O Aprendiz de Assassino

O Aprendiz de Assassino Robin Hobb

Resenhas - O Aprendiz de Assassino

Allison 07/12/2023

Personagens nem um pouco cativantes acabam afundando uma trama que ganha o seu brilho no apagar das luzes
Com o ritmo imposto pela autora para esta obra era necessário que ao menos o protagonista fosse minimamente interessante ou carismático, infelizmente aqui não é o que eu encontrei.
Para piorar o elenco de apoio consegue ser ainda mais sem sal que o protagonista, sendo que, nem ele como narrador consegue apresentar qualquer carisma dentre as dezenas de animais (racionais e irracionais) que o cercam durante este período de sua vida.
Sendo assim a narrativa é extremamente tediosa, pois por ser uma historia mais voltada para as tramas politicas dos reinos, deixando muito para segundo, até mesmo terceiro, plano as clássicas disputas de espadas era necessário que os fios condutores (nesse caso, os personagens) funcionassem.
É uma pena pois lá para o final, final mesmo quando a trama dos monarcas passa a ganhar os holofotes, esquecendo a modorrenta narrativa de Fitz, o livro ganha uma encorpada, porém, faltam 50 páginas quando isso acontece. O que parece na verdade é que esse livro funciona bem quando se lê a trilogia, como livro único é bem fraco.

JP Schneider 28/11/2023

Fitz lenda. Muito melhor do que eu esperava
Bem melhor do que eu esperava. Comecei sem saber nem a sinopse, e toda a história me surpreendeu, pensava que seria mais pro lado infantil, mas pelo contrário.

O começo do livro me lembrou muito do primeiro livro de Ordem dos Arqueiros e de Aprendiz de Mago. Nesse aqui temos Fitz, que como o nome do livro já diz, é um aprendiz de assassino, mas acaba que ele faz de tudo um pouco, e ainda aguenta as chacotas por ser bastardo.

Toda a história é muito bem construída, há bastantes personagens, e todos muito bem construídos. A ambientação também não fica atrás, e gostei que a autora nomeia de formas simples os lugares e os personagens. Onde os nomes são dados pelas características do local ou pessoa, achei bem diferente isso.

Fitz sofre, por ser bastardo e pelas tarefas que impõe a ele. Mas consegue tirar de letra tudo o que faz, só deu mole com a Moli kkkkkkk

Quando o Príncipe Majestoso apareceu, já sabia que era recalcado kkk tinha inveja dos irmãos pelo Talento que os dois tinham, mas não esperava que ele planejasse a morte dos irmãos. Não duvido nada que ele tenha matado o Cavalaria antes. Esse cara ainda vai dar problema.

No geral, não esperava uma história já complexa no primeiro livro, com ótimos personagens. Porém esse livro foi mais do aprendizado do Fitz. Agora que ele já entende as coisas, e com o corsários atacando o reino, Majestoso tramando contra o irmão, vamos ver o que nos espera no próximo livro, que é bem extenso por sinal.

Barb @soueubarb 12/11/2023

Uma história que vai sendo construída no coração
O tanto que eu amei essa história não tá na conta ?? bem escrita, com personagens cativantes e um enredo delicioso. Para quem aprecia uma fantasia esse livro é indispensável! O único ponto negativo é que às vezes o livro se torna um pouco prolixo, então eu daria 4.75. Estou curiosa pela continuação.

Larissa.Dias 07/11/2023

Curiosa pelo que vem
Aqui acompanhamos a infância e adolescência do Fitz o filho bastardo do príncipe herdeiros. Muita coisa acontece durante esse período , o livro não tem muita ação ou melhor dizendo, ele não é frenético. Gostei bastante da história , queria que tivesse mais explicação sobre a manha mas talvez isso venha só nos próximos livros ?senti muita dó do Fitz. Enfim recomendo

Mateus 30/10/2023

Muito bom!
Uma história bem diferente e um mundo com muito potencial a ser explorado! Vários personagens interessantes e muita trama mágica e política! Certamente me deixou curioso para ver o restante da série.

Obs: Só não dei 5 estrelas pois, apesar de ser muito bem escrita, a narrativa parece extremamente arrastada em certos momentos.

Lucsaulykos 29/10/2023

O começo de um épico
Apesar de começar lento e um tanto arrastado, a história te apresenta coisas que te prendem, fiquei muito curioso pra saber como tudo ia se desenrolar. Uma história, em que boa parte a gente vê o Fitz sendo odiado de graça e rejeitado de graça pelo ?erro? do pai, você fica curioso se vai ter uma história de redenção aqui, mas aparentemente, ela nunca chega. Sorte a nossa ?. Vale a pena.

"A MANA SABE LER" 23/10/2023

"Classificação do 64° Debate"
? O aprendiz de assassino

Deza 3.5 ? (abandonei em 32%)
Leila 4?
Ana Karolina 4?
Erika 4?
Cams 4 ?

Sophia1293 06/10/2023

Diferente do que achei que seria
Aqui conhecemos o protagonista ainda muito jovem e acompanhamos sua infância e adolescência. Geralmente gosto desses livros, o que aconteceu nesse caso foi que eu esperava um livro com mais ação e fantasia, ao invés disso, O Aprendiz de Assassino é muito mais focado nos pensamentos do personagem, pelo menos no primeiro volume.

A ambientação e o contexto têm tudo pra ser uma fantasia épica do melhor tipo, mas acho que a autora entregou muito pouco do universo aqui no começo, uma decisão que gostei a princípio, porque aparentemente é uma saga que vai crescendo com o passar dos livros.

Estou ansiosa para ler as continuações, acho que vão superar muito esse primeiro.

Caroline 01/10/2023

Uma boa leitura
Este é um livro para ler com calma e aproveitar cada capítulo. Não tem grandes acontecimentos, mas é uma história muito bem contada do início ao fim

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 26/09/2023

Meu primeiro contato com a autora e já foi sensacional. estava com saudades de uma fantasia que me fizesse ficar fissurada no mundo.

Vinicius 23/09/2023

"Fitz finda a faísca asfixia banhabasta"
No livro:
- tem amor a pet;
- bastardo gente boa;
- jornada do herói;
- "protagonismo pé no chão ";
- diálogos que eu realmente diria/pensaria;
- plot de plot;
- personagens secundários cativantes;
- vilão se f@d&nd0;
- questões morais x pessoais;
- trama envolvente;
- escrita fluída;
- comidas descritas de maneira apetitosa;
- bobo da corte;
5 estrelas ctz, pae. Só vai!

Ana Barbalho 18/09/2023

Nesse primeiro livro é contada a história do Fitz desde os 6 aos 15 (?) anos. Algumas situações parecem ser relatadas de modo um pouco superficial, mas considerando que ele é o narrador creio que faz muito sentido que sua perspectiva inocente e inexperiente reflitam no texto deixando a história mais "leve".
Apesar da fluidez do texto, alguns temas pesados são abordados e esse jovem não para de sofrer um segundo! Acredito que nos próximos 2 volumes com Fitz já mais maduro, os temas sejam mais bem analisados e narrados por ele.
Ótimo início pra a fantasia épica, pois me fez amar e ficar preocupada e realmente me importar com o personagem principal e com alguns dos secundários também.

Carlos_Junior 17/09/2023

Melhor livro que li de 2023
Esse livro me pareceu um pouco com a idéia do livro "o nome do vento", sao histórias diferentes eu sei. mas a idéia de pegar um personagem desde sua infancia, e ve ele passando por um monte de desafios, sofrer pra caramba, e assim ele vai evoluindo e tal... e o livro basicamente é o próprio fitz (personagem principal) contando a história. super recomendo...!!

suellem 17/09/2023

O aprendiz de assassino
Flitz tem 6 anos quando o avô o entrega ao capanga do rei, dizendo que não tinha mais como cria-lo e que ele era filho do príncipe . Porém, o pai não pode assumir a criança e assim ele acaba sendo criando pelos homens do castelo .
O menino tem o dom da manha que faz com que ele consiga se conectar com os animais , porém , esse dom é proibido e perigoso ao redor dos castelos . O dom do talento é ensinando as pessoas de alta classe , que é um dom parecido com o da telepatia.
Vamos acompanhar flitz desde a sua infancia , até a vida adulta . E vê como ele se desenvolve e aprende coisas novas, descobre mais sobre si mesmo e sobre as pessoas a sua volta.

Gostei bastante da leitura . É uma história envolvente e bastante intrigante . Daquelas que prende do início ao fim. Achei que o livro é uma grande introdução com muitos acontecimentos ao mesmo tempo e espero que esse acontecimentos se resolvam ao longo dos outros livros.
A edição da suma deixa muito a desejar, espaçamento, letra . Mas a história vale super a pena .