O Aprendiz de Assassino

O Aprendiz de Assassino Robin Hobb

Resenhas - O Aprendiz de Assassino

Levovitch 13/04/2024

Uma fantasia intrigante sobre um bastardo que é entregue a corte. O enredo é narrada em primeira pessoa pelo próprio protagonista, Fitz, que conta sua história desde quando foi aceito como bastardo do príncipe Chivarly.

A história é muito bem escrita, com personagens intrigantes e muito carismáticos, e alguns bem odiosos. O enredo é lento em acontecimentos, não que seja algo ruim nesse livro, onde todos pequenos acontecimentos na vida de Fitz são interessantes e importantes para seu desenvolvimento.

O ato final foi um ponto de virada na história de Fitz, onde tivemos eventos importantes que influenciaram o futuro da história, com momentos incríveis e um final que nos leva a querer mais e mais

Thaina271 05/04/2024

Chorei apenas, que dor.. leiam ?
"Os homens não sofrem a perda de um ente querido do mesmo modo que os cães. Mas nós a sofremos por muitos anos."
Confesso que achei o começo bem parado e repetitivo, parei de ler por um bom tempo mas resolvi dar uma segunda chance e o final... me destruiu de um modo que me fez querer mais, precisoooo dos outros livros ? me lembrei muito da minha falecida cachorrinha... partiu meu coração ??

Paulo 05/04/2024

Homem do rei
?Como eu posso saber o que vou fazer até que tenha feito? Como posso dizer??

Uma incrível história ambientada em uma época medieval. Um ótimo livro pra quem gosta de fantasias.

amorime_ 01/04/2024

Um bom começo
Como a péssima leitora de fantasia que sou, eu demorei para entender o que estava acontecendo nesse livro - não pela escrita da autora ou construção do universo, eu que sou burra mesmo rs.

Apesar das minhas dificuldades, quando me acostumei com o universo, eu mergulhei demais na história. Era quase como se eu conseguisse sentir o cheiro do castelo, do mar, do estábulo. A autora tem uma escrita descritiva mas que não é cansativa, é imersiva e prende a atenção do leitor.

Além disso, gostei dessa coisa de "filho bastardo", rejeitado por tudo e todos, mas que descobre ter um 'dom útil'. Estou curiosa para saber como o personagem vai lidar com a Manha e com os demais desafios que vão surgir. A dinâmica entre os personagens também é interessante, a trama política é necessária... enfim, é uma ótima introdução para um universo, tem tudo para ser uma ótima triologia!

Alexx 31/03/2024

Que sabor
Essa obra foi muito confortável para mim,ela me ajudou a dormir e me motivou a ler mais,o ritmo do início não é tão claro saber quais são os conflitos principais,mais quando aparece me lembra muito séries de televisão,como se eu estivesse vendo as coisas acontecerem.Acho difícil não comparar essa obra com O Nome Do Vento,pois a proposta é semelhante,o Fitz é um personagem muito mais realista do que o Kote,que ele é perfeito. Espero continuar essa série ainda.

Carlitos 31/03/2024

Aspirante a George Martin
Essa leitura foi meio conflitantes pra mim, porque ao mesmo tempo que eu estava gostando, eu também estava achando maçante.

A autora escreve muito bem, e construiu tanto o universo, como os personagens, com excelência. Mas eu acho que a autora pesou muito a mão na parte de descrição de detalhes. Chegou um momento em que eu já estava cansado de contar páginas e páginas que só tinha bloco de texto sem nenhum diálogo e, infelizmente, isso me trouxe um sentimento de exaustão durante a leitura.

Em contra ponto, a história é muito interessante, tem muitos elementos sutis de magia que deixa um gostinho agridoce. É uma história com bastante política que, na maioria das vezes, não me incomoda.

A história é muito boa, com uma contrução incrível. Mas, não entendo o porquê da autora pesar tanto a mão em detalhes tão irrelevantes.

NicolasSouzaSC 19/03/2024

Fitz sofreu mais que a Juliette
Sempre vi muito hype na narrativa da autora e mesmo indo com expectativas altas, não fui decepcionado.

No começo causa um pouco de estranheza a estrutura do texto com poucos diálogos e parágrafos de quase uma página, mas depois que você se adapta a leitura flui rapidamente.

Os personagens são incríveis e te cativam imediatamente, todos os animais relatados são muito vivos e reais, o que para mim é um ponto altíssimo, visto que poucos conseguem usar pets na fantasia com tamanha maestria.

E o que falar de Fitz? Que personagem bom e bem escrito, você torce por ele com todas as forças e fica angustiado com o tanto de mal que o cerca. Os antagonistas são desprezíveis, mas não de modo caricato e sem propósito, faz sentido eles serem tão ruins, se for bem analisado e é credível toda a crueldade apresentada, até mesmo o mal foi bem trabalhado.

Destaco também o Bobo, que sinto que vai ser extremamente relevante ainda e Bronco que é um paizão brucutu emprestado.

No geral, se esse era para o ser o livro mais lento e arrastado das trilogias, estou devidamente pronto para o que está por vir, você me ganhou dona Robin Hobb.

Gabrielebn 17/03/2024

Finalmente li Robin Hobb e não fui desapontada
Em "Aprendiz do Assassino", somos apresentados a um jovem garoto, filho bastardo de um príncipe, cuja jornada se desenrola na corte enquanto ele é treinado nas artes do assassinato. Embora essa frase resuma o enredo do livro, considero que ela seria muito simplista e não captaria toda a riqueza da história. Neste primeiro volume, somos levados a acompanhar a infância de Fitz, desde o momento em que ele é levado para a corte até o que parece ser a metade de sua adolescência.

Fitz começa como um garoto retraído, mas ao longo da narrativa, ele desenvolve sua própria voz e personalidade. As partes em que ele passa por lições de Talento são especialmente marcantes; em alguns momentos, senti uma profunda empatia por ele e desejei poder entrar nas páginas do livro para tirá-lo daquela situação. O estilo de narrativa contribui para manter a história envolvente, com Fitz às vezes narrando eventos futuros e deixando comentários intrigantes que nos instigam a querer saber mais.

A construção do mundo e os aspectos políticos da trama são particularmente fascinantes. É o tipo de história que certamente agradará aos fãs de alta fantasia.

Este foi meu primeiro contato com a obra da autora, e não fiquei desapontada.

Matheus656 15/03/2024

Prato cheio pra empatia. Me fez sofrer e chorar igual bebê!
Eu achando que era só uma trilogia acabo de descobrir que é simplesmente uma saga com 3 f*ckn trilogias ?

De toda forma, O Aprendiz de Assassino é uma ótima introdução para o universo de Fitz. É um livro completo, com arcos bem fechados dentro do enredo e, é claro, com algumas pontas soltas pra te puxar para os próximos livros.

A minha experiência de leitura foi mais lenta, a história se manteve interessante e curiosa, ao passo que não me sugou nem prendeu de início. Não é uma leitura maçante, mas pra mim foi mais pesada. Para fins de comparação, tive uma experiência semelhante com Capitães de Areia, mas, por fazer muito tempo desde que li, não lembro exatamente dessa leitura para apontar semelhanças. Acredito que foram as sutilezas com que Robin Hobb conta a história de Fitz que me fez sentir assim.

Fitz é o bastado do príncipe herdeiro. E como bastardo, ele é odiado por muitos, aceito por alguns e amado por ninguém ? (talvez eu esteja exagerando, mas... ) acredito que a autora expressou muito bem esse personagem, não só com o que foi escrito, mas com o que não foi escrito também). Acontecem coisas e ele vai aprender a matar para ser o assassino real.

O importante é que a autora não tem pressa nenhuma pra contar a história e todas as personagens relevantes pra trama são muito bem trabalhadas.

Os pontos que mais gostei foram toda a trama em torno da Manha (a gente consegue sentir o quão importante é a conexão com os animais para Fitz, embora seja visto como uma maldição), o relacionamento complicado com Burrich e todas as vezes que fui surpreendido.

O ponto que não gostei foi o lance do Forjamento. Puramente uma questão de gosto pessoal. Por ser uma das pontas soltas a ser resolvida no decorrer da história, sei que tem um potencial aí.

Conforme caminhamos pro desfecho, muita coisa é resolvida e descoberta. Se prepare para alguns plot twists no meio.

Você que curte fantasia, um pouco de aventura, traição e ser surpreendido, com certeza vai gostar desse livro!

Eu quero saber mais sobre Bobo!!!!

Vou ler a continuação sim, só não logo em seguida.
thay.oliv 15/03/2024minha estante
Eu acabei descobrindo isso ontem também kkkkk

Lílian 15/03/2024minha estante
Oi, Mathias! Já li os três livros e achei incríveis! Não sabia que tinha outros. Foram lançados no Brasil? Não encontrei nada.

Juliana 14/03/2024

Antes mesmo de começar a ler essa história já tinha altas expectativas, que foi meu desespero em vários momentos.
Por começar pela escrita que imaginei que seria bem rebuscada e a narrativa seria de outra forma, imagina minha surpresa em ler algo simples?
Gosto que os personagens são tão reais que as vezes os amos e os odeio na mesma intensidade, são falhos e isso é bom.
Sofri com Fitz do começo ao fim, nada ao ponto de chorar e me chocar, mas de pensar "como pode um personagem ser tão azarado?", infelizmente só o colocam em enrascada e todas as vezes ele se vê sozinho no final (o que me causa bastante raiva).
As vezes me senti entediada com a narrativa da história, muita descrição e narração de coisas, que sinceramente? Nem faz diferença pra história( me fez pensar em a baixar de mais a nota do livro).
Não me surpreendi com quase nada do livros, pois simplesmente busquei todos os spoilers possíveis enquanto lia( me odeio por isso, pq tem coisas que seriam incríveis de descobrir se já nao soubesse do plot ~Lady Thyme~), já sei que várias coisas que irei ODIAR nos livros seguintes (Molly e Burrich estou falando de vcs). E outra coisa, esse "romancezinho" (do fitz com a Molly) que estou vendo nascer, não me desce nenhum pouco, muito sem sentido, frívolo de mais pro meu gosto.
Sobre os personagens, não achei eles bem construídos, no final sabemos só o básico sobre eles e quase nada de suas personalidades, motivações e etc, o que pra mim torna difícil de serem gostaveis e compreendidos.
(SPOILER:
Robin hobb PARE AGORA de matar cãozinhos inocentes)

Mariana 14/03/2024

O achadinho preferido
Encontrei ele em um sebo enquanto tava viajando na Bahia. Custou 15 reais e a capa era diferente e só depois fui perceber que é um clássico! Gostei muito da história, tem uma riqueza imensa intrínseca às palavras. Queria comprar o próximo no mesmo lugar, porque achei aqui onde eu moro, mas por 89,90 ? Vida de leitor é foda meus amigos, mas é a vida que eu amo e não abro mão. É isso, amei amei amei. Só não dei 5 estrelas, porque o personagem principal possui uma grandeza dentro dele e não percebe isso. Todo mundo vê q ele é especial e abusa da inocência dele o diminuindo. E ELE ACHA QUE MERECE. Passei muita raiva, tive que parar a leitura algumas vezes. Mas ah quando esse garoto ver o valor dele?

Gabs.Almeida 12/03/2024

O livro é muito bem escrito, em primeira pessoa e de começo me prendeu muito bem. Porém do meio pro final foi uma tortura! A host é muito arrastada, literalmente nada acontece e contar só o carisma dos personagens não segura a história

pedrolucasmr 04/03/2024

Uma excelente e lenta fantasia
O Aprendiz de Assassino começa devagar e se mantém devagar por toda a narrativa. O livro é propositalmente lento, tomando todo o tempo necessário para desenvolver Fitz e sua relação com sua família, seus arredores e as obrigações que seu sangue traz. Robin Hobb não se preocupa em criar uma narrativa rápida, que te pegue pelo colarinho e te mantenha firme e forte até o fim. Ela se preocupa em construir tijolinho a tijolinho a evolução de Fitz como personagem, de pôr grão a grão a sua relação com o mundo nas páginas do livro. E isso é, ao meu ver, o motivo deste livro ser tão bom.
A construção lenta permite que você se apegue ao personagem, te dá o tempo e os motivos para isso. Nenhuma das atitudes de Fitz, por mais inocentes que sejam, é solta na narrativa, você sabe o porquê de ele fazer o que faz, você entende os motivos dele, mesmo que não concorde com suas ações. Fitz é um EXCELENTE personagem, assim como Burrich, Patience e todos os outros. Se mais nada, leia este livro pelos seus personagens incrívelmente construídos.

Quanto aos outros pontos do livro, em grande parte tudo é muito bom. A construção de mundo é excelente e imersiva, fazendo sentido durante toda a narrativa e balanceando bem a apresentação de novos conceitos e a exposição de informações com a introdução de mistérios e pontos de interesse. O sistema de magia é interessante e, embora pouco explorado nesse primeiro volume, trás muitas possibilidades futuras. A narrativa é fluída e bem construída, sendo extremamente focada nos personagens e encerrando muito bem, fechando o livro ao mesmo tempo que deixa o terreno preparado para as sequências.
A prosa de Hobb é um dos pontos mais fortes deste livro. Ela escreve MUITO bem, em alguns momentos me peguei parando e relendo um parágrafo ou página novamente, simplesmente pela beleza ali contida.
Tematicamente o livro é forte e lida principalmente com a solidão e suas consequências. Em muitos momentos vamos ter cenas mais introspectivas de Fitz, sobre como o protagonista se sente e sobre como os acontecimentos da narrativa o afetam. Veremos, inclusive, esses momentos mesclados com outros acontecimentos de forma fluída e funcional, o que torna a leitura ainda mais rica.
O único pequeno defeito do livro, ao meu ver, é que algumas cenas poderiam levar mais tempo, ser mais longas e detalhadas. Senti que em um ou dois momentos o build up para um acontecimento acabou sendo melhor do que o acontecimento em si, que correu muito rápido.

No fim do dia, O Aprendiz de Assassino é uma leitura obrigatória para quem curte fantasia, não deixando nada a desejar em comparação com outros grandes títulos.

Emmy.Oliveira 03/03/2024

Livro Okay
Foi minha primeira ficção e achei bem okay, a história é boa e tals, mas nada muito impactante. Vale a pena ler