O Aprendiz de Assassino

O Aprendiz de Assassino Robin Hobb

Resenhas - O Aprendiz de Assassino

Erick Macedo Pinto 16/07/2023

Te ganha com o Talento
Tags de recomendação: ficção; fantasia; alta fantasia; magia; épico; fantasia épica; aventura;

Contando a sua história, de sua família e, consequentemente de Seis Ducados (região onde se passa a história), em "O Aprendiz de Assassino" vemos o bastardo FitzCavalaria Visionário contar, sob o seu ponto de vista mais velho, os seus primeiros anos dos quais ele tem algum tipo de recordação. Começando pelo seu abandono por parte da família materna (ele não conhece o pai, o príncipe herdeiro Cavalaria), seu acolhimento na corte real pelo seu avô paterno e tios até chegar ao seus primeiros passos na função de assassino da corte (pessoas treinadas nas artes de cometer assassinatos nas formas mais adequadas possíveis e adequadas para as ocasiões e que servem ao rei).
Mesmo com um mundo amplo, a autora resolveu concentrar esse primeiro volume em poucos locais, mas por conta de pequenas descrições no início de cada capítulo somos apresentados ao passado de Seis Ducados e informações que o próprio Fitz solta aos poucos ao contar sua história (recurso recorrente dele), temos um breve vislumbre sobre locais ainda não explorados na história.
Como Fitz que vamos conhecendo é bem jovem (começa a história com cerca de 6 anos), vemos como ele vai crescendo, aprendendo e dominando habilidades, errando muitas vezes nas suas escolhas, fazendo amizades e criando laços num local envolto em poder, política e tramas que nem sempre estão claras para um jovem, mas que ao longo da história ele vai adquirindo mais experiência e maturidade, lidando melhor com elas. E a formação, características dos personagens, formas como pensam e agem e como se relacionam é o grande destaque da obra. Todos possuem alguma importância para a história em si, e têm os seus momentos de brilho, ou para o Fitz.
A magia também está presente na obra. Desde o início, com habilidades que aos poucos vão sendo contadas, explicadas (o jeito Fitz de dar a informação no momento dele), mas ganhando mais destaque com o avançar dos capítulos.
Deixando muitas pontas soltas para os próximos volumes: sobre o passado de Fitz, a ameaça dos Salteadores dos Navios Vermelhos, como ficará a situação de Fitz na corte após os acontecimentos do final deste primeiro volume e também o futuro de outros personagens misteriosos ou queridos; o início da Saga do Assassino nos brinda com um ótimo primeiro livro de uma história com um ritmo próprio que vai te tocando aos poucos até você ceder ao prazer de uma boa trama, assim como o uso do Talento.

GuisoloGui 14/07/2023

O aprendiz de assassino, um belo início
Como todo livro de fantasia você inicia a leitura com desconfiança, buscando se adaptar às regras do novo mundo. O aprendiz de assassino não tem o problema inicial que muitos livros dessa temática têm, o início de forma lenta que estabelece as regras e mitologias daquele mundo. A leitura é fluida pois é um livro bem escrito, particularmente não achei o livro travado como alguns.

Seu sistema de mágia é único e os nomes de cada personagem transmitem sua essência, por isso acredito que a melhor leitura seja a das edições mais antigas da Leya que traduzem os nomes para o português, as novas edições optam por deixar a escrita dos nomes em ingles, o que se torna um entrave para a apreciação total da obra caso o leitor não tenha o domínio desse idioma.

O enredo é cativante, com uma trama original e intrigante sobre os "forjados" que lançam uma nova roupagem ao velho plot "o reino está sedo invadido por bárbaros, o que fazer?". Ao mesmo tempo temos uma série de tramas e subtramas sendo tecidas em diferentes frentes, o amor juvenil, o não-lugar de ser um bastardo real e claro, como o nome do livro já entrega, ser treinado como o assassino do rei.

Por fim, segue o alerta, esse livro é agridoce não espere soluções fáceis e muito menos superações de traumas sofridos pelo protagonista, ele não é o rambo que sofre 25 facadas e no dia seguinte já está recuperado, seus traumas limitam a ação do protagonista. Mas notem que quando falo agridoce, NÃO estou querendo me referir a um livro trash adulto com violência, muitas vezes desnecessária, como a Corte dos Espinhos, estou me referindo a uma leitura que não opta por soluções simplistas e necessariamente felizes.

Apreciem essa obra, certamente é uma das melhores obras de fantasia que já li.

ephemelis 10/07/2023

De tirar o fôlego
Eu nunca mais tinha me viciado num universo dessa maneira, mas vamos por partes.

a autora traz aqui um universo fantástico organizado em um reino com Seis Ducados, contando a história a partir do ponto de vista do Fitz, filho bastardo do então herdeiro do trono, Chivalry. e como toda boa história de monarquia com bastardos, ele é tratado de maneira diferente, mas aqui ele tem uma função especial de, veja só, ser aprendiz de assassino e provar sua lealdade ao rei, em meios aos conflitos com Salteadores misteriosos.

demorou umas 150 páginas para eu me acostumar com os nomes em inglês e com a escrita peculiar da autora, mas eu não me arrependo nenhum pouco do que li e imediatamente já peguei o segundo livro pra ler.

Edson 13/06/2023

O APRENDIZADO DE UMA VIDA!
Não me arrisco a dizer muito sobre o final desse livro. Mesmo porque, ele não termina aqui. Nem ele, nem muito menos o seu sucessor. Pois, trata-se de uma trilogia. Ainda assim, me atrevo a dizer que, este primeiro livro da Saga do Assassino foi realmente sensacional. A história é muito bem construída, os personagens são muito bem construídos. O "Garoto" é simplesmente fantástico! Bronco, Breu, Veracidade, o Rei Sagaz...Enfim. Foi um prazer enorme ter chegado até aqui. Espero muito, que os outros livros da Saga tenham esta mesma força. Que assim seja!

Ma$$iel 10/06/2023

O tempo todo que eu estava lendo lembrei da música ?soldier, poet e king ? e o Fitz tá ali entre o soldado e poeta. Ansiosa pra ler a continuação.

Rebeca.Souza 04/06/2023

Fitz, posso te abraçar?
Atualmente, Robbin é a minha escritora de fantasia preferida. Por meio de um ambiente de reinos bem construído, a escritora nos faz acompanhar a história de um filho bastardo da realeza, desde sua tenra infância até o quase fim de sua adolescência, a narrativa toda é uma espécie de recordação do próprio personagem, que já idoso, escreve sua jornada de vida. Este é o primeiro livro de três da chamada " Saga do assassino", acredito que nunca conheci um personagem tão solitário quanto Fitz, em vários momentos da narrativa consegui sentir a solidão e depressão do personagem principal que simplesmente não tinha ninguém e nenhum lugar para chamar de seu, precisando superar todos os seus desafios com migalhas de afeto e algumas válvulas de escape (fiquei o livro inteiro querendo dar um abraço nele). Além da história do próprio Fitz acompanhamos a crescente decadência do reino em que vive e ascensão dos chamados Forjados, pessoas ocas e psicopatas que ameaçam a segurança de todos e vem crescendo em quantidade. Estou muito ansiosa para ler os outros livros, ansiando, que ao menos, Fitz consiga ter um final, se não feliz, pelo menos pacífico.

Italo139 02/06/2023

O classico do heroizinho que rouba dos ricos e da aos pobres muito bom esperto e rapido ele top e tipo o arqueiro da marvel kkk

Gabriel.Paschoareli 28/05/2023

Bom livro, mas
A história é um pouco lenta, o livro só melhora nas últimas 50 páginas, onde a trama fica frenética, só não é 5 estrelas pela divagação da autora.

Giovana.Cirino 24/05/2023

Um Ótimo Começo
Esse primeiro livro foi um começo excelente para a saga, com personagens muito bem construídos e complexos, todos interessantes e com personalidades próprias e bem definidas.
Mesmo estando no primeiro livro, já da para ter uma ótima ideia do quão amplo é esse universo, tudo muito bem ambientado e construído, da vontade de conhecer mais até mesmo sobre a história de geografia de todos os reinos citados.
Muita política, intrigas e traições, ficamos sempre ansiando para saber oq acontece em seguida.
Em contra partida, foi uma leitura muito lenta para mim, extremamente descritiva, também senti falta de mais diálogos para deixar a narrativa mais fluida, já li livros com o triplo do tamanho em menos tempo, pois a escrita me agradava mais, esse é o motivo para não ter 5 estrelas.
Enfim? pretendo continuar a saga com certeza, ansiosa para ler todo o futuro do Fitz.

kai ribeiro 21/05/2023

O livro é narrado como se fosse uma lembrança, em algum momento no futuro Fitz resolveu narrar a sua história, e confesso que isso me confundiu bastante no começo do livro.
Como qualquer livro de fantasia o universo é muito grande, o que torna difícil de entender se você não estiver prestando total atenção.
Eu gostei do livro, é uma boa história e os personagens são legais, mas infelizmente a narração não me deixou aproveitar o livro como deveria, muitas vezes eu não conseguia entender direito o que estava acontecendo.

Beatriz3345 16/05/2023

Flitz não vai parar de sofrer
Essa foi uma leitura muito boa e um diferente do que leio normalmente. O ritmo é lento, mas de um jeito que acompanha o desenvolvimento proposto ao personagem (acho que os fatos narrados no passado acontecem num período de 10 anos mais ou menos).
O relato é em primeira pessoa, e como o personagem principal narra sua juventude, temos algumas pistas e somos informados vez ou outra de um fato que ainda irá acontecer, além de deixar pontas para se imaginar o que aconteceu com Flitz até ele chegar ao estado do narrador no futuro.
O livro dedica uma parte de suas descrições à geografia, organização e costumes nos Seis Ducados, então se você gosta de um mundo amplo que provavelmente será mais explorado no futuro, esse é um bom livro.

O arco principal desse livro tem uma boa resolução, ainda que desenhe as ameaças que ainda precisam ser enfrentadas... Sinto que o destino será mesmo cruel com Flitz algumas vezes mais.

Leilane 12/05/2023

Às vezes eu esqueço o quanto eu amo um livro de fantasia. E esse tem todos os elementos que eu amo. Não é cheio de ação, mas a construção do universo é tão cuidadosa, que dá gosto de ler, mesmo que em alguns momentos seja muito descritivo. Me apeguei tanto aos personagens que já estou com vontade de ler os outros livros da saga. Acho que tem potencial pra estar entre as minhas fantasias queridinhas.