Lágrima

Lágrima Lauren Kate

Resenhas - Lágrima

Fernanda 03/12/2013

Resenha: Lágrima
Resenha: “Lágrima” é daqueles livros que chama a atenção primeiramente pela belíssima capa e claro, pelo reconhecimento da autora Lauren Kate (série “Fallen”). A trama possui uma narrativa (em terceira pessoa) instigante e as descrições são realizadas de maneira dinâmica e centrada. Porém poderia ainda ter uma abertura maior para com os personagens, valorizando as cenas e sentimentos transmitidos.

Eureka (sem comentários para este nome né?!) estava com a mãe, Diana, quando ela morreu num acidente envolvendo uma onda gigante. A pergunta é: como ela sobreviveu e a mãe não? Agora as coisas parecem não ter mais significado, sem falar que a menina não chora mais (ela fala repetidamente isso e a mãe a fez jurar) e se fechou nos seus próprios pensamentos, ignorando qualquer tipo de apoio. Sem falar que ela também não é muito compreendida pelas pessoas ao seu redor, principalmente pelo pai e pela madrasta, e assim passa por diversas terapias para superar os traumas. Esta personagem não passa muita segurança, talvez por sua frieza e ainda parece não ser muito desenvolvida. O ponto positivo sobre essa protagonista é que ela se mostrou bem corajosa e forte em momentos mais difíceis.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/12/resenha-lagrima-laurenkatebooks.html

Catharina61 22/06/2021

Nunca, jamais volte a chorar.
Nunca derrame uma lágrima...

Ainda criança, Eureka foi proibida de derramar uma lágrima depois de um tapa que sua mãe lhe deu mas ela nunca soube o motivo; até o dia em que ela morre de uma forma estranha por uma ondagigante, Eureka não se conforma por ela ter sobrevivido e a mãe não, e afunda em uma depressão se fechando para sua família.

A história é legal, mas poderia ser mais aprofundada, nunca tinha lido um livro da autora e Teardrop foi o primeiro. A escrita dela é arrastada, o livro é muito parado, com muitos parágrafos desnecessários que eu pulava, mas achei interessante por falar sobre Atlântida.

Quando Ander aparece e começa a entrar na vida de Eureka, ela já amou ele, mas achei que ele foi como uma fuga para toda a tristeza que ela sentia.

Ela também me irritou por ser burra; quando seu melhor amigo Brooks é possuído e começa a agir de um jeito estranho, ela acha estranho mas não liga por ser seu amigo de infância. Mas quando Ander a alerta sobre a situação dele ela diz que não é nada, que logo, logo Brooks volta a ser quem ele é. E também não percebe que gosta do amigo.

O livro fica bom quando Eureka saí em busca de uma tradutora para o livro que sua mãe lhe deixou de herança. Ela descobre ser descende de uma Linhagem da Lágrima, e se ela derramar uma lágrima pode ressurgir Atlântida.

É um livro bem parado, mas tudo que começa tem que terminar.

site: https://www.pinotgirl.com/post/resenha-teardrop-lauren-kate

Jess 07/03/2023

Releitura!
Li esse livro há muitos anos, no meio de um vício pelas histórias da autora. Precisava ler tudo dela, e li, então senti uma vontade para a releitura ultimamente, querendo muito saber o que eu acharia da história nos dias atuais. E foi decepcionante.

É um livro arrastado, com uma escrita lenta. Demorei mais de um mês para concluir essa leitura. A personagem principal é interessante, mas é extremamente melancólica, e com razão, que eu acho que é por isso que gostei tanto do livro quando era adolescente, uma menina trágica e que se entediava com a vida, não encontrando mais sentido nela, conhecendo outra menina igual.

Acho que ainda sou um pouco dessa menina, mas que agora tem um lado bom e é mais contente em viver. Não me sinto mais conectada com a personagem principal, mesmo entendendo ela. E acho também que ela e esse sentimento de me sentir representada eram as únicas coisas que me mantinha focada no livro, pois, tirando isso, os acontecimentos são chatos e as personalidades dos outros personagens são superficiais, tornando o livro um verdadeiro tédio.

Padronizado 18/12/2014

RESENHA: LÁGRIMA (TEARDROP) - LAUREN KATE
Bom, já li toda a saga Fallen da mesma autora, quando era mais nova. Devo acrescentar que não sou das maiores fãs de Lauren Kate. Claro, a saga em minha opinião, não é das melhores. Porém, decidi dar uma chance a Teardrop e não me arrependo disso.
Teardrop foi uma evolução, digamos assim, na escrita de Lauren Kate. Publicado no Brasil pela Galera Record, o livro não é forçado (apesar de Fallen ter me parecido um livro extremamente forçado) e apesar de ter uma estranha história, é cativante. Está longe de ser dos melhores livros do mundo, porém, não digo que seja uma perda total de tempo.
Conta a história de Eureka (sim, péssima escolha de nome!), filha de uma arqueóloga e de um cozinheiro, que teve uma infância difícil depois da separação dos pais. Eureka vivia viajando com sua mãe para todos os lugares do mundo em busca de raridades.
Um dia, em um trágico acidente com o oceano, sua mãe foi levada com seu carro diretamente para a morte, enquanto Eureka sobreviveu (ninguém sabe como). Desde então, Eureka foi morar com seu pai, sua madrasta, Rhoda e seus irmãos gêmeos. Se tornou uma garota suicida e ao ser salva por um triz, está sendo obrigada a ir em sessões com psicólogos que ela não suporta.
Seus melhores amigos, Cat e Brooks são tudo que ela tem, além dos gêmeos. Não lida muito bem com seu pai pois depois de Rhoda, ele parece outra pessoa. Eureka tem uma lembrança de quando era mais jovem e uma vez teve uma crise de choro durante uma briga de seus pais, e sua mãe foi até ela, limpou suas lágrimas, lhe deu um tapa e a ordenou que nunca chorasse novamente.
Adorava cross-country, e um dia, enquanto ia para uma das corridas, sofreu um leve acidente de carro, com um garoto estranho porém familiar, Ander. Desde então, passa a vê-lo em todos os lugares que vai.
Algum tempo depois, recebeu a herança de sua mãe: um medalhão velho e que não abria mais, um aerólito e um livro misterioso escrito em uma língua que provavelmente ninguém conseguiria decifrar. Não sabe o motivo dessas heranças e percebe que sua mãe havia escondido muitas coisas dela, e agora terá que descobrir sozinha o significado de tudo.

site: http://blogpadronizado.blogspot.com.br/2014/12/resenha-lagrima-teardrop-lauren-kate.html
Júlia Kleis 13/01/2015minha estante
Hahaha, gostei de sua resenha... e sim, nome ridículo que ela escolheu haha!!

Robson 07/11/2013

As expectativas estavam altas, a ansiedade estava me matando.

Quando somos fãs de uma determinada autora, é isso que acontece. Contamos os meses, as semanas, os dias, as horas e os minutos, para que finalmente o novo livro dela seja lançado. Essa autora é Lauren Kate, que após finalizar a saga Fallen de maneira digna, nos prometeu uma aventura inovadora e cheia de emoções. Mas meus caros, vocês devem ter percebido que minha ansiedade já havia passado do nível máximo permitido para um fã, não? Pois é, por esse simples motivo a decepção também foi enorme.

Lauren já havia me decepcionado uma vez em sua saga anterior, mas a autora acabou superando isso nos outros livros e por isso acabei botando fé de que com Teardrop seria diferente, que teríamos algo realmente bom e inovador. Mas mantenha a calma, no final de tudo, não tive somente decepções, mas também algumas surpresas que fizeram com que eu ainda espere algo bom das sequências do livro.

Conhecimento é poder; poder corrompe. Corrupção leva à vergonha e ruina. Ignorância pode não ser algo legal, mas pode ser melhor do que uma vida de vergonhas. Você concorda?

Teardrop tinha tudo para dar certo, uma abertura digna de aplausos, mas por vezes a leitura se tornou entediante, sem conteúdo algum. A escrita da Lauren continua divina, colocando sentimentos, narrando e descrevendo muito bem os cenários, mas desta vez seu erro foi não ter narrado realmente uma história. Tudo parecia muito vago, como se não houvesse um ponto a ser atingido, como se fosse só rotinas de uma garota que mal sabia como viver sua própria vida.

A narrativa de Teardrop continua sendo a padrão de Lauren, em terceira pessoa. Esse foi outro erro gravíssimo da autora, por mais que ela tenha uma narrativa altamente abrangente em mãos, Lauren acaba focando tudo no ponto de vista da Eureka, o que acaba amarrando muito o desenvolvimento do livro. Alguns dos personagens criados para essa nova série apresentam uma grande importância para o plot, mas acabam não tendo seus povs explorados e, consequentemente, a história acaba ficando monótona e repleta de passagens desnecessárias.

A ultima coisa que esperamos que os outros façam é a ultima coisa que eles fazem antes que nós aprendamos que não podemos confiar neles.

Se tem um aspecto que Lauren decidiu melhorar, esse aspecto é a presença de uma protagonista forte e sem frescuras e manias desnecessárias. Eureka se revelou muito superior à Luce, nada de melancolia, nada de paixonite melada e o melhor: determinação. Eu realmente gostei de Eureka, ela me surpreendeu bastante nesse quesito. Além disso, acabei me apaixonando por Ander de uma maneira totalmente profunda. O personagem realmente me convenceu a acreditar que suas intenções eram genuínas.

Vocês devem ter percebido que Lauren demorou quase o livro inteiro para demonstrar ao que veio, não é? Pois é, foi somente nos capítulos finais que compreendi do que se tratava e que as coisas finalmente começaram a acontecer. Eu estava quase sem esperanças de que saísse algo proveitoso do livro, mas nos quarenta e cinco minutos do segundo tempo, a senhorita Kate resolveu fazer algo de bom. Isso acabou me deixando totalmente ansioso para a continuação, pois o que Lauren me apresentou foi algo novo para mim.

Seus olhos são como o oceano, ela queria dizer. Seus lábios cor de coral. Sua pele detém um poder capaz de fazer o ponteiro de uma bussola saltar.

O final de Lauren foi fantástico, apesar de um pouco corrido. Ela acabou jogando tudo na nossa cara de uma única vez, mas isso acabou me satisfazendo e agora estou ansioso ao extremo para ler a continuação. O cliffhanger deixa um espaço muito bom para que ela desenvolva o segundo livro melhor do que foi com este primeiro e é isso que eu espero que ela faça. A mitologia que a Lauren me apresentou nestes últimos capítulos foi muito inovadora, algo que eu nunca tinha lido por aí, mas mesmo assim não deixo de estar MUITO decepcionado pelas inúmeras falhas cometidas pela autora.

O próximo volume provavelmente se chamará Waterfall ou, em tradução livre, Cachoeira. Esse título ainda não é oficial, mas tem uma ligação muito forte com o que foi passado no final do livro.

Falando em títulos, o título Teardrop (que foi traduzido erroneamente para Lagrima aqui no Brasil), tem uma forte ligação com a mitologia criada por Lauren e esse significado acaba se perdendo no título brasileiro.

Agora só espero que a revisão da galera seja boa, pois a escrita de Lauren em inglês é algo memorável e o livro tem vários quotes que quero guardar para a vida toda.

Agora vamos ao que interessa Robs. Vale a pena ler?

Leitores, se você não é fã de Fallen e não é fã da autora, nem se arrisque, pois sua decepção vai ser dez vezes maior que a minha. Mas caso você seja fã da autora, vale a pena sim.

site: http://www.perdidoempalavras.com/2013/11/resenha-teardrop.html
Flávia 24/11/2013minha estante
Ia começar a ler em ebook pra ver se eu gostava (porque não gostei da série Fallen), mas devido a seu comentário nem vou ler :)

Robson 24/11/2013minha estante
Flávia, se você não gostou de Fallen, nem se arrisque a ler Teardrop, porque a decepção vai ser ainda maior!

Isabela Mazza 25/11/2013minha estante
Também não curti Fallen (como a Flávia), mas até que gostei de Teardrop e pensei no que vc disse Robson: "[...]Ela acabou jogando tudo na nossa cara de uma única vez...". E com certeza a mitologia foi inovadora, Platão curtiu isso rsrsrs. Excelente resenha!

Robson 26/11/2013minha estante
Brigado Isabela, eu achei bem inovadora a mitologia que ela jogou ali nos últimos minutos do segundo tempo e esse é o motivo pelo qual vou continuar a série, mas antes disso foi tudo muito enrolado.

Karine 02/12/2013minha estante
Estou tentando entender a parte em que vc diz que a traduçao de Teardrop para Lágrima fez com que o significado se perdesse no Brasil. Serio? Porque Lágrima é Tear ou teardrop. E Lágrima é tudo na mitologia de Atlântida.

Robson 02/12/2013minha estante
Você leu o livro Karine? Pq se leu vai entender que na mitologia do livro não é só uma lagrima que faz a diferença, mas o choro em si.

Thais (@continuealeitura) 14/01/2014minha estante
Falo tudo. Adoro a Lauren, mas acho que ela comete muitos "erros" como autora e ainda tem muito o que melhorar.O final de Fallen me decepcionou muito e ela deixou varias "questões em aberto".Tomara que não cometa o mesmo erro nessa saga ( :

Sha 20/04/2014minha estante
Estou lendo e ta sendo uma merda, mas não gosto de desistir no meio da luta se é que me entende. Só queria perguntar uma coisa o Ander existe realmente? pq sinceramente ele (até o momento da minha leitura) não aparece muito... e esse Brooks é um bostinha msm ou é só impressão minha?
ps.: PODE ME DAR SPOILER.
Beijos

Lucas 06/06/2014minha estante
No meu caso eu sou fã da Lauren, e amei o livro. O final me deixou sem ar, realmente fantástico. Super ansioso por 'Waterfall', a capa está maravilhosa.

Camila.Torques 24/08/2021

Fantasia e romance ??
A incrível história de Eureka, uma menina que estava no carro com sua mãe e uma tsunami atinge o carro delas em uma ponte e acaba matando sua mãe. A mãe deixa uma herança inusitada, onde ela tem que descobrir diversas coisas sobre ela mesma e sobre a herança.
Durante o livro tem um triângulo amoroso e vários fatos sobrenaturais acontecendo. O final é muuuuito surpreendente. Eu amei vocês precisam ler.

romancedecadadia 03/08/2020

Teardrop- Lágrima
Eureka era uma adolescente alegre e cheia de sonhos até que seu carro é levado pela enchente, levando também a vida de sua mãe Diana. Por algum motivo ela sobreviveu, mas sua vida nunca mais foi a mesma. Pouco depois de ter perdido quem mais amava, ela recorre ao suicídio, mas sem sucesso.
Mesmo com tanto sofrimento, ela nunca, jamais, voltou a chorar desde que sua mãe deu um tapa em sua cara por ter chorado quando criança (atitude maluca).
A única coisa que a mantinha viva era a paixão por correr. Quando estava indo para o treino, alguém bate na traseira de seu carro. Desesperada por quase ter sofrido um acidente (de novo), ela se depara com um homem loiro de olhos azuis hipnotizantes e tem uma sensação de já te-lo visto antes, e pela primeira vez em muito tempo tem vontade de chorar.
Ela descobre que seu nome é Ander, e a partir dali ele começa a persegui-la. Ao questioná-lo, ele diz que ela está sofrendo perigo e que a querem morta.

Estava muito ansiosa para ler esse livro porque foi escrito pela Lauren Kate, mesma autora de Fallen, então já me despertou que seria algo misterioso e romântico, pois eu estava certa. Porém, demorei muito para me prender na história. O desenvolvimento começou a ser cativante quando o livro já estava na metade.
A forma como os mistérios foram aparecendo foi algo incrível e inteligente. O enredo é interessante, mas, para mim, houve momentos muito previsíveis antes mesmo de ser revelado.

Dearibeiro 29/02/2024

Bem mediano
Comprei esse livro por causa da capa, quando vi na livraria foi amor a primeira vista. Aí vi o nome da autora e apesar de nunca ter lido Fallen, me empolguei e comprei.

A história até me deixou curiosa, mas achei os protagonistas tão chatinhos. O casal tem um total de 0 química.

2,5 estrelas pq até que me manteve entretida.

Emily 05/06/2022

Gostei!
Bem fácil se envolver na história e querer espiar o último capítulo. Já anseio pelo próximo livro e recomendo a leitura.
Isa 26/06/2022minha estante
Qual a classificação?

Emily 26/06/2022minha estante
Boa. A leitura flui bem no primeiro livro

Ellyn 26/05/2021

Lágrima
Que livro mais gostosinho de se ler! Achei uma leitura leve. Esse livro não é nada parecido com o que eu já tenha lido antes. Uma fantasia bem diferente. Amei.
Vanderlena.Vasconc 30/11/2021minha estante
É incrível, vc dá risada e chora ao mesmo tempo. É tão leve e ao mesmo tempo tão cheio de significado.

Ellyn 30/11/2021minha estante
Sim, demais!

Aline 15/11/2013

"- Nunca, jamais volte a chorar."
Anos atrás Eureka foi alertada pela mãe, Diana para que jamais voltasse a chorar. Mas depois da morte da mãe em um acidente - uma onda gigante que jogou o carro das duas no mar - fica cada vez mais difícil segurar as lágrimas.

Eureka vira uma adolescente incompreendida pelo pai e pela madrasta e se vê obrigada a visitar terapeutas e psiquiatras. É na volta de uma consulta que ela conhece Ander, louro, alto, de pele muito branca e olhos azuis profundos ele passa a estar em todos os lugares que Eureka se encontra, demonstra saber de muitas coisas sobre a vida da menina e ainda revela que ela corre risco de vida, alertando-a também que uma hora ou outra o choro será inevitável.

Eureka não tem mais vontade de viver e são poucas as coisas com que ela se importa, dentre elas estão Cat, sua melhor amiga, e Brooks, seu amigo desde que estavam no útero de suas mães. Sua vida fica mais instável ainda depois de receber a herança da mãe - um medalhão, uma carta, uma pedra misteriosa e um livro escrito em uma língua que ninguém entende. Em meio a tantos mistérios uma série de acontecimentos estranhos passam a acontecer deixando o leitor bem curioso.

Os personagens me cativaram bastante, Eureka mesmo sendo adolescente não é uma protagonista chata, melosa e infantil, pelo contrário ela é muito corajosa, e tem suas razões para agir de tais maneiras e isso me fez entender o lado dela. Ander é o garoto misterioso, pouco se sabe sobre ele durante o livro, com suas aparições por vezes muito estranhas e por outras puxando para um lado mais romântico nos deixa com a pulga atrás da orelha. E por fim mas não menos importante temos Brooks para fechar esse triângulo, o melhor amigo de Eureka, super alto para sua idade que passa a agir de maneira bem estranha durante a história e uma das razões para me fazer querer ler o próximo livro.

A narração do livro é em terceira pessoa, deixando a leitura rica em detalhes mas que por vezes também se torna um pouco cansativa e de conteúdo desnecessário, tornando a leitura mais arrastada. É bem no final do livro que as respostas para tantos mistérios começam a aparecer e aí sim a leitura começa a ficar mais empolgante. Eu sei que o primeiro livro de uma série é mais introdutório e a leitura pode ficar um pouco mais chata, mas mesmo assim o livro não me prendeu da maneira que achei que seria. Mesmo assim fiquei curiosa com a continuação.

Lethicia.Oliveira 21/03/2021

Resenha: Teardrop de Lauren Kate
O livro possui 31 capítulos mais prólogo e epílogo, narrado em terceira pessoa. A história se passa nos dias atuais mostrando a situação da personagem principal, porém também possui muitos flashbacks de Eureka e sua mãe antes de todos os acontecimentos, assim como passagens de tempo de Ander antes de encontrar Eureka. O livro traz um pouco a tona a mitologia da cidade perdida de Atlanta, sendo possível ver alguns desses elementos ao longo da história. Como este não foi meu primeiro contato com a autora (eu já li toda serie Fallen anteriormente), a ambientação me lembrou bastante o clima de Fallen, assim como os personagens.
Como personagem principal temos Eureka, que vive com seu pai, madrasta e irmãos. Ela acabou desenvolvendo muitos problemas psicológicos e sociais após o misterioso acidente onde sua mãe morreu. Eureka possui dois grandes amigos, Cat (que me lembrou bastante Ariane, em Fallen) e seu irmão Brooks (na qual é apaixonado por Eureka desde criança) que estão sempre junto com ela, e ainda temos um misterioso protagonista: Ander, um garoto muito estranho que tem perseguido Eureka em vários momentos, além de saber tudo sobre sua vida, acaba despertando sua curiosidade.

A história começa bem pacata, com a introdução dos personagens e contando um pouco da rotina de Eureka, suas visitas a psicóloga, brigas com a madrasta e lembranças com o acidente da mãe, uma espécie de tsunami, que deixou muitos dúvidas no leitor. A história começa a ficar mais intrigante quando a menina recebe uma herança deixada por sua mãe: uma carta escrita por ela, uma pedra misteriosa, um diário escrito em uma língua desconhecida e um medalhão. Após ela receber estes objetos, pessoas estranhas, começam a seguir a garota e colocar sua vida em risco.
A partir deste momento a história gira em torno de Eureka tentando entender estes objetos e descobrir as verdadeiras intenções de Ander. Eureka também encontra uma cigana que consegue traduzir para ela algumas paginas do livro misterioso de sua mãe, assim ela descobre um romance que aconteceu há muito tempo na cidade de Atlântida.
Um fato que já é entregado na história em si e até mesmo no título, é que Eureka desde criança foi impedida por sua mãe de chorar, ela nunca chorou nem mesmo quando perdeu sua mãe.
O que eu achei: no início a história me pareceu bem interessante, e despertou muito a minha curiosidade por ter sido escrito pela mesma autora de Fallen (que eu amo). Então eu fui com muitas expectativas para ler a história, porém novamente como também aconteceu com Lucy e Daniel, eu achei o casal Eureka e Ander um pouco sem graça, nos livros da Lauren Kate eu sempre gostei mais dos coadjuvantes ou vilões do que do casal principal, gostei muito mais do Brooks do que do Ander, até o momento em que acontece algo com ele na história que eu achei meio...”filler”. Foi aquele típico acontecimento no meio da história pra atrasar os protagonistas e dar mais "emoção" assim como o que acontece com a senhora Blavatsky, a cigana que ajuda Eureka.
O final do livro foi um tanto corrido, em poucas páginas acontecem muitas coisas e fica aquele excesso de informação no final da história que eu senti que foi para instigar o leitor a ir logo para o segundo livro, de certa forma até funcionou, eu fiquei sim curiosa para ler o segundo volume, porém tem alguns elementos na história que eu acredito que não tenham funcionado tão bem, como a cena que acontece no final e a forma que Eureka encontrou de salvar ela e sua família.
Como eu vi falar em outras resenhas sobre, este livro é muito raso perto do sucesso que foi Fallen, a mitologia foi muito pouco explorada e tudo gira em torno de Eureka tentando desvendar os objetos de sua mãe, mas sempre acontece algo que a impede, até chegar no clímax da história e ela descobrir por qual motivo está passando por aquilo e o que Ander tem a ver com tudo. De modo geral, este livro é uma leitura bem rápida e leve, porém de longe não foi o melhor da autora. Ainda sim tenho curiosidade para ver o que vai acontecer no próximo livro e se todo esse mistério e a mitologia de Atlântida serão desvendados.

Jessie 02/10/2020

Teardrop (Lágrimas)
Eureka é uma adolescente que se culpa por ter sobrevivido após passar uma ponte junto com sua mãe de carro e uma onda gigante arrasta as duas para o fundo mar. Sem saber o porquê de ter sobrevivido e a dor da perda que ela carrega dentro de si uma hora vai se extinguir, mas por ordem de sua mãe antes de morrer, ela nunca, jamais, deve chorar.

Ao receber alguns artefatos estranhos no testamento de Dianna (sua mãe) como um aerolito, o medalhão e um livro indecifrável. Eureka sente a necessidade de tentar decifrar o que cada objeto significa e o "porquê" deles terem relação com ela que sua mãe nunca lhe contou.

Após passar por outro acidente de carro, ela conhece um rapaz misterioso chamado Ander, que de repente ele parece está em todos os lugares que Eureka frequenta, além de saber muito mais do que ela pensa sobre sua própria vida também avisa que corre um grande perigo.

Com o desenrolar da história ela vai descobrindo sobre sua verdadeira entidade e também sobre os objetos deixado por sua mãe antes de morrer, começam a fazer sentido com sua vida atual.

Laís 15/12/2020

Quando li a sinopse e as resenhas, fiquei pensando se realmente seria uma leitura proveitosa e me desanimei. Mas esse livro é TUDO! A escrita perfeita de Lauren, a estória tão bem desenvolvida e os personagens fazem a leitura valer muito a pena. Recomendo demais!