Como a água do rio

Como a água do rio Ademiro Alves de Sousa

Resenhas - Como a água do rio

Gian 06/06/2023

Surpreendeu
Não conhecia o autor e sua trajetória, mas a leitura deste livro me fez ter curiosidade em conhecer os outros livros que ele escreveu.

Winner 04/03/2023

Resenha reeditada após 10 anos, atualizada mas sem a perca das informações da época.
Em 2013 recebi um maravilhoso presente do amigo Matheus Pensador. Sim, era o livro "Como a água do rio" e autografado! Que felicidade, além de ser presenteado por um grande amigo com um dos melhores presentes pra se dar, ainda da história de um cara que mora no meu bairro e autografado! Que emoção! Me surpreendi muito, mas a história do Fernandinho Beira-Mar foi incrível, jamais imaginava um cara como ele, com prazer pela literatura! Veja como somos preconceituosos...
Porém, o que me surpreendeu foi ao chegar na escola e sempre a galera perguntar "-Que livro você está lendo?" e eu logo falei: "-Esse livro conta a história do Sacolinha, o Ademiro Alves, ele mora lá perto de casa! Embora não o conhecia pessoalmente à época, mas sempre que passava em frente a sua casa, me admirava com o portão com poesias e nomes do livros grafitados". Eu comecei a ler e ia contando pra galera várias coisas que aconteceram com você e eles falavam que não era possível existir um autor em Suzano, que quem era de Suzano não poderia ser reconhecido fora daqui, que é cidade pequena e muitas outras coisas e só acreditaram, quando eu deixei eles verem o livro com o autógrafo e leram vários trechos que falavam de coisas que o autor participou, realizou e/ou fez em Suzano! E a galera começou a criar uma perspectiva nova! Logo começaram a pensar "Poxa, é possível nós termos um futuro legal. É só acreditar, correr atrás e lutar" e muitos dos meus colegas de classe hoje valorizaram nossa cidade por ter um autor e viviam comentando para mais pessoas! Indiquei-os para ler o livro e conhecer também as outras obras. Essas que eu também tinha muita vontade conhecer e anos depois estou maratonando!

site: https://escritorsacolinha.com/produto/como-a-agua-do-rio/

Andréia Sk 02/05/2013

Um Movimento, Uma História, Uma Vida
Este livro chegou em minhas mãos por acaso. Li a contracapa e falava de Livros e Leitura. Uma biografia. Fiquei curiosa para entender a relação do título com uma biografia, com Leitura... comecei a folhear... e daí não parei mais. O Autor vai contando sua vida, ligando um Movimento a outro, numa sequencia digna de filme de ação e suspense. As pessoas falam tanto em incentivo a leitura e que ler se começa desde cedo... mas Sacolinha prova que nunca é tarde pra começar a ler, que ler é uma paixão que não tem volta. E o que mais me identifiquei: quando você lê, não basta ler: você precisa comentar com alguém, precisa contar o que aprendeu, precisa compartilhar. E é nesse sentido que apresento este livro para os Leitores do Skoob: vocês vão se identificar automaticamente com a História de Vida de Sacolinha. Porque não há como ficar indiferente com a Luta de uma pessoa em levar a Leitura adiante, compartilhando e disseminando o que se aprende. Boa leitura!