A Escada dos Anos

A Escada dos Anos Anne Tyler

Resenhas - A Escada dos Anos

SARITA 06/03/2011

Délia não é para todos, mas para alguns que decidem olhar lá fora sem querer.

Délia tem 40 anos, três filhos e um marido. Ela percebe que agora é parte da mobília e num dia de férias, em pleno verão, Délia vai embora a esmo, sem planejar, apenas vai. Sua fuga não planejada faz com que ela se encontre e se perceba, ao passo que deseja isso de seus familiares: Que a notem, que sintam sua falta, que abracem sua ausência - Já que não conseguiram olhá-la. Sozinha, ela descobrirá seu potencial, seu "eu" há muito misturado à rotina.

Qual é a sua surpresa (e decepção) quando seus familiares mal sabem a cor de seus olhos para que os policiais a procurem...

Délia saberá que pode respirar sozinha, sem seu marido-seguro dizendo-lhe para expirar e inspirar, saberá também que pode fazer amizades, cuidar de si e gostar de si. Um livro dramático, onde a grande estrela são as entrelinhas e as reflexões que nos inspiram.

Foi um livro que me fez sofrer muito.

Micaelle 30/06/2021

Por onde anda Delia?
Sem que ninguém perceba sua partida, Delia caminha lentamente sobre a praia durante as férias. Mas, para onde ela iria???
Um livro cheio de reflexões sobre a vida, com questões que nos fazem pensar: "estou realmente vivendo ou apenas deixando a vida passar por mim?".

Isa 17/11/2011

A ESCADA DOS ANOS
446 páginas que relatam tanto sem dizer efetivamente coisa nenhuma. A ESCADA DOS ANOS narra vicissitudes insípidas e insossas tendo como personagem central Cordelia Grinstead, que cansada e insatisfeita da mesmice da sua vida simplesmente resolve dar um tempo. Tempo que nem ela mesma sabe discernir e muito menos os demais personagens que compõem a história. Não há contexto suficiente nas entrelinhas que sustente uma reflexão plausível à trama. E pra completar acaba assim mesmo, indo do nada a lugar nenhum, ou seja, de volta ao começo. Uma história sem graça dos viveres cotidianos, que não empolga, não acrescenta e não celebra nenhuma argumentação.

Katia 14/05/2012

Surpreendente!
Não tenho muito o que dizer, a não ser que realmente esse livro me possibilitou momentos divertidissimos e surpreendentes. Vale a pena ser lido.

Zana 19/02/2012

A autora deixa a desejar em aspectos essências da história. É como se faltasse conversa e convivência entre os personagens. As cenas cotidianas passam apenas como recortes da realidade, sem explicações, reflexões ou aprofundamento dos sentimentos dos personagens, embora fique mais evidente em Cordélia Grinstead, pois a história corre em torno dessa personagem.

Acredito que a autora não conseguiu imprimir veracidade aos sentimentos da personagem principal, existe muita superficialidade e indiferença. Cordélia Grinstead transparece ser uma pessoa sem muita noção do que quer. É vazia de sentimentos concretos, pois, nem ela mesma sabe definir o que a atormenta ou o que a faz feliz. A história, também, não apresenta algo, para mim, essencial à trama, isto é, a reação da família ao desaparecimento e afastamento de Cordélia Grinstead. Termina de forma insípida, monocórdia e sem explicação como toda a história.

Como ponto positivo tem-se a forma leve, bem humorada e fluída da escrita. A meu ver tinha tudo para ser um ótimo livro, mas pela forma sem sal como transcorre a história, o livro é apenas regular.
Rebeca965 14/07/2013minha estante
concordo com você em alguns pontos a autora realmente deixar a desejar no fato de que cordélia e uma mulher indecisa,que não sabe bem o que quer, ou, o que pensar sobre o que ocorre a sua volta, mas não acho que a história seja regular pelo fato, de que a história retrata a verdade ou melhor dizendo a realidade de muitas mulheres, algumas que não fazem como délia, e continuar a viver suas vidas sem ter coragem de arriscar o irresponsável como algumas pessoas dizem ou como eu digo com medo de arriscar a segurança de sua vida monótoma e sem graça.

então,resumindo o que eu achei do livro,digo que achei o livro muito bom,que a autora pode ter cometidos erros na construção da estória do personagem, mas, ainda sim conseguiu tocar algumas pessoas e falar sobre a realidade mesmo que algumas pessoas não queiram aceitar.

ps; escrevendo isso a meia noite, quando já era pra estar dormindo, mas estava lendo, e não conseguia ir dormir sem saber o final. :D

PS; SÓ TIVER DOIS MINUTOS pra escrever esse comentário.
amanha irei fazer uma resenha :D

Zana 23/11/2015minha estante
A meu ver faltou veracidade na construção da trama e composição dos personagens, por isso não conseguiu me tocar. Mas, muito bom que tenha gostado Rebecca. "Tudo é diferente de nós, e por isso é que tudo existe", já dizia o Caeiro

Gabriela 02/01/2014

Um dos meus favoritos da autora.
A Escada dos Anos está entre meus livros favoritos da Anne Tyler, que é também uma das minhas autoras favoritas.

Ela é delicada e ao mesmo tempo profunda ao falar do momento em que uma mãe de família percebe o quanto é desprezada e usada e resolve viver sua vida, pensando em si em primeiro lugar, para variar.

Falo um pouco sobre ele e os outros livros da autora nesse vídeo:

site: https://www.youtube.com/watch?v=MtFOHd1Usmg
Renata 13/03/2015minha estante
Que lindo! Assim que comprei o livro vi uma crítica tão negativa que fiquei triste. Cinco estrelas, adorei.

João 08/08/2014

Cordélia Grinstead é uma mulher de quarenta anos que é casada com um médico e tem três filhos.Délia,como é chamada pela família se tornou há algum tempo praticamente invisível para sua família.Os filhos não dão a miníma pra ela e o marido ignora tudo que ela fala.Cansada de ser praticamente uma mobília da casa Délia toma uma decisão inusitada.Quando a família vai para a praia de férias,em uma tarde Délia sai para caminhar e decide mudar sua vida.Deixando tudo pra trás ela pega uma carona e vai parar em uma cidade desconhecida.Lá ela arruma um emprego,um lugar pra morar e começa a repensar toda a sua vida.Valeria a pena voltar pra casa onde ninguém mais precisa dela?

Esse livro além de ser um ótima leitura é também um puxão de orelha pra muitos de nós.Acredito que existem muitas mulheres como Délia,que se sentem como ela.Dá a impressão que depois que os filhos crescem eles não precisam mais da mãe.O marido,depois de muito tempo juntos já nem liga mais pra esposa e talvez pela convivência acaba ignorando a companheira que cuida da sua casa,lava suas roupas,faz a sua comida e cuida dos seus filhos.Acredito que essa seja a realidade de muitas mulheres na vida real e esse livro nos toca exatamente por isso!
Sem contar que a maioria dos personagens são completamente surtados o que torna a leitura muito agradável e com muitas risadas.A autora consegue ir do drama à comédia sem cair na chatice.
O começo foi meio arrastado mas depois ficou ótimo e assim seguiu até o final.Aliás o final pra mim foi meio sem graça,muito rápido.Mas nada que prejudique a leitura do livro!Excelente leitura!
Ida 13/08/2014minha estante
Gostei da sua resenha e tbm do seu ponto de vista sobre a narrativa do livro. Fiquei com muita vontade de lê-lo. Abraços!

Angellie 28/03/2023

Uma viagem no tempo
Com certeza um livro que o eu de 2018 teria amado, mas como estamos em pleno 2023 preciso voltar a realidade e dizer que foi superestimado por minha parte. Entendi o lado "profundo" do livro, mas reconheci que na verdade é um livro repleto de atitudes de uma adolescente de 15 anos sendo repetidas por uma mulher de 40 e poucos.
Não acho que tem muita profundidade nos personagens e muito menos na história, que achei um pouco arrastada e rasa.
A sinopse e o começo trazem uma proposta amável, mas o desenrolar não conseguiu ser consistente ou profundo o suficiente pra que eu me importasse.

anarontani 03/06/2020

quem nunca ficou cansado com a própria vida/rotina q atire a primeira pedra!!
ao começar a ler a escada dos anos fiquei entusiasmada pela coragem da personagem em se libertar de suas correntes e procurar uma vida com mais sentido e significado. sua aventura é muito bem narrada e vc se vê ali naquela situação de tristeza e incerteza, de descoberta de sentimentos e vontades. ela se descobre como mulher e sua vontade é o que importa. porém, o desfecho me deixou um pouco ( bastante) revoltada !

Cheli 06/04/2021

Meio pobre
Esperava mais do livro.uma mulher q sai das suas amarras,vai em busca de um novo mundo..masss..
Bem ai vcs tem q ler e tirar suas conclusões rsrs..

leituras5 08/06/2022

Sensibilidade entre mães
Impossível não se identificar com a Delia, impossível não simpatizar com ela.
A personagem amadurecendo ao longo da leitura, criando confiança de si, criando cada vez mais certeza do que sente e sendo fiel a isso.
Claramente existe uma sensibilidade escondida em cada capítulo em que, somente mães conseguem sentir.
Infelizmente o final me frustou, poxa vida.. e Joel?
Ai Delia, todo meu carinho por ti, foi ótimo ter a tua companhia nesses dias.

Luciane 04/08/2013

Eu gostei muito deste livro.
Délia, casada com filhos, sai de casa sem avisar e vai começar a vida em outro local. Lá arruma um emprego e não conta a ninguém seu passado.
Dentro do livro, havia o recadinho de outra leitora "não consegui entender as razões de Délia".
Claro que no livro é tudo exagerado, mas o que quis mostrar foi ela retomar sua identidade inicial, sem estar atrelada a nada...
Gostei do final, acho que era assim que deveria acontecer mesmo.
Este livro é do Grupo Livro Viajante.

site: http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

Túlio 17/12/2015

Intimista
Acabei de ler o livro. Li quase que em um único fôlego. Meu primeiro livro dessa autora. Gostei bastante, até um pouco surpreso com a qualidade da escrita. Antes de ir a fundo nos pontos fortes, na minha opinião só há um ponto fraco, um 'elo fraco' na história. Quando Delia encontra d madrugada um determinado personagem... foi o único momento q achei inverossímil. No entanto, durante a maior parte do livro me vi torcendo todo o tempo por Delia. Uma escrita intimista, onde objetos, costumes, ambientes, manias, deixam marcas nas pessoas. Detalhes gostosos de se encontrar em um livro. O relacionamento de uma família... Uma personagem convincente em busca de fôlego, de redenção, de mudança. Uma ideia fictícia muito comum na cabeça das pessoas: "E se recomeçasse minha vida do zero, em outro lugar? de uma maneira completamente diferente?". Enfim... belíssima escrita, e enredo empolgante!