Carne e Sangue

Carne e Sangue John Harvey

Resenhas - Carne e Sangue

Alline 04/12/2022

História angustiante
A obra nos leva a acompanhar intensamente as angústias vividas pelo ex-investigador Frank Elder, que vive atormentado por casos do passado.
A história é bem desenvolvida e permite conhecer bem o ambiente e nos envolver na trama. Apesar disso, acho que demora um pouco para engrenar na parte mais interessante e depois vai tudo meio rápido demais. No entanto, é uma boa história que acaba surpreendendo o leitor.

Berenice.Thais 27/05/2023

Padrão
Achei um livro demorado. Com uma história complexa mais com uma execução arrastada e depois que terminei soube que tem continuação.

Fernando 04/06/2018

O lado ainda mais sombrio das trevas
As histórias sobre seriais killers sempre rodearam os campos da literatura. Seja em livros, filmes, HQs ou jogos, a gama de narrativas onde psicopatas assassinos são o cerne da questão nunca saiu de moda. E em “Carne e Sague”, essa abordagem literária ganha uma profundidade ainda maior.
A maneira como a história se desenrola é incrível. Sempre existe um clima pesado no ar, e é deixado bem claro que nenhum personagem está 100% seguro. A seriedade sobre tudo que é narrado transborda aos litros pelas páginas. E isso é bom. Muito bom!
Frank Elder é um investigador a parte. Carismático ao seu jeito, representa toda a angústia e sequelas de alguém que trabalhou durante anos no ramo criminal. O ar depressivo e sério que o personagem possui são a cereja do bolo da história. Acredito que sem Frank Elder e sua personalidade solitária, a narrativa não teria o mesmo peso dramático.
O clima lúgubre de inverno no interior da Inglaterra é outro ponto alto e que enfatiza a solidão que é a vida de cada personagem.
O livro, além do mais, levanta assuntos pesados e mostra ao leitor quão vulnerável estamos diante da violência e do sistema falho do poder jurídico. Libertar um assassino cruel por bom comportamento poderia ser um absurdo narrativo se não ocorresse da mesma forma na vida real.
O zelo pela família também é colocado na mesa como assunto a ser refletido, assim como o temor em perder quem tanto amamos. A história deixa claro que estamos sempre a mercê do perigo, assim como os personagens de John Harvey. No final, o mundo real não é muito diferente do mundo de “Carne e Sague”. E isso seria engraçado se não fosse trágico.
Leitura recomendada!

Ricardo Tavares 30/01/2017

Bom livro. No início a trama é um pouco arrastada. Esse é o segundo livro que leio do autor. Por um equívoco de minha parte, li o segundo publicado no Brasil antes do primeiro (Cinza e osso). Essa é mais uma história do detetive aposentado Elder, que se passa no interior da Inglaterra, na zona rural. Quando um dos assassinos de um antigo caso de Elder é solto e outra jovem aparece assassinada, o policial aposentado resolve investigar o criminoso e outros casos antigos relacionados. É uma história envolvente, que toca também no drama das famílias que têm filhos assassinados ou desaparecidos. A lamentar que haja poucos livros do autor publicados no Brasil. Tomara que a Record ou outra editora publique os outros livros desse grande escritor.
Ricardo Tavares 19/02/2017minha estante
A história é boa, no entanto, demora para deslanchar e ser concluída. O desfecho é bom e deixa o gancho para o livro seguinte de John Harvey: Cinza e osso. Essa é uma história onde o perfil e o controle do detetive são revelados com crueza e sem sutilezas. Merece 4 estrelas, pois a trama é bem desenvolvida, mas a história não precisava ser tão longa, umas 300 páginas já daria para contar a trama, sem nenhum prejuízo.

Ally Kay 04/10/2021

Cansativo
Demorei para finalizar o livro por ser uma leitura cansativa, um desenvolvimento muito parado no começo; alguns personagens não foram bem desenvolvidos, mereciam uma atenção maior.
O livro possui algumas problemáticas, tais como racismo, homofobia e etc, torna a leitura um pouco chata, pois são tratados como algo normal.
No geral, o livro é bom, o plot Twist é surpreendente, algo inesperado pois a história acaba ganhando outros rumos mas, alguns pontos ainda são maçantes, complicados de serem lidos.

P.S. Esperava um final melhor para o relacionamento do Frank.

Ju 05/12/2021

Fascinante
Uma leitura fácil, uma história que te prende. Um final bom.
Gostei mt do livro do começo ao fim.
O autor soube fazer com que o leitor queira ler até o fim para saber oque aconteceu com Susan.