O Caso da Escola Chatham

O Caso da Escola Chatham Thomas H. Cook

Resenhas - O caso da Escola Chatham

Simone de Cássia 10/03/2021

Gostei do primeiro livro que li desse autor (Folhas caídas) e resolvi ler esse aqui. Me encantei novamente pela forma encantadora que ele tem de expor os sentimentos que habitam em nós e que governam nossos relações interpessoais. A história vai sendo contada através de lembranças do protagonista e aos poucos vamos tomando conhecimento da tragédia que se abateu na vida dos personagens. E mais uma vez o foco não é a tragédia em si, mas a sua construção...como uma tempestade que vai se armando. Só que tem um trem estranho... parece-nos que sempre fica faltando uma peça do quebra cabeça. E é verdade! Essa tal peça só é revelada nas últimas páginas, dando o golpe fatal na arrogância humana. A gente sempre achando que sabe tudo ...jeito sofrido de descobrir que não... Excelente livro!
Riva 10/03/2021minha estante
Saiu da maré ruim né, amiga?!?!

Simone de Cássia 10/03/2021minha estante
Se durar, tá bom... rs rs rs

Riva 10/03/2021minha estante
Eis a questão - kkkkkk!

raindrops 07/01/2009

Um dos livros mais surpreendentes que já li. Mostra com detalhes incômodos os relacionamentos familiares e humanos. Personagens muito bem trabalhados, um enredo que prende desde o início e um final transtornante que o deixará pensando por muito tempo.

Merece ser lido com atenção.

otxjunior 10/08/2012

O Caso da Escola Chatham, Thomas H. Cook
Como um evento isolado, fruto de uma mente jovem e romântica, pode alterar o destino de tantas pessoas? Essa também poderia ser a premissa de um dos meus livros favoritos: Reparação, Ian McEwan. Portanto, tinha tudo para gostar d'O Caso da Escola Chatham. Mas, a maneira como o autor trabalha este ótimo tema foi o fator que justificou minha avaliação.
Por meio de flashbacks passamos a conhecer os eventos que compõem o nebuloso "caso da Escola Chatham". Henry Grinwald, na época apenas um garoto, volta ao sofrimento do passado, recuperando pouco a pouco o que de fato ocorreu, já que mesmo depois de muitos anos o caso continua enigmático e Henry é o único que conhece todos os detalhes.
O romance é muito descritivo e, particularmente acho que Thomas H. Cook abusou das figuras de linguagem e vícios. Por exemplo, grande parte dos capítulos terminam com um trecho que antecipa -minimamente, diga-se- a tragédia, o que na minha opinião serviu de anti-clímax. E até chegarmos ao desfecho (até bem satisfatório), passamos por dois terços do romance pouco interessante e por vezes frustrante. A impressão que dá é que o tema merecia um melhor tratamento.

Elias Maia 02/08/2012

Sobre "O Caso da escola Chatham"
O Caso da Escola Chatham é um livro interessante mas não tão simples , às vezes seu estilo de escrita cansa o leitor. É um livro intrigante , de certa forma , mas por outro lado é um pouco previsível pois vai criando no leitor uma expectativa de que algo vai acontecer em torno da Srta.Channing.Ao longo do livro o leitor vai descobrindo as nuances do que se passava na pequena Chatham através dos olhares de Henry,o filho do diretor da Escola Chatham . Com base no enredo e na história o livro poderia ter sido melhor escrito , por vezes acaba sendo de leitura cansativa e um pouco frustrante .