História da África e dos Africanos

Paulo Fagundes Visentini
Luiz Dario Teixeira Ribeiro

Resenhas - HISTORIA DA AFRICA E DOS AFRICANOS

Carol 15/04/2018

Referência bibliográfica importante para estudo da História da África e dos africanos
O livro apresenta alguns tópicos importantes no desenvolvimento dos países africanos desde o período pré-colonial, organizados por períodos históricos marcantes no continente. Não aborda tudo sobre tudo (não é um manual sobre a História da África e dos africanos!!!), mas os autores citam bibliografias que complementam a leitura.

Para quem gosta de estudar relações internacionais, no âmbito dos países africanos e destes com o Brasil (último capítulo), vale muito a pena a leitura.

Leandro.Santana 25/07/2023

História da África e dos africanos - Paulo Fagundes Visentini - Editora Vozes
Paulo Visentini é um respeitado professor de relações internacionais e já li alguns livros seus. Destaco “O Grande Oriente Médio”, que detalha essa rica e conturbada região.

Em “História da África e dos africanos” não é diferente. O livro apresenta vários aspectos do continente, desde as etnias dos povos que habitam aquelas terras até as políticas recentes do Brasil com seus parceiros africanos.

O livro é muito rico e, na minha opinião, uma leitura muito importante para todos os brasileiros. A pobreza e os conflitos africanos são consequências diretas de séculos de exploração e violência.

A condição dos descendentes de africanos traficados para o Novo Mundo também decorre de políticas europeias racistas descritas no livro.

Felizmente, a governança do continente tem melhorado, mas o caminho a ser percorrido ainda é longo.

Magno.Macedo 19/07/2019

Ótimo livro para entender a história da África e suas relações antigas e ataisis, com os demais países do globo
Ótimo livro, explica de forma resumida a história da África ,da suas diversidade linguística, formação dos diversos paises.
O livro e bem didático, trás vários mapas para ajudar a entender os temas abordados, e faz um preâmbulo das relações dos seus colonizadores, e da relação África Brasil.

Camila.Nunes 28/12/2023

Livro acadêmico sobre história do continente Africano
O livro tem o intuito de fazer um grande apanhado acadêmico da história da África. A narrativa é direcionada a academia e trás bastante referências para pesquisa. Ao final, a leitura fica mais interessante, no meu ponto de vista, pois trata das relações Brasil - África (Relação Sul-Sul) e os relatos ficam mais familiares. No entanto consegui entender e assimilar informações que não tinha. Mas indicaria para estudiosos da área de história, mais especificamente de história do continente africano.