Ruínas do Tempo

Ruínas do Tempo Jess Walter

Resenhas - Ruínas do Tempo

akarynneautora 30/08/2023

São muitas linhas temporais que se cruzam.
Confuso. Demora um pouco a engrenar. Mas a partir do momento que compramos a ideia do livro (que conta a vida da Dee Morey sob vários pontos de vista) o enredo se torna interessante.

A não ser pelas barrigas no texto (capítulos intermináveis sob personagens secundários desinteressantes) no geral, é legal.

Os capítulos finais (o trocadilho já vem pronto) são um júbilo! Além de serem extremamente verossímeis (viciantes) são uma prova viva que você venceu o tédio e a vontade de abandonar a leitura, e está sendo recompensado por isso.

Luiz Souza 07/02/2023

Porto do amor
O livro conta a história de Pasquale um jovem que cuida de um hotel herdado do pai , ele vive com sua tia Valéria e a mãe na pequena cidade de Porto Vergogna.

Um ambiente calmo e sem muitas novidades até a chegada da atriz Dee Moray por quem Pasquale se apaixona mas não consegue se declarar a ela.

A história é alternada entre 1962 e os dias atuais, onde começa a saga de Pasquale para encontrar Dee que na verdade se chama Debra.

Ótima leitura

Myrella.Saturno 02/09/2022

Ruínas do Tempo
?Ruínas do Tempo? inicia-se em uma narrativa no ano de 1962, quando Pasquale Tursi (dono de um hotel em Porto Vergogna - Itália) avista Dee Moray, uma atriz americana, desembarcar na sua ilha natal.
Após isso, a história transfere-se para os dias atuais, em que o italiano procura, em Hollywood, pela mulher que conheceu anos antes.
É fato que o enredo demora para desenrolar e tornar a história interessante. Além disso, os personagens são bem construídos, porém a forma que suas histórias são contadas torna a leitura um pouco confusa, e arrastada.
Ao ler a sinopse, acreditei que seria uma história de romance, mas o desdobramento não foi bem assim? Acabei me decepcionando um pouco, pois tinha muitas expectativas por outras resenhas que li. História bonita, poderia ter sido desenvolvida de uma maneira melhor.

Yasmin @leio_logo_assisto 25/06/2022

L'attimo che dura per sempre(O momento que dura para sempre)
Vi esse livro num sebo e quando vi a avaliação que foi um dos melhores de 2012 pelo New York times, decidi que daria uma chance. Achei engraçado porque nunca tinha ouvido falar do livro , nem sequer uma resenha sobre ele. Vi algumas avaliações aqui no Skoob e fiquei na dúvida se realmente seria uma leitura significativa. Não vou mentir pra vocês, não é uma leitura fácil. A passagem do tempo se divide muito entre passado e futuro, e em determinados momentos foca no ponto de vista de vários personagens , que podem te deixar perdido. No meu caso, a leitura só engatou mais do meio para o fim. Mas quer saber? Valeu a pena. Existem pequenos momentos no livro que me tocaram profundamente e me mostraram como muitas vezes o que planejamos difícilmente sai da forma como esperamos,mas que isso nem sempre é tão ruim. Que a vida é um conto de surpresas,e que cada pessoa tem o poder de escrever a sua história e definir o seu destino. Uma lição valiosa:em determinados momentos, é necessário que aja uma pequena distância entre o que queremos e entre o que de fato precisamos fazer. Nós queremos aquilo que queremos. Quem já tiver lido, vai lembrar desses trechos e vai pensar neles com carinho, principalmente na primeira frase. Certeza que se eu o ler de novo, daqui a alguns anos,terei mais a aprender dele do que quando li dessa vez. Me despertou curiosidade sobre assuntos que nem imaginava que tinha acontecido, o que foi bem legal o autor pegar pontos da nossa realidade e misturar com a ficção. Não sei de você terá a mesma experiência que eu, mas se posso te dizer algo, dê uma chance, afinal, nunca sabemos que rumo nossa vida pode tomar, da mesma forma que você não sabe se esse livro vai te tocar ou não.

MariL016 02/06/2022

Eu confesso que escolhi o livro pela capa ?. A narrativa não é linear, o que me deixou um pouco confusa. Ele é livro de drama e não de romance ao meu ver, mas até que gostei. O livro se passa na Itália, onde um dono de hotel vê uma linda mulher em um barco, ao desenrolar a história ele descobre que ela está doente e que vai morrer. E aí a história vai se passando e um idoso italiano entra em um estúdio de cinema procurando essa tal mulher que ele viu no barco a muitos anos atrás.. e assim começa a história!

Camila Prietto 05/01/2022

Não valeu a pena
Achei esse livro por 10 reais, em uma loja famosa, e comprei, por ter achado que a história seria interessante, me arrependi. O autor não segue uma linha tênue para contar a história, o que faz com que você se perca conforme os capítulos vão passando. Falando nisso, cada capítulo conta uma história, e eles vão intercalando, até tecnicamente eles se encaixarem. Sinceramente, acho que isso não funcionou. Demorei muito pra ler ele, achei cansativo e um desperdício de potencial, porque a história realmente poderia ser muito boa.

Sander.Garcia 10/09/2021

Ótima leitura
Meu primeiro livro lido de Jess Walter.
Achei incrível como é possível transitar tranquilamente entre os três espaços de tempo em que se passa a História.
Pasquale, o protagonista, vive um vaivém em várias idades, desde a infância até a velhice.
De quebra, ainda tem espaço para a escandalosa vida de Liz Taylor, na década de 60.
Vale à pena!

Maripapps 31/08/2021

Ok
Um livro um pouco confuso. Li porque já tinha em casa, é ok!
A história é interessante mas não sei e atem te o motivo que achei ok.
Talvez vale a pena ser lido? Não sei.
Se tiver em casa, leia, se for comprar, talvez não valha o $.

Flá 06/08/2021

Não gostei
Não gostei, infelizmente não faz o meu estilo de leitura. Achei bem arrastado e com capítulos gigantes que acabaram me desanimando. Só li pq a Taylor Swift citou o livro em uma entrevista pra Rolling Stone em 2013.

Néia Barbosa 31/07/2021

Quando ganhei esse livro me apaixonei pela capa e a sinopse, a história tinha tudo para ser boa,mas se torna confusa, foi uma leitura muito arrastada.

Adri 21/04/2021

Livro cansativo, muitas tramas envolvidas...quando li a sinopse até que me agradou mas depois lendo a história não me cativou.

Wilza.Mary 02/02/2021

Livro confuso. A trama é interessante mas não me identifiquei com a escrita do autor. Se gostas de drama vá em frente só não espere muito romance.

Juliana 22/06/2020

Um leitura agradável
Minhas espectativas com a história eram meio confusas, mas depois que vi alguns elogios ao livro me animei a começar a ler. E posso dizer que fui positivamente surpreendida. Nem tudo é tão clichê, às vezes os personagens escapam do roteiro e nos trazem surpresas. Não achei nenhum personagem especialmente cativante e o Richard era um chato (ele em cena era a parte mais chata). No entanto, ainda recomendo a leitura, se não é um romance apaixonante pelo menos nós faz pensar sobre as surpresas e voltas que a vida dá.

(...) Mas, outras vezes honestamente, a ideia de estar em paz simplesmente a irrita. Em paz? Quem, a não ser os loucos, conseguem estar em paz? Que tipo de pessoa que desfrutou da vida poderia pensar que uma vida só é o suficiente? Quem poderia viver, mesmo que somente por um dia, e não sentir a doce dor do arrependimento?

Monibams 04/07/2019

Gostei, mas...
Gostei e me prendeu até quase o fim, mas achei que no final ficou meio arrastado. Mas é um bom romance.

Lud 11/11/2018

De uma beleza sutil
?A vida, pensou ele, era um ato flagrante de imaginação?

Não tenho uma descrição exata para a medida do quanto curti esse livro. Ele não é fácil. Nem de longe. Por diversas vezes minha atenção foi dispersada pra outras tarefas do meu dia a dia... mas eu sabia, internamente compreendia, que este era um livro que demandaria atenção extra. E foi exatamente este o diferencial. Compreender que a leitura de uma história intricada por contos de personagens diversos que se ligam por uma frágil estrutura seria exaustiva, mas nem por isso menos interessante. E acabou por ser belíssima.
No que entendemos como personagens principais, Pasquale e Dee me tocaram tão profundamente que me peguei diversas vezes pensando sobre minha própria vida.
E de maneira geral acho que é essa a ideia do livro: uma reflexão sobre nossa história.
?Meu Deus, esta vida é uma coisa fria e frágil. E, ainda assim, é tudo o que temos.?
Enfim, belíssimo, embora difícil de ler considerando a escolha do autor em tecer narrativas dispersas e minimamente interligadas. Quando há profundidade na abordagem de personagens logo o autor vira o capítulo pra outro personagem. Você se sente constantemente órfão daquele outro protagonista, desejoso por querer mais de sua história.
Mas olhando o conjunto você compreende porque ela é exatamente um retrato fiel da vida: parece não fazer sentido, mas é exatamente por isso que faz. Todo o sentido do mundo.
Afinal, não somos todos ligados por uma trama universal do qual compreendemos apenas uma pequena parte?
Então, se prepare: se quiser se aventurar, vai encontrar belas paisagens, varios trechos dignos de quotes e muitas histórias tristes embora lindas de diversos personagens. Não segue um curso linear, nem cronológico ou de eventos. Mas entrega algo muito puro no lugar: aquela beleza escondida em tudo que existe em nossa frágil vida.