O Poder do Mito

O Poder do Mito Joseph Campbell

Resenhas - O Poder do Mito

Aguimar.Braz 03/03/2024

Que maravilha
Logo no início do livro, quando surge a questão da entrevista de tv, corri para assistir, mas percebi o quão bom era o livro, e voltei a ler sem parar.
Que grata surpresa sobre este livro, que além de interpretar os mitos, muitos deles são apresentados e discutidos. E, como é grande este universo mitológico, acredito que as gerações atuais acreditam ser a vanguarda da humanidade, mas o quanto desconhecemos dos povos antigos. Minha sugestão é, leia assim que possível, e releia muitas vezes.

Carol 27/11/2023

Estimulando diferentes reflexões
O livro é bem interessante e estimula várias reflexões sobre mitos, considerando a presença de diferentes religiões e organizações sociais.

O texto segue o formato de conversa, seguindo o formato como foi gravado o programa (isso é explicado no inocio e no fim do livro).

O autor não detalha nenhum mito, mas apresenta como pode aparecer nas religiões e nas sociedades. E também comenta como algumas questões podem se aparecer com diferentes "roupagens".

Raya 17/08/2023

O entrevistado é uma pessoa de grande erudição, assim como entrevistador, mas achei bem superficial as explicações.
Acho que esperei ver qual era o "poder do mito" em relação a sociedade atual, criei uma expectativa de leitura diferente.
Foi meu primeiro contato com um livro de entrevista, é uma boa leitura.

Luísa.Anjos 25/05/2023

O poder do mito na nossa realidade
Segundo livro que leio deste autor, sempre tive e um certo interesse ao estudo de mitos, religiões e culturas a cerca da nossa humanidade. Este livro nada mais é que um uma transcrição de falas reflexivas, analisadas e estudadas sobre o poder do mito na humanidade, estabelecendo uma linha tenue entre o passado a nossa realidade atual.
É incrível ver como é a mente de um dos maiores nomes na área do mito, o quão ele é apaixonado pelo saber e pelo conhecimento de diversas culturas, com todo respeito e com a mente aberta, tudo oque precisamos ter na nossa sociedade, entender que os mitos são crenças de diversas mentes onde unidas criaram sua cultura, única e espetacular
Apartir das vivências de cada um indivíduo cria-se o todo, cria-se lendas, cria-se heróis, cria-se cultura, cria-se mitos. Nada escapa da influência que o mito causa em nossas vidas

Wilson 09/11/2022

Fantástico
Livro excelente que dá um novo significado à palavra espiritualidade, por meio da análise de mitos. O vasto conhecimento de Campbell, sua erudição, bem como a visão sagaz do entrevistador fazem da leitura um alimento à alma.

caue.oliveira 25/09/2022

Joseph
Não gostei desse livro tudo é muito superficial demais uma entrevista em forma de livro é muito complicado pra mim

Giu 18/01/2022

Eu não consigo descrever o quão sábio esse homem é, eu fiquei muito impressionada, eu amei as analogias com Star Wars e todas histórias de culturas diferentes, é realmente um livro fantástico.

Juliana Amaro 12/01/2022

Ótimo livro.
Certamente é um título muito sugestivo para este livro, mas não receberá tanta atenção quanto "O poder do mito". É um título que prende o interesse do leitor desde o início. A obra surpreende por tratar de temas complexos como religião, ritual, expressões culturais do inconsciente coletivo e consciência individual e vice-versa. Um distinto professor de mitologia (Campbell) estabeleceu uma linha ligando passado e presente para mostrar que os seres humanos são influenciados diretamente por suas crenças e por meio das quais produzem e reproduzem cultura. Este livro mostra que é impossível integrar-se à sociedade sem ser influenciado por um determinado sistema filosófico ou religioso. Revelar que o homem moderno é tão racional e lógico, como na antiguidade, regido pelo mito em sua mente, é também uma das sugestões deste trabalho. O poder do mito e tirar minhas próprias conclusões sobre esse trabalho que me fascina.

Marcio440 26/11/2021

Nossos mitos
Uma entrevista reveladora, sobre os mito que carregamos e tudo que nos forma como pessoas. Livro maravilhoso dentro do seu contexto histórico.

Jefferson.Alves 21/11/2021

Revelador.
As relações que faz com sociedade, religião e ritos é de deixar muita gente boquiaberta, claro, no sentido do leigo entrar em contato com essa linguagem clara.

Glauber 22/10/2021

É um livro arrebatador!
Por meio de uma entrevista dada ao jornalista Bill Moyers, temos contato com um arcabouço imenso de conhecimento do mitólogo Joseph Campbell.

Ao longo do livro, enquanto eles abordam variados temas, vai sendo revelado o poder que as mitologias exercem sobre nossas vidas, desde os primórdios da humanidade. Não só. A entrevista mostra como é profunda a relação do mito com as ânsias humanas mais básicas e universais.

É daquelas leituras cheias de revelações e epifanias. Dá vontade de conhecer mais da obra do autor e mergulhar nessa ciência que diz muito sobre a existência de cada um de nós.

Eduardo S. Trindade 17/10/2021

Um bom livro para quem quer entender a mente humana e toda a influência que ela tem nas mitologias, aqui temos um diálogo entre dois grandes pensadores, são abordados temas como: a jornada do herói, os arquétipos e, ao meu ver, o mais interessante: as influências pagãs no cristianismo.
Neste livro Joseph Campbell nos dá uma aula de história, filosofia e principalmente psicologia, somos apresentados a diversos fatos históricos - como migrações e batalhas - e como esses influenciaram os mitos.
Thaina61 17/10/2021minha estante
Que resenha incrível! Aumentou ainda mais a minha vontade de ler esse livro do Campbell

Eduardo S. Trindade 17/10/2021minha estante
Leia mesmo, vale muito a pena.

tosty 15/08/2021

Li esse livro após uma recomendação da minha psicóloga. O livro é ótimo para compreender um pouco sobre os mitos, relacionar essas ideias com as religiões atuais e finalmente poder compreender sobre as crenças, pessoais ou coletivas, dos meios.

Felipe D. Augusto 29/07/2021

Conheci o autor através do Eduardo Spohr em vários nerdcasts recomendando o livro. A experiencia da leitura é fantástica.

FM 08/05/2021

Um livro que instiga a reflexão e tras novos conhecimentos.
Aqui está uma obra, linda, derivada de uma série de entrevistas, realizadas entre os anos de 1985 e 1986, pelo Jornalista Bill Moyers com o professor, mitologista e escritor Joseph Campbell. As entrevistas realizaram se na biblioteca da Lucasfilm, no Rancho Skywalker, California, e no Museu Americano de Historia Natural, na cidade de Nova York... locais tão emblemáticos quanto o titulo do livro.
O programa foi veiculado em Maio de 1988, pela rede publica de radio e tv- PBS.
O livro atrai a reflexão sobre todos os aspectos que compõem uma sociedade humana, independente do tempo e espaço.
A partir das experiencias pessoas de cada um, a entrevista vais se tornando um material primoroso na analise do poder que os símbolos mitológicos tem sobre a vida de todos os seres humanos. Das ciências as artes, do sagrado ao profano, dos primórdios até a contemporaneidade...nada escapa da influência da mitologia.