Condenada

Condenada Chuck Palahniuk

Resenhas - Condenada

Clio0 16/06/2021

Releitura de clássicos é algo sempre a ser feito com trepidação, pois a maior parte dos autores está muito mais interessado em chocar do que em oferecer boas histórias.

Palahniuk escreve para chocar, mas sem perder a chance de zombar do leitor, da sociedade, da estrutura de escrita e do que mais lhe dar na telha.

Esse livro é o primeiro volume da saga de Madison, uma garota de treze anos, ainda pré-púbere, morta e habitando o Inferno. Depois desse banho frio, saiba que Madison é a versão moderna de Beatriz, a musa de Dante Alighieri.

Assim como a Divina Comédia, Condenada é uma viagem ao submundo pelos olhos da narradora que é o reverso do espelho da obra original. Onde Dante é horrorizado, temeroso ou deprimido, Madison é apática, aventureira ou alegre. O único ponto em que os dois se encontram é no fato de serem sentencioso: ambos julgam tudo o que encontram e a narrativa é determinada por suas sentenças.

Isso já seria o suficiente para recomendá-lo, mas o autor vai além enchendo de lógica e desprezo a corrente moderna e vazia de bem-estar e política inclusiva. Os pais da própria protagonista são um apontar de dedos para o ex-casal Jolie-Pitt e toda a indústria cinematográfica que lucra com isso.

Não satisfeito, Palahniuk termina esse volume ignorando todas as regras e esboçando o prólogo do confronto Criador-Criatura que só aparecerá na sequência - uma isca óbvia para os leitores, só que dessa vez, bem-vinda.
Humberto Junior 16/06/2021minha estante
Quando eu crescer quero escrever resenhas tão bem escritas como as suas!
Cada resenha (mesmo as negativas) da uma vontade doida de procurar as obras para ler

Mee 21/02/2022minha estante
Amg, vc sabe qual é a classificação indicativa???

Clio0 21/02/2022minha estante
+18

Aymee2 06/05/2014

Me condenem
Eu estava ansiosa.Não, ANSIOSISSIMA PRA CARALHO pra ler esse livro.Já tinha lido no mesmo ano Sobrevivente e Clube da Luta, ambos com ótimas criticas naquele jeito Chuck Palahniuk ácido de ser, e esperava muito desse inferno narrado por ele.Em especial porque (finalmente) a personagem principal é uma mulher.

Mas não consegui.

O livro começa muito bem pelo menos nas primeiras 50 paginas onde Madison conta sobre sua vida e as excentricidades dos seus pais.Mas vai se enrolando...enrolando...e então acabei parando na cena onde a personagem principal começa a masturbar um demônio mulher gigante em cima de um brejo cheio de unhas cortadas no inferno.

Eu não sei, mas eu não consigo ver como critica a coisa nenhuma essa mania do Palahniuk de colocar coisas nojentas como lago de esperma desperdiçado.Sim , o autor já disse que gosta de chocar as pessoas, mas chocar com isso? Não sei, me soa infantil.É diferente de por exemplo em Clube da Luta onde mijar na sopa de algum rico num restaurante chique consta como critica.Aqui não.Tudo na narrativa soou meio pueril, me parece que os personagens não foram muito bem explorados e o autor quis ficar em cima do clichê dos colégios dos EUA.Madison não me parece uma menina de 13 anos comum, e sim a ideia que o autor tem do que seria uma menina de 13 anos interessante.

Pode até ser que eu volte a ler um dia pra saber o final.Pode ser também que eu só tenha parado agora porque estou com muitos outros livros interessantes pra ler, mas duvido.Por hora posso dizer que a ideia foi mal explorada.

AH, e eu não gosto de clube dos cinco
vsc bibliotecária 01/11/2014minha estante
Tbm parei nessa parte e desisti.

carlos.sanches.37 15/01/2015minha estante
Faço das suas palavras, as minhas !

Decepcionante.

Carolina2050 03/03/2017minha estante
também achei esse bem fraco (chato pra caramba)... só terminei de ler porque não gosto de abandonar livro

Natasha.Baltore @ceuliterario 07/08/2017minha estante
concordo plenamente! achei esse livro uma bo$ta, finalizei ele por pura teimosia, mas minha vontade era jogá-lo pela janela a cada vez que o via. esse cara devia estar muito chapado quando escreveu isso, socorro! a minha pior experiência com leitura com certeza! desperdício de tempo e de vida ler essa porcaria!

isabelle. 23/05/2021

chuck palahniuk sempre ótimo em te ambientar nas histórias realmente me senti no quinto dos infernos aguentando essa narradora insuportável.

essas repetições sem fim de frases curtas ácidas não ficaram tão legais e ferozes na voz de uma pirralha chata de 13 anos . são só irritantes e fajutas pra caralho

e eu tinha expectativas muito altas pra esse.

05/12/2020

Está ai, Satã?
Li "Condenada" em 2016, quando ainda tinha um gosto bem questionável para leitura (continuo tendo) e lembro de achar incrível. Hoje resolvi dar uma chance ao Chuck e me aventurar pela sua história novamente, pois não me lembrava de nada. Que erro terrível eu cometi! A história é completamente arrastada e não tem um porquê daquilo estar acontecendo, não tem um motivo para continuar lendo, porque simplesmente não acontece nada além de uma criança marrenta andando pelo inferno e se lamentando das merdas que aconteceram e das que não aconteceram. Terrível. Supera, Madison, você está morta.
Carol 06/12/2020minha estante
Tenho receio de reler alguns livros que eu li quando era mais nova justamente por isso kkk

06/12/2020minha estante
nossa carol, sim!!! fiquei decepcionada

Bruna 08/05/2021

304 páginas de loucura
Digamos que Chuck Palahniuk não é um escritor dos mais populares. Seu estilo controverso parece um devaneio enlouquecido que é difícil pensa que alguém sustentaria ao longo de 300 páginas. Palahniuk escreveu também ?Clube da Luta?, mais um clássico dos contos psicodélicos. Confesso que para mim é um pouco ?demais?, prefiro alguma coisa mais factível, mas vale a experiência da leitura e como a imaginação as vezes não tem limites e pode virar uma obra literária.

Rafael.Tadeu 16/10/2023

Eu nem sei o que esperava desse livro,mas ele entregou menos do que o mínimo kkkkk

O livro todo é uma grande crítica social sobre céu/nferno/terra ,o bem/mal,viver/morrer escrito de forma irônica e bem humorada,mas praticamente não entrega história nenhuma,as coisas vão acontecendo,sem necessidade de acontecer ou não,e críticas engraçadinhas vao sendo trabalhada,mas que não precisariam exatamente desse llivro pra isso,poderia ser qualquer outra personagem ou outra história.

Simplesmente um livro que vai do nada pra lugar nenhum,até pq em momento algum tb foi prometido ir a algum lugar.

Bruno 23/10/2014

Condenação foi terminar este livro
Chuck Palahniuk tem um grande nome, isso é fato. Escreveu Clube da Luta (excelente livro), Sobrevivente (decepcionante no começo mas com uma ótima história), entre outros. E agora, o seu mais novo, Condenada. A história a princípio parecia ser interessante: uma garota de 13 anos no inferno, muitas piadas ácidas poderiam vir disso. Mas não.
O livro é EXTREMAMENTE chato, com repetições desnecessárias de fatos já esclarecidos e com uma enrolação enorme. Uma das coisas mais irritante do livro é quando Mandy Spencer diz: sim, eu conheço a palavra X. FODA-SE CARA, que guria chata e insuportável. Até incesto ela queria cometer nessa merda.

ENFIM, NÃO PAREM PRA LER ESSA MERDA

site: www.adamyoungwrites.tumblr.com
vsc bibliotecária 01/11/2014minha estante
Cara, eu tbm desisti, principalmente por causa da personagem principal. Madison é chata, insuportável, arrogante e repetitiva. Não consegui ler mais que 100 páginas. Desisti! Tanto que coloquei o livro para troca.

Aymee2 21/11/2014minha estante
Também não gostei da personagem.Tive a impressão que Chuck nunca conviveu com meninas de 13 anos pra saber o que se passa na cabeça delas ou não.Além dos chororôs dela tinha uma necessidade de se mostrar inteligente o tempo todo que me incomodou.

Daniel1784 21/09/2016minha estante
Hahahaha... Ia fazer uma resenha aqui, mas vc disse tudo. Só me resta rir.

Tomás Woodall 14/11/2016minha estante
Pior que já conheci mulheres maiores de 13 anos que eram como Madison. Talvez tenham sido assim na pré-adolescência tb. Não é a falta da verossimilhança, é o exagero pelo exagero o que estraga o livro. Inclusive conseguiu detonar a imagem de Satã. Personagem mais sem graça de todos. Para mim até a Babette daria um lorde do inferno melhor.

Otávio - @vendavaldelivros 07/12/2022

"Não, não é justo, mas o que faz da nossa vida um Inferno é nossa expectativa de viver para sempre. A vida é curta. A morte é para sempre.”

Madison, a filha de um bilionário e de uma famosa atriz de cinema, é uma menina de treze anos que morre e vai parar no Inferno. Lá, em uma busca constante para conversar com Satã, Maddy acaba fazendo amigos peculiares, que vão desde um garoto punk até uma “líder de torcida” que está sempre querendo saber as horas e, junto desses amigos, vive experiências únicas no mundo dos mortos. Essa história, que tinha tudo para ser no máximo um típico humor americano de sessão da tarde é, na verdade, uma obra brilhante de um autor com poucas amarras.

Publicado em 2011, Condenada é o primeiro de uma “trilogia de dois” escrita pelo norte-americano Chuck Palahniuk e cria um Inferno que espelha muito da nossa própria realidade. Já havia lido Sobrevivente, do mesmo autor, e foi um livro que gostei tanto que sempre que posso recomendo. Não deveria ter me surpreendido com a alta qualidade de Condenada, exatamente por já ter tido uma experiência literária tão positiva.

Acidez e sarcasmo. É impossível falar de Condenada (e provavelmente de qualquer obra do autor) sem citar essas duas características tão marcantes. Palahniuk sabe como ser ácido e sarcástico sem perder a mão. Críticas à forma como idolatramos pessoas superficiais, como muitas vezes criamos vidas de fachadas diferentes da vida real, buscando aprovação e fama. Críticas sobre o culto ao corpo, às dietas milagrosas e ao estilo de vida “saudável” se moldam em alfinetadas ácidas e, no geral, muito engraçadas.

Em sua saga pelo Inferno, Maddy, junto com seus amigos, nos mostra que a vida por aqui é, talvez, muito próxima da “morte” por lá e que a Terra e a vida devem ser valorizadas em sua essência e não vividas de maneira fútil e rasa. Leitura fluída, deliciosa, com personagens cativantes e em um fluxo que torna impossível parar de ler, Condenada se mostra um livro de terror fora do convencional porque assusta de verdade desnudando nossas próprias hipocrisias.
Rodrigo 07/12/2022minha estante
Uaaau, excelente resenha... eu conheci o autor com Clube Da Luta, realmente muito fora do comum. Em 2023 , agendei o Sobrevivente e No Sufoco, e agora essa sua resenha, deu vontade de ler esse tbm ??

Otávio - @vendavaldelivros 14/12/2022minha estante
Obrigado! Rapaz, Sobrevivente é bom DEMAIS! Acho até melhor do que Condenada. Li tem tempos, mas até hoje me lembro de algumas partes, acho que você vai curtir bastante.

v1gn2r 21/08/2014

Um livro menor.
Ao lado de outras obras do autor, impactantes, profundas e violentas psicologicamente como "Clube da Luta" e "Sobrevivente", "Condenada" é um livro desnecessário, que teria algum mérito apenas se fosse voltada para um público bastante juvenil, como literatura adulta, ele definitivamente não funciona, onde até mesmo o tradicional humor negro aliado a criticas sociais pertinentes, se perde em um vazio de senso-comum, muito aquém do que Chuck Palahniuk já nos proporcionou anteriormente. Uma pena.
Aymee2 22/08/2014minha estante
Também fiquei decepcionada com esse livro.Li Sobrevivente e Clube da Luta e esperava algo a altura,mas falhou.Tive a impressão que o Chuck escreveu com preguiça.

Bibiana11 11/03/2021

Um livro que poderia ter potencial se a personagem não fosse tão mesquinha e repetitiva. Ela só reclama e não evolui, o texto tem ciclos viciosos nas falas e descrições que não influenciam em nada pro enredo. Não recomendo e não lerei a continuação.
Kivialatuque 24/05/2021minha estante
Boa, disse tudo !

woooceci 30/08/2021

No início eu achei a Madison muito irritante, achava ela uma riquinha mimada que só sabia reclamar de tudo (o que não era mentira). Mas com o decorrer da história eu fui passando a entender melhor a personagem, a gostar mais dela e até a me identificar um pouco. Achei todo o retrato do pós morte descrito nesse livro extremamente único e muito criativo, o inferno em si é surreal. Estou ansiosa para ler a segunda parte!

Werner 18/02/2021

Condenada
É um livro que trás reflexões interessantes sobre auto imagem, padrão de beleza, consumismo e hipocrisia. Entretanto, não pense que é um livro enfadonho, pois me proporcionou diversas risadas, sem falar que tem a cena de sexo oral mais bizarra da literatura kdkskskskks

Charlon 02/11/2013

Decepcionante.
Antes de iniciar a leitura do livro, pesquisando pela internet me deparo com a seguinte frase: "Condenada é o primeiro volume de uma trilogia que ao que parece será A Divina Comédia de Chuck Palahniuk".
Isso foi o suficiente pra levar a minha expectativa lá em cima. E isso fez a decepcção ser maior ainda. Não gostei, bem abaixo do que eu espero do Palahniuk, que é o autor que mais gosto.
Basicamente, o livro ficou numa coisa só o tempo todo, e não saia do lugar... foi como se fosse uma apresentação básica pro leitor entrar na história, e quando entra na história, chegando no climax, o livro acaba... e a última palavra do livro é 'continua'.
Isso foi intencionalmente pra dar uma expectativa pro próximo, que é onde estará o que foi esperado o tempo inteiro no primeiro livro, mas também não me deixou muito ansioso nem nada...
Além disso, eu esperava mais do 'inferno' do Palahniuk. Achei muito leve, sem nada amedrontador, com apenas algumas peculiaridades interessantes, mas sem nada muito bem pensado em cima das possibilidades que poderiam ser criadas.
Enfim, decepcionante.
Alvin Rodrigues 10/08/2015minha estante
è que a pegada do livro,é ser um humor sarcartisco inteligente, uma critica a sociedade e a o ser humano, se você não curte, ou acha esse tipo de livro ,não é mesmo recomendavel que leia, ele é como Admiravel mundo novo, uma narrativa distopica irreal,mais que foi criada como critica a sociedade. A diferença é que o estilo de Palahniuk* è mais sarcastico.