro intrigante, fascinante, bem difícil de largar.. assim foi minha experiência com "Tigres em Dia Vermelho". Eu não havia lido a sinopse, então embarquei na estória sem muitas expectativas, mas Liza Klaussmann foi me conquistando de tal forma que eu queria saber logo o que aconteceria com esses personagens, saber o que realmente tinha acontecido e desvendar o suspense do livro.
O enredo basicamente foca em um família entre os anos de 1945 e 1969, dando um panorama dos acontecimentos sob os pontos de vistas dos principais personagens. Porém, a autora passa para o leitor aspectos desses personagens tão únicos, tão factíveis, que fica difícil definir quem é bonzinho ou quem é vilão. São personagens humanos que te fazem pensar sobre nossas próprias escolhas e como, mesmo uma família aparentemente bem estruturada, pode ter seus segredos, intrigas e dissabores.
Eu realmente gostei do livro e acho que vale a pena dar uma chance à leitura. Claro que cada um terá uma experiência de leitura, mas Tigres em Dia Vermelho te prende de uma forma prazerosa.
LivMessias 25/04/2018minha estante
Tive essa mesma sensação. Quem é bom e quem é mau? Amei a proximidade dos personagens com a realidade e fui surpreendida com a visão de cada um sobre os outros e si mesmos. Uma estreia maravilhosa para Liza Klaussmann!

Cris 31/01/2018

Gatos vermelhos
O livro é bom.
Bom, não ótimo, bom.
A história e a narrativa são interessantes, pois são cinco personagens constando a história sob seus pontos de vista, em alguns momentos suas angústias me lembraram um pouco "O Grande Gatsby". mas faltou algo... não sei o que, mas faltou.
Talvez eu estivesse esperando um super romance por conta do título (eu adoro títulos), não sei se foi porque li logo após a Série Napolitana (que é daquelas que eleva muito o nível de personagens e acaba aniquilando outros romances), mas fiquei frustrada, esperava tigres e encontrei gatos.
Entretanto, pode ter sido meu momento, pode ter sido a história... só vocês lendo para saber.
Acho que vale a leitura, pois ao contrário de mim, você pode cair de amores.
LivMessias 21/05/2018minha estante
Caí de amores, Cris. Já li duas vezes :) Mas adorei sua opinião, franca e certa. Também amo títulos!

Mirelli 23/06/2018minha estante
Qualquer livro depois de Elena Ferrante fica sem graça!

Cris 23/06/2018minha estante
Verdade.. levei um tempão pra me recuperar dos italianos...

Rfgaugustin 02/06/2021

Que livro!!!!!
Putz, morri aqui.
Esse livro mostra que no mundo ou vc é presa ou vc é predador. Sob 5 pontos de vista, nos deparamos com eventos que marcaram uma família. Entendemos a personalidade de cada um dos envolvidos, seus pontos de vista e consecutivamente suas ações. Na contracapa do livro tem um comentário do Washington Post que descreve perfeitamente o livro: "Extremamente inteligente. Uma elegante cartilha sobre agressão passiva, um estudo dos desejos e ressentimentos que queimam almas por detrás de dentes cerrados e sorrisos. Klaussmann retrata com maestria o desespero não externado".